Abordagem psicossocial do ambiente organizacional do banco de crédito e comércio do município de Palma Soriano

Autores

  • Yelena Fernández Díaz Universidad de Oriente, Centro Universitario Municipal Palma Soriano, Santiago de Cuba, Cuba
  • Yunia Zamora Cuñat Universidad de Oriente, Centro Universitario Municipal Palma Soriano, Santiago de Cuba, Cuba
  • Yasmina Guilbeaux Milhet Universidad de Oriente, Centro Universitario Municipal Palma Soriano, Santiago de Cuba, Cuba
  • Fidel Vázquez Garay Universidad de Oriente, Centro Universitario Municipal Palma Soriano, Santiago de Cuba, Cuba
  • Katia Aguilera Díaz Universidad de Oriente, Centro Universitario Municipal Palma Soriano, Santiago de Cuba, Cuba

Palavras-chave:

Diagnóstico organizacional, efetividade organizacional, variáveis sociopsicológicas

Resumo

Introdução: A psicologia organizacional é uma área da psicologia focada em ajudar as empresas a avaliar: competências, habilidades, percepções e potencialidades dos colaboradores para atingir objetivos na organização, ao mesmo tempo que contribuem para o seu desenvolvimento humano e profissional. Objetivo: Descrever as variáveis sociopsicológicas que afetam o bom funcionamento da organização em uma agência do Banco de Crédito y Comercio, município de Palma Soriano durante o ano de 2022. Materiais e Métodos: Foi utilizada metodologia quantitativa para detalhar ou expressar os fenômenos que são estudados, é classificado como descritivo, não experimental e transversal. Foram utilizados procedimentos primários como observação científica, entrevistas individuais semiestruturadas, análise documental e Questionário de Diagnóstico Organizacional, além de métodos de nível teórico, apoiados no materialismo dialético. Resultados: Foram alcançados bons resultados no Diagnóstico Organizacional, atingindo valores que variaram na escala dentro dos níveis de satisfação máxima ou percepção positiva, mesmo quando se destacaram as variáveis que apresentam satisfação, mas com elementos negativos. Discussão: Devem ser criadas políticas e sistemas que permitam gerir os funcionários em todos os níveis da organização, de forma consistente com as necessidades da empresa e dos próprios trabalhadores, facilitando o desenvolvimento da organização (Chiavenato, 2002). Conclusões: A análise dos resultados revela uma satisfação geral por parte dos trabalhadores com o funcionamento da entidade bancária, embora sejam expressas fontes de insatisfação, sobre as quais devem centrar-se as principais ações de intervenção.

Referências

Bonwell, Ávila, A. (s/f). Cuestionario de Diagnóstico Organizacional. Manual para su utilización.

Bedodo Espinoza, V. (2011). Motivación laboral y compensaciones: una investigación de orientación teórica. Memoria para optar por el título de Psicólogo. Universidad de Chile, Chile.

Centro Integral de Psicología. (s/f). Psicología organizacional. Origen, modelos y aplicación. https://centrointegraldepsicologia.com/psicologia-organizacional-origen-modelos-y-aplicacion/

Chiavenato, I. (2002). Gestión del talento humano. Bogotá: Prentice Hall.

Davis, K. y Newtron, J. (1985). El comportamiento humano en el trabajo. Comportamiento organizacional (7a Ed.).

Díaz, M. (2012). “¿Qué puede ofrecerle el Psicólogo a la Empresa? Apuntes para un diálogo entre Psicólogos y Empresarios”. Revista Cubana de Psicología, 17.

Gil Coruña, B. (2009). Diagnóstico del Nivel de Satisfacción Laboral en el Banco de Crédito y Comercio, Sucursal 3481 Matanzas. Tesis presentada en opción al título de Licenciado en Contabilidad y Finanzas. Universidad de Matanzas, Cuba.

Gil, F. y Alcover, C. (s/f). Introducción a la Psicología de las Organizaciones. Material en soporte digital, disponible en: Carpeta asignatura Psicología Organizacional.

Gil, F. y Alcover, C. (2014). Organizaciones y comportamiento organizacional. Material en soporte digital, disponible en: Carpeta asignatura Psicología Organizacional.

Jiménez Yera, S. (2007). Diagnóstico de la Satisfacción Laboral en la Sucursal 3481 del BANDEC. Tesis en opción al título de Licenciado en Contabilidad y Finanzas. Matanzas, Cuba.

Katz, D. y Kahn, R. (1998). Psicología Social de las Organizaciones. Editorial Trillas, México.

León López, D. (2011). Diagnóstico del Clima Organizacional en la Planta de fertilizantes Granulados de la empresa Rayoniro. Tesis en opción al título de Máster en Administración de Empresas Mención Gestión de la Producción y los Servicios. Matanzas, Cuba.

Limonta, R. (2009). Estudio del clima organizacional en una institución financiera. Trabajo de Diploma. Universidad de Oriente. Santiago de Cuba.

López, R. (2006). Psicología de las Organizaciones. Conferencia 1 y 4 de la asignatura Psicología Organizacional. Universidad de Oriente.

Martínez, M. (2006). “Diagnóstico Organizacional, Psicología Laboral y de la Organizaciones”, Universidad de la Habana, Cuba (Soporte Magnético): pág 33.

Meza, A. y Carballeda, P. (2003). El Diagnóstico Organizacional: elementos, métodos y técnicas. Recuperado ene de 2024 de http://www.miespacio.org/cont/invest/diagno.htm

Mofos, H., Díaz, M., Vázquez, M. y Ávila, A. (s/f). Guía de estudio de Psicología Organizacional II. Carrera de Psicología. Universidad de la Habana.

Orozco Rincón, E., López Ruiz, E., Zuleta, P., López, D., Giraldo, M., Gómez, M., Molina, A., Álvarez, A., Valencia, L., Ramírez Gómez, B., Páez, A. (2013). Rol del psicólogo en las organizaciones. Revista Psicoespacios, 7(11), 409-425. http://revistas.iue.edu.co/index.php/Psicoespacios

Peiró, J. (2012). Psicología de la Organización. La Habana, Editorial Félix Varela.

Rivas, J. (2013). Desarrollo organizacional. Material en soporte digital, disponible en: Carpeta asignatura Psicología Organizacional.

Silva, M. (1996). El Clima en las Organizaciones. Teoría, método e intervención. Editorial Psicología y Educación, Barcelona, España.

Valderrama, B. (2010). Motivación inteligente, el impulso para lograr tus metas. Pentrice Hall-Financial Times, Pearson.

Velasco Helguero, G. (2021). Elección e inducción de cajeros en instituciones bancarias. [Memoria Laboral]. Bolivia: Universidad de San Andrés. https://repositorio.umsa.bo/bitstream/handle/123456789/27208/ML-1419.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Publicado

2025-10-13

Como Citar

Fernández Díaz, Y., Zamora Cuñat, Y., Guilbeaux Milhet, Y., Vázquez Garay, F., & Aguilera Díaz, K. (2025). Abordagem psicossocial do ambiente organizacional do banco de crédito e comércio do município de Palma Soriano. Mestre E Sociedade, 22(3), 2680–2688. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7184

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)