Colaboração escola-empresa na formação de alunos do Bacharelado Técnico: potencialidades, obstáculos e desafios

Autores

  • Catalina Alexandra Pilay Uriña Universidad Bolivariana del Ecuador, Ecuador
  • Yury Guillermina Pilay Uriña Universidad Bolivariana del Ecuador, Ecuador
  • Segress García Hevia Universidad Bolivariana del Ecuador, Ecuador

Palavras-chave:

Bacharelado Técnico, Treinamento em Ambiente de Trabalho (TET), colaboração escola-empresa

Resumo

Introdução: Esta pesquisa foi desenvolvida na Unidade Educacional Fiscal do Equador, um país amazônico. Realizou-se um estudo exploratório sobre a colaboração de empresas na formação de alunos do Bacharelado Técnico, com base no papel atribuído a elas no Módulo de Treinamento em Local de Trabalho (FCT) e na verificação de deficiências e limitações. Nesse sentido, formulou-se o seguinte problema científico: Quais são as potencialidades, obstáculos e desafios na colaboração escola-empresa para a formação de alunos do Bacharelado Técnico? O objetivo foi identificar potencialidades, obstáculos e desafios na colaboração escola-empresa para melhorar o processo. Materiais e métodos: Foram utilizados métodos teóricos (análise-síntese e indução e dedução) e métodos e técnicas empíricas (análise documental, entrevistas e pesquisas). Resultados: Os resultados corroboraram a existência de limitações na colaboração escola-empresa e as potencialidades desta última para contribuir com o processo de formação. Estas foram verificadas por meio de consulta a especialistas. Discussão: Com base no estudo, a empresa é reconhecida como uma entidade com potencial educativo e o ensino médio como uma entidade com potencial produtivo. Ambas se complementam, daí a necessidade de fortalecer a formação por meio da relação escola-empresa. Conclusões: O estudo realizado pela Unidade Educacional Fiscal da Amazônia Equatoriana demonstra que ainda existem lacunas na relação escola-empresa. Portanto, é necessário identificar oportunidades, obstáculos e desafios para o estabelecimento de novos acordos que integrem os interesses dos perfis profissionais e as necessidades das empresas, de modo que cada aluno se torne um produtor que aprende por meio da prática produtiva.

Referências

Argüello Cardozo, C. M., (2023) Pasantía educativa laboral en el Bachillerato Técnico Industrial, Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7 (2) 594-614

Boeta González, S., & Navarro Leal, M. A., (2021), Prácticas profesionales para la formación de competencias en el bachillerato tecnológico, Invetio núm.40 1-8 doi:10.30973/inventio/2021.16.40/2

Brosig Rodríguez, M. E., Leal Cantú, A. C., Niño Rodríguez, C. I., & Núñez Renobato, J. G., (2018) Diseño de instrumento para medir el desempeño académico a través de prácticas estudiantiles en empresas: bachillerato tecnológico Vincula Tégica 666-672

Castro Pereira, A. I., Andy Chimbo, M. T., & Guzmán Hernández, R., (2024) La formación en centros de trabajo desde la relación escuela-empresa en el bachillerato técnico de la figura profesional de industrialización de productos alimenticios, Polo del Conocimiento, 9(2). 1136-1153 DOI: 10.23857/pc. v9i2

Collins, C; Vaca; García, G; Guzmán, G (2024). Influencia de las redes sociales en el rendimiento académico de los estudiantes Pol. Con. núm. 92, Vol. 9, No 5 págs. 1281 -1302. https://doi.org/10.23857/pc.v9i5.7203

Cuza Sánchez, J. C., Sánchez Ruiz, O. R., (2008), Actividades para el desarrollo de habilidades profesionales en el bachiller técnico en Construcción Civil a través de la práctica laboral, EduSol, 8 (25) 57-66

Díaz Guevara, J. C., & Camacho Sandoval, S., (2022) La difícil vinculación de la escuela y el trabajo en la educación media profesional. El caso de Conalep Aguascalientes, México, RLEE Nueva Época, LII (2) 121–146.

Mantilla Chamorro Luis P. (2022) Evaluación de los aprendizajes en el Bachillerato Técnico ecuatoriano. Entramados, 9 (12), 255-271.

Ministerio de Educación (2021) Lineamiento operativo para la implementación del Módulo de Formación en Centros de Trabajo (FCT).

Ministerio de Educación (2022) Guía de formación en centros de trabajo para Bachillerato Técnico.

Oviedo Rodríguez, J., & González González, M., (2016) Formación y desarrollo de habilidades técnicas en el Bachillerato Técnico, Didasc@lia: Didáctica y Educación. VII (3), 245-258.

Pizanan Calderon, J.C., Palacios Rosado, D.E., & Guzmán Hernández, R., (2023) Estrategia metodológica para la Formación en Centro de Trabajo en la relación educación – trabajo. Revista Mapa, 2(33), 12 –29.

Sambachi Chacón, J. E., Albán Rodríguez, D. F, Reigosa Lara, A. y García Hevia, S. (2024). Tratamiento didáctico de la hidroponía en la asignatura de Agrotecnología del Bachillerato Técnico Agropecuario. Maestro y Sociedad, 21(4), 1692-1701. https://maestroysociedad.uo.edu.

Tenezaca Casual, M. E., & Delgado Chavarría, M. G. (2024). Empresa simulada para la enseñanza y aprendizaje del control de inventarios en el Bachillerato Técnico en Contabilidad. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades 5 (1), 3457 – 3474. https://doi.org/10.56712/latam.v5i1.1851

Yugcha Vilema, M. R., Guamán Paucar, S. A. & Guzmán Hernández, R. (2023). Simulación de procesos para la formación práctica de los estudiantes del bachillerato técnico en Ecuador. Maestro y Sociedad, 20(4), 899-905. https://maestroysociedad.uo.edu.cu

Publicado

2025-07-26

Como Citar

Pilay Uriña, C. A., Pilay Uriña, Y. G., & García Hevia, S. (2025). Colaboração escola-empresa na formação de alunos do Bacharelado Técnico: potencialidades, obstáculos e desafios. Mestre E Sociedade, 22(2), 1709–1718. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7017

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)