Impacto da escrita criativa no desenvolvimento da consciência ortográfica em alunos do 6º ano da Escola Fundamental "Álvarez Sánchez Colombia"

Autores

  • Mabel Stefania Bustamante Aguilera Escuela de Educación Básica Álvarez Sánchez Colombia, Ecuador
  • Lorena Elizabeth Pacheco Tenezaca Escuela de Educación Básica Álvarez Sánchez Colombia, Ecuador
  • Raúl Alejandro Montes De Oca Celeiro Universidad Bolivariana del Ecuador, Ecuador

Palavras-chave:

Escrita criativa, consciência ortográfica, estratégias lúdicas, guia didático

Resumo

Introdução: Este estudo avaliou a eficácia de um guia didático baseado na escrita criativa para o desenvolvimento da consciência ortográfica em alunos do sexto ano do Ensino Fundamental "Álvarez Sánchez Colombia". Materiais e Métodos: Utilizou-se uma abordagem mista com delineamento descritivo, explicativo e aplicado. A amostra foi composta por 29 alunos, um professor e 29 pais, selecionados por amostragem representativa. Os instrumentos incluíram rubricas de avaliação, um questionário de atitudes e uma ficha de observação, complementados por análise documental e entrevistas. Resultados: Os resultados mostraram que 51,72% dos alunos obtiveram desempenho "Excelente" na aplicação das regras ortográficas e 44,83% se destacaram na produção de textos criativos. Discussão: A proposta foi validada por um painel de oito especialistas em ensino, que destacaram sua coerência curricular, viabilidade e impacto pedagógico. Conclusões: Esses resultados confirmaram que a escrita criativa é uma estratégia eficaz e inovadora para o fortalecimento das habilidades ortográficas no Ensino Fundamental.

Referências

Anchundia, R. M., & Vélez, C. E. (2023). Estrategias Creativas para la Producción de Textos en Estudiantes de Educación Primaria. Revista Docentes 2.0, 16(2), 289-296. https://doi.org/10.37843/rted.v16i2.421

Chango Tipantiza, E. M., Pullas Cadena, B. L., & Bravo Alvarado, R. N. (2024). Estrategias Didácticas Innovadoras para Potenciar el Aprendizaje de la Ortografía y Escritura en los Estudiantes de Octavo Año de E.G.B. del Sistema Educativo Ecuatoriano. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 8(4), 6733-6759. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i4.12862

Díaz, M. R. (2012). Fases y evolución de la conciencia ortográfica infantil. Docencia e Investigación, 22, 97-114. https://www.educacion.to.uclm.es/pdf/revistaDI/6_22_2012.pdf

Esteban, I. M. (2016). Escritura creativa como antídoto ante incorrecciones ortográficas en Educación Primaria. Academia.edu. https://www.academia.edu/29808700/Escritura_creativa_como_ant%C3%ADdoto_ante_incorrecciones_ortogr%C3%A1ficas_en_Educaci%C3%B3n_Primaria

Luna Victoria Falcón, F. S. (2023). Escritura creativa y podcasting en competencias comunicativas de estudiantes de secundaria, Ica 2022. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(1), 2271-2287. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i1.4590

Madrid Molina, A. E. (2024). Semilleros de Escritura Creativa y Competencias Comunicativas: Una Fórmula Mágica. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 8(2), 6478-6493. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i2.11065

Matos Batista, E. M., Concepción Domínguez, Z., & Sánchez Leyva, A. (2015). Desarrollo de una conciencia ortográfica en los profesionales de la educación. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo. https://www.eumed.net/rev/atlante/2015/11/ortografia.html

Mejía Vinces, M. A., Ortiz Díaz, J. A., Cutimbo Lozano, G. F., & Rimachi Jiménez, F. (2024). Metodologías de creatividad y la elaboración de textos en educación básica regular. Mendive. Revista de Educación, 22(1), e3413. https://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/3413

Mendoza Moreira, M. G., & Muñoz Verduga, D. E. (2024). Escritura creativa en la Pedagogía de la Lengua y Literatura en estudiantes de Bachillerato. Revista Universidad de Guayaquil, 138(2), 15-25. https://doi.org/10.53591/rug.v138i2.79

Orrala-Plúa, M. A., Guamangallo-Taipe, A. M., Tigua-López, L. A., & Sánchez-Orrala, N. E. (2024). La lectura y la escritura creativa para el desarrollo de habilidades comunicativas en educación preparatoria. CIENCIAMATRIA, 10(1), 555-572. https://doi.org/10.35381/cm.v10i1.1245

Robles-Ochoa, M., Samaniego-Rivadeneira, M., & Sánchez-Andrade, V. (2024). El desarrollo de la escritura creativa a través de la redacción de cuentos en los estudiantes del tercer año de Educación General Básica Elemental EGBE. 593 Digital Publisher CEIT, 9(4), 904-921. https://doi.org/10.33386/593dp.2024.4.2510

Rodríguez Lainez, J. M. (2024). Estrategias didácticas: acciones efectivas para fortalecer la ortografía. TESLA Revista Científica, 3(2), e152. https://tesla.puertomaderoeditorial.com.ar/index.php/tesla/article/download/152/231/534

Publicado

2025-06-08

Como Citar

Bustamante Aguilera, M. S., Pacheco Tenezaca, L. E., & Montes De Oca Celeiro, R. A. (2025). Impacto da escrita criativa no desenvolvimento da consciência ortográfica em alunos do 6º ano da Escola Fundamental "Álvarez Sánchez Colombia". Mestre E Sociedade, 22(2), 879–889. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6869

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>