Gestão da qualidade na formação doutoral. Experiências em ciências da educação
Palavras-chave:
investigação científica, formação pós-graduada, formação doutoral, gestão da qualidade, educaçãoResumo
Introdução: A gestão da qualidade nas universidades é um processo inerente à educação, e os organismos competentes em cada país para a acreditação da qualidade estabelecem as bases avaliativas. Fóruns internacionais, publicações e outros canais têm servido para a troca de experiências nesta área, mas ainda há áreas que precisam ser mais desenvolvidas em termos de gestão da qualidade no ensino doutoral. Materiais e Métodos: A investigação realizada centrou-se no método de estudo de caso, com o objetivo de avaliar experiências no programa de doutoramento em Ciências da Educação da Universidade de Oriente, em Santiago de Cuba. A abordagem metodológica integrou outros métodos como a análise e síntese, histórico-lógica, análise documental, observação participante e sistematização de experiências. Resultados: Os resultados mostram aderência aos padrões estabelecidos para o monitoramento da qualidade e revelam excelentes experiências na organização do processo de formação doutoral. Discussão: Este trabalho contribui para o enriquecimento do conhecimento científico e estabelece diretrizes para orientar outros programas de doutoramento em universidades, ao revelar características ou regularidades do sistema de gestão na dinâmica do processo de formação doutoral. Conclusões: Demonstrou-se a eficiência e eficácia da gestão da qualidade da formação doutoral na área educacional há mais de trinta anos na Universidade de Oriente, tendo em conta o sistema de estoque desenvolvido, bem como os resultados em termos de quantidade e qualidade dos seus diplomados, com impactos reconhecidos a diferentes níveis.
Referências
Asociación Universitaria Iberoamericana de Postgrado (AUIP) (2020). Convocatoria para 11ª Edición a “Premios AUIP a la Calidad del Postgrado en Iberoamérica” www.auip.org
Acuerdo No. 39 de 2020. Junta de Acreditación Nacional. (Sesión 44). Por el cual se otorga la categoría superior de acreditación: “Programa de Excelencia” al Programa de Doctorado en Ciencias de la Educación de la Universidad de Oriente. La Habana, 31 de enero de 2020.
Cruz, V. (2005). Modelo de Gestión de la Calidad del Postgrado y el Doctorado en Iberoamérica. En https://www.auip.org/images/stories/DATOS/PublicacionesOnLine/archivos/guatemalavicprueba.pdf
Díaz- Canel, M., y Núñez, J. (2020). Gestión gubernamental y ciencia cubana en el enfrentamiento a la COVID-19. Revista Anales de la Academia de Ciencias de Cuba, 10, (2), 1-10. http://www.revistaccuba.cu/revacc
Horruitiner, P. (2009). La universidad cubana: el modelo de formación. En: Estrategias de aprendizaje en la universalización. Editorial Universitaria, 2008. 225 págs. http://revistas.mes.edu.cu
Lacret Bayona, I. M., Vilaseca Suarez, A. R. y Parada Ulloa, A. (2023). Entrenamiento y práctica reflexiva en la superación de posgrado del docente de Educación Laboral. Maestro y Sociedad, 20(2), 408-416. https://maestroysociedad.uo.edu.cu
Paz, I., Vinent, M., y Gámez, E. (2022). La formación doctoral en tiempos de pandemia. Experiencias. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 9, (2), 19. https://doi.org/10.46377/dilemas.v9i2.3059
Pérez, L., y Fuentes, H., C. (2017). El postdoctorado, su relación con la formación de doctores y el desarrollo de proyectos de investigación. Experiencias de la universidad de oriente. Didasc@lia: Didáctica y Educación, 8, (7), 49- 60. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/711.
Resolución No. 140 de 2019 Ministerio de Educación Superior. Por la cual se establece el Reglamento de la Educación de Posgrado de la República de Cuba. La Habana, 19 de julio de 2019.
Resolución No. 51 de 2020 Ministerio de Educación Superior. Por la cual se establecen los ajustes a los procesos de continuidad y evaluación de los estudios de postgrado y de la formación de grados científicos en los cursos académicos 2019-2020 y 2020-2021. La Habana, 18 de mayo de 2020.
Roussos, A. J. (2007). El diseño de caso único en investigación en psicología clínica. Un vínculo entre la investigación y la práctica clínica. Revista Argentina de Clínica Psicológica, 16, (3), 261-270. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281921790006.
Rubio, A. M., y Hernández, G. D. (2018). La formación doctoral: pilar del desarrollo científico en la Universidad Central «Marta Abreu» de Las Villas. Revista Cubana de Educación Superior, 37(3), e13. Recuperado en 11 de julio de 2022, de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0257-43142018000300013&lng=es&tlng=es.
Saborido, J. R. (10 de febrero de 2020). Universidad y desarrollo sostenible. Visión desde Cuba. Conferencia Inaugural. 12 Congreso Internacional de Educación Superior, Universidad 2020. La Habana.
Torres, E. (2019). La calidad en la formación de doctores en Ciencias Pedagógicas: una evaluación desde sus egresados y propuestas de mejora. Revista Educación, 43, (1), Universidad de Costa Rica. https://doi.org/10.15517/revedu.v43i1.24326.
Vázquez, S. I. (2022). La formación de doctores en Ciencias de la Educación: espacios, gestión, retos. Revista Universidad y Sociedad, 14, (S1), 116- 122. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Irela Margarita Paz Domínguez, Lizette de la Concepción Pérez Martínez, Martha Beatriz Vinent Mendo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.