Uso das TIC no processo de ensino-aprendizagem de matemática para estudantes da educação básica
Palavras-chave:
aprendizagem significativa, educação básica, matemática, plataforma digital, TICResumo
Introdução: A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no design curricular é fundamental para promover uma aprendizagem significativa. Objetivo: Desenvolver uma proposta metodológica que integre as TIC no ensino de matemática para estudantes do nível elementar da Escola Manuel J. Calle N° 183. Materiais e Métodos: Foi utilizado um tipo de pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, baseada na técnica de questionário para analisar as percepções sobre o uso dessas ferramentas. Resultados: 78% dos estudantes apreciam quando os professores utilizam TIC, 58% acreditam que essas ferramentas melhoram sua compreensão e 52% destacam os jogos interativos como os recursos mais eficazes. No entanto, apenas 39% têm acesso frequente a dispositivos tecnológicos em casa, 72% têm acesso ocasional à internet e somente 50% dos professores utilizam plataformas digitais, evidenciando uma lacuna tecnológica significativa. Para enfrentar essas limitações, foi elaborada uma proposta centrada no Google Classroom, complementada por Kahoot, Quizizz, Google Forms e vídeos educativos, com o objetivo de fomentar a interação, personalizar o aprendizado e facilitar avaliações dinâmicas. Discussão: Os resultados estão alinhados com pesquisas anteriores que destacam o impacto positivo das TIC na aprendizagem, embora persistam desafios como o acesso limitado e a falta de formação docente. Conclusões: A proposta busca transformar o ensino de matemática em uma experiência interativa, significativa e replicável em outras disciplinas, sugerindo, no futuro, a incorporação de inteligência artificial, realidade aumentada e o fortalecimento da capacitação docente para maximizar os benefícios educacionais das TIC.
Referências
Bejarano, A. (2022). Efectos del uso de software educativo en el rendimiento en Matemáticas de estudiantes de Educación Primaria (Tesis de Maestría). Repositorio Institucional de la Universidad Nacional de Colombia: https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/83165/97612631-2022.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Castañeda, C. P., Pimienta, M. C., y Jaramillo, P. E. (2003). Usos de TIC en la Educación Superior. Academia edu, 1(1), 1-6. https://www.academia.edu/30318362/Usos_de_TIC_en_la_Educaci%C3%B3n_Superior
Cervantes, M. J., Peña, A. A., & Ramos, A. (2020). Uso de las tecnologías de la información y comunicación como herramienta de apoyo en el aprendizaje de los estudiantes de medicina. Revista CienciaUAT, 15(1), 162-171. https://www.redalyc.org/journal/4419/441970372011/html/
Del Castillo, C. I., & Chamán, L. I. (2021). Buenas prácticas en el uso de las TICs para el desarrollo de competencias educativas: revisión bibliográfica. Revista Conrado, 17(82), 164-170. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v17n82/1990-8644-rc-17-82-164.pdf
Elles, L. M., & Gutiérrez, D. (2021). Fortalecimiento de las matemáticas usando la gamificación como estrategias de enseñanza – aprendizaje a través de Tecnologías de la Información y la Comunicación en educación básica secundaria. Interacción: Revista Digital de AIPO (Asociación Interacción Persona-Ordenador), 2(1), 7-16. http://revista.aipo.es/index.php/INTERACCION/article/view/30/42
Encalada, I. Á. (2021). Aprendizaje en las matemáticas. La gamificación como nueva herramienta pedagógica. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación HORIZONTES, 5(17), 311-326. http://portal.amelica.org/ameli/jatsRepo/466/4662190017/4662190017.pdf
Franco, L. F., & Pinargote, J. M. (2022). Google Sites como recurso didáctico en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes del séptimo grado de básica media. Revista Científica Multidisciplinaria Arbitrada “YACHASUN”, 6(11), 81-99. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9016153&orden=0&info=link
Friske, A., & Rosa, M. (2021). Cybereducación: Discutir el hábitos de los profesores en un contexto de producción de actividades matemáticas con memes. Paradigma: Revista del Centro de Investigaciones Educacionales Paradigma, 42(2), 206-225. https://revistaparadigma.com.br/index.php/paradigma/article/view/1107/1025
Fuentes, J. L., Albertos, J., & Torrano, F. (2019). Hacia el Mobile-Learning en la escuela: análisis de factores críticos en el uso de las tablets en centros educativos españoles. Education in the Knowledge Society Journal, 20(1), 1-17. https://eks.publicacionesacademicas.es/index.php/eks/article/view/eks20192003/20186
Gamboa, M. E. (2022). La enseñanza de las matemáticas y el desarrollo del pensamiento en la Educación Básica. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, 9(2), 1-26. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/3038
Gascón, D. (2018). El uso de las TIC en la enseñanza de las Matemáticas en Educación Primaria: Aplicación a las fracciones. Repositorio Institucional de la Universidad de Valladolid: https://uvadoc.uva.es/bitstream/handle/10324/34939/TFG-O-1471.pdf?sequence=1#:~:text=Las%20TIC%20son%20un%20recurso,contenidos%2C%20en%20este%20caso%20matem%C3%A1ticos.
Gutiérrez, H., Aristizabal, J. H., & Rincón, J. A. (2020). Procesos de visualización en la resolución de problemas de matemáticas en básica primaria apoyados en ambientes de aprendizaje mediados por las TIC. Revista Sophia, 16(1), 120-132. http://www.scielo.org.co/pdf/sph/v16n1/1794-8932-sph-16-01-00120.pdf
Lanuza, E. M. (2020). Tecnologías de la información y comunicación (TIC) integradas en estrategias didácticas innovadoras que faciliten procesos de enseñanza aprendizaje en la unidad de funciones de Matemática General. Revista Científica de FAREM-Estelí, 1(36), 1-13. http://portal.amelica.org/ameli/journal/337/3371888002/3371888002.pdf
Lorenzo, G., Lorenzo, A., & Lledó, A. (2019). Las TIC en el contexto educativo a través de la producción científica en español. Revista General de Información y Documentación, 29(2), 287-307. https://rua.ua.es/dspace/bitstream/10045/100529/1/2019_Lorenzo-Lledo_etal_RevGenInfDoc.pdf
Macas, J. E., Castro, A. Z., Erazo, J. C., & García, D. G. (2020). Smartick para el fortalecimiento de matemática en educación básica. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 5(5), 377-397. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7696085.pdf
Macías, M., Orlando, E., & Fernández, F. H. (2022). Las mediaciones TIC en la resolución de problemas matemáticos, un abordaje documental. Revista Gestión y Desarrollo Libre, 7(14), 1-22. https://revistas.unilibre.edu.co/index.php/gestion_libre/article/view/9384/9987
Morales, A. F., & Cuevas, R. E. (2022). Uso de las TIC en el aprendizaje de las matemáticas en el nivel superior. RIDE: Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(23), 1-15. https://www.scielo.org.mx/pdf/ride/v12n23/2007-7467-ride-12-23-e020.pdf
Páramo, C. A. (2019). Luditic matemático: Un proyecto para enseñar y aprender en la Educación básica en Colombia. Revista Conrado, 15(70), 376-383. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v15n70/1990-8644-rc-15-70-376.pdf
Plaza, S. I., Véliz, V. F., & Mendoza, K. L. (2020). Caracterización de las TIC durante el proceso enseñanza-aprendizaje. Revista Polo del Conocimiento, 5(1), 759-779. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9378908&orden=0&info=link
Rodríguez, D., Peña, R. R., & Stracuzzi, S. (2020). Impacto e inclusión de las TIC en los estudiantes de educación básica, retos, alcance y perspectivas. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, 1(1), 1-15. https://www.eumed.net/rev/atlante/2020/08/inclusion-tics.pdf
Salazar, R., Pérez, C., Lerma, Á. M., & González, F. A. (2019). TICs y lúdicas como estrategias didácticas para mejorar los aprendizajes de Matemáticas en Educación Básica. Informática y Sistemas: Revista de Tecnologías de la Informática y las Telecomunicaciones, 3(2), 1-9. https://revistas.utm.edu.ec/index.php/Informaticaysistemas/article/download/1704/2179
Sanabria, J. H., & Villamizar, M. E. (2020). Desarrollo del pensamiento lógico-matemático en estudiantes de primer grado mediante el uso de las TIC. Eco Matemático Journal of Mathematical Sciences, 11(1), 73-79. http://funes.uniandes.edu.co/23408/1/Sanabria2020Desarrollo.pdf
Silva, Y. A., Serrano, F. E., & Medina, N. A. (2019). La lectura crítica mediada por las TIC en el contexto educativo. Revista Educación y Ciencia, 1(22), 263-277. https://revistas.uptc.edu.co/index.php/educacion_y_ciencia/article/view/10051/8328
Soto, L. M. (2021). El videojuego como metodología para la enseñanza de las matemáticas en Educación Primria: Variación de las estructuras cognitivas (Tesis Doctoral). Repositorio Institucional de la Universidad de Extremadura: https://dehesa.unex.es/bitstream/10662/14102/1/TDUEX_2021_Soto_Ardila.pdf
Vásquez, C. R., González, F. A., & Flores, F. (2021). El uso de las TIC en la enseñanza de conceptos geométricos en la educación básica. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 12(23), 1-30. https://www.ride.org.mx/index.php/RIDE/article/view/1024/3136
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 María Katherine López Pincay, Maricela Pinargote-Ortega, Jimmy Manuel Zambrano Acosta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.