Estratégias inclusivas para aprender inglês

Autores

  • Raisa Macias Sera Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador
  • Celia Maria Saltos Dueñas Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador
  • Genny Elizabeth Zambrano Gallardo Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador
  • Rider Eloy Mendoza Saltos Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador

Palavras-chave:

estratégias inclusivas, habilidades orais, ensino de inglês

Resumo

Introdução: Estratégias inclusivas são uma ferramenta necessária no processo de ensino de inglês porque permitem a identificação e eliminação de barreiras de aprendizagem, proporcionando ajustes e suporte que beneficiam alunos com dificuldades de aquisição da linguagem. Este artigo mostra os resultados da implementação de estratégias inclusivas para melhorar as habilidades de inglês oral entre estudantes do ensino médio. Materiais e métodos: Trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, onde foram aplicados instrumentos para diagnóstico das habilidades orais dos alunos, realizada entrevista em grupo com professores e observações em sala de aula. A amostra foi composta por 80 alunos e 6 professores de inglês. Resultados: Após a implementação das estratégias, os resultados obtidos mostraram uma melhora significativa na porcentagem de aprovação dos alunos, com 71,25% em relação aos resultados anteriores à implementação das estratégias. Discussão: A relevância e a relevância da língua inglesa no ensino médio equatoriano nos motivaram a pesquisar e sistematizar estratégias que promovam a inclusão de alunos com deficiências linguísticas. Todo o processo foi realizado em conformidade com as diretrizes educacionais do país e com a literatura consultada, que forneceu fundamentos teóricos para a proficiência oral em inglês e estratégias inclusivas. Conclusões: O clima de cooperação e respeito criado durante o processo de pesquisa entre professores e alunos foi favorável, permitindo atingir os objetivos traçados e propor um aprofundamento nas estratégias aplicadas a outras habilidades linguísticas.

Referências

Alava, M., Cedeno, R. & Sera, R. M. (2024). Enfoque comunicativo en el desarrollo de la destreza oral en inglés. Communicative approach in the development of oral skills in English.Chone, Ciencia y Tecnología, 1(01).

Begoña Pérez López: Gradación de las tareas» de David Nunan CVC. Antologías de textos de didáctica del español. El enfoque por tareas (I). Begoña Pérez López, sobre David Nunan (2 de 2).

Borbor, A. M. C., & Villamarín, S. M. G. (2019). Fortalecimiento de la competencia comunicativa del inglés mediante una propuesta didáctica ¨Playing with Verbs¨ en estudiantes de primer nivel de bachillerato de la unidad educativa “Víctor Emilio Estrada” de Santo Domingo. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores.

Cando, D. A. F., Zhuma, J. B. M., Ramirez, N. S. L., & Ramirez, I. S. M. (2024). Principios del diseño universal de aprendizaje (DUA) aplicados a la enseñanza del inglés: análisis teórico y práctico. Revista Social Fronteriza, 4(5), e45414-e45414.

Cuenca Yumbo, F. A. (2023). El enfoque comunicativo como alternativa en el desarrollo de la expresión oral del idioma inglés (Master's thesis, Ambato: Universidad Tecnológica Indoamérica).

Currículo de Lengua Extranjera Lengua Extranjera. Ministerio de Educación.

Espinoza-López, V. A. (2023). Las prácticas pedagógicas inclusivas en el aprendizaje significativo. Revista Arbitrada Interdisciplinaria KOINONIA, VIII(2).

Garriga, M. E. (2017). La inclusión, una estrategia en el aprendizaje del idioma inglés. 9.pdf

Intriago, E. F. P., & Sera, R. M. (2023). Estrategia metodológica para el aprendizaje de la comunicación oral en inglés desde la inclusión: Methodological strategy for learning oral communication in English from inclusion. Chone, Ciencia y Tecnología, 1(01).

Intriago, N. A. V., & Leyva, J. R. F. (2022). El enfoque comunicativo en el desarrollo de la expresión oral. Polo del Conocimiento, 7(11), 1689-1713. https://doi.org/10.23857/pc.v7i11.4950

Macías, V. M. G., & Solórzano, V. N. B. (2017). Habilidades del habla y escucha en el idioma inglés en los estudiantes de bachillerato, Ecuador. SATHIRI, 12(2), 203-211.

Moreno, M. I. U., & Cevallos, L. A. M. (2017). La fonética, el vocabulario y la gramática hablada como barreras lingüísticas en la comunicación oral del idioma inglés. EDU REVIEW. International Education and Learning Review/Revista Internacional de Educación y Aprendizaje, 5(1).

Saborit, G. A., Herrera, M. O., & Cuenca, A. F. (2021). El aprendizaje basado en tareas en la expresión oral del idioma inglés al nivel intermedio equivalente a un B1. Revista Científica del Amazonas, 4(7), 29-39.

Salas-Alvarado, J. (2016). El aprendizaje colaborativo en la clase de inglés: El caso del curso de Comunicación Oral I de la Sede del Pacífico de la Universidad de Costa Rica. Revista Educación, 54-72.

Salamea-Avila, M. J., & Fajardo-Dack, T. (2023). Developing Speaking Skills in EFL Young Learners through Visual and Audiovisual Materials. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 6(Esp1), 338-349.

Torres, L. G. & Estrella, G. L (2022). Retos y desafíos en el proceso de aprendizaje del inglés: reflexiones y perspectivas.

Publicado

2025-03-26

Como Citar

Macias Sera, R., Saltos Dueñas, C. M., Zambrano Gallardo, G. E., & Mendoza Saltos, R. E. (2025). Estratégias inclusivas para aprender inglês. Mestre E Sociedade, 22(1), 362–368. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6789

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>