Aprendizagem colaborativa em estudantes do Equador

Autores

  • Jissela Desideria Arias Gordillo Universidad Cesar Vallejo, Perú
  • Leonor Abad Bautista Universidad Cesar Vallejo, Perú
  • Jose German Vargas Lorenty Ministerio de Educación del Ecuador, Ecuador
  • Alex Romario Bustamante Granda Ministerio de Educación del Ecuador, Ecuador

Palavras-chave:

aprendizagem colaborativa, pedagógica, tecnológica, cognitiva, inclusiva

Resumo

Introdução: Este estudo analisa a influência da aprendizagem colaborativa sobre os alunos no Equador até 2025, identificando desafios à sua implementação, como desigualdades na preparação acadêmica, diferenças socioeconômicas, falta de recursos e formação limitada de professores em metodologias ativas. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, consultando 85 documentos em bases de dados como Scopus, EBSCOhost e SciELO. Cinquenta desses documentos foram selecionados para análise aprofundada, com foco nas dimensões pedagógica, tecnológica, cognitiva e inclusiva. Resultados: A análise revelou que a aprendizagem colaborativa melhora o desempenho acadêmico, desenvolve habilidades sociais e fomenta o pensamento crítico. No entanto, sua eficácia é moderada por fatores como o acesso a recursos tecnológicos e a formação de professores. Discussão: Os resultados ressaltam a necessidade de superar barreiras estruturais e promover uma mudança cultural nas práticas educacionais. A diversidade de estilos de aprendizagem enriquece a dinâmica de grupo, enquanto ferramentas e modelos digitais, como a sala de aula invertida, potencializam os benefícios da colaboração. Conclusões: A aprendizagem colaborativa é uma metodologia crucial para o desenvolvimento de competências do século XXI no Equador, exigindo uma implementação estratégica que garanta equidade, inclusão e formação docente robusta para maximizar os seus benefícios para todos os alunos.

Referências

Abalo, I., & Fabian, J. (2024). Efecto del Aprendizaje Cooperativo en el Rendimiento Académico de Estudiantes de Educación Básica en la Resolución de Ecuaciones Lineales. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 8(5).

Artiles-Rodríguez, J., Guerra-Santana, M., Aguiar-Perera, M. V., & Mazorra-Aguiar, L. (2024). Evaluación del uso del podcast educativo como herramienta de aprendizaje colaborativo teniendo en cuenta la participación en la producción. RELIEVE - Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 30(1), 1–19.

Barzola Moscoso, B., Castillo Cáceres, M., & Castillo Cáceres, C. (2018). El método colaborativo como estrategia metodológica y su influencia en el aprendizaje de la Matemática en los estudiantes del primer ciclo de la Universidad Nacional Micaela Bastidas de Apurímac - Perú. LACCEI. http://dx.doi.org/10.18687/LACCEI2018.1.1.414

Bastidas Vera, E. A., Cabezas Macias, P. M., Moncayo Arias, M. A., Monar Pacheco, A. R., & Ribadeneira Vacacela, A. S. (2024). Impacto del aprendizaje colaborativo en la comprensión lectora de estudiantes de bachillerato. Revista Conrado, 20(S1), 372-376.

Beltrán, M. (2024). Facebook: recurso didáctico para lograr el aprendizaje colaborativo en el ámbito universitario. RIDE. Revista Iberoamericana Para La Investigación y El Desarrollo Educativo, 14(28). http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672024000100592&lang=pt

Chung-Pinzás, A. R., Inche-Mitma, J. L., & Cruz-Chuquizuta, C. (2024). La percepción de estudiantes ante la aplicación de metodologías activas en el curso de diseño asistido por computadora. Revista Electrónica Educare, 28(1), 1–20.

Espinal, C., Tapia, A., Guerra, D., & Martel, L. (2022). Aprendizaje colaborativo para la mejora del pensamiento crítico en estudiantes de secundaria. Horizontes. Revista de Investigación En Ciencias de La Educación, 6(23), 1951–1960. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v6i23.343

Espinosa-Cevallos, P. A., & Saltos, N. (2024). Plataformas de Aprendizaje Colaborativo en Línea y su Impacto en las Habilidades Sociales. Dom. Cien., 10(3), 401–410. https://doi.org/10.23857/dc.v10i3.3931

Figueroa, D. (2017). Artículos de Revisión. Revista Chilena de Ortopedia y Traumatología, 58(02), 033–033.

León Quispe, K. (2023). El trabajo colaborativo en la educación. Google Académico.

Mineduc (Ministerio de Educación del Ecuador). (2021). Agenda Educativa Digital 2021-2025. Ministerio de Educación. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2022/02/Agenda-Educativa-Digital-2021-2025.pdf

Orbegoso, L., Vásquez, I., Ledesma, F., & Chunga, W. (2024). Carga cognitiva en el aprendizaje colaborativo: Una revisión sistemática. Revista de Ciencias Sociales, 11(3). http://doi.org/10.0.238.226/rue.v11i3.3554

Palacios, M., Deroncele, A., Medina, P., & Goñi, F. (2022). Collaborative Professional Learning: Towards the Sustainability of Continuing Teacher Education for Quality Education. Edutec, 82, 167–182. https://doi.org/10.21556/edutec.2022.82.2569

Pérez, R., Alberto, P., Gonzales, N., & Salvatierra, Á. (2022). Aula Invertida para el aprendizaje de Física a nivel universitario. Horizontes. Revista de Investigación En Ciencias de La Educación, 6(23), 404–417. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v6i23.343

Pérez-García, S., Díaz, & Martínez. (2024). The teaching-learning process based on collaborative learning. Revista de Ciencias, 28(5), 1–10. https://revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/6018

Quispe, A., Hinojosa-Ticona, & Miranda, H. (2022). Serie de Redacción Científica: Revisiones Sistemáticas. Rev. Cuerpo Med. HNAAA, 15(1), 42–45. https://doi.org/10.35434/rcmhnaaa

Reyes, J. I., & Meneses, J. (2024). ¿Es inclusivo el aprendizaje colaborativo? Estudio de caso sobre su implementación en una universidad en línea. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 27(2).

Romero Parra, R. M., Barboza Arenas, L. A., Rodríguez Ángeles, C. H., & Romero Parra, N. (2023). Programa de aprendizaje colaborativo para mejorar los niveles de inclusión educativa. Espacio Abierto.

Torres, E., & Mocarro, L. (2023). El aprendizaje colaborativo para la evaluación formativa. Horizontes. Revista de Investigación En Ciencias de La Educación, 7(29), 1946–1961. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i29.602

Vega-Abarzúa, J., Pastene-Fuentes, J., Pastene-Fuentes, C., Ortega-Jiménez, C., & Castillo-Rodríguez, T. (2022). Collaborative learning and classroom engagement: A pedagogical experience in an EFL Chilean context. English Language Teaching Educational Journal, 5(1), 60–74. http://journal2.uad.ac.id/index.php/eltej/index

Publicado

2025-11-23

Como Citar

Arias Gordillo , J. D., Abad Bautista, L., Vargas Lorenty, J. G., & Bustamante Granda, A. R. (2025). Aprendizagem colaborativa em estudantes do Equador. Mestre E Sociedade, 22(4), 3282–3288. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7245

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)