Aprendizagem colaborativa em estudantes do Equador
Palavras-chave:
aprendizagem colaborativa, pedagógica, tecnológica, cognitiva, inclusivaResumo
Introdução: Este estudo analisa a influência da aprendizagem colaborativa sobre os alunos no Equador até 2025, identificando desafios à sua implementação, como desigualdades na preparação acadêmica, diferenças socioeconômicas, falta de recursos e formação limitada de professores em metodologias ativas. Materiais e métodos: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura, consultando 85 documentos em bases de dados como Scopus, EBSCOhost e SciELO. Cinquenta desses documentos foram selecionados para análise aprofundada, com foco nas dimensões pedagógica, tecnológica, cognitiva e inclusiva. Resultados: A análise revelou que a aprendizagem colaborativa melhora o desempenho acadêmico, desenvolve habilidades sociais e fomenta o pensamento crítico. No entanto, sua eficácia é moderada por fatores como o acesso a recursos tecnológicos e a formação de professores. Discussão: Os resultados ressaltam a necessidade de superar barreiras estruturais e promover uma mudança cultural nas práticas educacionais. A diversidade de estilos de aprendizagem enriquece a dinâmica de grupo, enquanto ferramentas e modelos digitais, como a sala de aula invertida, potencializam os benefícios da colaboração. Conclusões: A aprendizagem colaborativa é uma metodologia crucial para o desenvolvimento de competências do século XXI no Equador, exigindo uma implementação estratégica que garanta equidade, inclusão e formação docente robusta para maximizar os seus benefícios para todos os alunos.
Referências
Abalo, I., & Fabian, J. (2024). Efecto del Aprendizaje Cooperativo en el Rendimiento Académico de Estudiantes de Educación Básica en la Resolución de Ecuaciones Lineales. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 8(5).
Artiles-Rodríguez, J., Guerra-Santana, M., Aguiar-Perera, M. V., & Mazorra-Aguiar, L. (2024). Evaluación del uso del podcast educativo como herramienta de aprendizaje colaborativo teniendo en cuenta la participación en la producción. RELIEVE - Revista Electrónica de Investigación y Evaluación Educativa, 30(1), 1–19.
Barzola Moscoso, B., Castillo Cáceres, M., & Castillo Cáceres, C. (2018). El método colaborativo como estrategia metodológica y su influencia en el aprendizaje de la Matemática en los estudiantes del primer ciclo de la Universidad Nacional Micaela Bastidas de Apurímac - Perú. LACCEI. http://dx.doi.org/10.18687/LACCEI2018.1.1.414
Bastidas Vera, E. A., Cabezas Macias, P. M., Moncayo Arias, M. A., Monar Pacheco, A. R., & Ribadeneira Vacacela, A. S. (2024). Impacto del aprendizaje colaborativo en la comprensión lectora de estudiantes de bachillerato. Revista Conrado, 20(S1), 372-376.
Beltrán, M. (2024). Facebook: recurso didáctico para lograr el aprendizaje colaborativo en el ámbito universitario. RIDE. Revista Iberoamericana Para La Investigación y El Desarrollo Educativo, 14(28). http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-74672024000100592&lang=pt
Chung-Pinzás, A. R., Inche-Mitma, J. L., & Cruz-Chuquizuta, C. (2024). La percepción de estudiantes ante la aplicación de metodologías activas en el curso de diseño asistido por computadora. Revista Electrónica Educare, 28(1), 1–20.
Espinal, C., Tapia, A., Guerra, D., & Martel, L. (2022). Aprendizaje colaborativo para la mejora del pensamiento crítico en estudiantes de secundaria. Horizontes. Revista de Investigación En Ciencias de La Educación, 6(23), 1951–1960. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v6i23.343
Espinosa-Cevallos, P. A., & Saltos, N. (2024). Plataformas de Aprendizaje Colaborativo en Línea y su Impacto en las Habilidades Sociales. Dom. Cien., 10(3), 401–410. https://doi.org/10.23857/dc.v10i3.3931
Figueroa, D. (2017). Artículos de Revisión. Revista Chilena de Ortopedia y Traumatología, 58(02), 033–033.
León Quispe, K. (2023). El trabajo colaborativo en la educación. Google Académico.
Mineduc (Ministerio de Educación del Ecuador). (2021). Agenda Educativa Digital 2021-2025. Ministerio de Educación. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2022/02/Agenda-Educativa-Digital-2021-2025.pdf
Orbegoso, L., Vásquez, I., Ledesma, F., & Chunga, W. (2024). Carga cognitiva en el aprendizaje colaborativo: Una revisión sistemática. Revista de Ciencias Sociales, 11(3). http://doi.org/10.0.238.226/rue.v11i3.3554
Palacios, M., Deroncele, A., Medina, P., & Goñi, F. (2022). Collaborative Professional Learning: Towards the Sustainability of Continuing Teacher Education for Quality Education. Edutec, 82, 167–182. https://doi.org/10.21556/edutec.2022.82.2569
Pérez, R., Alberto, P., Gonzales, N., & Salvatierra, Á. (2022). Aula Invertida para el aprendizaje de Física a nivel universitario. Horizontes. Revista de Investigación En Ciencias de La Educación, 6(23), 404–417. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v6i23.343
Pérez-García, S., Díaz, & Martínez. (2024). The teaching-learning process based on collaborative learning. Revista de Ciencias, 28(5), 1–10. https://revcmpinar.sld.cu/index.php/publicaciones/article/view/6018
Quispe, A., Hinojosa-Ticona, & Miranda, H. (2022). Serie de Redacción Científica: Revisiones Sistemáticas. Rev. Cuerpo Med. HNAAA, 15(1), 42–45. https://doi.org/10.35434/rcmhnaaa
Reyes, J. I., & Meneses, J. (2024). ¿Es inclusivo el aprendizaje colaborativo? Estudio de caso sobre su implementación en una universidad en línea. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 27(2).
Romero Parra, R. M., Barboza Arenas, L. A., Rodríguez Ángeles, C. H., & Romero Parra, N. (2023). Programa de aprendizaje colaborativo para mejorar los niveles de inclusión educativa. Espacio Abierto.
Torres, E., & Mocarro, L. (2023). El aprendizaje colaborativo para la evaluación formativa. Horizontes. Revista de Investigación En Ciencias de La Educación, 7(29), 1946–1961. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i29.602
Vega-Abarzúa, J., Pastene-Fuentes, J., Pastene-Fuentes, C., Ortega-Jiménez, C., & Castillo-Rodríguez, T. (2022). Collaborative learning and classroom engagement: A pedagogical experience in an EFL Chilean context. English Language Teaching Educational Journal, 5(1), 60–74. http://journal2.uad.ac.id/index.php/eltej/index
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jissela Desideria Arias Gordillo , Leonor Abad Bautista, Jose German Vargas Lorenty, Alex Romario Bustamante Granda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente