A implantação da orientação socioeducativa do professor do ensino fundamental em contextos comunitários e familiares
Palavras-chave:
Treinamento, modos de prática, orientação educacionalResumo
Introdução: Em Cuba, promove-se um modelo de cidadania economicamente produtivo, participativo na gestão política e socialmente solidário. Isso se traduz, no caso das universidades, na busca por alternativas científicas para aprimorar a formação de seus profissionais. Assim, o objetivo deste artigo é sistematizar o desenvolvimento de modalidades de prática profissional para estudantes do curso de Licenciatura em Educação Básica, que favoreçam a orientação socioeducativa em contextos comunitários e familiares. Materiais e métodos: A pesquisa utilizou métodos científicos, com uma amostra de 20 textos.
Resultados: Os resultados são uma sistematização de pesquisas de profissionais da educação do século XXI e uma análise comparativa de seus postulados. Discussão: A partir de diferentes perspectivas, a discussão aborda as definições de formação, modalidades de prática e orientação educacional, a partir de sua interpretação, critérios e desenvolvimento de construtos.
Conclusões: Este artigo sistematiza os fundamentos e referenciais teóricos que sustentam a formação de profissionais da educação, sua prática e a orientação educacional. Portanto, são necessárias definições básicas, delimitando seu conteúdo e escopo.
Os referenciais teóricos adotados neste artigo constituem bases fundamentais que nos permitem abordar como a formação na graduação potencializa o desenvolvimento de práticas profissionais para o desenvolvimento da orientação socioeducativa em contextos comunitários e familiares.
Referências
Addine Fernández, F. (2013). La didáctica general y su enseñanza en la educación superior pedagógica. Aportes e impacto. Pueblo y Educación.
Amortegui, S. A., Chávez, N., y Martin, D. M. (2018). La formación permanente de los docentes de la Educación Primaria Básica en la atención educativa a los escolares con necesidades educativas especiales, en el contexto colombiano. Conrado, 14(65), 170-175. http://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado
Del Cristo, Y, Rodríguez, M, y Sobrino, E. (2020). El desarrollo de un modo de actuación creativo: premisas de la orientación profesional pedagógica. Conrado, 16(75), 266-271.
Del Pino, J. L., García G., A., Pérez A., R. y Arzuaga R., M. (2011). Orientación educativa y proyectos de vida: hacia una formación personalizada del profesional de la educación. [Cd-Room].
Fernández, A., Barrabí, N. y Perez, L. C. (2023). La formación continua como proceso de actualización del egresado universitario. Maestro y Sociedad, 20(1), 1-7.
Fuentes, H., Montoya, J. y Fuentes, L. (2011). La formación en la educación superior desde lo holístico, complejo y dialéctico de la construcción del conocimiento científico. Centro de Estudios Pedagógicos Manuel F. Gran, Universidad de Oriente.
González, L. (2023). Formación de la competencia profesional comunicativa inclusiva en los estudiantes de la Licenciatura en Educación. Primaria. [Tesis de doctorado, Universidad de Oriente].
León, N. et al. (2022). La gestión del proceso sustantivo de investigación en las universidades. ROCA, 18(2), 163-177.
Mafrán, Y. (2019). La formación de la competencia orientadora en estudiantes de carreras pedagógicas. [Tesis de doctorado, Universidad de Oriente].
MES. (2016). Modelo del Profesional. Carrera Licenciatura en Educación. Primaria.
MES. (2016). Plan de Estudio E. Carrera Licenciatura en Educación. Primaria.
ONU. (2015). Agenda 2030 para el desarrollo Sostenible: Recuperado de https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/education/
Paz, I. (2013). Aprendizaje y orientación educativa en el proceso de formación de los estudiantes. Santiago de Cuba: Centro de Estudios Pedagógicos Manuel F. Grant.
Paz, I. M. y Gámez, E. (2017). Reflexiones y aportaciones en torno a la formación como categoría pedagógica. [Cd-Room]. II Convención Internacional de Ciencias Sociales y Ambientales. Universidad de Oriente.
Ramos, M. L, (2017). El modo de actuación profesional del maestro primario de nivel medio. Varona, 64, 1-9. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=36065746702
Rojas, M. (2016). Modelo de actuación de los docentes de las carreras pedagógicas para la labor educativa. [Tesis de doctorado, Universidad de Sancti Spíritus “José Martí Pérez”].
Rodríguez, M. (2015). La evolución histórica de la formación de los instructores de arte en Cuba. [Tesis de doctorado, UCP “Enrique José Varona”].
Saborido, J. R. (2018). La universidad y la agenda 2030 del desarrollo sostenible en el centenario de la reforma universitaria en Córdova. Visión desde Cuba. 11no. Congreso Internacional de Educación Superior Universidad 2018. Félix Varela.
Suárez, C. O. y Toro S., M. (2016). La orientación educativa en la formación del docente. En Villalón, G. (comp.). Enfoques actuales sobre la formación del maestro en Cuba. (pp. 20-30). Cátedra.
Vidal, G., Bravo, A. y Senú, I. (2021). Remenbranzas de la formación inicial del maestro primario en Santiago de Cuba (1959-1988). Maestro y Sociedad, https://maestroysociedad.uo.edu.cu
Vygotsky, L. S (1987). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Científico Técnica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adailsis Jerez Aguilar, Maribel Rodríguez Núñez, Arianne Rodríguez González, Yaritza Tissert Debrosse

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente