Aprendizagem Baseada em Projetos como meio de desenvolver habilidades técnicas em alunos da área de Usinagem

Autores

  • Junior José Vélez Macías Unidad Educativa Luis Arboleda Martínez
  • Raúl Alejandro Montes de Oca Celeiro Universidad Bolivariana del Ecuador

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Usinagem, Habilidades Técnicas, Educação Técnica, Guia Didático.

Resumo

Introdução: Este estudo aborda a necessidade de modernizar o ensino técnico em usinagem para reduzir a lacuna entre teoria e prática. O objetivo principal foi desenvolver e validar um Guia Didático para a implementação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) na Escola Técnica Luis Arboleda Martínez, em Manta, Equador, visando fomentar o desenvolvimento de habilidades técnicas nos alunos.
Materiais e métodos: Esta pesquisa de métodos mistos iniciou-se com uma avaliação diagnóstica realizada com 36 alunos e 2 professores. O principal resultado é a criação e validação do guia por um painel de cinco especialistas de diversas áreas (pedagogia, usinagem, psicologia educacional e gestão).
Discussão e resultados: O instrumento recebeu uma avaliação excepcionalmente alta, com médias acima de 4,5 em 5, em indicadores-chave como relevância curricular, coerência, viabilidade prática e adequação do conteúdo e das estratégias de avaliação.
Conclusões: O guia representa uma contribuição significativa e validada, oferecendo um modelo prático e replicável para a transformação do ensino técnico. Embora o estudo não tenha mensurado seu impacto a longo prazo, ele estabelece uma base sólida para sua implementação, promovendo uma aprendizagem mais significativa e motivadora, alinhada às demandas do setor produtivo. Recomenda-se sua aplicação em estudos futuros para avaliar seu efeito direto.

Referências

Arias-Navarro, D., Rojas-Fuentes, J., & Vidal-Martínez, L. (2020). El rol activo del estudiante en el Aprendizaje Basado en Proyectos: Una perspectiva constructivista. Revista de Pedagogía Crítica, 18(2), 28-45.

Barreto-Lima, F. (2019). La socialización del conocimiento en el ABP: El impacto del producto público en la síntesis del aprendizaje. Cuadernos de Innovación Educativa (Perú), 11(1), 95-110.

Campos-Soto, R. (2023). Autenticidad y relevancia en proyectos educativos: Motores del compromiso estudiantil en la formación técnica. Educación Técnica Iberoamericana, 7(2), 45-60.

Castillo-Reyna, J., & Montes-Guerra, M. (2022). Innovación pedagógica en talleres de manufactura: Proyectos de ciclo completo en la formación de técnicos en México. Revista Mexicana de Investigación en Educación Técnica, 9(1), 85-102.

Cevallos-Compaña, F., & Molina-Narváez, S. (2022). Implementación de metodologías activas en la educación técnica ecuatoriana: Un estudio exploratorio en el área de metalmecánica. Revista Científica de Educación Superior del Ecuador, 5(2), 78-94.

Costa, A., & Ferreira, L. (2022). Aprendizaje Basado en Proyectos en la enseñanza de la soldadura: Impacto en destrezas técnicas y comprensión de estándares. Educação e Tecnologia (Portugal), 14(1), 48-62.

Elizondo-Ramírez, A., & Briceño-Morales, P. (2022). La pregunta guía como catalizador del Aprendizaje Basado en Proyectos: Estrategias para su formulación efectiva. Revista Electrónica de Investigación Educativa de Costa Rica, 13(2), 130-148.

Esteves-Pereira, G. (2021). Indagación sostenida y pensamiento crítico en el ABP: Fundamentos para la alfabetización informacional en la educación superior. Revista Iberoamericana de Competencias Digitales, 6(1), 80-95.

Ferreira-Paz, S. (2020). El docente como mentor en el Aprendizaje Basado en Proyectos: Un estudio en escuelas técnicas de Argentina. Perfiles Educativos (Argentina), 42(168), 55-70.

Ferreyra, H. (2021). Nuevos rumbos en la educación técnica latinoamericana: Hacia enfoques centrados en el estudiante. Ediciones Novedades Pedagógicas.

Fuentes-Cazorla, M., & Armijo-Gallardo, R. (2023). La autenticidad del proyecto en ABP: Un catalizador para el aprendizaje significativo en la formación profesional. Revista de Investigación en Didácticas Específicas, 20(1), 108-125.

Gimeno, A., & Torrealba, J. (2021). El Aprendizaje Basado en Proyectos como concreción de los postulados constructivistas en la educación tecnológica. Teoría de la Educación: Revista Interuniversitaria, 33(2), 145-163.

González-Ruiz, I., & Martín-Pastor, E. (2020). Implementación del Aprendizaje Basado en Proyectos en la formación profesional española: Desafíos y desarrollo de competencias. Revista de Educación (España), 388, 75-95.

Larmer, J., Mergendoller, J., & Boss, S. (2015). Setting the standard for project based learning: A proven approach to rigorous classroom instruction. ASCD.

López-Mesa, B., & Dávila-Pineda, A. (2023). Guías didácticas para metodologías activas en Iberoamérica: Una herramienta fundamental para el docente y el estudiante. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 16(1), 28-44.

Ministerio de Educación del Ecuador. (2020). Fortalecimiento de la Educación Técnica y Profesional en Ecuador: Políticas y Estrategias. Ministerio de Educación.

Morales-García, J. (2023). La reflexión sistemática en el Aprendizaje Basado en Proyectos: Transformando la experiencia en conocimiento profundo. Innovación y Práctica Docente, 8(1), 60-75.

Moreira, M. A. (2022). Aprendizaje significativo en la era digital: Revisitando a Ausubel. Ediciones Paidós Ibérica.

Navarro-Pérez, J., Silva-Ramírez, C., & Acosta-López, M. (2019). Reformas y tendencias en la Educación Técnica y Formación Profesional en Iberoamérica: Hacia la innovación pedagógica. Revista Complutense de Educación, 30(1), 225-240.

Organización Internacional del Trabajo. (2021). El futuro de la Educación y Formación Técnica Profesional: Desafíos y oportunidades globales. OIT.

Paredes-Sánchez, L., & Villalba-Condori, F. (2023). Aprendizaje Basado en Proyectos y pensamiento crítico en la formación técnica en Perú: Un estudio de caso. Revista Peruana de Investigación Educativa, 15(1), 38-52.

Pimentel-Rojas, C. (2022). La voz y elección del estudiante en el Aprendizaje Basado en Proyectos: Impacto en la motivación intrínseca y la toma de decisiones. Psicología Educativa y Desarrollo, 28(2), 70-85.

Ríos-Figueroa, M. (2020). Globalización y cuarta revolución industrial: Nuevas demandas de competencias para la Educación Técnica. Revista de Estudios Globales y Sociedad Digital, 5(1), 55-72.

Ríos-Saldaña, M., & Duarte-Figueroa, C. (2022). El poder del feedback en el Aprendizaje Basado en Proyectos: Estrategias para una retroalimentación efectiva. Evaluación e Intervención Psicoeducativa, 19(2), 20-35.

Silva, R., & Almeida, J. (2021). Impacto del Aprendizaje Basado en Proyectos en la motivación y aplicación práctica en automatización industrial: Un estudio en institutos técnicos de Brasil. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, 2(20), 105-120.

Unidad Educativa Mercedes De Jesús Molina. (2024). Marco de dimensiones e indicadores para la evaluación de metodologías activas en bachillerato técnico. Área de Coordinación Técnica, UEMJM.

Valente, A., & Nogueira, S. (2021). Dinámicas colaborativas en el Aprendizaje Basado en Proyectos: Simulando el entorno laboral en la formación técnica. Educação, Sociedade & Culturas, 59, 198-215.

Valero-Gómez, A., & Pineda-Suárez, M. (2024). Superando la dicotomía teoría-práctica: El Aprendizaje Basado en Proyectos en ingenierías de fabricación en Colombia. Ingeniería y Desarrollo, 42(1), 10-25.

Vázquez-Bernal, R., Londoño-García, S., & Arango-Serna, M. D. (2019). Percepción estudiantil sobre el Aprendizaje Basado en Proyectos en programas de ingeniería en Colombia. Formación Universitaria, 12(6), 85-96.

Publicado

2025-11-15

Como Citar

Vélez Macías, J. J., & Montes de Oca Celeiro, R. A. (2025). Aprendizagem Baseada em Projetos como meio de desenvolver habilidades técnicas em alunos da área de Usinagem. Mestre E Sociedade, 22(3), 2956–2970. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7212

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2