Guia Metodológica Baseada na Ferramenta Educaplay para Potencializar o Processo de Ensino-Aprendizagem da Disciplina de Língua e Literatura

Autores

  • Tania Carolina Polo Cacao Universidad Bolivariana del Ecuador
  • Janeth María Gutiérrez León Universidad Bolivariana del Ecuador
  • Kenia Laurencio Rodríguez Universidad Bolivariana del Ecuador
  • Virginia Jacqueline Sanchez Andrade Universidad Bolivariana del Ecuador

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Língua e Literatura, ferramentas digitais, Educaplay, guia metodológica

Resumo

Introdução: Esta pesquisa propõe um guia metodológico baseado na plataforma Educaplay para aprimorar a aprendizagem de línguas e literatura entre alunos do primeiro ano do Bacharelado Geral Unificado (BGU) da Escola "6 de Agosto" (Equador).
Materiais e métodos: O estudo, com abordagem aplicativa e quantitativa, identificou problemas como baixa motivação, baixo domínio do conteúdo e uso limitado de ferramentas digitais. Por meio de observação, questionários e entrevistas com 120 alunos e 5 professores, foi elaborada uma estratégia em três etapas (planejamento, execução e avaliação), baseada no construtivismo (Piaget, 1950; Vygotsky, 1978) e na pedagogia digital crítica (Selwyn, 2019).
Resultados: Os resultados mostraram que atividades gamificadas (palavras cruzadas, quizzes) aumentaram a participação e a retenção do conteúdo.
Discussão: O guia foi validado por especialistas, destacando sua relevância e viabilidade, embora tenham sido apontados desafios como a exclusão digital e a necessidade de formação contínua dos professores.
Conclusões: A validação por especialistas em pedagogia e tecnologia educacional destacou tanto a relevância quanto a viabilidade da proposta. Os especialistas concordaram que o guia responde às demandas educacionais atuais, como a aprendizagem personalizada e o desenvolvimento de habilidades digitais, enquanto seu design em fases facilita a adaptação a diversos ambientes escolares. No entanto, também apontaram desafios significativos, como a exclusão digital e a necessidade de formação contínua de professores, aspectos que exigem atenção prioritária para garantir a sustentabilidade de sua implementação.

Referências

Asamblea Nacional del Ecuador. (2011). Ley Orgánica de Educación Intercultural (LOEI). Registro Oficial No. 417.

https://www.educacion.gob.ec/ley-organica-de-educacion-intercultural-loei/

Bartolomé, A. (2020). Tecnologías digitales y educación inclusiva: Potencialidades y desafíos. Revista Iberoamericana de Educación, 83(2), 45–60.

Calle-González, A., Rivera, M., & Zambrano, J. (2021). Uso de herramientas digitales en la educación inicial durante la pandemia por COVID-19. Revista Científica Mundo de la Investigación y el Conocimiento, 5(2), 122–134.

Cassany, D. (2018). En línea: Leer y escribir en la red (2.ª ed.). Anagrama.

Coll, C. (2018). Psicología de la educación y práctica educativa: Construir y compartir significados en el aula. Editorial Graó.

Collazos, C. A., Guerrero, L. A., & Vergara, A. (2021). La mediación tecnológica en los entornos de aprendizaje: Claves para un diseño pedagógico efectivo. Ediciones Universidad del Valle.

Educaplay. (s.f.). Herramienta educativa digital para crear actividades interactivas. Recuperado de https://www.educaplay.com

Ferrés, J., & Masanet, M.-J. (2020). Neuroeducación y recursos digitales: Claves para el aprendizaje emocional y significativo. Revista Comunicar, 28(63), 9–19. https://doi.org/10.3916/C63-2020-01

Franco-Delgado, E., & Bowen-Mendoza, M. (2022). Recursos digitales y aprendizaje significativo en entornos escolares. Revista Educación y Tecnología, 12(1), 34–49.

Lomas, C. (2021). La gamificación en la enseñanza de la lengua y la literatura: Teoría y práctica. Octaedro.

López Cepeda, A. (2020). La educación ecuatoriana frente a los retos del siglo XXI. Universidad Central del Ecuador.

Ministerio de Educación del Ecuador. (2016). Currículo Nacional de Educación General Básica. Quito: Ministerio de Educación.

https://educacion.gob.ec

Ministerio de Educación del Ecuador. (2021). Política Nacional para la Integración de las TIC en Educación. Quito: Ministerio de Educación.

Navarrete, A., & Mendieta, M. (2018). Integración de las TIC en el aula: Retos y oportunidades. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 17(1), 67–85.

Patiño, S., & Reyes, G. (2020). Herramientas digitales en la educación moderna: Implicaciones para el aprendizaje activo. Revista Científica de Educación y Tecnología, 6(3), 101–115.

Piaget, J. (1950). La psicología de la inteligencia. Fondo de Cultura Económica.

Rodríguez, L., & Vaca, P. (2018). El uso de plataformas e-learning en la educación superior ecuatoriana. Revista de Investigación Educativa, 10(2), 78–94.

Selwyn, N. (2019). Should robots replace teachers? AI and the future of education. Polity Press.

UNESCO. (2022). Informe mundial sobre la inclusión digital en la educación. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura.

Vygotsky, L. S. (1978). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Editorial Crítica.

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.

Publicado

2025-10-13

Como Citar

Polo Cacao, T. C., Gutiérrez León, J. M., Laurencio Rodríguez, K., & Sanchez Andrade, V. J. (2025). Guia Metodológica Baseada na Ferramenta Educaplay para Potencializar o Processo de Ensino-Aprendizagem da Disciplina de Língua e Literatura. Mestre E Sociedade, 22(3), 2702–2718. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7186

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)