Sustentabilidade do Potencial Humano na Universidad de Oriente

Autores

  • José Enrique Ricardo Lazo Universidad de Oriente, Cuba
  • Román Borges Torres Universidad de Oriente, Cuba
  • Norka Cabrera Rodriguez Universidad de Oriente, Cuba
  • José Germán Ricardo Martineaux Universidad de Oriente, Cuba
  • Yoanna Barrientos Camacho Universidad de Oriente, Cuba

Palavras-chave:

Desenvolvimento, formação profissional, Instituições de Ensino Superior, potencial humano, sustentabilidade

Resumo

Introdução: Este artigo é intitulado "Sustentabilidade do Potencial Humano na Universidad de Oriente ", seu objetivo é projetar um sistema de ações para a sustentabilidade do potencial humano na Universidad de Oriente com base na avaliação dos fatores que o impactam, utilizando o Diagrama de Ishikawa para estruturar e analisar as causas e efeitos relacionados a este particular como principal ferramenta de análise. Materiais e Métodos: Além do Diagrama de Ishikawa, foram aplicados métodos qualitativos como revisão documental, entrevistas e questionários para análise dos dados e formulação de recomendações. Por meio dessa abordagem, os principais fatores que afetam a retenção, o desenvolvimento e a satisfação do pessoal acadêmico e administrativo são identificados e analisados, fornecendo uma estrutura conceitual para a melhoria contínua da gestão do potencial humano na universidade. Discussão: O potencial humano é um dos ativos mais importantes de qualquer instituição de ensino, e sua sustentabilidade está atrelada a uma gestão adequada dos recursos, processos e políticas institucionais. Conclusões: A sustentabilidade do potencial humano nas instituições de ensino superior é um desafio crucial para garantir a qualidade e a continuidade do ensino. Este estudo propõe uma estratégia considerando fatores como retenção, desenvolvimento profissional e bem-estar no trabalho.

Referências

Castro, E. (2019). Condiciones laborales y desempeño académico en universidades. Revista de Administración Educativa, 33(2), 99-120.

Chiavenato, I. S. (2020). Administración de recursos humanos. McGraw-Hill Interamericana.

Chiavenato, I. Y., y Sapiro, A. (2017). Planeación estratégica. McGraw-Hill Interamericana.

Drucker, P. F. (2007). La gestión del futuro. Ediciones McGraw-Hill.

Fernández, L. (2020). Impacto de la formación continua en la calidad docente. Educación Global, 10(1), 50-67.

García, M., y Ramírez, L. (2020). Factores de deserción en el profesorado universitario en América Latina. Revista de Educación y Sociedad, 15(2), 45-63.

García, J., y Rodríguez, M. (2019). Gestión del potencial humano en instituciones educativas: Retos y oportunidades. Editorial Universitaria.

Goleman, D. (2001). La inteligencia emocional en la empresa. Editorial Kairós.

González, A., Pérez, M., & Rodríguez, L. (2020). Gestión del potencial humano en universidades latinoamericanas. Revista de Educación Superior, 45(2), 123-140.

Gómez, T. (2019). Acciones de formación y capacitación docente en universidades de América Latina. Revista de Educación y Sociedad, 11(2), 34-50.

Hidalgo, V. (2018). Motivación y desempeño del profesorado en universidades públicas. Revista de Pedagogía, 40(2), 101-120.

López, C. (2018). Factores determinantes en la permanencia del profesorado universitario. Estudios en Educación, 25(4), 89-105.

León, A. (2021). Factores de satisfacción laboral en docentes universitarios. Revista de Investigación Educativa, 37(4), 145-163.

López, R. (2019). El impacto del equilibrio laboral en la retención docente: Un análisis en universidades públicas. Estudios de Pedagogía, 30(1), 78-95.

Márquez, D. (2020). Políticas de recursos humanos en la educación superior: un análisis comparativo. Revista de Ciencias Sociales y Educación, 42(3), 120-140.

Martínez, R. (2020). Sostenibilidad del potencial humano en universidades cubanas: Un enfoque integrador. Revista Cubana de Educación Superior, 39(3), 52-65.

Martínez, J., Pérez, A., & Rodríguez, C. (2018). Clima organizacional y su influencia en la estabilidad del personal docente en instituciones de educación superior. Educación y Desarrollo, 12(3), 101-120.

Núñez, B. (2020). Perspectivas sobre la movilidad laboral en la educación superior cubana. Estudios Sociales, 15(3), 75-92.

Ortega, R. (2022). La importancia de la gestión del potencial humano en el ámbito universitario. Revista Académica de Gestión Educativa, 29(3), 80-97.

Pérez, R., & Hernández, S. (2019). Acciones de retención del personal académico en entornos adversos. Educación y Sociedad, 34(1), 98-115.

Pérez, D., & Rodríguez, S. (2021). Oportunidades de crecimiento profesional y su impacto en la satisfacción del profesorado universitario. Revista Latinoamericana de Educación, 19(1), 32-50.

Ramírez, M. (2022). Innovación y motivación en la docencia universitaria. Revista Científica de Educación, 48(2), 211-230.

Ricardo Lazo, J. E.; Borges Torres, R., Martínez Torres, Y. y Cabrera Rodríguez, N. (2024). Pertinencia del terminológico potencial humano para el paradigma disciplinar de la dirección. Maestro y Sociedad, 21(4), 2583-2593. https://maestroysociedad.uo.edu.cu

Rodríguez, F., Pérez, A., & García, T. (2018). El impacto de las políticas gubernamentales en la gestión del potencial humano en la educación superior en Cuba. Revista de Estudios Sociales, 17(1), 101-112.

Schein, E. H. (2010). La Cultura Organizacional y el Liderazgo. (4th ed.). Wiley.

Suárez, P. (2021). Acciones para la sostenibilidad del potencial humano en entornos de crisis. Revista Latinoamericana de Gestión Educativa, 55(1), 130-145.

Torres, J., & Martínez, P. (2021). Políticas de desarrollo profesional en la educación superior. Revista Iberoamericana de Educación, 60(3), 45-62.

Ulrich, D., & Brockbank, W. (2005). The HR value proposition. Harvard Business Review Press.

Vázquez, J. (2019). Innovación en la educación superior y su relación con el desarrollo del potencial humano. Revista Internacional de Educación Superior, 5(1), 56-78.

Publicado

2025-07-06

Como Citar

Ricardo Lazo, J. E., Borges Torres, R., Cabrera Rodriguez, N., Ricardo Martineaux, J. G., & Barrientos Camacho, Y. (2025). Sustentabilidade do Potencial Humano na Universidad de Oriente. Mestre E Sociedade, 22(2), 1419–1427. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6959

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)