Sustentabilidade do Potencial Humano na Universidad de Oriente
Palavras-chave:
Desenvolvimento, formação profissional, Instituições de Ensino Superior, potencial humano, sustentabilidadeResumo
Introdução: Este artigo é intitulado "Sustentabilidade do Potencial Humano na Universidad de Oriente ", seu objetivo é projetar um sistema de ações para a sustentabilidade do potencial humano na Universidad de Oriente com base na avaliação dos fatores que o impactam, utilizando o Diagrama de Ishikawa para estruturar e analisar as causas e efeitos relacionados a este particular como principal ferramenta de análise. Materiais e Métodos: Além do Diagrama de Ishikawa, foram aplicados métodos qualitativos como revisão documental, entrevistas e questionários para análise dos dados e formulação de recomendações. Por meio dessa abordagem, os principais fatores que afetam a retenção, o desenvolvimento e a satisfação do pessoal acadêmico e administrativo são identificados e analisados, fornecendo uma estrutura conceitual para a melhoria contínua da gestão do potencial humano na universidade. Discussão: O potencial humano é um dos ativos mais importantes de qualquer instituição de ensino, e sua sustentabilidade está atrelada a uma gestão adequada dos recursos, processos e políticas institucionais. Conclusões: A sustentabilidade do potencial humano nas instituições de ensino superior é um desafio crucial para garantir a qualidade e a continuidade do ensino. Este estudo propõe uma estratégia considerando fatores como retenção, desenvolvimento profissional e bem-estar no trabalho.
Referências
Castro, E. (2019). Condiciones laborales y desempeño académico en universidades. Revista de Administración Educativa, 33(2), 99-120.
Chiavenato, I. S. (2020). Administración de recursos humanos. McGraw-Hill Interamericana.
Chiavenato, I. Y., y Sapiro, A. (2017). Planeación estratégica. McGraw-Hill Interamericana.
Drucker, P. F. (2007). La gestión del futuro. Ediciones McGraw-Hill.
Fernández, L. (2020). Impacto de la formación continua en la calidad docente. Educación Global, 10(1), 50-67.
García, M., y Ramírez, L. (2020). Factores de deserción en el profesorado universitario en América Latina. Revista de Educación y Sociedad, 15(2), 45-63.
García, J., y Rodríguez, M. (2019). Gestión del potencial humano en instituciones educativas: Retos y oportunidades. Editorial Universitaria.
Goleman, D. (2001). La inteligencia emocional en la empresa. Editorial Kairós.
González, A., Pérez, M., & Rodríguez, L. (2020). Gestión del potencial humano en universidades latinoamericanas. Revista de Educación Superior, 45(2), 123-140.
Gómez, T. (2019). Acciones de formación y capacitación docente en universidades de América Latina. Revista de Educación y Sociedad, 11(2), 34-50.
Hidalgo, V. (2018). Motivación y desempeño del profesorado en universidades públicas. Revista de Pedagogía, 40(2), 101-120.
López, C. (2018). Factores determinantes en la permanencia del profesorado universitario. Estudios en Educación, 25(4), 89-105.
León, A. (2021). Factores de satisfacción laboral en docentes universitarios. Revista de Investigación Educativa, 37(4), 145-163.
López, R. (2019). El impacto del equilibrio laboral en la retención docente: Un análisis en universidades públicas. Estudios de Pedagogía, 30(1), 78-95.
Márquez, D. (2020). Políticas de recursos humanos en la educación superior: un análisis comparativo. Revista de Ciencias Sociales y Educación, 42(3), 120-140.
Martínez, R. (2020). Sostenibilidad del potencial humano en universidades cubanas: Un enfoque integrador. Revista Cubana de Educación Superior, 39(3), 52-65.
Martínez, J., Pérez, A., & Rodríguez, C. (2018). Clima organizacional y su influencia en la estabilidad del personal docente en instituciones de educación superior. Educación y Desarrollo, 12(3), 101-120.
Núñez, B. (2020). Perspectivas sobre la movilidad laboral en la educación superior cubana. Estudios Sociales, 15(3), 75-92.
Ortega, R. (2022). La importancia de la gestión del potencial humano en el ámbito universitario. Revista Académica de Gestión Educativa, 29(3), 80-97.
Pérez, R., & Hernández, S. (2019). Acciones de retención del personal académico en entornos adversos. Educación y Sociedad, 34(1), 98-115.
Pérez, D., & Rodríguez, S. (2021). Oportunidades de crecimiento profesional y su impacto en la satisfacción del profesorado universitario. Revista Latinoamericana de Educación, 19(1), 32-50.
Ramírez, M. (2022). Innovación y motivación en la docencia universitaria. Revista Científica de Educación, 48(2), 211-230.
Ricardo Lazo, J. E.; Borges Torres, R., Martínez Torres, Y. y Cabrera Rodríguez, N. (2024). Pertinencia del terminológico potencial humano para el paradigma disciplinar de la dirección. Maestro y Sociedad, 21(4), 2583-2593. https://maestroysociedad.uo.edu.cu
Rodríguez, F., Pérez, A., & García, T. (2018). El impacto de las políticas gubernamentales en la gestión del potencial humano en la educación superior en Cuba. Revista de Estudios Sociales, 17(1), 101-112.
Schein, E. H. (2010). La Cultura Organizacional y el Liderazgo. (4th ed.). Wiley.
Suárez, P. (2021). Acciones para la sostenibilidad del potencial humano en entornos de crisis. Revista Latinoamericana de Gestión Educativa, 55(1), 130-145.
Torres, J., & Martínez, P. (2021). Políticas de desarrollo profesional en la educación superior. Revista Iberoamericana de Educación, 60(3), 45-62.
Ulrich, D., & Brockbank, W. (2005). The HR value proposition. Harvard Business Review Press.
Vázquez, J. (2019). Innovación en la educación superior y su relación con el desarrollo del potencial humano. Revista Internacional de Educación Superior, 5(1), 56-78.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Enrique Ricardo Lazo, Román Borges Torres, Norka Cabrera Rodriguez, José Germán Ricardo Martineaux, Yoanna Barrientos Camacho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente