Proposta didática para promover o desenvolvimento da cultura no cuidado ambiental em crianças do ensino médio

Autores

  • Diana Elizabeth Chávez Mendoza Escuela de Educación Básica Carlos Darwin de la Parroquia El Progreso, Ecuador
  • Geilert De la Peña Consuegra Universidad Técnica de Manabí, Ecuador
  • Leonardo Fabricio Chica Chica Universidad Técnica de Manabí, Ecuador

Palavras-chave:

Ensino Médio; Didática; Ambiente; Cultura ambiental

Resumo

Introdução: A educação ambiental é essencial para as crianças porque significa que elas tomem consciência dos problemas que ameaçam a vida na Terra devido à degradação ambiental a nível global, nacional e regional, sendo pertinente indicar que existe um problema que afecta directamente a meio ambiente devido ao fraco desenvolvimento da cultura no cuidado ambiental e à falta de cuidado com o ambiente natural. Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta didática para promover o desenvolvimento de uma cultura de cuidado ambiental em crianças do ensino médio da Escola Básica Carlos Darwin. Materiais e Métodos: Esta pesquisa foi orientada sob uma abordagem mista quali-quantitativa de tipo descritivo, trabalhando com métodos teóricos como dedutivo, análise e síntese, e métodos empíricos nos quais foram utilizadas a entrevista e a ficha de observação. Resultados: Dentre os principais resultados, identificou-se que os professores não aplicam ações e atividades participativas que promovam esse valor de cuidar do ambiente que os cerca, apesar de saberem de sua relevância. Da mesma forma, afirma-se que as crianças gostam destas atividades e mantêm o interesse ativo em contribuir para o cuidado ambiental. Conclusões: o desenho da proposta reflete a relevância de cada uma das atividades porque as crianças são motivadas a realizar atividades que contribuem para melhorar o cuidado ambiental.

Referências

Ardines, D. y Tencio, J. (2022). La cultura ambiental: reflexiones para su fortalecimiento en la educación. Revista Visión Antataura, 6(1), 23.

Ardines, D. y Tencio, J. (2022). La cultura ambiental: reflexiones para su fortalecimiento en la educación universitaria. Revista Visión, 6(1), 12.

Argomedo, I. (2022). Reciclaje de residuos sólidos y su influencia en educación ambiental en una institución educativa. Revista Multidisciplinar Ciencia Latina, 6(4), 4. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i4.2652

Arias, M. (2020). Importancia de la conservación y protección del medio ambiente. Revista de manejo forestal, 12. https://comafors.org/noticias-y-eventos/importancia-de-la-conservacion-y-proteccion-del-medio-ambiente-1912.html

Armendariz, M. (2021). La importancia de los huertos escolares. Revista Educa, 4(2), 12.

Campoverde, F. y Soplapuco, J. (2022). Cultura ambiental sostenible en educación. Revista Científica de UCSA, 9(2), 6. https://doi.org/10.18004/ucsa/2409-8752/2022.009.02.112

Cervantes, R., Gómez, X. y Olguín, M. (2020). Cultura ambiental y técnicas de enseñanza. El caso de una secundaria general de Cd. Victoria, Tamaulipas. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo RIDE, 10(19), 6. https://doi.org/10.23913/ride.v10i19.544

Criollo, J. (2021). El cuidado del medio ambiente y su importancia en la educación inicial. Revista didáctica y educación, 9(4), 4.

Figueroa, M. (2021). Compromiso con el medio ambiente. Euroinnova, 3(2), 12.

Frías, M. (2022). Recapaciclamos para el cuidado medioambiental en Educación Infantil. España: Unir. https://reunir.unir.net/bitstream/handle/123456789/14567/Fr%c3%adas%20Romero%2c%20Mar%c3%ada%20Victoria.pdf?sequence=1&isAllowed=y

García, M. (2020). El cuidado del medio ambiente, la educación ambiental en educación infantil. España: Universidad de Valladolid. https://uvadoc.uva.es/bitstream/handle/10324/42786/TFG-G4244.pdf?sequence=1

Ministerio de Educación. (2018). Comunidad educativa siembra árboles en el norte de Guayaquil. Guayaquil: MInisterio de Educación. https://educacion.gob.ec/comunidad-educativa-siembra-arboles-en-el-norte-de-guayaquil/

Miranda, L. (2023). Cultura ambiental: un estudio desde las dimensiones de valor, creencias, actitudes y comportamientos ambientales. Revista Producción, 8(2), 5.

Organización de Naciones Unidas. (2022). 2022: En modo de emergencia por el medio ambiente. ONU, 5. https://www.unep.org/es/noticias-y-reportajes/reportajes/2022-en-modo-emergencia-por-el-medio-ambiente

Piza, V., Aparicio, J., Rodríguez, C. y Beltrán, J. (2018). Transversalidad del eje "Medio Ambiente" en educación superior. Revista Iberoamericana RIDE, 8(16), 5. https://doi.org/10.23913/ride.v8i16.360

Reyes G, Luján G. (2022). La cultura ambiental y el sostenimiento en el desarrollo de la vida humana . Revista UEES, 4(3), 12. http://dx.doi.org/10.31095/podium.202%202.41.4

Salas, H. (2021). Educación ambiental y su contribución al cuidado y protección del ecosistema. Revista de Difusión cultural y científica de la Universidad La Salle en Bolivia, 21(21), 5. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2071-081X2021000100013

Salas, M. (2023). Aprender a convivir con el medio ambiente. Revista Educación y Ciencia, 3(1), 10. https://www.minam.gob.pe/proyecolegios/Curso/curso-virtual/Modulos/modulo2/2Primaria/m2_primaria/aprender_a_convivir_con_el_medio_ambiente.html

Santana González, Y., Rodríguez Silva, L. B., & Suárez Massip, M. C. (2023). Guía para la producción alimentaria sustentable en el contexto cubano actual. Análisis y propuestas. Universidad Y Sociedad, 15(S3), 455-464. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/4259

Vizuete, G. (2021). El cuidado del medio ambiente y su aporta al desarrollo del aprendizaje en los niños. Revista Iberoameriana, 9(4), 6. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/788

Yangali, J, Vásquez, T, Huatia, M. (2021). Comportamiento ecológico y cultura ambiental fomentada mediante la educación virtual en estudiantes. Revista de Ciencias Sociales, 17(1), 5. https://www.redalyc.org/journal/280/28065533031/28065533031.pdf

Publicado

2024-08-14

Como Citar

Chávez Mendoza, D. E., De la Peña Consuegra, G., & Chica Chica , L. F. (2024). Proposta didática para promover o desenvolvimento da cultura no cuidado ambiental em crianças do ensino médio. Mestre E Sociedade, 21(3), 1092–1106. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6477

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)