Proposta didática para promover o desenvolvimento da cultura no cuidado ambiental em crianças do ensino médio
Palavras-chave:
Ensino Médio; Didática; Ambiente; Cultura ambientalResumo
Introdução: A educação ambiental é essencial para as crianças porque significa que elas tomem consciência dos problemas que ameaçam a vida na Terra devido à degradação ambiental a nível global, nacional e regional, sendo pertinente indicar que existe um problema que afecta directamente a meio ambiente devido ao fraco desenvolvimento da cultura no cuidado ambiental e à falta de cuidado com o ambiente natural. Objetivo: Este estudo teve como objetivo elaborar uma proposta didática para promover o desenvolvimento de uma cultura de cuidado ambiental em crianças do ensino médio da Escola Básica Carlos Darwin. Materiais e Métodos: Esta pesquisa foi orientada sob uma abordagem mista quali-quantitativa de tipo descritivo, trabalhando com métodos teóricos como dedutivo, análise e síntese, e métodos empíricos nos quais foram utilizadas a entrevista e a ficha de observação. Resultados: Dentre os principais resultados, identificou-se que os professores não aplicam ações e atividades participativas que promovam esse valor de cuidar do ambiente que os cerca, apesar de saberem de sua relevância. Da mesma forma, afirma-se que as crianças gostam destas atividades e mantêm o interesse ativo em contribuir para o cuidado ambiental. Conclusões: o desenho da proposta reflete a relevância de cada uma das atividades porque as crianças são motivadas a realizar atividades que contribuem para melhorar o cuidado ambiental.
Referências
Ardines, D. y Tencio, J. (2022). La cultura ambiental: reflexiones para su fortalecimiento en la educación. Revista Visión Antataura, 6(1), 23.
Ardines, D. y Tencio, J. (2022). La cultura ambiental: reflexiones para su fortalecimiento en la educación universitaria. Revista Visión, 6(1), 12.
Argomedo, I. (2022). Reciclaje de residuos sólidos y su influencia en educación ambiental en una institución educativa. Revista Multidisciplinar Ciencia Latina, 6(4), 4. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v6i4.2652
Arias, M. (2020). Importancia de la conservación y protección del medio ambiente. Revista de manejo forestal, 12. https://comafors.org/noticias-y-eventos/importancia-de-la-conservacion-y-proteccion-del-medio-ambiente-1912.html
Armendariz, M. (2021). La importancia de los huertos escolares. Revista Educa, 4(2), 12.
Campoverde, F. y Soplapuco, J. (2022). Cultura ambiental sostenible en educación. Revista Científica de UCSA, 9(2), 6. https://doi.org/10.18004/ucsa/2409-8752/2022.009.02.112
Cervantes, R., Gómez, X. y Olguín, M. (2020). Cultura ambiental y técnicas de enseñanza. El caso de una secundaria general de Cd. Victoria, Tamaulipas. Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo RIDE, 10(19), 6. https://doi.org/10.23913/ride.v10i19.544
Criollo, J. (2021). El cuidado del medio ambiente y su importancia en la educación inicial. Revista didáctica y educación, 9(4), 4.
Figueroa, M. (2021). Compromiso con el medio ambiente. Euroinnova, 3(2), 12.
Frías, M. (2022). Recapaciclamos para el cuidado medioambiental en Educación Infantil. España: Unir. https://reunir.unir.net/bitstream/handle/123456789/14567/Fr%c3%adas%20Romero%2c%20Mar%c3%ada%20Victoria.pdf?sequence=1&isAllowed=y
García, M. (2020). El cuidado del medio ambiente, la educación ambiental en educación infantil. España: Universidad de Valladolid. https://uvadoc.uva.es/bitstream/handle/10324/42786/TFG-G4244.pdf?sequence=1
Ministerio de Educación. (2018). Comunidad educativa siembra árboles en el norte de Guayaquil. Guayaquil: MInisterio de Educación. https://educacion.gob.ec/comunidad-educativa-siembra-arboles-en-el-norte-de-guayaquil/
Miranda, L. (2023). Cultura ambiental: un estudio desde las dimensiones de valor, creencias, actitudes y comportamientos ambientales. Revista Producción, 8(2), 5.
Organización de Naciones Unidas. (2022). 2022: En modo de emergencia por el medio ambiente. ONU, 5. https://www.unep.org/es/noticias-y-reportajes/reportajes/2022-en-modo-emergencia-por-el-medio-ambiente
Piza, V., Aparicio, J., Rodríguez, C. y Beltrán, J. (2018). Transversalidad del eje "Medio Ambiente" en educación superior. Revista Iberoamericana RIDE, 8(16), 5. https://doi.org/10.23913/ride.v8i16.360
Reyes G, Luján G. (2022). La cultura ambiental y el sostenimiento en el desarrollo de la vida humana . Revista UEES, 4(3), 12. http://dx.doi.org/10.31095/podium.202%202.41.4
Salas, H. (2021). Educación ambiental y su contribución al cuidado y protección del ecosistema. Revista de Difusión cultural y científica de la Universidad La Salle en Bolivia, 21(21), 5. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2071-081X2021000100013
Salas, M. (2023). Aprender a convivir con el medio ambiente. Revista Educación y Ciencia, 3(1), 10. https://www.minam.gob.pe/proyecolegios/Curso/curso-virtual/Modulos/modulo2/2Primaria/m2_primaria/aprender_a_convivir_con_el_medio_ambiente.html
Santana González, Y., Rodríguez Silva, L. B., & Suárez Massip, M. C. (2023). Guía para la producción alimentaria sustentable en el contexto cubano actual. Análisis y propuestas. Universidad Y Sociedad, 15(S3), 455-464. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/4259
Vizuete, G. (2021). El cuidado del medio ambiente y su aporta al desarrollo del aprendizaje en los niños. Revista Iberoameriana, 9(4), 6. https://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia/article/view/788
Yangali, J, Vásquez, T, Huatia, M. (2021). Comportamiento ecológico y cultura ambiental fomentada mediante la educación virtual en estudiantes. Revista de Ciencias Sociales, 17(1), 5. https://www.redalyc.org/journal/280/28065533031/28065533031.pdf
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Lidia de las Mercedes Ferrer-Tellez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.