Gestão didática no ensino fundamental com uso de inteligência artificial

Autores

  • Marbelis Morales del Toro Dirección General de Educación de San Luis, Cuba
  • Jorge Mesa Vazquez Universidad de Oriente, Cuba
  • José Manuel Izquierdo Lao Universidad de Oriente, Cuba
  • María Elena Pardo Gómez Universidad de Oriente, Cuba

Palavras-chave:

Gestão educacional, Inteligência Artificial, ensino fundamental, formação de professores

Resumo

Introdução: Um dos objetivos deste estudo foi diagnosticar a gestão do ensino no uso de Inteligência Artificial no ensino fundamental. Materiais e métodos: Foi realizado um levantamento estruturado com 30 professores que atuam em instituições de ensino. O procedimento metodológico incluiu o desenho e a validação do levantamento, sua implementação por meio da plataforma Google Form, coleta de dados e posterior análise e interpretação. Resultados: Como resultado da pesquisa realizada para aprimorar a Gestão do Ensino de professores do ensino fundamental no uso de Inteligência Artificial no contexto educacional investigado, bem como áreas de oportunidade e possíveis desafios, contribuindo para a teoria um modelo de gestão do ensino e na prática uma estratégia para a gestão do ensino no ensino fundamental, que favorece o uso da Inteligência Artificial. Discussão: Uma investigação mais aprofundada sobre as barreiras tecnológicas específicas enfrentadas pelos professores, bem como estratégias bem-sucedidas para superá-las em diferentes ambientes educacionais, e explorando como os alunos percebem o uso da IA em comparação com as mídias e métodos tradicionais, bem como como isso afeta sua motivação e desempenho, podem oferecer insights complementares valiosos. Conclusões: Foram identificadas necessidades de formação de professores quanto ao uso da Inteligência Artificial, bem como as vantagens percebidas do uso da Inteligência Artificial no ensino, que podem servir de base para futuras intervenções e melhorias nesta área.

Referências

Arredondo C. (2020) Inteligencia artificial en la educación: uso del chatbot en un curso de pregrado sobre Investigación Académica en una universidad privada de Lima. [Tesis de magister]. https://eprints.ucm.es/28063/

Cabero-Almenara, J., Barroso-Osuna, J., Palacios-Rodríguez, A., & Llorente-Cejudo, C. (2020). Digital competency frames for university teachers: Evaluation through the expert competence coefficient. Revista Electronica Interuniversitaria de Formacion Del Profesorado, 23(2), 1–18. https://doi.org/10.6018/reifop.413601

Delgado de Frutos, N., Campo-Carrasco, L., Sainz de la Maza, M. & Extabe-Urbieta, J.M. (2024). Aplicación de la Inteligencia Artificial (IA) en Educación: Los beneficios y limitaciones de la IA percibidos por el profesorado de educación primaria, educación secundaria y educación superior. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 27(1), 207-224. https://doi.org/10.6018/reifop.577211

Espinosa Izquierdo, J., Villamar Bravo, J. E., Quijije Acosta, K., & Mesa Vazquez, J. (2023a). Applicability of emerging technologies in virtual learning environments. a look at the University of Guayaquil. Revista Internacional de Tecnología Ciencia y Sociedad, 15(1). https://doi.org/https://doi.org/10.37467/revtechno.v15.5098

Espinosa Izquierdo, J., Villamar Bravo, J., Quijije Acosta, K., & Mesa Vazquez, J. (2023b). Ecosistemas digitales de aprendizaje y educación 4.0 una aproximación a las pedagogías emergentes. Revista Polo Del Conocimiento, 8(9), 134–158. https://doi.org/10.23857/pc.v8i9.6005

Espinosa Izquierdo, J., Villamar Bravo, J., Quijije Acosta, K., & Mesa Vazquez, J. (2023c). Las Nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación en el Desarrollo de la Educación, la Ciencia y la Cultura. Revista Polo Del Conocimiento, 8(3), 17. https://doi.org/10.23857/pc.v8i3

González-González, C. (2023) El impacto de la Inteligencia Artificial en la Educación: Transformación de la forma de enseñar y de aprender. Revista Qurriculum, pp. 51-60; ISSN: e-2530-8386 https://doi.org/10.25145/j.qurricul.2023.36.03

Hernandez-Sampieri, R., & Mendoza, C. (2018). Metodología de la Investigación: Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta (McGraw Hil).

Martín-Párraga, L., Llorente-Cejudo, C., & Cabero-Almenara, J. (2022). Analysis of teachers’ digital competencies from assessment frameworks and instruments. International Journal of Educational Research and Innovation, 2022(18), 62–79. https://doi.org/10.46661/ijeri.7444

Mesa Vazquez, J. (2015). La elaboración de medios didácticos sustentados en las tecnologías de la información y las comunicaciones en la formación inicial del profesional de la educación [Universidad de Oriente]. http://repositorio.eduniv.cu/items/show/1375

Mesa Vazquez, J., & Rivas Vega, M. (2021). Estudio diagnóstico del uso didáctico de las aulas virtuales. Competencias para la docencia virtual. Aula de Encuentro, 23(1), 45–66. https://doi.org/10.17561/ae.v23n1.5811

Pardo-Gómez, M. E., Izquierdo-Pardo, J. M., & Izquierdo-Lao, J. M. (2023). Los modelos digitales tridimensionales como recursos educativos abiertos en la educación universitaria. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, 22(1), 261–277. https://doi.org/10.17398/1695-288X.22.1.261

Vargas Gaona, M. del C., Taipicaña Proaño, M. L., Cedeño Marcillo, G. E., & Mesa Vázquez, J. (2023). Propuesta de instrumento para evaluar el nivel de competencias maestros en el uso de herramientas digitales como medio didáctico. Revista Órbita Pedagógica, 10, 123–136. https://revistas.utm.edu.ec/index.php/ROP/article/view/6104

Vásquez, J. M., & Marcillo, G. E. C. (2020). Escala De Medición Del Nivel De Profesionalización Pedagógica En La Elaboración De Medios Didácticos Sustentados En Las Tics. Mikarimin. Revista Científica Multidisciplinaria. e-ISSN 2528-7842, 6(3), 117–132. https://bit.ly/3saFzSl

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Morales del Toro, M., Mesa Vazquez, J., Izquierdo Lao, J. M., & Pardo Gómez, M. E. (2025). Gestão didática no ensino fundamental com uso de inteligência artificial. Mestre E Sociedade, 22(2), 1260–1269. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6929

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)