Formação profissional de professores rurais para a construção do texto no contexto escolar multisseriado complexo
Palavras-chave:
desenvolvimento profissional, professores, escola multisseriada, construção textualResumo
Introdução: O desenvolvimento profissional de professores em escolas rurais multisseriadas é crucial para enfrentar os desafios específicos de ensino nesses contextos. Em Cuba, embora a Terceira Melhoria do Sistema Educacional atenda a essa necessidade, foram identificadas deficiências específicas na preparação teórica e metodológica dos professores para o ensino da construção textual, limitando o desenvolvimento das habilidades de comunicação escrita dos alunos. Materiais e métodos: Foi realizado um estudo qualitativo na escola rural "Antonio Álvarez", em El Cobre, Santiago de Cuba, com uma amostra de 4 professores e 32 alunos de uma turma multisseriada complexa. Foram aplicados métodos empíricos, incluindo observações em sala de aula, entrevistas com professores e análise documental (planos de desenvolvimento profissional, relatórios de visitas metodológicas). Resultados: A avaliação diagnóstica revelou conhecimento teórico limitado sobre textos e deficiências na abordagem pedagógica, especialmente entre os professores iniciantes. Como proposta, foi elaborado e implementado um sistema de atividades de desenvolvimento profissional, incluindo oficinas de reflexão ("O que eu sei sobre o texto?"), um debate científico e uma oficina de networking, com ênfase no uso da tecnologia e no diálogo colaborativo. Discussão: Destaca-se a importância do desenvolvimento profissional contextualizado que integra o conhecimento do ambiente sociocultural da comunidade como recurso pedagógico fundamental. As atividades propostas, muito bem recebidas, promovem a aprendizagem reflexiva e colaborativa, alinhadas às demandas do modelo educacional cubano e à abordagem cognitiva, comunicativa e sociocultural. Conclusões: Evidenciou-se a necessidade de formação teórico-metodológica específica para professores de escolas multisseriadas rurais. A estratégia de desenvolvimento profissional implementada, singular, inclusiva e diversificada, impactou positivamente o desempenho dos professores e a motivação dos alunos para a produção textual significativa.
Referências
Abreu, C. (2019). Programa de superación profesional para profesores universitarios de idioma inglés. Revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, Universidad Privada Dr. Rafael Belloso Chacín, 21(1), 156-170.
Abós, P. (2011). Las escuelas rurales en el medio rural y su presencia en los planes de estudio de los grados de maestro de Educación Infantil y Primaria de las universidades españolas. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado, 15(2), 39-52. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/43421
Añorga, J. (1989). El perfeccionamiento del sistema de superación de los profesores universitarios [Tesis doctoral, Instituto Superior Pedagógico "Enrique José Varona"]. La Habana, Cuba.
Barba, J. J. (2011). El desarrollo profesional de un maestro novel en la escuela rural desde una perspectiva crítica [Tesis doctoral, Universidad de Valladolid]. http://uvadoc.uva.es/bitstream/10324/822/1/TESIS96-110331.pdf
Boix, R. (1995). La escuela rural: funcionamiento y necesidades. Edicions de la Universitat de Lleida.
Bustos Jiménez, A. (2004-2018). Docente de escuela rural. Análisis de su formación y sus actitudes a través de un estudio cuantitativo en Andalucía [Investigación]. Universidad de Granada, España.
Castillo, T. (2003). Un modelo para la dirección de la superación de los docentes desde la escuela secundaria básica [Tesis doctoral, Instituto Superior Pedagógico "Enrique José Varona"]. La Habana, Cuba.
Céspedes, A. (2009). La formación del docente rural: un reto para la educación en el siglo XXI. Editorial Pueblo y Educación.
Chaparro, F., & Santos, M. L. (2018). La escuela rural: características y desafíos. Revista Iberoamericana de Educación, 76(1), 9-28.
Corchón, E. (2000). La escuela rural: pasado, presente y perspectivas de futuro. Oikos-Tau.
Domínguez, I. (2010). Comunicación y texto. Editorial Pueblo y Educación.
Fernández, R. M. (2014). La superación profesional: una mirada desde la práctica educativa. Editorial Académica Española.
Freire, P. (1970). Pedagogía del oprimido. Siglo XXI Editores.
Fuego, M. R. (2003). La escuela rural y su relación con la comunidad. Editorial Pueblo y Educación.
Guerra, S. (2014). Estrategias de superación profesional para docentes. Editorial Universitaria.
Guilarte, H. (2003). La formación del maestro para la escuela rural multigrado [Tesis de maestría, Instituto Superior Pedagógico "Frank País García"]. Santiago de Cuba, Cuba.
Handal, B., Watson, K., Petocz, P., & Maher, M. (2018). Choosing to teach in rural and remote schools: The zone of free movement. Education Research and Perspectives, 45, 1-25.
Herrera, J. L. (2024). Tendencias actuales en la superación profesional docente. Editorial Félix Varela.
Kearns, P., Knipe, S., & Foster, J. (2009). The impact of rurality on innovation and good practice in primary schools. Journal of Research in Rural Education, 24(7), 1-15.
López, Z. S., & Collazo, M. A. (2018). Enfoques teóricos acerca de la superación profesional, una mirada en las áreas técnicas. Revista Cubana de Educación Superior, 37(3), 134-148.
Ministerio de Educación Superior. (2017). Reglamento de Educación de Posgrado de la República de Cuba. Resolución No. 140/2019. https://www.mes.gob.cu/es/conocenos/resoluciones/resolucion-no-1402019-reglamento-de-educacion-posgrado
Rayón, L., & De Las Heras, M. A. (2012). La relación escuela-comunidad en contextos rurales. Revista de Investigación Educativa, 30(1), 169-184.
Santos, J. (2005). La superación profesional: base para la calidad educativa. Editorial Pueblo y Educación.
Santos, J. (2010). Compendio de trabajo de posgrado para la Educación Técnica y Profesional. La formación permanente del profesor de la Educación Técnica y Profesional: La superación, el trabajo metodológico y la actividad científica como componentes principales (2da. parte). Editorial Pueblo y Educación.
Silva Téllez, N., Alfonso Cruz, I., & Fernández Chelala, R. M. (2014). La superación profesional de los maestros primarios de la escuela rural. Revista Mendive, 12(4), 318-324.
Silva Téllez, N., Alfonso Cruz, I., & Fernández Chelala, R. M. (2022). Estrategia para la dirección del trabajo metodológico del maestro de la escuela multigrado. Revista Científica Hallazgos21, 7(3), 295-308. http://revistas.pucese.edu.ec/hallazgos21/
Valcárcel, N. (1998). La superación profesional: un reto para el docente del siglo XXI. Editorial Academia.
Valle, A. (1997). Teoría y práctica de la superación profesional de los docentes. Editorial Pueblo y Educación.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Leydis Suárez Sánchez, Adia Gell Labañino, Olmides Frómeta Díaz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente