Como usar os acentos corretamente? Livro digital
Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem, regras de acentuação ortográfica, livro digitalResumo
Introdução: Esta pesquisa propôs a concepção e criação do livro digital Como usar os acentos corretamente?, com o objetivo de promover o uso correto das regras de acentuação ortográfica no terceiro ano do ensino médio da Escola Benigno Malo, na cidade de Cuenca. Materiais e métodos: A pesquisa possui abordagem mista com escopo descritivo aplicado e desenho experimental. Resultados: O livro digital baseou-se no construtivismo, no conectivismo e no ensino multimodal. O que permite aos alunos construir a sua própria aprendizagem de forma ativa e participativa, estabelecendo uma relação direta com os conhecimentos prévios que possuem. A unidade de ensino considerada para os temas contém (objetivo de aprendizagem, conteúdo, atividades, avaliação e extensão). Por outro lado, para o Design Instrucional foi aplicado o modelo ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação, Avaliação), considerando os princípios de usabilidade, acessibilidade, consistência visual, interatividade, multimodalidade, clareza e concisão. Discussão: As técnicas de ensino incluídas no livro digital são: exercícios práticos de aplicação, questionários interativos, atividades de arrastar e soltar, jogos educativos, feedback personalizado e vídeos educativos. Conclusões: Confirmou-se que a integração da tecnologia educacional é essencial para melhorar o processo de ensino-aprendizagem que passa do tradicional ao inativo, interativo e participativo. Serve também como recurso digital na aula de Línguas e Literaturas, permitindo feedback permanente e individualizado sobre erros ortográficos.
Referências
Avendaño, F. (2007). La Enseñanza de la Ortografía: Un Problema en tres dimensiones. Revista Escrita, 2007(8), 1-8. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9903/9903.PDF
Caballero, G. (2021). La actividades lúdica para el aprendizaje. Polo del Conocimiento, 6(4), 861-878. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/2615/5464
Cabero, J., & Palacios, A. (2020). La evaluación de la educación virtual: las e-actividades. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(2), 169-188. https://www.redalyc.org/journal/3314/331466109010/html/
Cruz, M., Pozo, M., & Aushay, H. y. (s.f.). Las Tecnologías de la Información y de la Comunicación (TIC) como forma investigativa interdisciplinaria con un enfoque intercultural para el proceso de formación estudiantil. E-Ciencias de la información, 9(1), 44-59. https://www.redalyc.org/journal/4768/476862662003/html/
Espinosa, R. (2021). Propuesta de investigación pedagógica para el tratamiento y mejora de la ortografía en los alumnos del Centros de Bachillerato Tecnológico. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 8(2). https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-78902021000100041
Granados, M., Romero, S., & Rengifo, R. y. (2020). Tecnología en el proceso educativo: nuevos escenarios. Revista Venezolana de Gerencia, 25(92), 1809-1823. https://www.redalyc.org/journal/290/29065286032/html/
Gros, B. (2018). La evolución del e-learning: del aula virtual a la red. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 21(2), 69-82. https://www.redalyc.org/journal/3314/331455826005/html/
Macías, R., & Vélez, C. (2022). Ortografía divertida con la tecnología. Una experiencia de aprendizaje con estudiantes de básica media. Dialnet(18), 8-19. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8380502
Manchado, N. (2023). Ortografía escolar relacionado con la Tecnología. https://repositorio.cfe.edu.uy/bitstream/handle/123456789/2496/Machado%2c%20N.%2c%20Ortograf%c3%ada.pdf?sequence=2&isAllowed=y
Ministerio de Educación. (2021). Currículo Priorizado con Énfasis en Competencias Comunicacionales, Matemáticas, Digitales y Socioemocionales. Ministerio de Educación. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2021/12/Curriculo-priorizado-con-enfasis-en-CC-CM-CD-CS_Media.pdf
Moreno, T. (2021). La retroalimentación: Un proceso clave para la enseñanza y la evaluación formativa. División de Ciencias de la comunicación y Diseño, México. http://dccd.cua.uam.mx/libros/investigacion/Retroalimentacion.pdf
Morla, A., Sobrino, E., & Herrera, R. (2023). El Proceso de Enseñanza-Aprendizaje de la Ortografía desde un Enfoque Lúdico Transdisciplinar. Revista Conrado, 19(91), 8-16. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v19n91/1990-8644-rc-19-91-8.pdf
Morocho Morocho, E. M. (2022). Uso de las Plataformas Digitales para Mejora la Ortografía en el Área de Lenguaje y Literatura de los Estudiantes de Cuarto de Básica en la Unidad Educativa Fisco Misional Juan Bautista [Tesis de maestría, Universidad Politécnica Saleciana, Cuenca]. Repositorio Institucional. https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/22381/5/UPS-CT009700.pdf
Muñoz Vilchez, A. (8 de febrero de 2024). Medium. https://medium.com/@ajmv2000/investigaciones-mixtas-los-desaf%C3%ADos-de-combinar-lo-cuantitativo-y-lo-cualitativo-en-la-38b775a839cd
Real Academia Española. (1999). Ortografia de Lengua Española. http://lya.fciencias.unam.mx/gfgf/ga20111/material/Ortografia.pdf
Rodríguez, K. (2023). La lectura y las redes sociales en la Educación Preuniversitaria [Tesis de pregrado, Universidad de Matanzas]. Repositorio Institucional. https://rein.umcc.cu/bitstream/handle/123456789/3168/TD23%20%20Karen.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Roméu Escobar, A. (2014). Periodización y aportes del enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural de la enseñanza de la lengua. Varona, 58, 32-46. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360634165004
Rosales, F. & Fernández, R. (2018). Balance internacional y Economía y administración por regiones. Editorial Académicas Española. https://investigadores.unison.mx/ws/portalfiles/portal/6801885/Balance_Internacional_EyApR.pdf
Téllez, S., & González, C. (2013). El uso de las reglas de acentuación: una experiencia didáctica con alumnos de tercero de secundaria. San Luis Potosi. https://repositorio.beceneslp.edu.mx/jspui/handle/20.500.12584/887
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caridad Bárbara Ochoa Ávila , Fanny Rocío Pineda Quinteros, Eufemia Figueroa Corrales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.