Como usar os acentos corretamente? Livro digital

Autores

  • Caridad Bárbara Ochoa Ávila Colegio de Bachillerato "Benigno Malo" Cuenca, Ecuador
  • Fanny Rocío Pineda Quinteros Unidad Educativa Atahualpa de la ciudad de Ibarra, Ecuador
  • Eufemia Figueroa Corrales Universidad de Oriente, Cuba

Palavras-chave:

Processo de ensino-aprendizagem, regras de acentuação ortográfica, livro digital

Resumo

Introdução: Esta pesquisa propôs a concepção e criação do livro digital Como usar os acentos corretamente?, com o objetivo de promover o uso correto das regras de acentuação ortográfica no terceiro ano do ensino médio da Escola Benigno Malo, na cidade de Cuenca. Materiais e métodos: A pesquisa possui abordagem mista com escopo descritivo aplicado e desenho experimental. Resultados: O livro digital baseou-se no construtivismo, no conectivismo e no ensino multimodal. O que permite aos alunos construir a sua própria aprendizagem de forma ativa e participativa, estabelecendo uma relação direta com os conhecimentos prévios que possuem. A unidade de ensino considerada para os temas contém (objetivo de aprendizagem, conteúdo, atividades, avaliação e extensão). Por outro lado, para o Design Instrucional foi aplicado o modelo ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação, Avaliação), considerando os princípios de usabilidade, acessibilidade, consistência visual, interatividade, multimodalidade, clareza e concisão. Discussão: As técnicas de ensino incluídas no livro digital são: exercícios práticos de aplicação, questionários interativos, atividades de arrastar e soltar, jogos educativos, feedback personalizado e vídeos educativos. Conclusões: Confirmou-se que a integração da tecnologia educacional é essencial para melhorar o processo de ensino-aprendizagem que passa do tradicional ao inativo, interativo e participativo. Serve também como recurso digital na aula de Línguas e Literaturas, permitindo feedback permanente e individualizado sobre erros ortográficos.

Referências

Avendaño, F. (2007). La Enseñanza de la Ortografía: Un Problema en tres dimensiones. Revista Escrita, 2007(8), 1-8. https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9903/9903.PDF

Caballero, G. (2021). La actividades lúdica para el aprendizaje. Polo del Conocimiento, 6(4), 861-878. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/2615/5464

Cabero, J., & Palacios, A. (2020). La evaluación de la educación virtual: las e-actividades. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(2), 169-188. https://www.redalyc.org/journal/3314/331466109010/html/

Cruz, M., Pozo, M., & Aushay, H. y. (s.f.). Las Tecnologías de la Información y de la Comunicación (TIC) como forma investigativa interdisciplinaria con un enfoque intercultural para el proceso de formación estudiantil. E-Ciencias de la información, 9(1), 44-59. https://www.redalyc.org/journal/4768/476862662003/html/

Espinosa, R. (2021). Propuesta de investigación pedagógica para el tratamiento y mejora de la ortografía en los alumnos del Centros de Bachillerato Tecnológico. Dilemas contemporáneos: educación, política y valores, 8(2). https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-78902021000100041

Granados, M., Romero, S., & Rengifo, R. y. (2020). Tecnología en el proceso educativo: nuevos escenarios. Revista Venezolana de Gerencia, 25(92), 1809-1823. https://www.redalyc.org/journal/290/29065286032/html/

Gros, B. (2018). La evolución del e-learning: del aula virtual a la red. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 21(2), 69-82. https://www.redalyc.org/journal/3314/331455826005/html/

Macías, R., & Vélez, C. (2022). Ortografía divertida con la tecnología. Una experiencia de aprendizaje con estudiantes de básica media. Dialnet(18), 8-19. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8380502

Manchado, N. (2023). Ortografía escolar relacionado con la Tecnología. https://repositorio.cfe.edu.uy/bitstream/handle/123456789/2496/Machado%2c%20N.%2c%20Ortograf%c3%ada.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Ministerio de Educación. (2021). Currículo Priorizado con Énfasis en Competencias Comunicacionales, Matemáticas, Digitales y Socioemocionales. Ministerio de Educación. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2021/12/Curriculo-priorizado-con-enfasis-en-CC-CM-CD-CS_Media.pdf

Moreno, T. (2021). La retroalimentación: Un proceso clave para la enseñanza y la evaluación formativa. División de Ciencias de la comunicación y Diseño, México. http://dccd.cua.uam.mx/libros/investigacion/Retroalimentacion.pdf

Morla, A., Sobrino, E., & Herrera, R. (2023). El Proceso de Enseñanza-Aprendizaje de la Ortografía desde un Enfoque Lúdico Transdisciplinar. Revista Conrado, 19(91), 8-16. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v19n91/1990-8644-rc-19-91-8.pdf

Morocho Morocho, E. M. (2022). Uso de las Plataformas Digitales para Mejora la Ortografía en el Área de Lenguaje y Literatura de los Estudiantes de Cuarto de Básica en la Unidad Educativa Fisco Misional Juan Bautista [Tesis de maestría, Universidad Politécnica Saleciana, Cuenca]. Repositorio Institucional. https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/22381/5/UPS-CT009700.pdf

Muñoz Vilchez, A. (8 de febrero de 2024). Medium. https://medium.com/@ajmv2000/investigaciones-mixtas-los-desaf%C3%ADos-de-combinar-lo-cuantitativo-y-lo-cualitativo-en-la-38b775a839cd

Real Academia Española. (1999). Ortografia de Lengua Española. http://lya.fciencias.unam.mx/gfgf/ga20111/material/Ortografia.pdf

Rodríguez, K. (2023). La lectura y las redes sociales en la Educación Preuniversitaria [Tesis de pregrado, Universidad de Matanzas]. Repositorio Institucional. https://rein.umcc.cu/bitstream/handle/123456789/3168/TD23%20%20Karen.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Roméu Escobar, A. (2014). Periodización y aportes del enfoque cognitivo, comunicativo y sociocultural de la enseñanza de la lengua. Varona, 58, 32-46. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=360634165004

Rosales, F. & Fernández, R. (2018). Balance internacional y Economía y administración por regiones. Editorial Académicas Española. https://investigadores.unison.mx/ws/portalfiles/portal/6801885/Balance_Internacional_EyApR.pdf

Téllez, S., & González, C. (2013). El uso de las reglas de acentuación: una experiencia didáctica con alumnos de tercero de secundaria. San Luis Potosi. https://repositorio.beceneslp.edu.mx/jspui/handle/20.500.12584/887

Publicado

2024-09-28

Como Citar

Ochoa Ávila , C. B., Pineda Quinteros, F. R., & Figueroa Corrales, E. (2024). Como usar os acentos corretamente? Livro digital . Mestre E Sociedade, 21(3), 1460–1475. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6513

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)