Formação de profissionais universitários em Cuba para o cuidado dos idosos

Autores

  • Geisel Castillo Perozo Universidad de Oriente, Cuba
  • María Margarita Santiesteban Labañino Universidad de Oriente, Cuba
  • Maribel Asin Cala Universidad de Oriente, Cuba

Palavras-chave:

formação de profissionais, cuidado ao idoso, sociedade cubana

Resumo

Introdução: A formação de profissionais que possam responder às exigências de uma sociedade em envelhecimento é um imperativo. A análise proposta toma como amostra a formação de profissionais das Ciências Médicas e das Ciências da Educação. Objetivos: Refletir sobre a necessidade de geriatrizar a preparação de recursos humanos que sirvam ou contribuam para a imagem social dos idosos. Materiais e métodos: Pesquisa qualitativa apoiada na dialética materialista. Foram utilizados métodos teóricos e empíricos, incluindo análises-síntese que permitiram a argumentação científica dos elementos expostos. A análise documental foi utilizada para aprofundar o estudo de diferentes documentos e pesquisas que abordam o tema. Resultados: O manejo do paciente idoso está insuficientemente projetado no plano de estudos do curso de Medicina. Discussão: Na formação de profissionais da educação, a orientação educacional para o trabalho com idosos não se destina, limitando-se ao trabalho com crianças, adolescentes e jovens. Conclusões: É percetível a dívida existente a nível social com o processo de formação destes profissionais no sentido de os preparar plenamente para se desenvolverem numa sociedade em envelhecimento.

Referências

Abreu Rodríguez, I., Delgado Aguia, B. Z., Fernández Espinosa, A. M., Brom Tamayo, L. Y. (2020). Sistema de actividades para el programa de continuidad de la CUAM, en Ciénaga de Zapata. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”.

Alemañy Pérez, E. J., et al. (2013). Aproximación de la universidad, a la situación de salud de la población y a los servicios de salud en Cuba. Revista Cubana Medicina General Integral, 27(4). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0864-21252011000400012&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Baster Moro, J. C. y Galcerán Chacón, G. (2020). Retos académicos y científicos del envejecimiento demográfico. Universidad de ciencias médicas de Holguín 12do. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020” “La universidad y la agenda 2030 para el desarrollo sostenible”.

Bloom, D. E. (2011). 7 billion and counting. Science, 333(6042), 562–9. doi: http://dx.doi.org/10.1126/science.1209290

CEPAL. (2003). Las personas mayores en América Latina y el Caribe: Diagnóstico sobre la situación y las políticas. Distr. LIMITADA LC/L.1973, 17 de octubre de 2003 Conferencia regional intergubernamental sobre envejecimiento: hacia una estrategia regional de implementación para América Latina y el Caribe del Plan de Acción Internacional de Madrid sobre el Envejecimiento Santiago de Chile, 19 al 21 de noviembre de 2003.

Christensen, K., Doblhammer, G., Rau, R, Vaupel, J. W. (2009). Ageing populations: the challenges ahead. Lancet, 374(9696), 1196–208. doi: https://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(09)61460-4

Defensoría del pueblo. Perú. (2020). Personas adultas mayores frente al Covid-19 los centros de atención residencial en situación de emergencia nacional. Serie Informes Especiales Nº 009-2020-DP. http://www.defensoria.gob.pe

Díaz-Rodríguez Y. L, Vargas-Fernández M. A, Quintana-López L. A. (2020). Efectividad de una intervención educativa sobre el nivel de conocimiento de la COVID-19 en adultos mayores. Univ Méd Pinareña [Internet]. 2020 16(3):e570. http://www.revgaleno.sld.cu/index.php/ump/article/view/570

Fernández Bereau, V.B., Batista Mainegra, A. y del Sol Moya, S. (2020) Proyecto gestión del conocimiento tradicional: una praxis universitaria para un envejecimiento saludable. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”.

Freitas M., P. D. y Moraes, E. N. (2008). Estrutura da rede de atenção à saúde da pessoa idosa. http://www5.ensp.fiocruz.br/biblioteca/dados/txt_594481029.pdf

García Suárez, S. M, Sosa García, D. y Durand Duany, R.(2020). Gestión del conocimiento en cultura gerontológica y gerontagógica para el desarrollo sostenible en Mayabeque”. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”.

Grajales Rodríguez, A. M. (2011). Orientación grupal para el bienestar del adulto mayor. [Tesis de Maestra. Yucatán].

Gutiérrez-Murillo, S., Kühl Svoboda, W., Gamarra, C. J. y Ferreira de Souza, E. (2021). Entre lo que se dice y lo que se calla: visitando el concepto de empatía en la atención integral a la salud del adulto mayor. RevEspEduMed, 1, 74-91. doi: 10.6018/edumed.464911

Huenchuan, S. (2020). COVID-19: Recomendaciones generales para la atención a personas mayores desde una perspectiva de derechos humanos (LC/MEX/TS.2020/6/Rev.1). Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL).

Labarca Delgado, M. R. y Pérez Martinto, C. E. (2019). Necesidad de capacitación al cuidador del adulto mayor Revista Cubana de Medicina, 58(3), e1305. https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.es_ES

Legón Enríquez, J., Valero Hernández, L. y Olivera González, M. (2020). Impacto del patrimonio cultural en el desarrollo de la cátedra universitaria del adulto mayor en la Universidad de Ciego de Ávila. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”.

Martínez Pérez T.J., Castellón León G., Trujillo Girón Y. (2020) Impactos de la actividad extensionista de la universidad de personas mayores. Aportes al desarrollo sostenible. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”.

Medeiros K., SI, et al.(2017). The challenge of integrality in elderly care in the scope of primary health care. Saúde e Debate, 41(3), 288-94. https://doi.org/10.1590/0103-11042017S322.

Ministerio de Educación Superior. Cuba. (2016). Base para el diseño de los Planes de Estudio E. Ministerio de Educación Superior. http://docplayer.es/96717918-Documento-base-para-el-diseño-de-los-planes-d-estudio-e-html

MINSAP. CUBA. (2020). La diabetes mellitus en el adulto mayor por Redacción MINSAP. https:// salud.msp.gob.cu

MINSAP. CUBA. (2021). El Programa Nacional de Atención Integral al Adulto Mayor en Cuba apuesta por vejez activa y saludable. https:// salud.msp.gob.cu

Montoya Rivera, J. (2005). La contextualización de la cultura en los currículos de las carreras pedagógicas. [Tesis de doctorado, Universidad de Ciencias Pedagógicas ¨Frank País García¨, Cuba].

Naciones Unidas. (2020). Informe de políticas: Los efectos de la COVID-19 en las personas de edad. https://www.un.org

Oliveira, M. R., Veras Peixoto, R. y Cordeiro Albuquerque, H. (2018). A importância da porta de entrada no sistema: o modelo integral de cuidado para o idoso. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 28(4), 1-24. https://doi.org/10.1590/s0103-73312018280411

Organización de Naciones Unidas. (2015). World Economic and Social Survey 2007: development in an ageing world. United Nations Department of Social and Economic Affairs. https://www.un.org/en/development/desa/policy/wess/wess_archive/2007wess.pdf

Organización de Naciones Unidas. (2020). Informe de políticas: Los efectos de la COVID-19 en las personas de edad mayo de 2020. https://www.un.org.

Orosa Fraíz, T. (2020). Programa cubano de educación de mayores en su xx aniversario. Lecciones aprendidas. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”.

Orosa Fraiz, T. ( 2001). Determinantes del Desarrollo en la Psicología de la Vejez. Presupuestos Científicos en la Universidad del Adulto Mayor. IV Congreso Chileno de Antropología. Colegio de Antropólogos de Chile. https://www.aacademica.org/iv.congreso.chileno.de.antropologia/62

Paz Domínguez, I. M. y Gámez Rodríguez, E. (2020). Reflexiones y portaciones en torno a la formación como categoría pedagógica. I Simposio Internacional de Ciencias Pedagógicas “Perspectivas pedagógicas contemporáneas” Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”.

Pupo Ávila, N. L., et al. (2013). Aspectos favorecedores y retos actuales para la misión de la Universidad de Ciencias Médicas Cubana. Educación Médica Superior, 27(1). http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/121/77.

Rodríguez Ricardo, A., Torres Tamayo, A. M. y Fernández Santiesteban, V. M. (2019). Estrategia de orientación educativa sobre el autocuidado en el adulto mayor con infarto agudo del miocardio. Correo Científico Médico; 23(4).

Rosales Reyes, S. A., Reyes Puig, A. C. y González Ramos, R. M. (2020). Pertinencia social del programa de la maestría de odontogeriatría ante el envejecimiento poblacional en Cuba 12do. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”.

Sánchez Pérez, L. (2020) La educación desde la perspectiva de género en el programa educativo de la cátedra universitaria del adulto mayor. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”.

Tercero-Rivera, T. (2020) Riesgo de caída en Adultos Mayores de Hogares de Ancianos, Región centro norte de Nicaragua. 12do. Congreso Internacional de Educación Superior “Universidad 2020”.

Villafuerte Reinante, J., Alonso Abatt, J. A., Alonso Vila, Y., Alcaide Guardado, Y., Leyva Betancourt, I. y Arteaga Cuéllar, Y. (2017) El bienestar y calidad de vida del adulto mayor, un reto para la acción intersectorial. Medisur, 15(1).

Yuguero, O., et al. (2019). Ética y empatía: relación entre razonamiento moral, sensibilidad ética y empatía en estudiantes de medicina. Revista Clínica Española, (2), 73-8. https://doi.org/10.1016/j.rce.2018.09.002.29

Publicado

2024-07-04

Como Citar

Castillo Perozo, G., Santiesteban Labañino, M. M., & Asin Cala, M. (2024). Formação de profissionais universitários em Cuba para o cuidado dos idosos . Mestre E Sociedade, 21(3), 946–955. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6462

Edição

Seção

Artículos