Aperfeiçoamento do professor do ensino fundamental para atendimento personalizado aos alunos com dificuldades de aprendizagem

Autores

  • Ana Mirtha Carrión Menéndez Dirección General Provincial de Educación Santiago de Cuba
  • Olmides Frómeta Díaz Dirección General Provincial de Educación Santiago de Cuba
  • Rosa Ana Jaime Ojea Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba.

Palavras-chave:

dificuldades de aprendizagem, melhoria, atenção personalizada, modelo

Resumo

Introdução: A educação primária em Cuba está imersa no sistema de mudanças e transformações que estão sendo realizadas na Terceira Aperfeiçoamento Educacional, de forma sistemática e contínua, conforme exigido pela Agenda 2030. Por isso, a atenção aos alunos com dificuldades de aprendizagem tem sido priorizada.
Materiais e métodos: O diagnóstico realizado por meio da aplicação de instrumentos empíricos revela que há deficiências na atenção personalizada que os alunos devem receber. Os professores corroboram a necessidade de preparação para garantir a atenção à diversidade e a elevação da qualidade da aprendizagem, levando em consideração o diagnóstico das necessidades e potencialidades desses alunos.
Resultados e discussão: Portanto, a discussão e os resultados são orientados por meio de oficinas de socialização com diretores e professores para implementar novos caminhos, orientações pedagógicas baseadas na melhoria que corroborem a preparação teórica e metodológica dos professores do ensino fundamental.
Conclusões: As conclusões parciais confirmam a melhoria da atenção docente aos alunos por meio da aquisição de novos conhecimentos e procedimentos para abordá-los.

Referências

Arriata y Flecha, ( 2020).La superación profesional del profesorado: Un análisis desde la perspectiva de la formación permanente .Revista de Investigación Educativa , Vol.38 , No.2 , pp-443-462

Cánovas Hernández, A( 2019 )Gestión de la superación profesional cómo factor clave para los profesores universitarios. Revista cubana de Educación superior Volumen 38 # 3

Ferris Otaño, M( 2022) La superación profesional de docentes sobre la prevención educativa del trabajo infantil. Revista Educativa Mendive

Gil Álvarez, J( 2019) Diversidad y educación personalizada en las aulas. La esencia del quehacer de la Educación Inclusiva. Revista universidad y sociedad Vol. 11# 4 X Cienfuegos. Versión On Line ISSN 2218- 2620

García Santana, S (2023) Principales dificultades de aprendizaje en estudiantes con trastornos por déficit de atención e hiperactividad.

González González, Y. (2023). La formación de la competencia comunicativa profesional en estudiantes de carreras pedagógicas. Santiago de Cuba Universidad de Oriente. Tesis en opción al grado científico en Doctor en Ciencias de la Educación.

Lulonyan ,N (1977) La intervención psicopedagógica para niños con dificultades en el aprendizaje, relacionadas con vías para superar insuficiencias en la memoria a través de procedimientos lógicos

Leyva Fuentes, M(2023) Precisiones para la atención educativa a escolares primarios con necesidades educativas especiales asociados o no a las discapacidades.

Mallea y García, (2019) La superación Profesional en Cuba .Retos y desafíos .Revista Cubana Educación superior. Vol 38 No .2 pp 1 a 12

Martínez Viel ,Y (2020) . La orientación para la construcción de estrategias de aprendizaje en la formación inicial del profesional de la educación. Santiago de Cuba Universidad de Oriente. Tesis en opción al grado científico en Doctor en Ciencias de la Educación.

Publicado

2025-10-19

Como Citar

Carrión Menéndez, A. M., Frómeta Díaz, O., & Jaime Ojea, R. A. (2025). Aperfeiçoamento do professor do ensino fundamental para atendimento personalizado aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Mestre E Sociedade, 22(3), 2774–2780. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7192

Edição

Seção

Artículos