Aplicação da plataforma “Math Playground” para aprimorar o pensamento crítico em aulas de matemática para alunos do ensino fundamental
Palavras-chave:
pensamento crítico, educação fundamental, tecnologia educacional, ensino de matemática, desenvolvimento cognitivoResumo
Introdução: O problema identificado é o desenvolvimento limitado do pensamento crítico em alunos do ensino fundamental. O objetivo principal é desenvolver um guia didático para a implementação da plataforma "Math Playground", que promova esse tipo de pensamento em alunos do quarto ano. Materiais e métodos: A metodologia utiliza uma abordagem mista, com questionários aplicados a 14 professores e um teste diagnóstico para 20 alunos, complementado por observação científica descritiva externa, aberta e direta. A amostra foi selecionada por conveniência, e o instrumento FRISCO foi utilizado para avaliar o pensamento crítico. Resultados: Os resultados mostraram baixos níveis de raciocínio e inferência, com pontuações de 13,5 e 8,5, refletindo respostas mecânicas sem reflexão. Discussão: Os professores identificaram como principais dificuldades a interpretação de problemas, a falta de estratégias para abordar problemas complexos e a desconexão entre teoria e prática. Em resposta, o guia propõe sete etapas: definir, diagnosticar, criar, treinar, implementar, observar e avaliar. Conclusões: Cada fase inclui estratégias específicas para aprimorar o pensamento crítico por meio do uso do "Math Playground", levando a uma compreensão mais profunda e reflexiva do conteúdo matemático.
Referências
Agustiani, N., Suryani, H., & Setiani, A. (2024). Critical thinking ability of junior high school students in game-based learning using gemas game. Jurnal Program Studi Pendidikan Matematika, 13(2), 485-496. doi:https://doi.org/10.24127/ajpm.v13i2.8623
Alquichire, S., & Arrieta, J. (2017). Relación entre habilidades de pensamiento crítico y rendimiento académico. Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación, 9(1), 28-52. doi:DOI: https://dx.doi.org/10.18175/VyS9.1.2018.03
Arancibia, S., Maréchal, M., Neira, T., & Abarca, K. (2022). Creación de un instrumento de medición del pensamiento crítico a través de la matemática: Una aplicación a estudiantes de ingeniería de primer año universitario. Revista de estudios y experiencias en educación, 21(46), 239-260. doi:http://dx.doi.org/10.21703/0718-5162.v21.n46.2022.013
Atchanaphong, S., & Ratchanikorno, C. (2024). A study on the development of eleventh grade students’ critical thinking skills and self-efficacy using active learning pedagogy with gamification. International Journal of Education and Practice, 12(2), 447-466. doi:https://doi.org/10.18488/61.v12i2.3718
Bernal, A., Haro, E., Reyes, C., Arequipa, A., Zamora, I., Sandoval, M., & Campoverde, V. (2024). La Gamificación como Estrategia Pedagógica en la Educación Matemática. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 8(3), 6435-6465. doi:https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i3.11834
Bojorque, G., & Gonzales, N. (2020). Patrones matemáticos en los niveles de Inicial y Preparatoria: Análisis del currículo. INNOVA Research Journal, 6(1), 47-60. Obtenido de http://revistas.uide.edu.ec/index.php/innova/index
Cangalaya, L. (2020). Habilidades del pensamiento crítico en estudiantes universitarios a través de la investigación. Desde el Sur, 12(1), 141-153. doi:10.21142/DES-1201-2020-0009
Castillo, A., & Chillogallo, J. (2024). Gamificación en el Desarrollo de Competencias Matemáticas en Quinto Grado. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 8(4), 9113-9131. doi:https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i4.13058
Castro, M., & Rivadeneira, F. (2022). Posibles Causas del Bajo Rendimiento en las Matemáticas: Una Revisión a la Literatura. Polo del Conocimiento, 7(2), 1089-1098. http://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es
Concha, L. (2024). El pensamiento crítico y el aprendizaje de las matematicas en estudiantes de educación básica superior. Universidad Tecnológica Indoamérica. https://repositorio.uti.edu.ec/bitstream/123456789/6605/1/CONCHA%20HIDALGO%20LAURA%20ROCIO.pdf
Díaz, H. (2024). Concepciones de las matemáticas en la educación española desde múltiples perspectivas. Oviedo: Universidad de Oviedo. https://digibuo.uniovi.es/dspace/bitstream/handle/10651/74083/TFM_HectorDiazDasNeves.pdf?sequence=4&isAllowed=y
El Universo. (26 de febrero de 2019). Ecuador reprobó en Matemáticas en evaluación internacional. El Universo. Obtenido de https://www.eluniverso.com/guayaquil/2019/02/26/nota/7207946/matematicas-no-se-paso-prueba/
González, J., Castillo, D., Creamer, M., & Ramos, M. (2023). Misalignments and Incoherencies within Ecuador's Education System: How Well Are Key Actors and Public Efforts Aligned towards Better Learning Outcomes? Research on Improving Systems of Education (RISE), 23(137), 1-27. doi:https://doi.org/10.35489/BSG-RISE-WP_2023/137
Hamidah, S., Nur, A., & Ana, S. (2023). Gamification of Mathematics Teaching Materials: Its Validity, Practicality, and Effectiveness. nternational Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 18(20), 4-22. doi:https://doi.org/10.3991/ijet.v18i20.36189
Hilario, G. (2021). Aprendizaje basado en proyectos mediados por Tic para desarrollar competencias matemáticas en estudiantes de secundaria. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 5(4), 5617-5646. doi:https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v5i4.711
Holguin, J., Apaza, J., Cruz, J., Ruiz, J., & Huaita, D. (2022). Gamificación mixta con videojuegos y plataformas educativas: un estudio sobre la demanda cognitiva matemática. Digital Education Review(42), 136-153. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9020122
Ilbay, E., & Espinosa, P. (2024). La importancia del pensamiento crítico y la resolución de problemas en la educación contemporánea. Revista Científica Kosmos, 3(1), 4-18. doi:https://doi.org/10.62943/rck.v3n1.2024.50
Ledesma, C., & Sevairos, J. (2023). Uso de herramientas digitales para el desarrollo del pensamiento crítico en estudiantes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación HORIZONTES, 7(27). doi:https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i27.533
Math Playground. (2024). Math Playground Give your brain a workout. https://www.mathplayground.com/about.html
Mena, A. (2020). Una taxonomía de medios educativos para el desarrollo del pensamiento crítico: Dominios de acción y tipologías textuales. Estudios Pedagógicos, XLVI(1), 203-222. doi:DOI: 10.4067/S0718-07052020000100203
Muhammad, R., & Nurul, I. (2024). Benefits of Digital Tools in Learning Evaluation. Jurnal Pelita Nusantara:KajianIlmu SosialMultidisiplin, 2(1), 91-96. doi:https://doi.org/10.59996/jurnalpelitanusantara.v2i1.348
Natthanon, M., Mingkhuan, P., & Ratchanikorn, C. (2022). Developing Students’ Mathematical Critical Thinking Skills UsingOpen-Ended Questions and Activities Based on StudentLearning Preferences. Education Research International, 2022(1), 1-11. doi:https://doi.org/10.1155/2022/3300363
Nur, A., Hamidah, S. L., & Ana, S. (2024). Critical thinking ability of junior high school students in game - based learning using GEMAS GAME. AKSIOMA: Jurnal Program Studi Pendidikan Matematika, 13(2), 485-496. doi:https://doi.org/10.24127/ajpm.v13i2.8623
Nurjanah, R. (2022). Development of Math Set Game to Improve Critical Thinking Skills Student of Class. AlphaMath Journal of Mathematics Education, 8(1), 29-38. https://jurnalnasional.ump.ac.id/index.php/alphamath/article/view/13042/4811
Olatunbosun, J., Obianuju, O., & Kazeem, S. (2024). Digital transformation in education: Strategies for effective implementation. World Journal of Advanced Research and Reviews, 23(2), 2785–2799. doi:https://doi.org/10.30574/wjarr.2024.23.2.2668
Pérez, Ó., & Pico, C. (2020). Formación de pensamiento crítico reflexiones y métodos de enseñanza en economía. Politécnico Grancolombiano. https://alejandria.poligran.edu.co/bitstream/handle/10823/2704/FormacionPensamiento.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Putri, W., Nanang, P., & Jarnawi, A. (2024). Enhancing Mathematical Critical Thinking Skills using Lectora Inspire Interactive Learning Media in the Discovery Learning. International Journal of Religion, 5(11), 4113–4122. doi:https://doi.org/10.61707/qwytqk16
Ramos, A., & Pastor, R. (2024). Uso de entornos virtuales en la enseñanza de las matemáticas en el nivel primaria. Lima: Innova Teaching School. https://repositorio.its.edu.pe/bitstream/handle/20.500.14360/46/USO%20DE%20ENTORNOS%20VIRTUALES%20EN%20LA%20ENSE%c3%91ANZA%20DE%20LAS%20MATEMATICAS....pdf?sequence=3&isAllowed=y
Rengifo, S. (2021). Pensamiento Crítico: Una mirada hacia los niños de América Latina y el Caribe. Sinergias educativas(E1), 1-13. doi:https://doi.org/10.37954/se.vi.228
Rosales, E., Ruiz, L., & Santivañez, M. (2023). Trabajo colaborativo para el desarrollo del pensamiento crítico en estudiantes de Educación Básica Alternativa. Huánuco: Universidad Nacional Hermilio Valdizán. https://repositorio.unheval.edu.pe/bitstream/handle/20.500.13080/9953/T023_31670506_S.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Semanate, D., & Robayo, D. (2021). Estrategia didáctica basada en TIC para mejorar el desempeño académico en el área de Matemática. EPISTEME KOINONIA Revista Electrónica de Ciencias de la Educación, Humanidades, Artes y Bellas Artes, IV(8), 379-403. doi:http://dx.doi.org/10.35381/e.k.v4i8.1384
Suárez, E., & González, L. (2021). Puntos de encuentro entre pensamiento crítico y metacognición para repensar la enseñanza de ética. Sophia, Colección de Filosofía de la Educación(30), 181-202. doi:https://doi.org/10.17163/soph.n30.2021.06
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Teresa Obando, Yelitza Arteaga, Graciela Abad Peña

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente