Tratamento para o problema racial da aprendizagem pedagógica do programa "Educação Moral e Cidadão"
Palavras-chave:
questões raciais, processo de ensino-aprendizagem, raça, racismoResumo
Introdução: A existência de inadequações do programa de Educação Moral e Cívica do 8º ano em relação à questão racial condicionou o presente estudo, cujo problema científico é: Como abordar a questão racial a partir do processo de ensino-aprendizagem do programa de Educação Moral e Cívica no 8º ano? Para o qual o objetivo é elaborar um Sistema de atividades para fortalecer o tratamento da questão racial a partir do processo de ensino-aprendizagem do programa de Educação Moral e Cívica no 8º ano, sua aplicação revelou as possibilidades do programa revelar mudanças significativas nos alunos. Materiais e métodos: A pesquisa foi desenvolvida na Escola Secundária Espino Fernández, na cidade de Santiago de Cuba, como parte dos resultados do Grupo Científico de Estudantes: Identidade Racial e Práticas Culturais no Contexto Escolar, associado ao Projeto de Pesquisa: Abordagens da Identidade Racial e Práticas Culturais na Sociedade Cubana Atual. Responde também ao Programa Nacional contra o Racismo e a Discriminação Racial, do Conselho de Ministros, 2019. Resultados: O diagnóstico realizado evidenciou deficiências em alunos do 8º ano, que serviram de guia para propor atividades como solução para o problema em questão. Essas atividades foram aplicadas na amostra selecionada, em alunos da Escola Secundária Básica Espino Fernández, em Santiago de Cuba, que demonstraram interesse e motivação pela problemática racial, o que revela relevância e possibilidade de generalização. Discussão: O processo de ensino-aprendizagem do programa de Educação Moral e Cidadã para o 8º ano do Ensino Médio III demanda a busca de alternativas para o tratamento da problemática racial, partindo de sua inclusão, porém de forma implícita, e não explícita como se considerava anteriormente, porém, existem possibilidades para seu tratamento, daí as propostas apresentadas. Conclusões: A oficina de socialização realizada com professores experientes revelou que, mesmo quando as questões raciais são eliminadas como tema, o sistema de conteúdos serve de base para abordá-las. O desenho geral foi relevante e permite fácil implementação.
Referências
Aguilera, J. (2022). Mitos o errores más comunes en relación al fenómeno racial: Una perspectiva teórico-crítica desde el contexto cubano actual. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo: Generando Productividad Institucional, 10(2), 7-19.
Álvarez De Zayas, R. M. (1998). Fundamentos Didácticos y curriculares. Pedagogía y Didáctica. La Habana. Editorial Academia. 1 -17.
Arandia, G. (2017). Estudio teórico crítico del racismo. Un modelo de análisis epistemológico y político para el contexto cubano. (Tesis doctoral. Instituto de Filosofía].
Arias David, Y.; Sánchez Rojas, M. & Rivero, B. (2022). Tratamiento a la racialidad como contenido en el proceso de enseñanza aprendizaje de la Historia de Cuba. Revista Didasc@lia: didáctica y educación, 13(4). http://revistas.ult.edu.cu/index.php/didascalia
Castellanos, D. (2005). Estrategia para promover el aprendizaje desarrollador en el contexto escolar. Pedagogía. Educación Cubana. http://mediateca.rimed.cu/media/document/5171.pdf
Chacón, N. (2018). Concepción de la disciplina Educación para la vida ciudadana. Asignaturas de Educación moral y ciudadana, Formación Ciudadana, Cultura Política. Editorial Pueblo y Educación.
Cuba. (2019). Constitución de la República de Cuba.https://www.parlamentocubano.gob.cu
Cuba. (2019). Programa Nacional contra el Racismo y la Discriminación Racial.
Fuentes, H. (2009). Pedagogía y didáctica de la Educación Superior. CEES. “Manuel F Gran”. Santiago de Cuba.
González, A. et al. (2005). El proceso de enseñanza aprendizaje: un reto para el cambio educativo. Didáctica teoría y práctica. Editorial Pueblo y Educación.
Guanche, J. (1996). Etnicidad y racialidad en la Cuba actual. Temas, (7).
Manzano, M. (2015). Enfoque filosófico de la construcción de la identidad racial en Cuba. [Tesis de doctorado, Universidad de Oriente]. https://www.repositorio.uo.edu.cu
Manzano, M. (2008). Ortíz y Urrutia dos miradas en torno a la problemática racial en Cuba. Santiago (117).
Martínez, F. (2009). La cuestión racial en Cuba y este número de Caminos. En Esther Pérez y Marcel Lueiro (Compiladores). Antología de caminos. Raza y racismo, Editorial Caminos. 2009, pp. 13-21.
Masó Hechavarría, L. (2024). El tratamiento teórico-metodológico a la temática racial en la Universidad de Oriente. [Tesis de Máster. Universidad de Oriente].
Montero Quesada, J. (2019). Racialidad, racismo y emancipación de los afrodescendientes en el oriente cubano. Una mirada desde la región Las Tunas. Cuadernos Intercambio sobre Centroamérica y el Caribe, 16(1). https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=476957940011
Morales, E. (2015). La problemática racial en Cuba. Algunos de sus desafíos. Editorial José Martí.
Morales, E. (2017). Un modelo para el análisis de la problemática racial cubana contemporánea", Revista Catauro, (6).
Quiala Fonseca, W. (2023). Tratamiento didáctico a la discriminación racial como contenido transversal del proceso de enseñanza aprendizaje de la historia de Cuba. [Tesis de Maestría. Universidad de Oriente].
Rensoli, J. (2021). Conceptualización de la etnicidad cubana. Editorial Ciencias Sociales.
Silvestre, M. (2000). Aprendizaje y enseñanza desarrolladora. Ediciones CEIDE.
Suárez Fernández, L. (2023). Superación profesional del docente de la disciplina Educación para la Vida Ciudadana sobre el tratamiento didáctico a la problemática racial en la Enseñanza Media Básica. [Tesis de Maestría. Universidad de Oriente].
Vega, L. (2019). Políticas para la equidad racial. Un reto en el contexto cubano actual. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 1(2), e 12. http://scielo.sld.cu
Zilberstein, J. (2000). Aprendizaje, enseñanza y desarrollo. En ¿Cómo hacer más eficiente el aprendizaje? Ediciones CEIDE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diana Formido Marcillí, Julia Esther Céspedes Acuña

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente