Recursos musicais com material ambiental para o desenvolvimento da linguagem oral no Inicial I

Autores

  • Mirian Mercedes Patiño Campoverde Instituto Superior Tecnológico Tsa’chila, Ecuador
  • Mery Judith Cardenas Haro Unidad Educativa Dr. Manuel Benjamín Carrión, Ecuador
  • Jenny Alexandra Paredes Torres Unidad Educativa Kasama, Ecuador
  • Adriana Vanessa Cuero Angulo Ministerio de Educación Unidad Educativa Veinticuatro de Mayo, Ecuador

Palavras-chave:

Linguagem oral, ambiente, infância, instrumentos musicais

Resumo

Introdução: A presente pesquisa dá ênfase ao desenvolvimento da linguagem oral, sendo uma habilidade que é adquirida e deve ser continuamente aperfeiçoada em bebês, cujo objetivo geral foi propor recursos musicais com materiais do ambiente para o desenvolvimento da linguagem oral no Inicial I, do Centro Infantil “Meus Anjinhos”, de Santo Domingo de los Tsachilas. Materiais e métodos: A metodologia utilizada foi descritiva e documental com abordagem qualitativa, o que permitiu obter informações relevantes sobre os fatos da fonte do estudo, aplicando como instrumentos a entrevista com o coordenador e educador, ficha de observação para meninas e meninos do Inicial 1 e a validação da proposta através de consulta a especialistas. Resultados: Como resultado, ficou evidente que no Centro Infantil existem recursos confeccionados com material do meio ambiente e os integrantes desta instituição conhecem até certo ponto a utilização desses recursos, porém, não estão em ótimas condições apesar sendo uma estratégia eficaz para o desenvolvimento da linguagem oral. Discussão: Constatou-se que os recursos musicais confeccionados com materiais do meio ambiente representam uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da linguagem em bebês, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Conclusões: Assim, o Centro Infantil obterá diversos instrumentos que servirão como ferramentas de apoio para que os educadores possam realizar diversas atividades em sala de aula, contribuindo assim para a aquisição de competências e habilidades na linguagem oral, ao mesmo tempo que promove uma cultura de cuidado e proteção da o meio ambiente.

Referências

Antezana H, Y. M, & Pérez (2018) Nivel de desarrollo del lenguaje oral en niños de 4 años de educación inicial de una institución educativa de Chiclayo.

Castro Chacon, I. C. (2021). El Juego como estrategia didáctica y su relación con el aprendizaje del área de comunicación en los niños de cinco años de la Institución educativa inicial Los 3 Errantes del distrito de Chuquibamba. Condesuyos-Arequipa, año 2020.

Chuquipul Flores, R. (2018). Las canciones infantiles como estrategia en el aprendizaje de los niños.

Cruz Quilca, A. M. (2020). Creciendo con la música, recursos musicales para trabajar los ámbitos de desarrollo y aprendizaje en el Nivel Inicial (Bachelor's thesis, PUCE-Quito).

Fajardo Saetama, A. N. (2021). El conocimiento de los docentes sobre la aplicación de estrategias musicales en Educación Inicial.

Fernanda, M. &. (2021). Estrategias de Intervención para el Desarrollo del Lenguaje en niños de 2 a 6 años con disfunciones orofaciales (Master's thesis, Universdidad Técnica de Ambato/Facultad de Ciencias de la Salud/Centro de posgrados).

Flores Suárez, A. S. (2022). La educación musical en el desarrollo del lenguaje oral en los niños de 4 años. Flores Suárez, A. S. (2022). La educación musical en el desarrollo del le Bachelor's thesis, La Libertad: Universidad Estatal Península de Santa Elena.

Jorquera Jaramillo, M. C. (2002). ¿ Existe una didáctica del instrumento musical?. . Revista de la Lista Electrónica Europea de Música en la Educación, 9, 1-9.

López Pérez, A. (2019). Evaluación de la expresión creativa en Educación Primaria a través de diferentes géneros musicales.

Machado Cordova, W. D. (2018). Los recursos de la expresión musical mejoran las habilidades sociales en los niños de 5 años de la IEP Divino Niño Jesús de Cayrán-Lima.

Mediavilla Venegas, S. D. (2022). La influencia familiar y su incidencia en el desarrollo del lenguaje oral de los niños y niñas de 4 a 5 años de edad, de la Unidad Educativa Diez de Agosto, en el año lectivo 2020-2021 (Master's thesis).

Mendoza Montalvo, J. J. (2021). Manejo de la expresión musical para el desarrollo emocional de los niños de educación inicial.

MINEDUC. (2014). Ministerio de educación y cultura. Currículo Educación inicial.

Monserrate Cedeño, G. S. (2022). Tesis. Recuperado a partir de http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/61238.

Moral, D. G. (2020). Educación musical y medio ambiente: un proyecto educativo para la primera infancia. 16.

Shiguango Salazar, G. X. (2019). Influencia de las bases fundamentales de la expresión oral en el aprendizaje de los niños de 1 a 3 años del centro de desarrollo infantil “wiñay kawsayta kaparik” del cantón archidona. Provincia del napo.

Silva Ladino, L. X. (2019). La Rítmica Dalcroize, una Estrategia Didáctica Enfocada a Fortalecer los Procesos Atencionales, en la Población Infantil de la Institución Educativa Antonio Nariño.

Soria Tipanluisa, S. E. (2022). La música como recurso para el desarrollo del lenguaje oral en los niños de 4 a 5 años (Bachelor's thesis, Ecuador: Pujilí: Universidad Técnica de Cotopaxi (UTC)).

Trejo Merino, J. C. (2019). La expresión musical como recurso didáctico para el desarrollo del lenguaje oral en niños y niñas de primer año de Educación General Básica de la Institución Educativa “Ing. Patricio Espinosa Bermeo”. (Bachelor's thesis, Quito: UCE).

Valle, A. M. (2022). La investigación descriptiva con enfoque cualitativo en educación.

Valverde Mancco, L. L. (2019). Materiales educativos para la educación temprana en niños y niñas del I ciclo del nivel de educación inicial.

Velecela-Espinoza, M. A. (2020). La educación musical en la formación integral de los niños. Revista de investigación y pedagogía del arte, (7).

Publicado

2025-01-01

Como Citar

Patiño Campoverde, M. M., Cardenas Haro, M. J., Paredes Torres, J. A., & Cuero Angulo, A. V. (2025). Recursos musicais com material ambiental para o desenvolvimento da linguagem oral no Inicial I. Mestre E Sociedade, 21(4), 2451–2463. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6686

Edição

Seção

Artículos