Recursos musicais com material ambiental para o desenvolvimento da linguagem oral no Inicial I
Palavras-chave:
Linguagem oral, ambiente, infância, instrumentos musicaisResumo
Introdução: A presente pesquisa dá ênfase ao desenvolvimento da linguagem oral, sendo uma habilidade que é adquirida e deve ser continuamente aperfeiçoada em bebês, cujo objetivo geral foi propor recursos musicais com materiais do ambiente para o desenvolvimento da linguagem oral no Inicial I, do Centro Infantil “Meus Anjinhos”, de Santo Domingo de los Tsachilas. Materiais e métodos: A metodologia utilizada foi descritiva e documental com abordagem qualitativa, o que permitiu obter informações relevantes sobre os fatos da fonte do estudo, aplicando como instrumentos a entrevista com o coordenador e educador, ficha de observação para meninas e meninos do Inicial 1 e a validação da proposta através de consulta a especialistas. Resultados: Como resultado, ficou evidente que no Centro Infantil existem recursos confeccionados com material do meio ambiente e os integrantes desta instituição conhecem até certo ponto a utilização desses recursos, porém, não estão em ótimas condições apesar sendo uma estratégia eficaz para o desenvolvimento da linguagem oral. Discussão: Constatou-se que os recursos musicais confeccionados com materiais do meio ambiente representam uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da linguagem em bebês, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. Conclusões: Assim, o Centro Infantil obterá diversos instrumentos que servirão como ferramentas de apoio para que os educadores possam realizar diversas atividades em sala de aula, contribuindo assim para a aquisição de competências e habilidades na linguagem oral, ao mesmo tempo que promove uma cultura de cuidado e proteção da o meio ambiente.
Referências
Antezana H, Y. M, & Pérez (2018) Nivel de desarrollo del lenguaje oral en niños de 4 años de educación inicial de una institución educativa de Chiclayo.
Castro Chacon, I. C. (2021). El Juego como estrategia didáctica y su relación con el aprendizaje del área de comunicación en los niños de cinco años de la Institución educativa inicial Los 3 Errantes del distrito de Chuquibamba. Condesuyos-Arequipa, año 2020.
Chuquipul Flores, R. (2018). Las canciones infantiles como estrategia en el aprendizaje de los niños.
Cruz Quilca, A. M. (2020). Creciendo con la música, recursos musicales para trabajar los ámbitos de desarrollo y aprendizaje en el Nivel Inicial (Bachelor's thesis, PUCE-Quito).
Fajardo Saetama, A. N. (2021). El conocimiento de los docentes sobre la aplicación de estrategias musicales en Educación Inicial.
Fernanda, M. &. (2021). Estrategias de Intervención para el Desarrollo del Lenguaje en niños de 2 a 6 años con disfunciones orofaciales (Master's thesis, Universdidad Técnica de Ambato/Facultad de Ciencias de la Salud/Centro de posgrados).
Flores Suárez, A. S. (2022). La educación musical en el desarrollo del lenguaje oral en los niños de 4 años. Flores Suárez, A. S. (2022). La educación musical en el desarrollo del le Bachelor's thesis, La Libertad: Universidad Estatal Península de Santa Elena.
Jorquera Jaramillo, M. C. (2002). ¿ Existe una didáctica del instrumento musical?. . Revista de la Lista Electrónica Europea de Música en la Educación, 9, 1-9.
López Pérez, A. (2019). Evaluación de la expresión creativa en Educación Primaria a través de diferentes géneros musicales.
Machado Cordova, W. D. (2018). Los recursos de la expresión musical mejoran las habilidades sociales en los niños de 5 años de la IEP Divino Niño Jesús de Cayrán-Lima.
Mediavilla Venegas, S. D. (2022). La influencia familiar y su incidencia en el desarrollo del lenguaje oral de los niños y niñas de 4 a 5 años de edad, de la Unidad Educativa Diez de Agosto, en el año lectivo 2020-2021 (Master's thesis).
Mendoza Montalvo, J. J. (2021). Manejo de la expresión musical para el desarrollo emocional de los niños de educación inicial.
MINEDUC. (2014). Ministerio de educación y cultura. Currículo Educación inicial.
Monserrate Cedeño, G. S. (2022). Tesis. Recuperado a partir de http://repositorio.ug.edu.ec/handle/redug/61238.
Moral, D. G. (2020). Educación musical y medio ambiente: un proyecto educativo para la primera infancia. 16.
Shiguango Salazar, G. X. (2019). Influencia de las bases fundamentales de la expresión oral en el aprendizaje de los niños de 1 a 3 años del centro de desarrollo infantil “wiñay kawsayta kaparik” del cantón archidona. Provincia del napo.
Silva Ladino, L. X. (2019). La Rítmica Dalcroize, una Estrategia Didáctica Enfocada a Fortalecer los Procesos Atencionales, en la Población Infantil de la Institución Educativa Antonio Nariño.
Soria Tipanluisa, S. E. (2022). La música como recurso para el desarrollo del lenguaje oral en los niños de 4 a 5 años (Bachelor's thesis, Ecuador: Pujilí: Universidad Técnica de Cotopaxi (UTC)).
Trejo Merino, J. C. (2019). La expresión musical como recurso didáctico para el desarrollo del lenguaje oral en niños y niñas de primer año de Educación General Básica de la Institución Educativa “Ing. Patricio Espinosa Bermeo”. (Bachelor's thesis, Quito: UCE).
Valle, A. M. (2022). La investigación descriptiva con enfoque cualitativo en educación.
Valverde Mancco, L. L. (2019). Materiales educativos para la educación temprana en niños y niñas del I ciclo del nivel de educación inicial.
Velecela-Espinoza, M. A. (2020). La educación musical en la formación integral de los niños. Revista de investigación y pedagogía del arte, (7).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mirian Mercedes Patiño Campoverde, Mery Judith Cardenas Haro, Jenny Alexandra Paredes Torres, Adriana Vanessa Cuero Angulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.