A gamificação e seu impacto no ensino-aprendizagem da matemática, Unidade Educacional Nicolás Infante Díaz

Autores

  • Janeth del Carmen Flores Carrillo Unidad Educativa Nicolás Infante Díaz, Universidad Técnica Estatal de Quevedo, Ecuador
  • Sulay María Sampedro Mackliff Unidad Educativa Las Naves Universidad Técnica Estatal de Quevedo, Ecuador
  • Jenniffer Vanessa Chavarría Barberán Unidad Educativa San Carlos, Universidad Técnica Estatal de Quevedo, Ecuador
  • María Leonor Campana Deca Unidad Educativa 11 de Octubre, Universidad Técnica Estatal de Quevedo, Ecuador

Palavras-chave:

Gamificação, ensino-aprendizagem, matemática, desempenho acadêmico, guia metodológico

Resumo

Introdução: Nesta pesquisa será analisado o efeito da gamificação como estratégia pedagógica no desempenho acadêmico tomando como objeto de estudo o corpo docente da Unidade Educacional Nicolás Infante Díaz localizada na Freguesia de San Camilo pertencente ao cantão de Quevedo Província dos Rios. Materiais e métodos: O diagnóstico, exploração e abordagem da proposta considerará como amostra os professores da área de matemática do nível básico superior, aos quais será aplicado o inquérito como técnica e o questionário como instrumento. De acordo com a natureza da pesquisa, possui abordagem quantitativa, qualitativa, descritiva, proposital, explicativa e documental, contribuindo para a compreensão das variáveis do estudo através de fundamentos teóricos, conceituais e legais, o objeto de estudo é a gamificação como estratégia para o ensino-aprendizagem da matemática para alunos do ensino fundamental superior da Unidade Educacional Nicolás Infante Díaz, no Cantão de Quevedo, período 2021-2022. Resultados: Os programas de formação de professores são concebidos tendo em conta as fragilidades identificadas. No diagnóstico da pesquisa foi dada prioridade à identificação das estratégias de ensino gamificadas necessárias para melhorar a forma de aprendizagem dos alunos da unidade educativa Nicolás Infante Díaz. Discussão: Os fundamentos teóricos da gamificação e o seu impacto na aprendizagem da matemática são alcançados através do estabelecimento e implementação de objetivos e protocolos de exploração no contexto da gamificação que permitem a extração de informação qualitativa, a classificação dos dados e a sua escrita adequada. Conclusões: A avaliação da eficácia da gamificação e do seu impacto no ensino da matemática foi realizada através de uma rubrica que mede o nível de cumprimento dos indicadores propostos após cada oficina, avaliando o desempenho dos professores na formação.

Referências

Alejaldre, L., & García, A. M. (2018). Gamificar La Enseñanza De Español. Mabidol University Internacional College Y Sicbuan International Studies University, College of International Educatión, 73–83. https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/aepe/pdf/congreso_50/congreso_50_09.pdf

Asamblea Nacional del Ecuador, & CRE-CNA, C. de la R. del E. y C. de la niñez y adolecencia. (2008). Constitución de la Républica del Ecuador. Codigo de La Niñez y Adolescencia, 449, 1–45. https://bde.fin.ec/wp-content/uploads/2021/02/Constitucionultimodif25enero2021.pdf

Casas Bernas, N., Ballesteros Álvarez, D., &Etxeandia Romero, E. (2018). MathMystery Box: Gamificando el aprendizaje de las matematicas. Pensamiento Matemático, 8(2), 7.

CRE-CNA, C. de la R. del E. y C. de la niñez y adolecencia. (2014). Código de la Niñez y Adolescencia [Childhood and AdolescenceCode]. Código de La Niñez y Adolescencia, 2002, 1–45.

Delgado Campos, Belda; Quiroga Rojas, H. (2020). La gamificación como herramienta herramienta didáctica en el proceso de enseñanza-aprendizaje de las matemáticas del grado sexto. LiquidCrystals, 21(1), 1–17.

Elles, L., & Gutiérrez, D. (2021). Fortalecimiento de las matemáticas usando la gamificación como estrategias de enseñanza – aprendizaje a través de Tecnologías de la Información y la Comunicación en educación básica secundaria Strengtheningmathematicsusinggamification as teachingstrat. Revista Interacción, 2(1), 7–16. http://revista.aipo.es/index.php/INTERACCION/article/view/30/42

Flores, M. (2014). Estrategias Didacticas Para Un Aprendizaje Constructivista en la enseñanza de las matemáticas en los niños y niñas de nivel. Perspectivas Docentes, 52, 43–58. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6349169

Fuentes Fuentes, D. V. (2021). Gamificación como herramienta potenciadora del proceso de enseñanza-aprendizaje virtual de los estudiantes del bachillerato técnico en el área de matemáticas de la Unidad Educativa “27 de Noviembre”, Provincia del Guayas, Cantón Salitre, año lectivo 2020-. Universidad Estatal de Milagro, 2021(10), 121.

García-Guerrero, K. G. (2021). Gamificación y enseñanza-aprendizaje del razonamiento lógico matemático en estudiantes de Educación General Básica. VI, 219–239.

Godoy, M. E. (2019). La Gamificación desde una Reflexión Teórica como recurso estratégico en la Educación .Revista ESPACIOS, 40(15), 1–9. http://www.revistaespacios.com/a19v40n15/a19v40n15p25.pdf

Granja, D. O. (2018). EL CONSTRUCTIVISMO COMO TEORÍA Y METODO DE ENSEÑANZA. Sophia, 19(2), 93–110. https://doi.org/10.17163/soph.n19.2015.04

Hidalgo, E. P. (2019). Estrategias lúdicas para el desarrollo del razonamiento lógico matemático en el aprendizaje del nivel elemental en la E.G.B Sulima García Valarezo. 122. http://repositorio.uti.edu.ec/bitstream/123456789/1298/1/HIDALGO_ERIKA_ Tesis cd.pdf

Ley Orgánica de Educación Intercultural. (2017). La República Ley Orgánica De Educación Intercultural. Función Ejecutiva Presidencia De La República Ley Orgánica De Educación Intercultural, 34, 1–102. https://oig.cepal.org/sites/default/files/2011_leyeducacionintercultural_ecu.pdf

López, M. Y. L. (2019). La importancia de la gamificación. Insigne Visual - Revista Del Colegio de Diseño Gráfico - BUAP, 4(24), 49–58. http://www.apps.buap.mx/ojs3/index.php/insigne/article/view/1442

Luis, F., & Moncayo, G. (2017). Gamificación en las aulas universitarias.

Martínez-Navarro, G. (2017). Tecnologías y nuevas tendencias en educación: Aprender jugando. El caso de Kahoot [Technologies and new trends in education: Learning by playing. Kahoot’s case]. Opción, 33(83), 252–277.

MDE. (2019). Ecuador - Perfil de País. Siteal, 1, 1–13.

Molina García, P. F., & García Farfán, I. de los Á. (2019). El proceso de enseñanza-aprendizaje en la Educación Superior. EducaçãoContemporânea – Volume 12 – Formação e Prática Docente, 5, 394–413. https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/1051/1538

Montes, I. (2018). La gamificación en el aula: aprender jugando, aprender con alegría. Hallazgos-Revista de Investigaciones, 269(Junio), 87–99.

Montoya, J., &Sagñay, Miguel. (2019). Metodología De Gamificación Para Estudiantes De Educación Básica Superior De La Unidad Educativa Intercultural Ambrosio Lasso, Cantón Guamote. http://dspace.unach.edu.ec/bitstream/51000/8313/1/5.-TESIS MIGUEL SAGÑAY REA-DP-EDU-TEI.pdf

Naranjo, I., & Karina, E. (2018). La gamificación y su aplicación pedagógica en el área de matemáticas para el cuarto año de EGB, de la Unidad Educativa CEBCI, sección matutina, año lectivo 2017-2018. Universidad Politécnica Salesiana, 48. https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/16335/1/UPS-CT007954.pdf

Parra, E., & Torres, M. (2018). La gamificación como recurso didáctico en la enseñanza del diseño. Eari. Educación Artística. Revista De Investigación, 9, 160. https://doi.org/10.7203/eari.9.11473

Payer, M. (2018). Teoría del constructivismo social de Lev Vygotsky. Revista de Venezuela, 1–4. https://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:SB_OVgrF8OEJ:scholar.google.com/+constructivismo+social&hl=en&as_sdt=0,5

Pujos Quishpe, L. J. (2021). Estrategias didácticas y el aprendizaje de las operaciones fundamentales.

Ruiz, Y. (2020). Estios de aprendizaje en el aula. 1–7. https://feandalucia.ccoo.es/docu/p5sd7234.pdf

San Andrés-Soledispa, E. J., Pazmiño-Campuzano, M. F., & San Andrés Laz, E. M. (2021). La gamificación como estrategia de motivación en la enseñanza de la asignatura de Matemática. Polo Del Conocimiento, 6(2), 670–685.

Tünnermann, C. (2019). El constructivismo y el aprendizaje de los estudiantes. Universidades, 48, 21–32. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37319199005

Valderrama, B. (2015). Los secretos de la gamificación: 10 motivos para jugar. Capital Humano: Revista Para La Integración y Desarrollo de Los Recursos Humanos, 18, 72–78. https://www.altacapacidad.com/wp-content/uploads/2020/07/Los-secretos-de-la-gamificacion.pdf

Zurita Del Pozo, R. J., Pinos Medrano, V. F., Henríquez Antepara, E. J., & Medrano Núñez, N. F. (2018). La Importancia de la Afectividad en el Proceso de la Enseñanza y Aprendizaje. La Importancia de La Afectividad En El Proceso de La Enseñanza y Aprendizaje. https://doi.org/10.29018/978-994

Publicado

2024-08-28

Como Citar

Flores Carrillo, J. del C., Sampedro Mackliff , S. M., Chavarría Barberán, J. V., & Campana Deca, M. L. (2024). A gamificação e seu impacto no ensino-aprendizagem da matemática, Unidade Educacional Nicolás Infante Díaz. Mestre E Sociedade, 21(3), 1260–1269. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6491

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)