Educação ambiental numa perspectiva de comunicação ambiental no contexto universitário angolano

Autores

  • Inocencio José Lumbo Dombaxe Universidad Agostinho Neto, Angola
  • Adaris Parada Ulloa Universidad de Oriente, Cuba

Palavras-chave:

perspectiva, comunicativa, ambiental, contexto, universidade

Resumo

Os problemas ambientais constituem uma das maiores preocupações da humanidade. A relação que deve existir entre natureza e sociedade torna-se cada vez mais controversa e o seu desenvolvimento provoca degradação ambiental, a degradação ambiental, onde a desigualdade social, a pobreza extrema e o risco de colapso ecológico são alguns dos sinais de crise neste mundo globalizado. Em Angola o índice de poluição ambiental é muito elevado, o que nos leva a reflectir sobre isso, e a que as comunidades participem em projectos sociais para combater o desconhecimento relativamente aos problemas ambientais e a urgência de os enfrentar. Precisamente, a apresentação apresentada aborda, desde a Introdução, a justificação científica do problema que se coloca, daí o objectivo de mostrar os resultados alcançados na investigação cujo resultado visa promover comportamentos adequados nos estudantes universitários em relação ao ambiente e aos seus problemas na Escola Superior Pedagógica do Bengo, em Angola, a partir do desenvolvimento da educação ambiental numa perspectiva comunicativa ambiental. São apresentados os métodos e técnicas utilizados no diagnóstico e na elaboração da proposta, bem como a sua validação.

Referências

Almanza. (2022). La formación ambiental con enfoque axiológico del profesional de Geografía. Visión desde la perspectiva martiana. EduSol, 22(Especial).

Bongo et al. (2015). La historia de la Educación Ambiental una mirada en Angola.

Cervantes Oliva, J. (2006). Estrategia Educativa para la formación ambiental del Ingeniero Electricista. [Tesis de Doctor. Universidad de Oriente].

Clavel Hernández, I. (2016). La formación de la identidad ecológica en los estudiantes de la carrera Licenciatura en Educación. Biología-Geografía. [Tesis de Doctor. Universidad de Oriente].

Díaz-Granado, L. M. (2016). Modelo de formación de la cultura científico–ambiental con enfoque martiano en la educación preuniversitaria. [Tesis de Doctor. Universidad de Granma].

Ferrer Carbonell, E. A. (2006). Estrategia para la formación ambiental de los ingenieros del perfil Geólogo Minero Metalúrgico. [Tesis de Doctor. Universidad de Oriente].

Francisco, M. C. (2015). Relevancia de la educación ambiental para la formación de los jóvenes angolanos. [Tesis de Master. Escuela Superior de Educación Bragança].

Martínez. (2004). La Educación Ambiental para el desarrollo del trabajo comunitario en las influencias educativas”. Tesis en opción al Grado Científico de Doctor en Ciencias Pedagógicas. Universidad de Holguín. Cuba

Mc Pherson et al. (2004). La Educación Ambiental en la formación de docentes. Editorial Pueblo y Educación.

Pedro, C. H. (2018). La educación ambiental y el desarrollo sostenible. Revista orbita pedagógica, 6(1).

Rodríguez. (2015). Tendencias históricas del desarrollo de la educación ambiental en la formación inicial de futuros profesionales de la educación. Revista Didasc@lia: Didáctica y Educación, VI(2).

Roque, M. (2003). Estrategia educativa para la formación de la cultura ambiental de los profesionales cubanos del nivel superior orientada al desarrollo sostenible. [Tesis de Doctor. Universidad Pedagógica “Enrique José Varona”].

Velázquez, Y. R. (2016) La formación holística ambiental en estudiantes de carreras pedagógicas del área de Ciencias Naturales. [Tesis de Doctor. Universidad de Oriente].

Víctor, J. D. (2013), Dinámica de la formación de los modos de actuación socio-profesional para un desarrollo sostenible como parte de la política empresarial cubana. Revista jurídica del ministerio de público del estado de minas Gerais, 13.

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Lumbo Dombaxe, I. J., & Parada Ulloa, A. (2025). Educação ambiental numa perspectiva de comunicação ambiental no contexto universitário angolano. Mestre E Sociedade, 22(2), 1346–1350. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6945

Edição

Seção

Artículos