Adoção de intérpretes de língua de sinais virtuais nas universidades: percepção na Universidade Técnica de Manabí
Palavras-chave:
Inclusão; deficiência auditiva; intérprete virtual; língua de sinais equatoriana; ensino superiorResumo
Introdução: A inclusão de pessoas com deficiência auditiva no ambiente universitário representa um desafio significativo no âmbito educacional equatoriano. Objetivo: Este estudo analisa a percepção de estudantes e professores da Universidade Técnica de Manabí (UTM) sobre a adoção de um intérprete virtual de Língua de Sinais Equatoriana (LSE) como ferramenta de apoio para a educação inclusiva. Materiais e métodos: Por meio de uma metodologia mista, foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas e grupos focais, avaliando acessibilidade, facilidade de uso e eficácia na comunicação. Resultados e discussão: Os resultados mostram uma recepção positiva em relação ao intérprete virtual, destacando seu potencial para a participação ativa de estudantes com deficiência auditiva. No entanto, foram identificados desafios na formação de professores e na adequação tecnológica. Conclusões: O estudo conclui que a adoção do intérprete virtual na UTM é uma solução promissora, desde que complementada com estratégias de formação e sensibilização institucional.
Referências
Bernaschina, D. (2021). Interacción pedagógica en las TIC: mediación inclusiva en el aula virtual. Etic Net Revista Científica Electrónica De Educación Y Comunicación en La Sociedad Del Conocimiento, 21(1), 171-192. https://doi.org/10.30827/eticanet.v21i1.15978
Carhuamaca, I. (2018). La Relación de la Investigación Científica con la Motivación de Logro Académico en los Estudiantes de Postgrado de la Universidad Alas Peruanas. Revista Científica Ciencia y Desarrollo, 21(1), 91-97. https://revistas.uap.edu.pe/ojs/index.php/CYD/article/view/1726/1675
Clavijo, R. & Bautista, M. (2019). La educación inclusiva. análisis y reflexiones en la educación superior ecuatoriana. Alteridad, 15(1), pp. 113-124. https://doi.org/10.17163/alt.v15n1.2020.09
Cusme, L. & Espinosa, P. (2024). Las TIC en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los niños y adolescentes con necesidades educativas especiales asociadas a discapacidad en ecuador. Revista Científica Kosmos, 3(1), 71–88. https://doi.org/10.62943/rck.v3n1.2024.78
Cvetkovic, A, Maguiña, J., Soto, A, Lama, J. & López, L. (2021). Estudios transversales. Revista de la Facultad de Medicina Humana, 21(1), 179-185. https://doi.org/10.25176/rfmh.v21i1.3069
De Oliveira, A. & Mulling, T. (2023) Diseño y Evaluación de una Experiencia Conversacional con un Asistente Virtual para Usuarios Sordos, Interacción Revista digital de AIPO, 4(2), 42-50. https://revista.aipo.es/index.php/INTERACCION/article/view/97/95
Famularo, R. (2022). La evolución de la interpretación en lengua de señas: un camino a la accesibilidad y al derecho a la diversidad lingüística. ReCIT, 5(1), 1-10. https://revistas.unc.edu.ar/index.php/ReCIT/article/view/37124/38984
Gallent, C., Zapata, A. & Ortego, J. (2023). El impacto de la inteligencia artificial generativa en la educación superior: una mirada desde la ética y la integridad académica. RELIEVE, 29(2), 1-22. http://doi.org/10.30827/relieve.v29i2.29134
Palacios, J., Cadenillas, V., Chávez, P., Flores, R. & Abad, K. (2020). Estrategias didácticas para desarrollar prácticas inclusivas en docentes de educación básica. Eleuthera, 22(2), 51–70. https://doi.org/10.17151/eleu.2020.22.2.4
Giesecke, M. (2020). Elaboración y pertinencia de la matriz de consistencia cualitativa para las investigaciones en ciencias sociales. Desde el Sur, 12(2), 397-417. https://doi.org/10.21142/des-1202-2020-0023
González, F., Martín, E. & Castro, R. (2019). Educación inclusiva: barreras y facilitadores para su desarrollo. un estudio desde la percepción del profesorado. Profesorado Revista De Currículum Y Formación Del Profesorado, 23(1), 243-263. https://doi.org/10.30827/profesorado.v23i1.9153
González, P. (2019). Dilemas de la inclusión educativa en el Chile actual. Revista Educación Las Américas, 8(1), 101-117. https://doi.org/10.35811/rea.v8i0.7
Guillén, F. (2024). Inclusión educativa: descripción de barreras por diversidad lingüística y cultural. Ride Revista Iberoamericana Para La Investigación Y El Desarrollo Educativo, 14(28). https://doi.org/10.23913/ride.v14i28.1898
Gutiérrez, M., Bahadi, S. y Pedreño, M. (2023). La situación del alumnado gitano. Percepciones del profesorado. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 12(2), 155-169. https://doi.org/10.15366/riejs2023.12.2.009
Hernández, R., Fernández, C. & Baptista, M. (2014). Metodología de la Investigación. (6ª ed.). McGraw-Hill Education.
Jiménez, A. & Merchán, D. (2024). La innovación educativa en el proceso de enseñanza de los docentes [Universidad Estatal. Península de Santa Elena]. https://repositorio.upse.edu.ec/handle/46000/11444
Méndez, J. & Padrón, A. (2023). Hacia la educación universitaria del futuro: Contribuciones de la pedagogía decolonial transdisciplinaria a los Objetivos de Desarrollo Sostenible de la Agenda 2030. Perspectivas, 11(22), 61–76. https://doi.org/10.5281/zenodo.10086241
Merengo, A. (2020). La cultura Sorda en Venezuela desde la mirada socio-antropológica. Dissertare: Revista De Investigación En Ciencias Sociales, 5(1), 1-22. https://revistas.uclave.org/index.php/dissertare/article/view/2468
Montalván, C., Mogrovejo, J., Rodríguez, A. & Andrade, A. (2024). Adopción y Efectividad de Tecnologías Emergentes en la Educación desde una Perspectiva Administrativa y Gerencial. Journal of Economic and Social Science Research, 4(1), 160–172. https://doi.org/10.55813/gaea/jessr/v4/n1/92
Morales, E. (2019). Los retos de las innovaciones educativas hoy: los docentes, las escuelas y los centros de innovación. Revista Educación Y Ciudad, 2(37), 91-101. https://doi.org/10.36737/01230425.v2.n37.2019.2150
Narváez, V. & Lara, F. (2020). Discapacidad auditiva. Diagnóstico de competencias inclusivas en los Institutos Públicos de Santo Domingo año 2019. Revista De Investigación Científica TSE’DE, 3(1), 1-25. https://www.tsachila.edu.ec/ojs/index.php/TSEDE/article/view/30
Otzen, T. & Manterola C. Técnicas de muestreo sobre una población a estudio. Int. J. Morphol., 35(1), 227-232. https://scielo.conicyt.cl/pdf/ijmorphol/v35n1/art37.pdf
Rojas, V., Véliz, G., Varas, A. & Contreras, E. (2023). Estrategias metacognitivas para la inclusión educativa de estudiantes universitarios con discapacidad auditiva y/o visual en Milagro. Revista Universidad y Sociedad, 15(4), 154-165. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2218-36202023000400154&lng=es&tlng=es
Carrillo, H., Pardo, T., Lara, F. & Andino, R. (2022). Pedagogical training in inclusive education for high school teachers: Formación pedagógica en educación inclusiva para docentes de bachillerato. Papeles, 14(27). https://doi.org/10.54104/papeles.v14n28.1266
Salinas, M., Lissi, M., Medrano, D., Zuzulich, M. & Hojas, A. (2013). La inclusión en la educación superior: desde la voz de estudiantes chilenos con discapacidad. Revista Iberoamericana De Educación, 63(1), 77–98. https://doi.org/10.35362/rie630502
Torres, J. & Masapanta C. (2024). Las TIC´S en el proceso de enseñanza - aprendizaje de biología para los estudiantes con discapacidad auditiva de la Unidad Educativa “Primero de Abril”. [Tesis de posgrado. Universidad Nacional de Chimborazo]. http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/14381
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana del Rocío Loor Cheve, Iliana María Fernández Fernández

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente