Ensino de tecnologia no terceiro ano do ensino médio: uma análise a partir da prática educacional

Autores

  • Luis Antonio Cedeño Sacón Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador
  • Eliécer Francisco Castillo Bravo Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador

Palavras-chave:

TIC, ensino médio, ensino, percepção do professor, integração de tecnologia

Resumo

Introdução: Este estudo analisa o nível de integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino e aprendizagem de alunos do terceiro ano do ensino médio da Unidade Educacional "Atahualpa", no Equador. Materiais e métodos: A pesquisa, com abordagem mista e delineamento descritivo não experimental, aplicou questionários a 20 alunos e 18 professores, além de uma entrevista com o diretor. Resultados: Os resultados mostram uma discrepância acentuada entre a percepção positiva das TICs e seu uso efetivo em sala de aula: 75% dos alunos relataram que os professores nunca utilizam ferramentas tecnológicas, enquanto 55,56% dos professores afirmaram utilizá-las apenas ocasionalmente. As principais barreiras identificadas incluem infraestrutura tecnológica deficiente (considerada insuficiente por 72,22% do corpo docente), falta de formação continuada para professores e apoio institucional limitado. Discussão: Os recursos existentes são utilizados principalmente para automatizar práticas tradicionais, em vez de inovar pedagogicamente. Conclusões: É imprescindível implementar estratégias abrangentes que incluam investimento em infraestrutura, desenvolvimento profissional contínuo para professores e políticas institucionais que promovam o uso pedagógico eficaz das TIC para reduzir a lacuna entre as políticas educacionais e a prática em sala de aula.

Referências

Área, M. (2018). Tecnología educativa: La formación del profesorado en la era digital. Editorial Síntesis.

Área, M., & Adell, J. (2020). La competencia digital docente: Marco y desarrollo profesional. Editorial UOC.

Cabero, J. (2020). Tecnologías de la información y la comunicación para la enseñanza. Editorial Octaedro.

CEPAL. (2020). La educación en tiempos de la pandemia de COVID-19. Comisión Económica para América Latina y el Caribe.

CEPAL. (2022). Transformación digital educativa en América Latina y el Caribe: Retos y oportunidades. CEPAL.

Gros, B. (2016). Diseño de entornos virtuales de aprendizaje: Reflexiones desde la práctica. Editorial UOC.

INTEF. (2020). Marco de referencia de la competencia digital docente. Instituto Nacional de Tecnologías Educativas y de Formación del Profesorado. https://intef.es/competencia-digital-docente/

Marín-Díaz, V., Reche, E., & Sánchez, M. (2019). Influencia de las TIC en la motivación del alumnado. Educatio Siglo XXI, 37(3), 259-282.

Marqués, P. (2019). Tecnologías aplicadas a la educación: Retos y oportunidades. Revista de Tecnología Educativa, 37(2), 15-25.

Ministerio de Educación de Ecuador. (2021). Plan Nacional de Integración de las TIC en el Sistema Educativo.

Moreno, J., Gómez, S., & García, A. (2019). Percepción del uso de las TIC en estudiantes de secundaria. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 22(1), 95-112.

OEI. (2020). Las TIC en los sistemas educativos de Iberoamérica: Estado de la cuestión y perspectivas. Organización de Estados Iberoamericanos.

Ordóñez, L., Zambrano, R., & Rivas, A. (2021). Brechas tecnológicas en el sistema educativo ecuatoriano. Revista Latinoamericana de Educación, 20(1), 33–45.

Ramírez, C., & Martínez, F. (2022). Acompañamiento pedagógico en políticas de integración de TIC en América Latina. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, 21(2), 45-63.

Rodríguez, E., & Cedeño, M. (2021). Uso de TIC en bachillerato: Un estudio de caso en Manabí. Educación y Sociedad, 28(3), 77–85.

Salinas, J. (2017). Innovación docente y uso de las TIC en la enseñanza universitaria. Revista Iberoamericana de Educación, 73(2), 115–132.

Selwyn, N. (2020). Should robots replace teachers? AI and the future of education. Polity Press.

UNESCO. (2023). Transformación digital para una educación inclusiva y de calidad. Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura.

UNESCO & UNICEF. (2021). La educación digital inclusiva: Recomendaciones para la equidad en el acceso.

Vargas, M., & Salcedo, D. (2019). Diagnóstico de la integración de TIC en colegios ecuatorianos. Revista de Investigación Educativa del Ecuador, 6(1), 41–58.

Publicado

2025-11-23

Como Citar

Cedeño Sacón, L. A., & Castillo Bravo, E. F. (2025). Ensino de tecnologia no terceiro ano do ensino médio: uma análise a partir da prática educacional. Mestre E Sociedade, 22(4), 3214–3220. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7237

Edição

Seção

Artículos