O Papel da Inteligência Artificial na Formação Continuada de Docentes: Um Desafio da Educação Básica Contemporânea
Palavras-chave:
actividades lingüísticas; desarrollo lingüístico; educación inicial; estrategia didáctica; expresión verbalResumo
Introdução: O estudo analisou o impacto da inteligência artificial (IA) na formação continuada de docentes da educação básica, com ênfase na incorporação de ferramentas da Web 3.0. Este artigo propôs elaborar uma estratégia de capacitação baseada em ferramentas de IA para aprimorar a preparação dos professores da Unidade Educativa "26 de Novembro", partindo do problema: Como favorecer a preparação dos docentes em relação às ferramentas da Web 3.0?
A pesquisa adotou uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), do tipo exploratório-descritiva, aplicando questionários, entrevistas e observações em uma amostra de 30 professores.
Destacou-se que, embora a IA tenha mostrado potencial para personalizar a aprendizagem e melhorar a prática docente, sua implementação enfrentou desafios como desigualdade no acesso à tecnologia e necessidade de capacitação contínua. A estratégia proposta – estruturada em quatro etapas (diagnóstico, planejamento, execução e avaliação) – foi considerada relevante, mas especialistas ressaltaram que seu sucesso dependia de: acesso equitativo à tecnologia, adaptação contextual e acompanhamento sistemático.
Referências
Aguirre-Canales, V.I., Gamarra-Vásquez, J.A., Lira-Seguín, N.A. M., & Carcausto, W. (2021). La formación continua de los docentes de educación básica infantil en América Latina: una revisión sistemática. Investigación Valdizana, 15(2), 101-111. https://www.redalyc.org/journal/5860/586068493005/
Ayuso-del Puerto, D., & Gutiérrez-Esteban, P. (2022). La inteligencia artificial como recurso educativo durante la formación inicial del profesorado. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 25(2), 347-362. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8485808
Banco Interamericano de Desarrollo (BID). (2021). Inteligencia artificial: como integrarla a la educación. Blog del BID. https://blogs.iadb.org/educacion/es/inteligencia-artificial-educacion/
Bolaño García, M. (2024). Inteligencia artificial para la educación: desafíos y oportunidades. Praxis, 20(1), 8-12. https://revistas.unimagdalena.edu.co/index.php/praxis/article/view/5997
Ciencia Latina. (2022). Aprendizaje híbrido 3.0: Transformando la educación con inteligencia artificial y realidad virtual. Revista Ciencia Latina. https://biblioteca.ciencialatina.org/aprendizaje-hibrido-3-0-transformando-la-educacion-con-inteligencia-artificial-y-realidad-virtual/
Di Franco, M.G. (2022). La investigación en formación docente. Praxis educativa (Arg.), 26(2), 1-6. Universidad Nacional de La Pampa. https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/6717
Elizalde Hevia, U., Martí Vilar, M., & Martínez Salvá, A. (2015). Revisión crítica de los modelos teóricos sobre necesidades humanas. Revista Psicología Contemporánea, 5(3), 123-145. https://www.redalyc.org/pdf/305/30517306006.pdf
Fernández-de-Castro, J., & Díaz-Herráiz, M. (2021). Taxonomía de necesidades sociales: Propuesta para el diagnóstico social desde el trabajo social. Revista Trabajo Social Global, 11(20), 27-46. https://revistaseug.ugr.es/index.php/tsg/article/view/15249
Guix Parés, E. (2021). Aplicaciones web 3.0 para la mejora del aprendizaje: una experiencia con profesores de Educación secundaria. Didáctica, innovación y multimedia, (39). https://ddd.uab.cat/record/243577
Lion, C. (2019). Los desafíos y oportunidades de incluir tecnologías en las prácticas educativas. Análisis Comparativos de Políticas de Educación, 2(3), 45-60. https://www.buenosaires.iiep.unesco.org/sites/default/files/archivos/analisis_comparativos_-_carina_lion_05_09_2019.pdf
Lozano-Torres, B. V., Toro-Espinoza, M. F., & Calderón-Argoti, D. J. (2021). El marketing digital: herramientas y tendencias actuales. Dom. Cien., 7(6), 907-921. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8383788
Metaversos. (2023). Revolucionando el aprendizaje: El camino hacia la Web 3.0 en la educación. Metaversos. https://metaversos.agency/blog/revolucionando-el-aprendizaje-el-camino-hacia-la-web-3-0-en-la-educacion/
Metaversos. (2023). Revolucionando el aprendizaje: El camino haia la Web 3.0 en la educación. https://metaversos.agency/blog/revolucionando-el-aprendizaje-el-camino-hacia-la-web-3-0-en-la-educacion/
Moreno Cámara, S., Cano García, F. J., & Rodríguez Franco, L. (2015). Conceptos de necesidad en el ámbito de las políticas sociales: desarrollo conceptual y terminología. Revista española de Salud Pública, 89(3), 257-266. https://scielo.isciii.es/scielo.ohp?pid=S1132/12962015000300010^script=sci_arttext
Norman Acevedo, E. (2023). La inteligencia artificial en la educación: Una herramienta valiosa para los tutores virtuales universitarios y profesores universitarios. Panorama, 17(32). https://www.redalyc.org/journal/3439/343975993001/
Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (UNESCO). (2021). Inteligencia artificial en la educación. https://www.unesco.org/es/digital-education/artificial-intelligence
Peña Zerpa, C.A. (2023). Formación docente en inteligencia artificial: entre niveles y realidades. Revista de Tecnología Educativa, 15(2), 123-135. https://www.researchgate.net/profile/Claritza-Arlenet-Pena-Zerpa/publication/376885572_Formaciondocenteen_IA/links/658d889a0bb2c7472b1817cd/Formaciondocenteen-IA.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lissette Esther Quevedo Renda, Doris Margoth González Zúñiga, Kenia Laurencio Rodríguez, Angel Yasmil Echeverría Guzmán

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente