Recursos didáticos digitais para o desenvolvimento fonético de alunos do segundo ano do ensino fundamental

Autores

  • Verónica Alexandra Padilla Chicaiza Unidad Educativa “Pio Jaramillo Alvarado”, Ecuador
  • Alba Jacqueline Cárdenas Cedeño Escuela Fiscal “Eloy Alfaro”, Ecuador
  • Roger Martínez Isaac Universidad Bolivariana del Ecuador, Ecuador

Palavras-chave:

aprendizagem fonética, aprendizagem da leitura e escrita, recursos didáticos digitais

Resumo

Introdução: Esta pesquisa foi realizada na Escola Pública Eloy Alfaro com alunos do segundo ano do Ensino Básico Geral (EGB). Ela abordou os desafios da consciência fonológica e do desenvolvimento fonético insuficientes, que impactam negativamente a aprendizagem da alfabetização. O objetivo foi elaborar um sistema de atividades utilizando recursos didáticos digitais para aprimorar o desenvolvimento fonêmico e contribuir para a aprendizagem da alfabetização. Materiais e métodos: A metodologia empregada foi de método misto e descritiva, utilizando métodos teóricos, empíricos e matemáticos. Foram realizadas observações em sala de aula, análise de documentos, entrevistas com professores e provas pedagógicas de ingresso e término. Resultados: Os resultados finais mostraram uma melhora significativa nas habilidades fonológicas dos alunos após a implementação do sistema de atividades. Os alunos conseguiram identificar rapidamente palavras com sons idênticos, compreenderam e resolveram atividades envolvendo identificação e posicionamento de sons em qualquer lugar da palavra e melhoraram na identificação de palavras que começam com sílabas idênticas. Além disso, conseguiram recordar e pronunciar rapidamente palavras que contêm um fonema específico. Discussão: A validação da proposta por especialistas confirmou sua eficácia e relevância, destacando a necessidade de capacitação dos professores e acesso a recursos tecnológicos adequados. Conclusões: Os especialistas enfatizaram a importância de adaptar as atividades às necessidades individuais dos alunos para garantir uma aprendizagem inclusiva e equitativa.

Referências

Alaña-Castillo, T. P. (2017). Los recursos didácticos digitales en la calidad del aprendizaje significativo en los estudiantes de Educación General Básica. Luz, 16(2), 112-122.

Buestán Orellana, T. L. (2024). Recursos tecnológicos para la enseñanza de la lectoescritura. [Trabajo de Magister].

Carreño H., E. V., Álava Á., F. B., Pinargote Q., A. V., & Vinces L., B. B. (2022). Los recursos tecnológicos como estrategias de aprendizajes en la asignatura de lengua y literatura. Polo del Conocimiento: Revista científico-profesional, 7(10), 820-843. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9438968

Contreras, A. F., Jiménez, I. & Martínez, M. (2020). Uso de la tecnología en el desarrollo de competencias de lectura y de escritura. Perspectivas, 5(2), 54-71. https://repositorio.uotavalo.edu.ec/items/39804ee3-f1d8-42ae-9cf8-7e44a22da145

Delgado, E., Briones, M., Moreira, J., Zambrano, G. & Menéndez, F. (2023). Metodología educativa basada en recursos didácticos digitales para desarrollar el aprendizaje significativo. MQRInvestigar, 7(1), 94-110. https://doi.org/10.56048/MQR20225.7.1.2023.94-110

Jara Avalos, N., Cayllahua Ramírez, R., & Cayllahua Ramírez, M. L. (2024). Recursos didácticos digitales en la creatividad de estudiantes de educación primaria. Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 8(33), 650 - 659

Mazón, V., Bastidas, K., & Jimbo, F. (2022). Recursos didácticos en el aprendizaje significativo en el subnivel medio. Revista RECIMUNDO, 6(4), 235-243 DOI: 10.26820/recimundo/6

Ministerio de Educación del Ecuador MINEDUC. (2017). Currículo EGB - BGU. Lengua y Literatura [EGB Curriculum - BGU. Language and Literature]. https://n9.cl/rz4g

Mujica-Sequera, R. M. (2019). Tipos de recursos didácticos en la enseñanza. Docentes 2.0. https://blog.docentes20.com/2019/12/tipos-de-recursos-didacticos-en-la-ensenanza-docentes-2-0/

Napa, Z., (2023). Los recursos didácticos como apoyo en el proceso de enseñanza- aprendizaje de los estudiantes. MQRInvestigar, 7(3), 4078-4105. https://doi.org/10.56048/MQR20225.7.3.2023.4078-4105

Pérez-Serrano Flores, V., (2021). El diseño de recursos didácticos digitales: criterios teóricos para su elaboración e implementación. Diálogos sobre educación, (22). https://doi.org/10.32870/dse.v0i22.918

Ramos Sánchez, J.L. (2004). Conocimiento fonológico y desarrollo lectoescritor en la educación infantil. Educación XXI, 7, 169-183. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052022000200327

Rojas Garcés, D. & Rivas Almaguer, B. N. (2023). Acciones de orientación familiar para favorecer el desarrollo del oído fonemático en sus hijos. Revista Didáctica y Educación. 14(5) Edición especial 219-238.

Rubiano-Albornoz, E. (2008). Del aprender al enseñar a leer: ¿un abismo superado? Educere: Revista Venezolana de Educación, (43), 679-688. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3135537

Sapatanga, D. M., & Cárdenas, N. M. (2021). Estrategia didáctica para el desarrollo de la lectoescritura en la modalidad virtual. Revista Arbitrada Interdisciplinaria KOINONIA, VI(3), 350-378. https://www.redalyc.org/pdf/706/70600708.pdf

Suárez, D. et al. (2015). Desarrollo de la lectoescritura mediante TIC y recursos educativos abiertos. Revista de Innovación educativa, 7(1), 1-7.

Ulco Simbaña, L. E., & Baldeón Egas, P. F. (2020). Las Tecnologías de la Información y Comunicación y su influencia en la lectoescritura. Revista Conrado, 16(73), 426-433.

Publicado

2025-08-04

Como Citar

Padilla Chicaiza, V. A., Cárdenas Cedeño, A. J., & Martínez Isaac, R. (2025). Recursos didáticos digitais para o desenvolvimento fonético de alunos do segundo ano do ensino fundamental. Mestre E Sociedade, 22(2), 1876–1890. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7051

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)