Estratégias de ensino para uma aprendizagem significativa da matemática na Escola “Capitán Moroni” do Equador

Autores

  • Luis Fernando Naranjo Guzmán Universidad Técnica Estatal de Quevedo, Ecuador
  • Leider Janner Nazareno Nazareno Universidad Técnica Estatal de Quevedo, Ecuador
  • Kleber Javier Aguirre Villamar Universidad Técnica Estatal de Quevedo, Ecuador
  • Jeens Steven Zamora Vera Universidad Técnica Estatal de Quevedo, Ecuador

Palavras-chave:

didática, aprendizagem, conteúdo matemático, ensino, aluno

Resumo

Introdução: Os professores enfrentam o desafio de promover a aprendizagem significativa nos alunos. Diariamente, eles devem empregar estratégias de ensino eficazes para demonstrar uma educação de alta qualidade. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar o impacto das estratégias de ensino e seu impacto na aprendizagem significativa de matemática entre alunos do sétimo ano da Escola "Capitán Moroni", no Cantão de Quevedo, durante o ano letivo de 2023-2024. Materiais e métodos: A pesquisa combina abordagens qualitativas e quantitativas, incluindo uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada na escola. A pesquisa exploratória foi utilizada para compreender as práticas pedagógicas do setor de ensino e sua influência na aprendizagem significativa, enquanto a pesquisa descritiva nos permitiu analisar as características das estratégias de ensino utilizadas pelos professores. Resultados: Esta pesquisa foi capaz de determinar como as estratégias de ensino impactam a aprendizagem significativa. Com base nas questões críticas na prática docente obtidas a partir dos resultados da avaliação da situação atual, foi proposto desenvolver um plano de formação de professores sobre a aplicação de estratégias de ensino inovadoras no ensino de matemática que permitam melhorar a aprendizagem dos alunos. Discussão: O uso de estratégias de ensino para promover a aprendizagem significativa entre alunos do sétimo ano é essencial, pois facilita a personalização da aprendizagem de acordo com o estilo individual de cada aluno. Por meio de técnicas ativas e adaptações curriculares na escola, identificou-se a carência de capacitação dos professores para o uso de estratégias de ensino no processo de ensino-aprendizagem. Conclusões: Ficou evidente a necessidade de um plano de formação voltado para a capacitação dos professores no uso de estratégias de ensino, com o objetivo de aprimorar e reforçar suas competências.

Referências

Alarcón, L. E., & Vélez, C. E. (2022). Aplicación de estrategias didácticas y razonamiento lógico matemático en estudiantes del nivel básico medio. San Gregorio, 50, 59–71. http://scielo.senescyt.gob.ec/pdf/rsan/v1n50/2528-7907-rsan- 1-50-00058.pdf

Alcivar, J., & Zambrano, L. (2021). Estrategias didácticas interdisciplinarias en el aprendizaje significativo a los estudiantes de la escuela unidocente. Revista Dominio de Las Ciencias, 76, 1144–1165. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8383723.pdf

Basantes, G. C. (2019). Estrategias didácticas para mejorar la atención en el aprendizaje de los estudiantes del nivel inicial de la Unidad Educativa “Alberto Guerra". https://repositorio.uti.edu.ec/handle/123456789/1354

Cárdenas, W. (2017). Estrategias Didácticas de Aprendizaje en Matemáticas. REICE. Revista Iberoamericana Sobre Calidad, Eficacia y Cambio En Educación, 12, 21.

Celi, S., Sánchez, V., Quilca, M., & Paladines, M. (2021). Estrategias didácticas para el desarrollo del pensamiento lógico matemático en niños de educación inicial.

Horizontes. Revista de Investigación En Ciencias de La Educación, 5(19), 826– 842.

Choez, C. G. A., & Gonzembach, J. D. (2022). Estrategia didáctica para el aprendizaje significativo de la asignatura de Matemática. Revista Alcance, 5(1). https://doi.org/10.47230/ra.v1i5.21

Duarte, D. P. P., & Castro, J. A. M. (2017). Estrategias didácticas que implementan los docentes en el proceso de enseñanza y aprendizaje de Matemática en el departamento de Matagalpa, segundo semestre 2016.

Estrada, A. (2018). Estilos de aprendizaje y rendimiento académico. Revista Boletín Redipe, 7(7), 218–228. https://revista.redipe.org/index.php/1/article/view/536

Fajardo, Z. I. E., Cobos, M. C., Chang, J. L. Z., & Barros, C. V. (2021). Estrategias didácticas de la matemática para el aprendizaje significativo. Revista Interdisciplinaria de Humanidades, Educación, Ciencia y Tecnología, 7(3), 475– 490. https://doi.org/10.35381/cm.v7i3.590

Leon, A. (2007). Educere la revista Venezolana de Educación. Educere, 11(39), 595– 604. http://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1316- 49102007000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es

Leudo, R. C. (2021). Estrategias didácticas en la enseñanza y aprendizaje de las matemáticas y su incidencia en el rendimiento académico de los estudiantes de séptimo grado de la Institución Educativa Margento. Corporación Universitaria Minuto de Dios.

Londoño, P., & Calvache, J. (2010). Las estrategias de enseñanza: aproximación teórico-conceptual. In Estrategias de enseñanza: Investigaciones sobre didàctica en instituciones educativas de la ciudad de Pasto. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4620616

Medina, N., & Delgado, J. (2017). Las estrategias docentes y su implicación en el aprendizaje significativo del concepto de derivada en estudiantes de ingeniería. Rastros Rostros, 19(34), 31–43. https://doi.org/10.16925/ ra.v19i34.214

Menéndez, M. A., & Parrales, E. P. (2019). El juego Actividad lúdico-educativa que fomenta el aprendizaje significativo de operaciones básicas matemáticas. Dominio de las Ciencias, 5, 377–393. http://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/index

Miranda Nuñez, Y. R. (2020). Praxis educativa constructivista como generadora de Aprendizaje Significativo en el área de Matemática. Cienciamatria, 6(1), 141–163. https://doi.org/10.35381/cm.v6i1.299

Mora, L. D. M. (2019). Teorías de aprendizaje y su relación en la educación ambiental costarricense. Revista Ensayos Pedagógicos, 14(1), 187. https://doi.org/10.15359/rep.14-1.8

Navarro, E. R., Polo, E. A. S., Ortega-Parra, A. J., Silva, O. N., Cruz-Montero, J. M., & Montoya, E. O. S. (2020). Estrategias didacticas para la investigación científica: Relevancia en la formación de investigadores. Jurnal Berkala Epidemiologi, 12(1), 259–266. https://core.ac.uk/download/pdf/235085111.pdf%250

Peñarrieta, C. J. R., & Pita, Y. N. (2022). Estrategia didáctica para el aprendizaje de las Matemáticas en los estudiantes de tercero de Bachillerato. https://orcid.org/0000-0002-8040-1490YulexyNavarretePita1https://orcid.org/0000-0001-7804-9830

Reyes, G. R. B., & Faican, G. I. P. (2021). El aprendizaje significativo como estrategia didáctica para la enseñanza-aprendizaje. Polo del Conocimiento, 6(5), 75–86. https://doi.org/10.23857/pc.v6i5.2632

Ricce Salazar, C. M., & Ricce Salazar, C. R. (2021). Juegos didácticos en el aprendizaje de matemática. Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 5(18), 391–404. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i18.182

Robalino, L., & Lema, A. (2019). Los recursos didácticos y su incidencia en el aprendizaje significativo. Rabit: Jurnal Teknologi dan Sistem Informasi Univrab, 1(1).

Salcedo, R. I. B., Guerra, A. M. C., Calderón, A. E. V., Claudio, M. M. F., & Braga, R. B. S. (2022). El trabajo cooperativo y el aprendizaje significativo en estudiantes peruanos en Educación Básica Especial. Revista Universidad y Sociedad, 14(6), 49–59. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/3351/3291

Shimpiu, S. Y. (2022). Guía didáctica para potenciar el aprendizaje de la matemática en estudiantes de básica media de la Escuela 13 de Abril de la comunidad del Tesoro, parroquia Huambi del cantón Sucúa-provincia de Morona Santiago, año 2022. Universidad Politécnica Salesiana sede Cuenca.

Velásquez Monroy, B. R., et al. (2021). Teoría del aprendizaje conectivista, sobresaliente del siglo XXI. Revista Ciencia Multidisciplinaria CUNORI, 5(1), 141–152. https://doi.org/https://doi.org/10.36314/cunori.v5i1.159

Zúñiga, J. (2014). Las estrategias didácticas en la enseñanza de las Matemáticas y la incidencia en el desarrollo del pensamiento lógico de los estudiantes de Educación Básica Superior de la Unidad Educativa “5 de Junio” de la ciudad de Babahoyo, provincia de Los Ríos.

Publicado

2025-07-26

Como Citar

Naranjo Guzmán, L. F., Nazareno Nazareno, L. J., Aguirre Villamar, K. J., & Zamora Vera, J. S. (2025). Estratégias de ensino para uma aprendizagem significativa da matemática na Escola “Capitán Moroni” do Equador. Mestre E Sociedade, 22(2), 1685–1693. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7013

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)