A contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem na área de estudos sociais, Unidade Educacional "Dr. Carlos Rufino Marin"
Palavras-chave:
Contação de histórias, estratégia, inovação, ensino e aprendizagemResumo
Introdução: A Narrativa Digital tornou-se uma nova arte narrativa presente nos campos cultural e educacional, capaz de integrar recursos multiformato para conceituar informações, com base em uma linguagem hipermídia. O sistema educacional no Equador passou por diversas mudanças importantes devido à pandemia; o método de ensino-aprendizagem teve que ser reformulado; um dos principais problemas para os alunos é que eles não realizam suas atividades. O objetivo é analisar o uso da Narrativa e contribuir para a aprendizagem, permitindo que as atividades pedagógicas sejam dinâmicas para que os alunos compreendam o conteúdo de forma eficaz, uma vez que as histórias e imagens podem ser capturadas e recebidas de forma concreta e significativa. Materiais e métodos: Para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, foi realizado um questionário entre os alunos da Unidade Educacional "Dr. Carlos Rufino Marín" e foi possível determinar a influência do uso da Narrativa ou Storytelling como técnica de ensino na aplicação de atividades para desenvolver a compreensão leitora nos diferentes tópicos da disciplina de Estudos Sociais. Resultados: A análise descritiva dos resultados mostrou um nível médio de rendimento acadêmico de 8,10 entre os alunos do ensino fundamental da Unidade Educacional "Dr. Carlos Rufino Marín" em Estudos Sociais, alcançado nos últimos quatro anos, o que reflete fragilidades nessa disciplina. Discussão: Foi elaborado um plano de atividades didáticas para a aplicação da contação de histórias, direcionado aos alunos, com o objetivo de aprimorar o ensino e a aprendizagem, envolvendo a assimilação significativa de processos históricos, sociais e culturais. Conclusões: Concluiu-se que um dos fatores que influenciam o desempenho é a metodologia de ensino vigente. Por meio de questionários aplicados a alunos e professores, constatou-se que poucos alunos aplicaram técnicas narrativas, enquanto outros não.
Referências
Avilés, A. (2016). Propuesta de enseñanaza-aprendizaje en esudios sociales para el quinto año de educación básica de la Escuela "Alfonso María Borrero", año lectivo 2014-2015. Cuenca.
Beltrán, A., Maldonado, J., & Rivera, D. (2020). El storytelling como recurso de enseñanza en el aula universitaria. Cuenca.
Bermúdez, J. (2018). El Storytelling como estrategia didáctica para el mejoramiento de la produción oral en Fracesde los estudiantes del ciclo II en el colegio La Candelaria. Colombia.
Calero, L. (2021). Storytelling como estrategia didáctica para mejorar el proceso de aprendizaje del idioma inglés como tercera lengua en los estudiantes de habla Shuar y Kichwa de la Escuela de "IWIAS CRNL DE EM. GONZALO BARRAGÁN". Ambato.
Cano, P. (2021). Eficacia del uso del "Storytelling" como recurso educativo en el aula de secundaria para la enseñanza de la física y química. España.
Cárdenas, Z. (2016). Storytelling: an aid to develop oral skills among third graders. Bogotá - Colombia.
Ecuador, A. N. (2008). Constitución de la República del Ecuador. Quito - Ecuador.
Educación, M. d. (2017). Ley Orgánica de Educación Intercultural (LOEI). Quito - Ecuador.
Jiménez, R. (2009). El impacto del uso del storytelling en el proceso de aprendizaje de nuevo vocabulario en estudiantes entre 6 y 7 años que estudian inglés como lengua extranjera en Escuela Primaria Pública. México.
López, V., & Martín, N. (2014). El efecto del storytelling en la optimización del aprendizaje del inglés en niños de grado tercero del colegio público Marco Tulio Fernández. Bogatá - Colombia.
López, W. (2021). Storytelling en el aprendizaje de la matemática. Ambato - Ecuador.
Martínez, R. (2018). EL storytelling como herramienta de difusión y sensibilización social del fiondo de la Naciones Unidas para la Infancia (UNICEF). Quito - Ecuador.
Matus, P. (2019). Storytelling "Cómo crear y contar buenas historias". Maletín Editores.
Pérez, M. (2016). Estrategias metodológicas aplicadas por los docentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje del área de estudios sociales de educación básica de la unidad educativa salesiana "María Auxiliadora" durante el año lectivo 2013-2014. Esmeraldas - Ecuador.
Ramos, P., et al. (2019). Storytelling: Una metodología de aprendizaje activo para la enseñanza de la psicología social en la educación superior. Chile.
Rodríguez, A., & Lázaro, P. (2021). El storydoing como estrategia publicitaria innovadora en la sociedad red. Colección Mundo Digital.
Rosales, S. (2015). Uso del relato digital (digital storytelling) en la educación. Influencia en las habilidades del alumnado y del profesorado. Alicante - España.
Ruiz, N., & Alvarado, A. (2016). El storytelling digital como herramienta pedagógica para el docente en el proceso de enseñanza - aprendizaje de los alumnos de educación preescolar en la region de la costa de Oaxaca. Oaxaca - México.
Salas, A. (2021). Storytelling como método de aprendizaje de inglés en educación primaria. Andalucía - España.
Sichique, L. (2018). Estrategias metodológicas para mejorar los procesos de eneseñanza-aprendizaje de estudios sociales en e quinto año de educación general básica de la Unidad Educativa San Joaquín, periodo lectivo 2017 - 2018. Cuenca - Ecuador.
Tobar, R. (2019). Didáctica en el área de ciencias sociales: una propuesta metodológica desde el enfoque del aprendizaje cooperativo. Quito - Ecuador.
Zambrano, G., Guevara, L., & Sisa, M. (2018). Estrategia de enseñanza - aprendizaje storytelling (narración) en la educación superior. Milagro - Ecuador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nancy Rocio Elizalde Ortega, Eliana Elizabath Barrera Vallarino, Mariana de Jesús Holguín Pérez, Luis Miguel Guilcaso Vargas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente