A contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem na área de estudos sociais, Unidade Educacional "Dr. Carlos Rufino Marin"

Autores

  • Nancy Rocio Elizalde Ortega Unidad Educativa Dr. Carlos Rufino Marín, Ecuador
  • Eliana Elizabath Barrera Vallarino Universidad Técnica Estatal de Quevedo, Ecuador
  • Mariana de Jesús Holguín Pérez Escuela de Educación Básica Quito, Ecuador
  • Luis Miguel Guilcaso Vargas Unidad Educativa Dr. Carlos Rufino Marín, Ecuado

Palavras-chave:

Contação de histórias, estratégia, inovação, ensino e aprendizagem

Resumo

Introdução: A Narrativa Digital tornou-se uma nova arte narrativa presente nos campos cultural e educacional, capaz de integrar recursos multiformato para conceituar informações, com base em uma linguagem hipermídia. O sistema educacional no Equador passou por diversas mudanças importantes devido à pandemia; o método de ensino-aprendizagem teve que ser reformulado; um dos principais problemas para os alunos é que eles não realizam suas atividades. O objetivo é analisar o uso da Narrativa e contribuir para a aprendizagem, permitindo que as atividades pedagógicas sejam dinâmicas para que os alunos compreendam o conteúdo de forma eficaz, uma vez que as histórias e imagens podem ser capturadas e recebidas de forma concreta e significativa. Materiais e métodos: Para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa, foi realizado um questionário entre os alunos da Unidade Educacional "Dr. Carlos Rufino Marín" e foi possível determinar a influência do uso da Narrativa ou Storytelling como técnica de ensino na aplicação de atividades para desenvolver a compreensão leitora nos diferentes tópicos da disciplina de Estudos Sociais. Resultados: A análise descritiva dos resultados mostrou um nível médio de rendimento acadêmico de 8,10 entre os alunos do ensino fundamental da Unidade Educacional "Dr. Carlos Rufino Marín" em Estudos Sociais, alcançado nos últimos quatro anos, o que reflete fragilidades nessa disciplina. Discussão: Foi elaborado um plano de atividades didáticas para a aplicação da contação de histórias, direcionado aos alunos, com o objetivo de aprimorar o ensino e a aprendizagem, envolvendo a assimilação significativa de processos históricos, sociais e culturais. Conclusões: Concluiu-se que um dos fatores que influenciam o desempenho é a metodologia de ensino vigente. Por meio de questionários aplicados a alunos e professores, constatou-se que poucos alunos aplicaram técnicas narrativas, enquanto outros não.

Referências

Avilés, A. (2016). Propuesta de enseñanaza-aprendizaje en esudios sociales para el quinto año de educación básica de la Escuela "Alfonso María Borrero", año lectivo 2014-2015. Cuenca.

Beltrán, A., Maldonado, J., & Rivera, D. (2020). El storytelling como recurso de enseñanza en el aula universitaria. Cuenca.

Bermúdez, J. (2018). El Storytelling como estrategia didáctica para el mejoramiento de la produción oral en Fracesde los estudiantes del ciclo II en el colegio La Candelaria. Colombia.

Calero, L. (2021). Storytelling como estrategia didáctica para mejorar el proceso de aprendizaje del idioma inglés como tercera lengua en los estudiantes de habla Shuar y Kichwa de la Escuela de "IWIAS CRNL DE EM. GONZALO BARRAGÁN". Ambato.

Cano, P. (2021). Eficacia del uso del "Storytelling" como recurso educativo en el aula de secundaria para la enseñanza de la física y química. España.

Cárdenas, Z. (2016). Storytelling: an aid to develop oral skills among third graders. Bogotá - Colombia.

Ecuador, A. N. (2008). Constitución de la República del Ecuador. Quito - Ecuador.

Educación, M. d. (2017). Ley Orgánica de Educación Intercultural (LOEI). Quito - Ecuador.

Jiménez, R. (2009). El impacto del uso del storytelling en el proceso de aprendizaje de nuevo vocabulario en estudiantes entre 6 y 7 años que estudian inglés como lengua extranjera en Escuela Primaria Pública. México.

López, V., & Martín, N. (2014). El efecto del storytelling en la optimización del aprendizaje del inglés en niños de grado tercero del colegio público Marco Tulio Fernández. Bogatá - Colombia.

López, W. (2021). Storytelling en el aprendizaje de la matemática. Ambato - Ecuador.

Martínez, R. (2018). EL storytelling como herramienta de difusión y sensibilización social del fiondo de la Naciones Unidas para la Infancia (UNICEF). Quito - Ecuador.

Matus, P. (2019). Storytelling "Cómo crear y contar buenas historias". Maletín Editores.

Pérez, M. (2016). Estrategias metodológicas aplicadas por los docentes en el proceso de enseñanza-aprendizaje del área de estudios sociales de educación básica de la unidad educativa salesiana "María Auxiliadora" durante el año lectivo 2013-2014. Esmeraldas - Ecuador.

Ramos, P., et al. (2019). Storytelling: Una metodología de aprendizaje activo para la enseñanza de la psicología social en la educación superior. Chile.

Rodríguez, A., & Lázaro, P. (2021). El storydoing como estrategia publicitaria innovadora en la sociedad red. Colección Mundo Digital.

Rosales, S. (2015). Uso del relato digital (digital storytelling) en la educación. Influencia en las habilidades del alumnado y del profesorado. Alicante - España.

Ruiz, N., & Alvarado, A. (2016). El storytelling digital como herramienta pedagógica para el docente en el proceso de enseñanza - aprendizaje de los alumnos de educación preescolar en la region de la costa de Oaxaca. Oaxaca - México.

Salas, A. (2021). Storytelling como método de aprendizaje de inglés en educación primaria. Andalucía - España.

Sichique, L. (2018). Estrategias metodológicas para mejorar los procesos de eneseñanza-aprendizaje de estudios sociales en e quinto año de educación general básica de la Unidad Educativa San Joaquín, periodo lectivo 2017 - 2018. Cuenca - Ecuador.

Tobar, R. (2019). Didáctica en el área de ciencias sociales: una propuesta metodológica desde el enfoque del aprendizaje cooperativo. Quito - Ecuador.

Zambrano, G., Guevara, L., & Sisa, M. (2018). Estrategia de enseñanza - aprendizaje storytelling (narración) en la educación superior. Milagro - Ecuador.

Publicado

2025-07-21

Como Citar

Elizalde Ortega, N. R., Barrera Vallarino, E. E., Holguín Pérez, M. de J., & Guilcaso Vargas, L. M. (2025). A contação de histórias no processo de ensino-aprendizagem na área de estudos sociais, Unidade Educacional "Dr. Carlos Rufino Marin". Mestre E Sociedade, 22(2), 1627–1638. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7003

Edição

Seção

Artículos