Cores e iluminação nos espaços de aprendizagem do Initial II

Autores

  • Mirian Mercedes Patiño Campoverde nstituto Superior Tecnológico Tsa’chila, Ecuador
  • Flor Maria Patiño Campoverde Colegio Dr. Clotario Paz Paladines, Ecuador
  • María Nicolasa Tito Tamba Escuela de Educación Básica "31 de octubre, Ecuador
  • Mariela Isaura Romero Gualacata Unidad Educativa San Roque, Ecuador

Palavras-chave:

aprendizagem, iluminação, meio ambiente, bem-estar

Resumo

As cores e a iluminação influenciam o desenvolvimento das atividades em sala de aula, tanto física quanto emocionalmente. Portanto, o uso adequado desses elementos é um fator fundamental para proporcionar um ambiente ideal que promova o desempenho acadêmico. O objetivo desta pesquisa foi identificar como a combinação de cores e iluminação cria um ambiente estimulante e favorável à aprendizagem de crianças da Pré-escola 2. A metodologia utilizada foi bibliográfica com abordagem qualitativa. Os instrumentos de coleta de dados incluíram entrevistas com professores, ficha de observação das crianças e da sala de aula e consultas com especialistas no tema. Os resultados indicaram que o espaço é monótono e visualmente cansativo, podendo influenciar negativamente na concentração e no humor das crianças. A falta de luz natural cria um ambiente menos dinâmico, o que diminui a energia e afeta o bem-estar emocional. Além disso, o uso de uma única cor em muitos casos limitaria a estimulação cognitiva e a criatividade, o que interfere no aprendizado e na interação. A pesquisa conclui que tanto a cor quanto a iluminação são elementos-chave no processo de aprendizagem, pois as cores influenciam o humor, a concentração e a motivação dos alunos, enquanto a iluminação adequada melhora a clareza, a transparência e reduz a fadiga sensorial. Em suma, um ambiente bem projetado que integra cores estimulantes e iluminação apropriada proporcionará uma aprendizagem significativa e criará um espaço acolhedor que estimula o desenvolvimento de atividades para crianças da Pré-escola 2.

Referências

Araceli, M. F. (2019). Los colores en el desarrollo del proceso de aprendizaje de los niños de inicial. Repositorio de la Universidad Nacional de Tumbes. http://repositorio.untumbes.edu.pe/handle/20.500.12874/1420

Castellar, L. (2018). Los colores y sus beneficios. Archipalettes. https://www.archipalettes.com/los-colores-y-sus-beneficios

Cetys Educación Continua. (2021). La psicología o la teoría del color. https://www.cetys.mx/educon/la-psicologia-o-la-teoria-del-color/#:~:text=Los%20colores%20c%C3%A1lidos%20son%20en%C3%A9rgicos,utilizados%20en%20%C3%A1reas%20de%20trabajo

Ministerio de Educación de Ecuador. (2014). Currículo de educación inicial: Organización de ambientes de aprendizaje. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2016/03/curriculo-de-educacion-inicial.pdf

Chang, X., et al. (2019). La influencia de la iluminación y los colores en la regulación emocional de los niños (Informe de investigación). Universidad de California, Berkeley.

Duarte, J. (2021). Ambientes de aprendizaje. Estudios pedagógicos, 44(1), 97-112. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052003000100007#romero97

El Diario Femenina. (2015, enero 29). Importancia del color en los espacios infantiles. El Diario Femenina. https://www.pub.eldiario.net/noticias/2015/2015_01/nt150129/femenina.php?n=6&-importancia-del-color-en-los-espacios-infantiles

Elena, S. M. (2021). La iluminación en las aulas como estrategia para un buen aprendizaje. [Tesis de licenciatura. Universitat Politècnica de Catalunya]. https://upcommons.upc.edu/handle/2117/354036

Esteban, E. (2021). Cómo influyen los colores en la conducta y emociones de los niños. Guiainfantil. https://www.guiainfantil.com/blog/educacion/conducta/como-influyen-los-colores-en-la-conducta-y-emociones-de-los-ninos/

Fernández, J. R. (2019, octubre). ¿Cómo benefician los espacios de aprendizaje? Uniscopio. Recuperado de https://uniscopio.com/blog/ambientes-aprendizaje/

Glendy, L. G. (2015). Influencia del color en la sensación de los niños de la Escuela Estatal de Menores N° 30238. [Tesis de licenciatura. Universidad Nacional del Centro del Perú]. https://repositorio.uncp.edu.pe/bitstream/handle/20.500.12894/132/TARQ_01.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Jiménez, B. (2000). Investigación cualitativa y psicología social crítica: Contra la lógica binaria y la ilusión de la pureza. Revista Universidad de Guadalajara, 19(1), 25-38.

Kullmann, S., Ponto, J., & Kullmann, D. M. (2020). The impact of natural light on student learning. Journal of Educational Research, 113(4), 439-448. https://doi.org/10.1080/00220671.2019.1689925

LAMP. (2022). La importancia de una buena iluminación en espacios educativos. Canales Sectoriales Interempresas. https://www.interempresas.net/Iluminacion/Articulos/396522-La-importancia-de-una-buena-iluminacion-en-espacios-educativos.html

López, P. (2017). Historia y psicología del color. https://lopezilustrador.es/historia-y-psicologia-del-color/

Ministerio de Educación del Ecuador. (2014). Guía metodológica para la implementación del currículo de educación inicial. Ecuador.

Ministerio de Educación del Ecuador. (2023). Líneas para la organización de los ambientes de aprendizaje en educación inicial. Ecuador.

Rosa, A. G., Blanca, M. R., & Margarita, L. G. (2019). La educación emocional y su incidencia en el aprendizaje de la convivencia en inicial 2. Revista Ciencia UNEMI, 12(31), 102-115. https://www.redalyc.org/journal/5826/582661248011/582661248011.pdf

Reistock. (2019, septiembre 23). Ventajas y desventajas de la iluminación con luz natural. https://blog.reistock.com/2019/09/23/ventajas-y-desventajas-de-la-iluminacion-con-luz-natural/#:~:text=La%20luz%20artificial%20disminuye%20los,Deslumbramiento

Tridia Soluciones Tecnológicas. (2017). La influencia de la luz natural en el rendimiento académico y bienestar emocional de los estudiantes (Informe). Tridia Soluciones Tecnológicas.

Vite, H. R. (2012). Ambientes de aprendizaje. [Tesis de licenciatura. Universidad Autónoma del Estado de Hidalgo].

Publicado

2025-05-08

Como Citar

Patiño Campoverde, M. M., Patiño Campoverde, F. M., Tito Tamba, M. N., & Romero Gualacata, M. I. (2025). Cores e iluminação nos espaços de aprendizagem do Initial II. Mestre E Sociedade, 22(1), 650–664. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6834

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)