Estratégia de ensino para educação ambiental com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Educação Básica

Autores

  • Paula Nicole Martínez Reina Universidad Bolivariana del Ecuador, Ecuador
  • Clara Adela Tirira Arévalo Universidad Bolivariana del Ecuador, Ecuador
  • Elizabeth Esther Vergel Parejo Universidad Bolivariana del Ecuador, Ecuador

Palavras-chave:

meio ambiente, desenvolvimento sustentável, estratégia de ensino

Resumo

Introdução: A presente pesquisa tem como objetivo elaborar uma estratégia didática de educação ambiental baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para alunos do quarto ano do ensino fundamental da Unidade Educacional Fiscal "Sagrado Coração". Materiais e métodos: Nesta pesquisa quanti-qualitativa, foram utilizados dois instrumentos por meio de questionários, sendo um pré-teste e um pós-teste, com uma população de 220 alunos, na qual se trabalhou com uma amostra de 38 alunos do quarto ano. Para validar a estratégia de ensino, foi aplicada uma rubrica a 4 professores da área de Ciências Naturais. Resultados: Os resultados demonstram que a estratégia aqui desenvolvida é uma ferramenta eficaz para promover a conscientização ambiental entre os alunos. Discussão: Desta forma, a presente estratégia didática contrasta com o que é apresentado no projeto TINI (Terra de crianças e jovens) proposto pelo Ministério da Educação do Equador, e aplicado na Unidade Educacional Dureno (Nuñez, Burgos, & Valdez, 2024) que visa permitir que os membros de uma instituição educacional abordem de forma integral os problemas e necessidades ambientais, promovendo uma abordagem ativa e participativa, onde os alunos, por meio de atividades práticas e colaborativas, identifiquem os problemas ambientais de sua comunidade e busquem soluções eficazes. Conclusões: Por meio de atividades interativas, vivenciais e colaborativas baseadas em trabalho em equipe, debates e gamificação, os alunos se envolveram na análise e compreensão de questões-chave, como mudanças climáticas e conservação de ecossistemas.

Referências

Agencia de Protección Ambiental de Estados Unidos. (2024, octubre 24).

La importancia de la educación ambiental. Agencia de Protección Ambiental de Estados Unidos. https://espanol.epa.gov/espanol/la-importancia-de-la-educacion-ambiental

Betancourt Gómez, D. (2021). El cuento como recurso didáctico para la enseñanza del cuidado del medioambiente en niños y niñas de la educación básica primaria (Tesis de maestría).

Universidad Nacional de Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/79551/43904385_2021.pdf?sequenc e=4&isAllowed=y

Bernal Párraga, A. P., et al. (2024). Metodologías activas innovadoras de aprendizaje aplicadas al medioambiente en edades tempranas desde el área de las ciencias naturales. Revista Ciencia.

Chawla, L., & Derr, V. (2012). The development of conservation behaviors in childhood and youth. In R. B. Stevenson, M. Brody, J. Dillon, & A. E. J. Wals (Eds.), The Oxford handbook of environmental and conservation psychology (pp. 527–555).

Criollo Salinas, M., & Vizuete Sarzosa, G. (2021). El cuidado del medioambiente y su importancia en la educación inicial. Didáctica y Educación, 9(4), 1-10. http://file:///C:/Users/EDICIONES-2/Downloads/Dialnet-ElCuidadoDelMedioAmbienteYSuImportanciaEnLaEducaci-6716271.pdf

García Labrador, P. (2024). Una propuesta didáctica sobre educación ambiental como estrategia para una alfabetización científica temprana (Tesis de maestría). Universidad de Valladolid. https://uvadoc.uva.es/bitstream/handle/10324/72222/TFGG7088.pdf?sequence=1&isAllow ed=y

Gough, A. (2013). The emergence of environmental education research: A "history" of the field. In R. B. Stevenson, M. Brody, J. Dillon, & A. E. J. Wals (Eds.), International handbook of environmental education (pp. 13–22).

Gudynas, E., & Carpio, P. (2024). Desarrollo sostenible: Condicionalidades antropocéntricas y alternativas biocéntricas sudamericanas. Debates en Sociología, (59). https://doi.org/10.18800/debatesensociologia.202402.001

Jara, E., & Urgiles, J. (2020, septiembre 20). Revista UNAE. Mamakuna Revista de divulgación de experiencias pedagógicas. https://revistas.unae.edu.ec/index.php/mamakuna/article/view/421/423

Mantilla Martínez, E., & Muñoz Martínez, R. (2023). Propuesta didáctica para implementar los objetivos de desarrollo sostenible en el aula y promover su transmisión mediante el juego (Yincana) (Tesis de maestría). Universidad de Valladolid.

Márquez Delgado, D. L., Hernández Santoyo, A., Márquez Delgado, L. H., & Casas Vilardell, M. (2021). La educación ambiental: Evolución conceptual y metodológica hacia los objetivos del desarrollo sostenible. Revista Universidad y Sociedad, 13(2), 301-310.

Mendoza Oñate, S. (2022). Propuesta de material didáctico creativo para el cuidado del medio ambiente en los estudiantes del tercer año de educación General Básica de la Unidad Educativa José María Román de Riobamba, año lectivo 2021-2022 (Trabajo de grado). Universidad Nacional de Chimborazo. http://dspace.unach.edu.ec/bitstream/51000/9680/1/UNACH-EC-FCEHT-EBAS-044-2022.pdf

Mera, E. (2023). Biomundo. Educación Ambiental en Ecuador. https://www.biomundoecuador.com/blogs/noticias/educacion-ambiental-en-ecuador?srsltid=AfmBOoq7L3FGaKLtM84kcEhbvkzkc5hwNmcpmpyONol4abGky1EK_BSw

Ministerio del Ambiente del Ecuador. (2020). Estrategia Nacional de Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible 2017-2030. https://www.ambiente.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2018/07/ENEA-ESTRATEGIA.pdf

Naciones Unidas. (2015). Transformar nuestro mundo: La Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible.

Nieto Ramos, M., Puig Gutiérrez, M., & Rodríguez Marín, F. (2025). Relación entre Educación para la ciudadanía y Educación Ambiental en el currículo de Educación Infantil. Revista Fuentes, 27(1), 79-93. https://revistascientificas.us.es/index.php/fuentes/article/view/25039/22951

Novelo, A. (2023). Transformación e innovación en las organizaciones. Universidad Autónoma de Yucatán, México.

XI Congreso Internacional Virtual sobre Transformación e Innovación en las Organizaciones. (2023). https://www.eumed.net/uploads/libros/f1dc4f098261e25df12065a33070b187.pdf#page=1 48

Núñez, S., Burgos, G., & Valdez, R. (2024, junio 9). Green World Journal. Camera Editorial. https://www.greenworldjournal.com/_files/ugd/dac1d8_b49a67613f1c4d59bd202347fb6d761f.pdf?index=true

Pachay, L., Navarrete, Y.,&Grismaldo, J.(2023, octubre 20). Journals Beta. Estudios del Desarrollo Social. https://xjournals.com/collections/articles/Article?qt=7PzIpVggCvea+kXIRpdER3my2FrhlGM 8gkDQ0PRzRf8=

Roque Molina, M. (2003). Estrategia educativa para la formación de la cultura ambiental de los profesionales cubanos de nivel superior (Tesis de doctorado). ISP de La Habana. https://aulaweb.unicesar.edu.co/pluginfile.php/387683/mod_resource/content/42/uni1/DI

Rugel, J., & Tenesaca, L. (2023). Scielo. Luz. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1814-151X2023000300133

Publicado

2025-02-24

Como Citar

Martínez Reina, P. N., Tirira Arévalo, C. A., & Vergel Parejo, E. E. (2025). Estratégia de ensino para educação ambiental com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Educação Básica. Mestre E Sociedade, 22(1), 80–92. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6739

Edição

Seção

Artículos