Estratégia de ensino para educação ambiental com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Educação Básica
Palavras-chave:
meio ambiente, desenvolvimento sustentável, estratégia de ensinoResumo
Introdução: A presente pesquisa tem como objetivo elaborar uma estratégia didática de educação ambiental baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para alunos do quarto ano do ensino fundamental da Unidade Educacional Fiscal "Sagrado Coração". Materiais e métodos: Nesta pesquisa quanti-qualitativa, foram utilizados dois instrumentos por meio de questionários, sendo um pré-teste e um pós-teste, com uma população de 220 alunos, na qual se trabalhou com uma amostra de 38 alunos do quarto ano. Para validar a estratégia de ensino, foi aplicada uma rubrica a 4 professores da área de Ciências Naturais. Resultados: Os resultados demonstram que a estratégia aqui desenvolvida é uma ferramenta eficaz para promover a conscientização ambiental entre os alunos. Discussão: Desta forma, a presente estratégia didática contrasta com o que é apresentado no projeto TINI (Terra de crianças e jovens) proposto pelo Ministério da Educação do Equador, e aplicado na Unidade Educacional Dureno (Nuñez, Burgos, & Valdez, 2024) que visa permitir que os membros de uma instituição educacional abordem de forma integral os problemas e necessidades ambientais, promovendo uma abordagem ativa e participativa, onde os alunos, por meio de atividades práticas e colaborativas, identifiquem os problemas ambientais de sua comunidade e busquem soluções eficazes. Conclusões: Por meio de atividades interativas, vivenciais e colaborativas baseadas em trabalho em equipe, debates e gamificação, os alunos se envolveram na análise e compreensão de questões-chave, como mudanças climáticas e conservação de ecossistemas.
Referências
Agencia de Protección Ambiental de Estados Unidos. (2024, octubre 24).
La importancia de la educación ambiental. Agencia de Protección Ambiental de Estados Unidos. https://espanol.epa.gov/espanol/la-importancia-de-la-educacion-ambiental
Betancourt Gómez, D. (2021). El cuento como recurso didáctico para la enseñanza del cuidado del medioambiente en niños y niñas de la educación básica primaria (Tesis de maestría).
Universidad Nacional de Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/bitstream/handle/unal/79551/43904385_2021.pdf?sequenc e=4&isAllowed=y
Bernal Párraga, A. P., et al. (2024). Metodologías activas innovadoras de aprendizaje aplicadas al medioambiente en edades tempranas desde el área de las ciencias naturales. Revista Ciencia.
Chawla, L., & Derr, V. (2012). The development of conservation behaviors in childhood and youth. In R. B. Stevenson, M. Brody, J. Dillon, & A. E. J. Wals (Eds.), The Oxford handbook of environmental and conservation psychology (pp. 527–555).
Criollo Salinas, M., & Vizuete Sarzosa, G. (2021). El cuidado del medioambiente y su importancia en la educación inicial. Didáctica y Educación, 9(4), 1-10. http://file:///C:/Users/EDICIONES-2/Downloads/Dialnet-ElCuidadoDelMedioAmbienteYSuImportanciaEnLaEducaci-6716271.pdf
García Labrador, P. (2024). Una propuesta didáctica sobre educación ambiental como estrategia para una alfabetización científica temprana (Tesis de maestría). Universidad de Valladolid. https://uvadoc.uva.es/bitstream/handle/10324/72222/TFGG7088.pdf?sequence=1&isAllow ed=y
Gough, A. (2013). The emergence of environmental education research: A "history" of the field. In R. B. Stevenson, M. Brody, J. Dillon, & A. E. J. Wals (Eds.), International handbook of environmental education (pp. 13–22).
Gudynas, E., & Carpio, P. (2024). Desarrollo sostenible: Condicionalidades antropocéntricas y alternativas biocéntricas sudamericanas. Debates en Sociología, (59). https://doi.org/10.18800/debatesensociologia.202402.001
Jara, E., & Urgiles, J. (2020, septiembre 20). Revista UNAE. Mamakuna Revista de divulgación de experiencias pedagógicas. https://revistas.unae.edu.ec/index.php/mamakuna/article/view/421/423
Mantilla Martínez, E., & Muñoz Martínez, R. (2023). Propuesta didáctica para implementar los objetivos de desarrollo sostenible en el aula y promover su transmisión mediante el juego (Yincana) (Tesis de maestría). Universidad de Valladolid.
Márquez Delgado, D. L., Hernández Santoyo, A., Márquez Delgado, L. H., & Casas Vilardell, M. (2021). La educación ambiental: Evolución conceptual y metodológica hacia los objetivos del desarrollo sostenible. Revista Universidad y Sociedad, 13(2), 301-310.
Mendoza Oñate, S. (2022). Propuesta de material didáctico creativo para el cuidado del medio ambiente en los estudiantes del tercer año de educación General Básica de la Unidad Educativa José María Román de Riobamba, año lectivo 2021-2022 (Trabajo de grado). Universidad Nacional de Chimborazo. http://dspace.unach.edu.ec/bitstream/51000/9680/1/UNACH-EC-FCEHT-EBAS-044-2022.pdf
Mera, E. (2023). Biomundo. Educación Ambiental en Ecuador. https://www.biomundoecuador.com/blogs/noticias/educacion-ambiental-en-ecuador?srsltid=AfmBOoq7L3FGaKLtM84kcEhbvkzkc5hwNmcpmpyONol4abGky1EK_BSw
Ministerio del Ambiente del Ecuador. (2020). Estrategia Nacional de Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible 2017-2030. https://www.ambiente.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2018/07/ENEA-ESTRATEGIA.pdf
Naciones Unidas. (2015). Transformar nuestro mundo: La Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible.
Nieto Ramos, M., Puig Gutiérrez, M., & Rodríguez Marín, F. (2025). Relación entre Educación para la ciudadanía y Educación Ambiental en el currículo de Educación Infantil. Revista Fuentes, 27(1), 79-93. https://revistascientificas.us.es/index.php/fuentes/article/view/25039/22951
Novelo, A. (2023). Transformación e innovación en las organizaciones. Universidad Autónoma de Yucatán, México.
XI Congreso Internacional Virtual sobre Transformación e Innovación en las Organizaciones. (2023). https://www.eumed.net/uploads/libros/f1dc4f098261e25df12065a33070b187.pdf#page=1 48
Núñez, S., Burgos, G., & Valdez, R. (2024, junio 9). Green World Journal. Camera Editorial. https://www.greenworldjournal.com/_files/ugd/dac1d8_b49a67613f1c4d59bd202347fb6d761f.pdf?index=true
Pachay, L., Navarrete, Y.,&Grismaldo, J.(2023, octubre 20). Journals Beta. Estudios del Desarrollo Social. https://xjournals.com/collections/articles/Article?qt=7PzIpVggCvea+kXIRpdER3my2FrhlGM 8gkDQ0PRzRf8=
Roque Molina, M. (2003). Estrategia educativa para la formación de la cultura ambiental de los profesionales cubanos de nivel superior (Tesis de doctorado). ISP de La Habana. https://aulaweb.unicesar.edu.co/pluginfile.php/387683/mod_resource/content/42/uni1/DI
Rugel, J., & Tenesaca, L. (2023). Scielo. Luz. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1814-151X2023000300133
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Paula Nicole Martínez Reina, Clara Adela Tirira Arévalo, Elizabeth Esther Vergel Parejo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.