Estratégias de Educação Cultural e Artística para desenvolver a aprendizagem criativa no ensino secundário básico
Palavras-chave:
aprendizagem criativa, estratégias, educação cultural e artística, competências, habilidadesResumo
Introdução: Atualmente, as tendências pedagógicas tradicionais nas quais certos professores focam o seu ensino têm deixado de lado o desenvolvimento da criatividade. Portanto, há alunos que tendem a não alcançar o aprendizado exigido. Objectivo: Analisar estratégias de Educação Cultural e Artística para desenvolver a aprendizagem criativa no ensino secundário básico. Materiais e métodos: A pesquisa centra-se na abordagem qualitativa, os métodos que norteiam o estudo foram indutivo-dedutivo, lógico-histórico e análise-síntese, e a modalidade do artigo científico é a revisão documental. Resultados: A aprendizagem criativa é a capacidade dos seres humanos de atender às necessidades instintivas de sobrevivência. Além disso, é uma forma de aprendizagem em que a criatividade assume um papel significativo. Discisão: As estratégias de Educação Cultural e Artística propostas seriam, principalmente, música, artes plásticas, expressão corporal, teatro e pintura através da observação, experimentação, exploração e design. Conclusões: Os professores devem aplicar diversas estratégias que favoreçam o desenvolvimento da aprendizagem criativa dos alunos num ambiente inovador, motivador e interessante, onde as competências possam ser manifestadas e as competências reforçadas.
Referências
Álamos, J., y Montes, R. (2022). Creatividad y aprendizaje colaborativo en educación secundaria: Una experiencia didáctica en el aula de Música. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 27(92), 155-183. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14070424007
Blanquiz, Y., y Villalobos, M. (2018). Estrategias de Enseñanza y Creatividad del Docente en el área de Ciencias Sociales de Instituciones Educativas de Media de San Francisco. Revista de Estudios Multidisclinarios Telos, 20(2), 356-375. https://ojs.urbe.edu/index.php/telos/article/view/2583
Bonilla, M., Cárdenas, J., Arellano, F., y Pérez, D. (2020). Estrategias metodológicas interactivas para la enseñanza y aprendizaje en la educación. Revista Científica, Uisrael. 7(3), 25-36. https://doi.org/10.35290/rcui.v7n3.2020.282
Cárdenas, L. (2019). La creatividad y la educación en el siglo XXI. Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, 12(2). 211-224. https://doi.org/10.15332/25005421.5014
Fiallos, N., Paucar, I., Vega, Y., Jurado, J., y Vargas, B. (2023). Estrategias para fomentar la Creatividad y la Innovación en el Aula. Revista Científica Multidisciplinar Ciencia Latina, 7(2), 4082-4099. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i2.5631
Gonzales, A., Mora, R., Figueroa, F., y Mejía, O. (2022). Estrategias motivadoras y aprendizaje creativo. Revista Dilemas Contemporáneos, (2), 1-18. https://doi.org/10.46377/dilemas.v9i2.3096
González, A., y Molero, M., (2022). Creatividad y variables relacionadas según la etapa educativa: revisión sistemática. Revista de Educación Alteridad, 17(2), 246-261. https://doi.org/10.17163/alt.v17n2.2022.06
González, C., López, J., y Fernández, J. (2019). Estrategias para fomentar la creatividad en el aula. Revista de Educación, 379, 265-281. 10.4438/1988-592X-RE-2019-379-421
Gordillo, S., Washima, M., y Enrriquez, I. (2019). Estrategias metodológicas de enseñanza-aprendizaje en Educación Cultural y Artística para el desempeño docente de educadores en formación. Revista Académica REEA, II(5), 202-219. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7806117
Huerta, R. (2019). Elementos para entender y aprovechar la educación artística en primaria. Revista de Investigación, Educación artística, (10), 337-339. https://ojs.uv.es/index.php/eari/article/view/15728
Mañero, J. (2021). Educación artística, intercreatividad y postdigitalidad: reflexión crítica sobre sus relaciones y procesos en tiempos del Covid-19. Revista de Investigación, Educación Artística, (12), 76-85. https://doi.org/10.7203/eari.12.20717
Menchén, F. (2018). El Aprendizaje Creativo y el Cerebro. Rescatar el concepto de “Aprehender”. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 7(2), 47-59. https://doi.org/10.15366/riejs2018.7.2.003
Ministerio de Educación. (2018). Guía de presentación y evaluación de proyectos de educación cultural y artística. Ministerio de Educación del Ecuador.
Molerio, L., y Vázquez, P. (2021). Retos y tendencias contemporáneas en la formación del docente de Educación Cultural y Artística. Revista de Investigación y Pedagogía del Arte, (11), 1-16. https://publicaciones.ucuenca.edu.ec/ojs/index.php/revpos/article/view/4039
Núñez, P., Cutillas, M., y Álvarez, E. (2020). Cine como herramienta de aprendizaje creativo en Educación Primaria. Revista sobre Educación, 38, 233-251. https://doi.org/10.15581/004.38.233-251
Oliveira, L., y de Sá Leitão, M. (2021). Fomentando la creatividad en el aula: Aportes desde el uso de herramientas digitales. Revista Enseñanza y Formación Docente, 99, 1-12. 10.1016/j.tate.2020.103152
Oue, T. (2021). Estrategias motivadoras y el aprendizaje creativo de los alumnos de Taller I de la Facultad de Arquitectura de la Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas 2018. Tesis de Maestría: Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle.
Pavez, M. (2018). Estrategias docentes para un aprendizaje creativo. Revista Actas de Diseño, 26, 247-250. https://dspace.palermo.edu/ojs/index.php/actas/article/view/2242
Reyes, E. (2022). Creatividad: Un factor clave para el desarrollo de competencias investigativas. Revista Encuentro Educacional, 29(1), 132-152. https://doi.org/10.5281/zenodo.8122082
Rodríguez, E., Vallejo, B., Yenchong, W., y Ponce, M. (2020). Importancia de la psicopedagogía y el aprendizaje creativo. Revista Dominio de las Ciencias, 6(3), 564-581. https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/1300
Salas, E. (2021). Desarrollo de la creatividad en la educación. Revista Maestro y Sociedad, 320-329. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/5466
Troncoso, A., Aguayo, G., Acuña, C., y Torres, L. (2022). Creatividad, innovación pedagógica y educativa: análisis de la percepción de un grupo de docentes chilenos. Revista de Educación Pesqui, 48, 1-21. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238562
Valero, J. (2019). La creatividad en el contexto educativo: adiestrando capacidades. Revista Tecnología, Ciencia y Educación, 13, 150-171. https://doi.org/10.51302/tce.2019.289
Veintimilla, M. (2019). La educación artística y sus problemas: consideraciones en torno al caso de Ecuador. Revista de Investigación y Pedagogía del Arte, (6), 1-17. https://publicaciones.ucuenca.edu.ec/ojs/index.php/revpos/article/view/2850
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mercy del Rocío Bravo Chávez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.