Estratégias de Educação Cultural e Artística para desenvolver a aprendizagem criativa no ensino secundário básico

Autores

  • Mercy del Rocío Bravo Chávez Escuela de Educación Básica Quito, Ecuador

Palavras-chave:

aprendizagem criativa, estratégias, educação cultural e artística, competências, habilidades

Resumo

Introdução: Atualmente, as tendências pedagógicas tradicionais nas quais certos professores focam o seu ensino têm deixado de lado o desenvolvimento da criatividade. Portanto, há alunos que tendem a não alcançar o aprendizado exigido. Objectivo: Analisar estratégias de Educação Cultural e Artística para desenvolver a aprendizagem criativa no ensino secundário básico. Materiais e métodos: A pesquisa centra-se na abordagem qualitativa, os métodos que norteiam o estudo foram indutivo-dedutivo, lógico-histórico e análise-síntese, e a modalidade do artigo científico é a revisão documental. Resultados: A aprendizagem criativa é a capacidade dos seres humanos de atender às necessidades instintivas de sobrevivência. Além disso, é uma forma de aprendizagem em que a criatividade assume um papel significativo. Discisão: As estratégias de Educação Cultural e Artística propostas seriam, principalmente, música, artes plásticas, expressão corporal, teatro e pintura através da observação, experimentação, exploração e design. Conclusões: Os professores devem aplicar diversas estratégias que favoreçam o desenvolvimento da aprendizagem criativa dos alunos num ambiente inovador, motivador e interessante, onde as competências possam ser manifestadas e as competências reforçadas.

Referências

Álamos, J., y Montes, R. (2022). Creatividad y aprendizaje colaborativo en educación secundaria: Una experiencia didáctica en el aula de Música. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 27(92), 155-183. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=14070424007

Blanquiz, Y., y Villalobos, M. (2018). Estrategias de Enseñanza y Creatividad del Docente en el área de Ciencias Sociales de Instituciones Educativas de Media de San Francisco. Revista de Estudios Multidisclinarios Telos, 20(2), 356-375. https://ojs.urbe.edu/index.php/telos/article/view/2583

Bonilla, M., Cárdenas, J., Arellano, F., y Pérez, D. (2020). Estrategias metodológicas interactivas para la enseñanza y aprendizaje en la educación. Revista Científica, Uisrael. 7(3), 25-36. https://doi.org/10.35290/rcui.v7n3.2020.282

Cárdenas, L. (2019). La creatividad y la educación en el siglo XXI. Revista Interamericana de Investigación, Educación y Pedagogía, 12(2). 211-224. https://doi.org/10.15332/25005421.5014

Fiallos, N., Paucar, I., Vega, Y., Jurado, J., y Vargas, B. (2023). Estrategias para fomentar la Creatividad y la Innovación en el Aula. Revista Científica Multidisciplinar Ciencia Latina, 7(2), 4082-4099. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i2.5631

Gonzales, A., Mora, R., Figueroa, F., y Mejía, O. (2022). Estrategias motivadoras y aprendizaje creativo. Revista Dilemas Contemporáneos, (2), 1-18. https://doi.org/10.46377/dilemas.v9i2.3096

González, A., y Molero, M., (2022). Creatividad y variables relacionadas según la etapa educativa: revisión sistemática. Revista de Educación Alteridad, 17(2), 246-261. https://doi.org/10.17163/alt.v17n2.2022.06

González, C., López, J., y Fernández, J. (2019). Estrategias para fomentar la creatividad en el aula. Revista de Educación, 379, 265-281. 10.4438/1988-592X-RE-2019-379-421

Gordillo, S., Washima, M., y Enrriquez, I. (2019). Estrategias metodológicas de enseñanza-aprendizaje en Educación Cultural y Artística para el desempeño docente de educadores en formación. Revista Académica REEA, II(5), 202-219. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7806117

Huerta, R. (2019). Elementos para entender y aprovechar la educación artística en primaria. Revista de Investigación, Educación artística, (10), 337-339. https://ojs.uv.es/index.php/eari/article/view/15728

Mañero, J. (2021). Educación artística, intercreatividad y postdigitalidad: reflexión crítica sobre sus relaciones y procesos en tiempos del Covid-19. Revista de Investigación, Educación Artística, (12), 76-85. https://doi.org/10.7203/eari.12.20717

Menchén, F. (2018). El Aprendizaje Creativo y el Cerebro. Rescatar el concepto de “Aprehender”. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 7(2), 47-59. https://doi.org/10.15366/riejs2018.7.2.003

Ministerio de Educación. (2018). Guía de presentación y evaluación de proyectos de educación cultural y artística. Ministerio de Educación del Ecuador.

Molerio, L., y Vázquez, P. (2021). Retos y tendencias contemporáneas en la formación del docente de Educación Cultural y Artística. Revista de Investigación y Pedagogía del Arte, (11), 1-16. https://publicaciones.ucuenca.edu.ec/ojs/index.php/revpos/article/view/4039

Núñez, P., Cutillas, M., y Álvarez, E. (2020). Cine como herramienta de aprendizaje creativo en Educación Primaria. Revista sobre Educación, 38, 233-251. https://doi.org/10.15581/004.38.233-251

Oliveira, L., y de Sá Leitão, M. (2021). Fomentando la creatividad en el aula: Aportes desde el uso de herramientas digitales. Revista Enseñanza y Formación Docente, 99, 1-12. 10.1016/j.tate.2020.103152

Oue, T. (2021). Estrategias motivadoras y el aprendizaje creativo de los alumnos de Taller I de la Facultad de Arquitectura de la Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas 2018. Tesis de Maestría: Universidad Nacional de Educación Enrique Guzmán y Valle.

Pavez, M. (2018). Estrategias docentes para un aprendizaje creativo. Revista Actas de Diseño, 26, 247-250. https://dspace.palermo.edu/ojs/index.php/actas/article/view/2242

Reyes, E. (2022). Creatividad: Un factor clave para el desarrollo de competencias investigativas. Revista Encuentro Educacional, 29(1), 132-152. https://doi.org/10.5281/zenodo.8122082

Rodríguez, E., Vallejo, B., Yenchong, W., y Ponce, M. (2020). Importancia de la psicopedagogía y el aprendizaje creativo. Revista Dominio de las Ciencias, 6(3), 564-581. https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/1300

Salas, E. (2021). Desarrollo de la creatividad en la educación. Revista Maestro y Sociedad, 320-329. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/5466

Troncoso, A., Aguayo, G., Acuña, C., y Torres, L. (2022). Creatividad, innovación pedagógica y educativa: análisis de la percepción de un grupo de docentes chilenos. Revista de Educación Pesqui, 48, 1-21. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248238562

Valero, J. (2019). La creatividad en el contexto educativo: adiestrando capacidades. Revista Tecnología, Ciencia y Educación, 13, 150-171. https://doi.org/10.51302/tce.2019.289

Veintimilla, M. (2019). La educación artística y sus problemas: consideraciones en torno al caso de Ecuador. Revista de Investigación y Pedagogía del Arte, (6), 1-17. https://publicaciones.ucuenca.edu.ec/ojs/index.php/revpos/article/view/2850

Publicado

2024-07-07

Como Citar

Bravo Chávez, M. del R. (2024). Estratégias de Educação Cultural e Artística para desenvolver a aprendizagem criativa no ensino secundário básico . Mestre E Sociedade, 21(3), 1001–1008. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6467

Edição

Seção

Artículos