Genial.ly no processo de ensino e aprendizagem para alunos da Escola de Educação Básica de Quito

Autores

  • Mercy Zulema Salazar Gaibor Escuela de Educación Básica Quito, Ecuador
  • Paula Rubia Caicedo Sosa Escuela de Educación Básica Quito, Ecuador
  • Nuriz Esperanza Pérez Cedeño Escuela de Educación Básica Quito, Ecuador
  • Johana Paola Carrillo Barragán Escuela de Educación Básica Quito, Ecuador

Palavras-chave:

estratégia didática, ensino-aprendizagem, ferramentas tecnológicas, TIC, construtivismo

Resumo

Introdução: Este projeto educacional implementou a ferramenta digital Genial.ly como suporte pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II da Escola "Quito" (Quevedo, Equador) durante o ano letivo de 2023-2024. A introdução justifica a proposta com base na necessidade de inovar com ferramentas tecnológicas que ofereçam recursos interativos para criar aulas dinâmicas e motivadoras, fomentando uma aprendizagem significativa e construtivista. Materiais e métodos: A metodologia empregou uma abordagem mista com delineamento exploratório-descritivo, utilizando entrevistas com gestores do distrito e questionários aplicados a alunos, pais e professores da instituição. Resultados: Os resultados do diagnóstico identificaram que, embora o desempenho acadêmico esteja no nível de "Alcançando os Resultados de Aprendizagem Exigidos" (RAE), há uma lacuna no alcance do nível ideal de "Dominando os Resultados de Aprendizagem Exigidos" (DAE), atribuída à falta de conectividade à internet e ao uso limitado de recursos digitais. Discussão: A discussão destacou o consenso entre os atores educacionais quanto à necessidade de integrar ferramentas tecnológicas como o Genial.ly para enriquecer a prática docente. Conclusões: Um Plano de Formação de Professores sobre o uso do Genial.ly foi desenvolvido e validado, propondo-o como uma estratégia viável para transformar práticas pedagógicas, promover a criatividade e melhorar a qualidade educacional na instituição.

Referências

Abdulhussein, N., Achury, C., Garzón, L., & Vega, D. (2018). Viabilidad De Una Herramienta Tecnológica Para Estructurar Proyectos. Universidad Católica de Colombia, 7–96. https://repository.ucatolica.edu.co/bitstream/10983/15997/1/Trabajo%20Final%20Herramienta%20Tecnológica%201.pdf

Abreu Alvarado, Y., Barrera Jiménez, A. D., Worosz, T. B., & Vichot, I. B. (2018). El proceso de enseñanza-aprendizaje de los Estudios Lingüísticos: su impacto en la motivación hacia el estudio de la lengua. Mendive. Revista de Educación, 16(4), 610–623.

Baque, G., & Portilla, G. (2021). El aprendizaje significativo como estrategia didáctica para la enseñanza – aprendizaje. Polo Del Conocimiento, 6(5), 75–86. https://doi.org/10.23857/pc.v6i5.2632

Cevallos, J., Lucas, X., Paredes, J., & Tomalá, J. (2020). Uso de herramientas tecnológicas en el aula para generar motivación en estudiantes del noveno de básica de las unidades educativas Walt Whitman, Salinas y Simón Bolívar, Ecuador. Revista Ciencias Pedagógicas e Innovación, VII(2), 86–93.

Colás, P., González, T., & de Pablos, J. (2018). Tecnología y educación: Una relación compleja. Editorial Octaedro.

Conopoima, Y. (2020). Herramientas Tecnológicas Ajustadas al Proceso de Enseñanza y Aprendizaje. Revista de Investigación en Educación, 4(3), 37–48.

Cupacán Guajala, G. E. J. P. A. E. (2021). Desarrollo de las habilidades comunicativas en la infancia de 3 a 5 años, de acuerdo a la Teoría de Lev Vigotsky [Tesis de grado, Universidad Central del Ecuador]. http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/22551

González del Hierro, M. (2019). Libros interactivos Geniales. Revista de Innovación Educativa, 10, 1–9. https://intef.es/wp-content/uploads/2019/03/Artículo-Genially-3.pdf

Guerra, J. (2020). El constructivismo en la educación y el aporte de la teoría de Vigotsky para comprender la construcción del conocimiento en el ser humano [Tesis de maestría, Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua]. http://repositorio.unan.edu.ni/2986/1/5624.pdf

Gutiérrez, A., Sánchez, A., & Reyes, C. (2020). Manejo de aplicaciones tecnológicas innovadoras implementada por docentes de quinto y sexto grado en el proceso de enseñanza aprendizaje, en el Centro Escolar Público Salomón Ibarra Mayorga, turno matutino, ubicado en el distrito IV, departamento de Managua [Informe de investigación].

Gutiérrez, J., Gutiérrez, C., & Gutiérrez, J. (2018). Estrategias metodológicas de enseñanza y aprendizaje con un enfoque lúdico. Revista de Educación y Desarrollo, 45, 37–46. http://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/45/45_Delgado.pdf

Gutiérrez, M. (2018). Estilos de aprendizaje, estrategias para enseñar. Su relación con el desarrollo emocional y "aprender a aprender." Tendencias Pedagógicas, 31, 83–96. https://doi.org/10.15366/tp2018.31.004

Instituto Nacional de Evaluación Educativa. (2018). Educacion en Ecuador. Resultados de PISA para el Desarrollo. OECD. https://n9.cl/ofgk3

Medina, J., Calla, G., & Romero, P. (2019). Las teorías de aprendizaje y su evolución adecuada a la necesidad de la conectividad. Lex, 17(23), 377–392. https://doi.org/10.21503/lex.v17i23.1683

Mejía, N., García, D., Erazo, J., & Narváez, C. (2020). Genially como estrategia para mejorar la comprensión lectora en educación básica. Cienciamatria, 6(3), 520–542. https://doi.org/10.35381/cm.v6i3.413

Ministerio de Educación. (2020). Educación Inicial y básica Integral con calidad. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/2020/04/Educacion-Inicial-y-basica-Integral-con-calidad.pdf

Molinero, M., & Chávez, U. (2019). Herramientas tecnológicas en el proceso de enseñanza-aprendizaje en estudiantes de educación superior. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 10(19). https://doi.org/10.23913/ride.v10i19.494

Moreira, J., Beltrón, R., & Beltrón, V. (2021). Aprendizaje significativo una alternativa para transformar la educación. Dominio de Las Ciencias, 7(2), 915–924. https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/1835

Ortiz, A., & Salcedo, M. (2020). La didáctica como proceso de enseñar y evaluar el aprendizaje. Revista Ensayos Pedagógicos, 15(2), 193–231. https://doi.org/10.15359/rep.15-2.9

Peralta, D., & Guamán, V. (2020). Metodologías activas para la enseñanza y aprendizaje de los Estudios sociales [Tesis de grado, Universidad Nacional de Loja].

Piedrafita, I. (2021). Conocimiento y formación del profesorado ante las TIC: la nueva realidad educativa. Editorial Síntesis.

Prieto, G., & Sanchez, A. (2017). La didáctica como disciplina científica y pedagógica. Revista de Ciencias de la Educación, 2, 41–52.

Saldarriaga, P., Bravo, G., & Loor, M. (2016). La teoría constructivista de Jean Piaget y su significación para la pedagogía contemporánea. Revista de Pedagogía, 2, 127–137.

Santamaría, M. (2021). Comunicación digital intergeneracional en clave de Aprendizaje-Servicio a través de Genial.ly. En M. G. Núñez (Ed.), Innovación educativa en la era digital (pp. 113–120). Editorial Aula.

Solórzano, P. (2021). Las herramientas tecnológicas Educaplay y Genial.ly y su incidencia en el proceso de evaluación formativa de los estudiantes en el área de Lengua y Literatura [Tesis de maestría, Universidad Técnica de Ambato].

Tapia, R., García, D., Cárdenas, N., & Erazo, J. (2020). Genially como una herramienta didáctica para desarrollar la redacción creativa en estudiantes de bachillerato. Cienciamatria, 6(3), 29–48. https://doi.org/10.35381/cm.v6i3.389

Totano, M. (2017). El docente y el uso de herramientas tecnológicas de enseñanza-aprendizaje en la Educación Básica Ecuatoriana. Journal of Science and Research: Revista Ciencia e Investigación, 2(7), 10–14. https://doi.org/10.26910/issn.2528-8083vol2iss7pp10-14

Tutillo, J., García, D., Castro, A., & Erazo, J. (2020). Genially como herramienta interactiva para el aprendizaje de verbos en Inglés. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 5(5), 250–265. https://doi.org/10.35381/r.k.v5i5.1042

Valarezo, J., & Santos, O. (2019). Las Tecnologías del Aprendizaje y el conocimiento en la formación docente. Editorial UTM.

Villalobos, J., Flórez, G., & Londoño, D. (2017). Relación maestro – alcance del logro: Una mirada a los procesos de enseñanza en la escuela. Entramado, 13(1), 186–196. https://doi.org/10.18041/entramado.2017v13n1.2512

Publicado

2025-11-23

Como Citar

Salazar Gaibor, M. Z., Caicedo Sosa, P. R., Pérez Cedeño, N. E., & Carrillo Barragán, J. P. (2025). Genial.ly no processo de ensino e aprendizagem para alunos da Escola de Educação Básica de Quito. Mestre E Sociedade, 22(4), 3206–3213. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7236

Edição

Seção

Artículos