Genial.ly no processo de ensino e aprendizagem para alunos da Escola de Educação Básica de Quito
Palavras-chave:
estratégia didática, ensino-aprendizagem, ferramentas tecnológicas, TIC, construtivismoResumo
Introdução: Este projeto educacional implementou a ferramenta digital Genial.ly como suporte pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental II da Escola "Quito" (Quevedo, Equador) durante o ano letivo de 2023-2024. A introdução justifica a proposta com base na necessidade de inovar com ferramentas tecnológicas que ofereçam recursos interativos para criar aulas dinâmicas e motivadoras, fomentando uma aprendizagem significativa e construtivista. Materiais e métodos: A metodologia empregou uma abordagem mista com delineamento exploratório-descritivo, utilizando entrevistas com gestores do distrito e questionários aplicados a alunos, pais e professores da instituição. Resultados: Os resultados do diagnóstico identificaram que, embora o desempenho acadêmico esteja no nível de "Alcançando os Resultados de Aprendizagem Exigidos" (RAE), há uma lacuna no alcance do nível ideal de "Dominando os Resultados de Aprendizagem Exigidos" (DAE), atribuída à falta de conectividade à internet e ao uso limitado de recursos digitais. Discussão: A discussão destacou o consenso entre os atores educacionais quanto à necessidade de integrar ferramentas tecnológicas como o Genial.ly para enriquecer a prática docente. Conclusões: Um Plano de Formação de Professores sobre o uso do Genial.ly foi desenvolvido e validado, propondo-o como uma estratégia viável para transformar práticas pedagógicas, promover a criatividade e melhorar a qualidade educacional na instituição.
Referências
Abdulhussein, N., Achury, C., Garzón, L., & Vega, D. (2018). Viabilidad De Una Herramienta Tecnológica Para Estructurar Proyectos. Universidad Católica de Colombia, 7–96. https://repository.ucatolica.edu.co/bitstream/10983/15997/1/Trabajo%20Final%20Herramienta%20Tecnológica%201.pdf
Abreu Alvarado, Y., Barrera Jiménez, A. D., Worosz, T. B., & Vichot, I. B. (2018). El proceso de enseñanza-aprendizaje de los Estudios Lingüísticos: su impacto en la motivación hacia el estudio de la lengua. Mendive. Revista de Educación, 16(4), 610–623.
Baque, G., & Portilla, G. (2021). El aprendizaje significativo como estrategia didáctica para la enseñanza – aprendizaje. Polo Del Conocimiento, 6(5), 75–86. https://doi.org/10.23857/pc.v6i5.2632
Cevallos, J., Lucas, X., Paredes, J., & Tomalá, J. (2020). Uso de herramientas tecnológicas en el aula para generar motivación en estudiantes del noveno de básica de las unidades educativas Walt Whitman, Salinas y Simón Bolívar, Ecuador. Revista Ciencias Pedagógicas e Innovación, VII(2), 86–93.
Colás, P., González, T., & de Pablos, J. (2018). Tecnología y educación: Una relación compleja. Editorial Octaedro.
Conopoima, Y. (2020). Herramientas Tecnológicas Ajustadas al Proceso de Enseñanza y Aprendizaje. Revista de Investigación en Educación, 4(3), 37–48.
Cupacán Guajala, G. E. J. P. A. E. (2021). Desarrollo de las habilidades comunicativas en la infancia de 3 a 5 años, de acuerdo a la Teoría de Lev Vigotsky [Tesis de grado, Universidad Central del Ecuador]. http://www.dspace.uce.edu.ec/handle/25000/22551
González del Hierro, M. (2019). Libros interactivos Geniales. Revista de Innovación Educativa, 10, 1–9. https://intef.es/wp-content/uploads/2019/03/Artículo-Genially-3.pdf
Guerra, J. (2020). El constructivismo en la educación y el aporte de la teoría de Vigotsky para comprender la construcción del conocimiento en el ser humano [Tesis de maestría, Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua]. http://repositorio.unan.edu.ni/2986/1/5624.pdf
Gutiérrez, A., Sánchez, A., & Reyes, C. (2020). Manejo de aplicaciones tecnológicas innovadoras implementada por docentes de quinto y sexto grado en el proceso de enseñanza aprendizaje, en el Centro Escolar Público Salomón Ibarra Mayorga, turno matutino, ubicado en el distrito IV, departamento de Managua [Informe de investigación].
Gutiérrez, J., Gutiérrez, C., & Gutiérrez, J. (2018). Estrategias metodológicas de enseñanza y aprendizaje con un enfoque lúdico. Revista de Educación y Desarrollo, 45, 37–46. http://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/45/45_Delgado.pdf
Gutiérrez, M. (2018). Estilos de aprendizaje, estrategias para enseñar. Su relación con el desarrollo emocional y "aprender a aprender." Tendencias Pedagógicas, 31, 83–96. https://doi.org/10.15366/tp2018.31.004
Instituto Nacional de Evaluación Educativa. (2018). Educacion en Ecuador. Resultados de PISA para el Desarrollo. OECD. https://n9.cl/ofgk3
Medina, J., Calla, G., & Romero, P. (2019). Las teorías de aprendizaje y su evolución adecuada a la necesidad de la conectividad. Lex, 17(23), 377–392. https://doi.org/10.21503/lex.v17i23.1683
Mejía, N., García, D., Erazo, J., & Narváez, C. (2020). Genially como estrategia para mejorar la comprensión lectora en educación básica. Cienciamatria, 6(3), 520–542. https://doi.org/10.35381/cm.v6i3.413
Ministerio de Educación. (2020). Educación Inicial y básica Integral con calidad. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/2020/04/Educacion-Inicial-y-basica-Integral-con-calidad.pdf
Molinero, M., & Chávez, U. (2019). Herramientas tecnológicas en el proceso de enseñanza-aprendizaje en estudiantes de educación superior. RIDE Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 10(19). https://doi.org/10.23913/ride.v10i19.494
Moreira, J., Beltrón, R., & Beltrón, V. (2021). Aprendizaje significativo una alternativa para transformar la educación. Dominio de Las Ciencias, 7(2), 915–924. https://dominiodelasciencias.com/ojs/index.php/es/article/view/1835
Ortiz, A., & Salcedo, M. (2020). La didáctica como proceso de enseñar y evaluar el aprendizaje. Revista Ensayos Pedagógicos, 15(2), 193–231. https://doi.org/10.15359/rep.15-2.9
Peralta, D., & Guamán, V. (2020). Metodologías activas para la enseñanza y aprendizaje de los Estudios sociales [Tesis de grado, Universidad Nacional de Loja].
Piedrafita, I. (2021). Conocimiento y formación del profesorado ante las TIC: la nueva realidad educativa. Editorial Síntesis.
Prieto, G., & Sanchez, A. (2017). La didáctica como disciplina científica y pedagógica. Revista de Ciencias de la Educación, 2, 41–52.
Saldarriaga, P., Bravo, G., & Loor, M. (2016). La teoría constructivista de Jean Piaget y su significación para la pedagogía contemporánea. Revista de Pedagogía, 2, 127–137.
Santamaría, M. (2021). Comunicación digital intergeneracional en clave de Aprendizaje-Servicio a través de Genial.ly. En M. G. Núñez (Ed.), Innovación educativa en la era digital (pp. 113–120). Editorial Aula.
Solórzano, P. (2021). Las herramientas tecnológicas Educaplay y Genial.ly y su incidencia en el proceso de evaluación formativa de los estudiantes en el área de Lengua y Literatura [Tesis de maestría, Universidad Técnica de Ambato].
Tapia, R., García, D., Cárdenas, N., & Erazo, J. (2020). Genially como una herramienta didáctica para desarrollar la redacción creativa en estudiantes de bachillerato. Cienciamatria, 6(3), 29–48. https://doi.org/10.35381/cm.v6i3.389
Totano, M. (2017). El docente y el uso de herramientas tecnológicas de enseñanza-aprendizaje en la Educación Básica Ecuatoriana. Journal of Science and Research: Revista Ciencia e Investigación, 2(7), 10–14. https://doi.org/10.26910/issn.2528-8083vol2iss7pp10-14
Tutillo, J., García, D., Castro, A., & Erazo, J. (2020). Genially como herramienta interactiva para el aprendizaje de verbos en Inglés. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 5(5), 250–265. https://doi.org/10.35381/r.k.v5i5.1042
Valarezo, J., & Santos, O. (2019). Las Tecnologías del Aprendizaje y el conocimiento en la formación docente. Editorial UTM.
Villalobos, J., Flórez, G., & Londoño, D. (2017). Relación maestro – alcance del logro: Una mirada a los procesos de enseñanza en la escuela. Entramado, 13(1), 186–196. https://doi.org/10.18041/entramado.2017v13n1.2512
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mercy Zulema Salazar Gaibor, Paula Rubia Caicedo Sosa, Nuriz Esperanza Pérez Cedeño, Johana Paola Carrillo Barragán

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente