Estratégia educativa para a integração da família na aprendizagem das crianças do terceiro ano
Palavras-chave:
Estratégia educativa; aprendizagem; família; educaçãoResumo
Introdução: Os pais são os primeiros educadores e a sua participação ativa no processo educativo reforça a motivação, a autoestima e o sentimento de pertença dos alunos. Objetivo: Desenvolver uma estratégia educativa para a integração da família na aprendizagem das crianças do terceiro ano do ensino básico. Materiais e Métodos: A investigação adotou uma abordagem mista, não experimental e descritiva. Foram utilizados métodos teóricos de análise e síntese, bem como abordagens indutivas e dedutivas. Entre os métodos empíricos aplicados, incluíram-se a observação, o inquérito, a entrevista e o parecer de especialistas. Quanto ao método matemático, foram utilizadas estatísticas descritivas e o método Alpha de Cronbach. A amostra foi composta por: 21 pais de crianças do terceiro ano do ensino básico, 32 professores e 1 autoridade. Resultados: Os resultados revelaram o apoio prestado pela família na escola, com uma pequena percentagem a mostrar que esta ligação com a aprendizagem precisa de ser reforçada. Discussão: Destaca-se que a participação da família nas atividades educativas fortalece o desenvolvimento das aprendizagens, o que favorece o desenvolvimento integral dos alunos. Conclusões: Oferece-se uma estratégia educativa para apoiar os educadores nos seus esforços de integração das famílias na aprendizagem.
Referências
Alama, G. (2023). La familia y su impacto en el rendimiento académico [Master's thesis Pontificia Universidad Católica del Ecuador]. https://repositorio.puce.edu.ec/handle/123456789/43641
Aponte, C. J. D. (2023). Estrategias motivadoras para la integración familia, escuela-comunidad al proceso enseñanza-aprendizaje del niño. Revista Científica VIPICREA, 5, 158-166. http://revistas.unellez.edu.ve/index.php/rcv/article/view/2385
Arispe Alburqueque, C., Yangali Vicente, J., Guerrero Bejarano, M., Rivera Lozada, O., Acuña Gamboa, L., y Arellano Sacramento, C. (2020). La investigación científica. Una aproximación para los estudios de posgrado. [Universidad Internacional del Ecuador] https://institutorambell.blogspot.com/2022/12/la-investigacion-cientifica-una_11.html
Ávila Vargas, N., & Giannotti Vázquez, S. (2021). El acompañamiento familiar en los procesos educativos durante la infancia: un acercamiento a través de estudios de casos. Universidad de La Habana. 291, 1-20. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0253-92762021000100004&script=sci_arttext
Bazán-Ramírez, A., Márquez-Ibarra, L., & Guadalupe Félix-López, E. (2022). Apoyo familiar en el estudio de escolares en un contexto de vulnerabilidad. Revista Educación, 46(1), 33-49. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S2215-26442022000100033&script=sci_abstract
Blanco Varela, D. C. (2024). Integración Familiar en la Educación Inicial: Fortaleciendo la Inclusión Escolar. e-Revista Multidisciplinaria del Saber, 2(38), 1-6. https://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2960-24672024000100203
Bravo, C. M. C., Bravo, N. A. M., Bravo, A. L. C., Morán, A. A. B., Calva, C. E. B., & Quezada, R. C. S. (2024). Estrategia de Integración Escuela–Familia, en la Participación de Padres en el Refuerzo Académico en Casa. Ciencia Latina: Revista Multidisciplinar, 8(4), 9994-10017. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9726274
Bravo, J. B., Rivera, L. R., Carbonell, A. F. C., & de Oca Celeiro, R. A. M. (2024). Estrategia socioeducativa para desarrollar el vínculo escuela-familia y su impacto en el desempeño escolar en los estudiantes del noveno año de la escuela juan contreras hurtado. Revista de Investigación Científica TSE DE, 7(especial), 1-29. https://www.revista.tsachila.edu.ec/index.php/TSEDE/article/view/211
Bronfennbrenner, U. (1986). The ecology of the as a context for human development. Developmental Psychology, 22, 723-742.
Bronfenbrenner, U. (1987). La ecología del desarrollo humano. Experimentos en entornos naturales y diseñados. Paidós.
Carmona, P.; Parra, J. y Gomáriz, V. (2021). Participación de las familias de alumnado con apoyos y atenciones diferentes: un estudio en un contexto multicultural. Revista de Investigación Educativa, 39(1), 49-69. http://dx.doi.org/10.6018/rie.386551
Chacma-Lara, E., & Chávez, T.L. (2021). Investigación cuantitativa: buscando la estandarización de un esquema taxonómico. Revista médica de Chile, 149(9), 1382-1383. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0034-98872021000901382&script=sci_arttext
Chairez, G. I. M., Díaz, M. J. T., & Cepeda, V. L. R. (2020). El contexto familiar y su vinculación con el rendimiento académico. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, 11, 657. https://www.rediech.org/ojs/2017/index.php/ie_rie_rediech/article/view/657
Chávez-Juma, S. P., Arguello-López, A. N., Mejía-Chamba, K. S., & Núñez-Naranjo, A. F. (2025). El papel de la familia en el proceso educativo de los niños en edad preescolar. Revista Científica Retos de la Ciencia, 1(5), 68-80. https://www.retosdelacienciaec.com/Revistas/index.php/retos/article/view/568
Choez, J. S. M., Bazurto, D. C. P., & Zambrano, D. P. C. (2022). Los tipos de familia y su incidencia en el rendimiento académico de los estudiantes de educación básica. REFCalE: Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa, 91-106. https://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3523
Cruz, Y. M. B., Méndez, J. J. S., Andrade, M. D. L. R., & Suarez, L. F. V. (2023). Importancia de la familia en el aprendizaje preescolar. Polo del Conocimiento: Revista científico-profesional, 8(3), 2835-2848. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9252179
Franco-Marín, K. V., Rodríguez-Triana, Z. E., Ospina-García, A., & Rodríguez-Bustamante, A. (2022). Sentido de las estrategias educativas para la promoción de la relación familia-escuela. Revista eleuthera, 24(1), 86-105. http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S2011-45322022000100086&script=sci_arttext
Fonseca, L. G. C., Solórzano, J. F. A., Bazurto, S. I. V., & Pazmiño, M. F. C. (2025). Enfoques estratégicos para impulsar la participación activa de las familias en el proceso de aprendizaje matemático. Dilemas contemporáneos: Educación, Política y Valores. 2 (7), 1-7. https://dilemascontemporaneoseducacionpoliticayvalores.com/index.php/dilemas/article/view/4528
González Ballesteros, L.M, Gómez Restrepo, C., Rodríguez, V.A., Fernández de Castro, S., & Vásquez Ponce, M. (2024). Investigación mixta: ¿qué es y qué no? Rev Colomb Psiquiat.. https://doi.org/10.1016/j.rcp.2024.04.002
González-Escalante, Á., & Sandoval-Gámez, P. (2025). Influencia de la familia en el rendimiento académico de los alumnos del bachillerato: un análisis sistemático. Revista científica Saperes Universitas, 8(1), 6-26. https://publishing.fgu-edu.com/ojs/index.php/RSU/article/view/559
Hernández, J. S. G. (2025). Las relaciones intergeneracionales en la educación formal. Una experiencia para el aprendizaje geográfico. Didáctica Geográfica, (26), 131-151. https://didacticageografica.age-geografia.es/ojs/index.php/didacticageografica/article/view/725
Infante Blanco, A., & Padilla González, L. E. (2020). Implicación familiar en el bachillerato: una estrategia para favorecer la permanencia escolar. Sinéctica, 54, 1-21. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S1665-109X2020000100140&script=sci_arttext
Jerez Rojas, A. D., & Anazagatis Cabral, M. E. (2020). Nivel de integración de la familia en la escuela y su relación con la calidad del proceso de enseñanza aprendizaje de los estudiantes del nivel primario del segundo ciclo del Centro Educativo de Formación Integral Cristiana (CEFIC) Distrito Educativo 03 Jarabacoa, Regional 06 La Vega, año escolar 2018-2019 [Doctoral dissertation, Escuela de Postgrado]. http://190.122.99.186/handle/123456789/1700
Martínez-Chairez, G. I., Torres Díaz, M. J., & Ríos Cepeda, V. L. (2020). El contexto familiar y su vinculación con el rendimiento académico. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, 11, 1-17. https://acortar.link/m6ItNe
Mendoza, G. K. Z., & Moreno, J. A. V. (2020). Rol familiar en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Dominio de las Ciencias, 6(3), 448-473. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7539686
Mendoza-Santana, M. I., & Cárdenas-Sacoto, J. H. (2022). Importancia de la participación familiar en la educación de los estudiantes del nivel inicial. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 10(2). http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2308-01322022000200024&script=sci_arttext&tlng=en
Mendoza Lira, M., Muñoz Jorquera, S., Ballesta Acevedo, E., & Covarrubias Apablaza, C. (2023). Conceptualizaciones de retención y deserción escolar en Proyectos Educativos Institucionales. Revista de estudios y experiencias en educación, 22(49), 194-211. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-51622023000200194&script=sci_arttext&tlng=pt
Miranda Huamán, G. (2022). El apoyo de los padres de familia y la mejora del rendimiento académico de los alumnos de una institución educativa de Atancama. [Master's thesis Universidad Cesar Vallejo]. https://alicia.concytec.gob.pe/vufind/Record/UCVV_4d95c343456cd440546ef1a81a60a9fa
Montenegro, D. L. T. (2024). Explorando el acompañamiento familiar en educación: Más allá de la participación tradicional. Revista Latinoamericana Ogmios, 4(9), 33-40. https://idicap.com/ojs/index.php/ogmios/article/view/279
Orbe Perea, J. G. (2023). Participación de la familia en los procesos de enseñanza aprendizaje en alumnado de Educación Básica Media de la Institución Educativa “Juan Benito Checa” del cantón San Lorenzo [Doctoral dissertation, PUCESE-Ciencias de la Educación Básica]. https://repositorio.puce.edu.ec/server/api/core/bitstreams/1ea3a5c4-4a1d-4417-a0e9-56a67f7dd35a/content
Ortiz Solano, L. M., Cepeda Gordillo, S. L., & Marín González, F. (2022). Integración de los padres de familia al proceso formativo como fundamento del aprendizaje significativo. [Master's thesis, Universidad de la Costa]. https://repositorio.cuc.edu.co/entities/publication/f2f35c3a-d827-40eb-9c68-736a8f09a227
Padrón Paladines, J. L. (2024). Familia y educación: percepciones y expectativas ante la deserción escolar en el subnivel superior en una zona rural [Master's thesis, Universidad Nacional de Educación]. http://201.159.222.12:8080/handle/56000/3569
Pañora, N. L. P., Encalada, S. C. O., Álvarez, J. C. E., & Herrera, D. G. G. (2020). Estrategias lúdicas para la vinculación familiar en el desarrollo infantil integral. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 5(5), 178-199. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7696082
Rodríguez Bustamante, A., Vicuña Romero, J. J., & Zapata Posada, J. J. (2021). Familia y escuela: educación afectivo-sexual en las escuelas de familia. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, 63, 312-344. https://revistavirtual.ucn.edu.co/index.php/RevistaUCN/article/view/1268
Roldan-Quijije, S. N. (2025). El rol de la familia en el proceso educativo: Investigación sobre cómo las dinámicas familiares y la falta de apoyo en el hogar impactan el desempeño escolar. Revista Científica ZAMBOS, 4(1), 178-190. https://revistaczambos.utelvtsd.edu.ec/index.php/home/article/view/85
Sánchez, E., & Dávila, O. (2022). Apoyo emocional de la familia y éxito escolar en los estudiantes de educación básica. Revista Estudios Psicológicos, 2(1), 7-29. https://estudiospsicologicos.com/index.php/rep/article/view/29
Serna-Agudelo, B. N., & Vargas-Suarez, R. (2024). Acompañamiento de los padres de familia en tiempos de pandemia y su incidencia en la construcción de la propia voz en los niños en grado Transición. Estudios pedagógicos (Valdivia), 50(1), 29-37. https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-07052024000100029&script=sci_arttext
Solorzano, J. P. R., & Ramírez, A. C. G. (2024). Trabajo colaborativo entre padres y educadores para fortalecer el proceso de enseñanza aprendizaje de los niños. Revista Científica Multidisciplinaria SAPIENTIAE. 7(13), 16-29. https://publicacionescd.uleam.edu.ec/index.php/sapientiae/article/view/584
Sucari, W., Aza, P., Anaya, J., & García, J. (2019). Participación familiar en la educación escolar peruana. Revista Innova Educación, 1(1), 6-18. http://revistainnovaeducacion.com/index.php/rie/article/view/1
Toloza Toloza, V. M. (2020). Participación de los padres de familia en el proceso de formación de los estudiantes de primaria de la sede el Diamante del Instituto Técnico de Sabana de Torres “ITES”. [Master's thesis, Universidad Autónoma de Bucaramanga]. https://repository.unab.edu.co/handle/20.500.12749/7241
UNESCO (2004). Participación de las familias en la educación infantil de Latinoamérica. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000139030
UNESCO, 2024. La cooperación educativa en América Latina y el Caribe: Ocho décadas de trabajo conjunto de los Estados con el acompañamiento de la UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/notice?id=p::usmarcdef_0000389202
UNICEF (2014). Participación de los padres y madres, la familia y la comunidad en la educación inclusiva. https://www.unicef.org/lac/media/7446/file/13.%20Participaci%C3%B3n%20de%20familia%20y%20comunidad.pdf
UNICEF. (2015). Convención sobre los Derechos del Niño (Plan de Acción de la Cumbre Mundial a favor de la Infancia del 30 de septiembre de 1990). de United Nations https://www.un.org/es/events/childrenday/pdf/derechos.pdf
UNIR. (3 de marzo, 2025). ¿Qué son las estrategias didácticas? Concepto, importancia y ejemplos. https://mexico.unir.net/noticias/educacion/estrategias-didacticas/
Valer, Y. C., & Sánchez, M. K. F. (2023). Participación de la familia en la educación. Revista de investigación en ciencias de la educación Horizontes. 7(27), 186-199. https://repositorio.cidecuador.org/handle/123456789/2534
Vargas Murillo, G. (2020). Estrategias educativas y tecnología digital en el proceso enseñanza aprendizaje. Cuad. Hosp. Clín, 15-15. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1652-67762020000100010
Zambrano, L. S. L., & Blanco, D. M. L. (2021). Incidencia de la disfuncionalidad familiar en el proceso de aprendizaje en niños del subnivel inicial II. REFCalE: Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa. 9 (2), 179-196. https://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3459
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karina Cindy Vargas-Pallo, Margot Mercedes García-Espinoza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente