Aprendizagem Baseada em Projetos: uma experiência inovadora na formação de alunos de Escolas de Negócios

Autores

  • Lincoln Fritz Cachay Reyes Universidad Nacional de Ucayali, Perú
  • Jackie Frank Chang Saldaña Universidad Nacional de Ucayali, Perú
  • Liz Sobeida Salirrosas Navarro Universidad Nacional de Ucayali, Perú
  • Walter Ortiz Meza Universidad Nacional de Ucayali, Perú

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, formação profissional universitária, competências transversais

Resumo

Introdução: O objetivo foi analisar o impacto da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP-DT), teoricamente elaborada, na formação de estudantes universitários da Escola de Administração. Materiais e métodos: Foi aplicada uma metodologia mista, combinando revisão qualitativa da literatura e análise de experiências de formação, com base em 43 fontes acadêmicas selecionadas entre 2018 e 2025. Resultados: Os resultados demonstram que a ABP-DT fortalece competências-chave como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação eficaz e trabalho colaborativo. Discussão: Além disso, promove uma formação abrangente, contextualizada e socialmente engajada, alinhada aos princípios do construtivismo e da sustentabilidade. Conclusões: Conclui-se que a ABP-DT é uma estratégia pedagógica eficaz para a preparação de profissionais capazes de enfrentar desafios complexos em ambientes reais.

Referências

Apaza Canaza, F., Cavero Pacheco, S. J., & Travieso Valdés, D. (2025). Aprendizaje basado en proyectos: su influencia en los resultados del estudiante. Revista Científica Redalyc. https://www.redalyc.org/journal/3606/360673304005/

Arias-Macías, L. E. (2025). Inteligencias múltiples e inclusión educativa, un reto para el profesorado. Revista Científica Zambos, 4(1), 101–113. https://doi.org/10.69484/rcz/v4/n1/79

Armentero Reboredo, A. (2021). Consideraciones sobre el aprendizaje basado en proyectos y la competencia sociocultural. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas, 4(1), 106–114. https://www.redalyc.org/pdf/7217/721778108014.pdf

Arreola Rico, J. A. (2023). Evaluación docente basada en competencias: una propuesta para la formación inicial. Revista de Educación y Desarrollo, 56(2), 45–60.

Botella Nicolás, A. M., & Ramos Ramos, P. (2019). Investigación-acción y aprendizaje basado en proyectos: Una revisión bibliográfica. Perfiles Educativos, 41(163), 109–122. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2019.163.58923

Cáceres Castro, M. J., & Alvarado Vimos, B. I. (2024). El método constructivista en la motivación y el rendimiento académico de los estudiantes. Esprint Investigación, 3(2), 16–24. https://doi.org/10.61347/ei.v3i2.70

Cruzado Saldaña, J. (2023). Evaluación formativa en el aprendizaje basado en proyectos. Revista de Innovación Educativa, 12(1), 88–102.

Dewey, J. (1938). Experience and Education. Macmillan.

De la Cuesta Benjumea, C. (2013). Revisión de la bibliografía en la investigación cualitativa. Universidad de Alicante. http://hdl.handle.net/10045/31200

Domingo, Á. (2021). La práctica reflexiva: un modelo transformador de la praxis docente. Zona Próxima, (34), 3–21. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=85370365002

Feeney, L., Rodríguez, M., & Torres, A. (2023). Project-Based Learning and Educational Policy: A Latin American Perspective. Journal of Educational Change, 24(1), 55–72.

Firpo, G., et al. (2023). Aprendizaje basado en proyectos: competencias científicas y autorregulación del aprendizaje. ResearchGate. https://www.researchgate.net/publication/343893295

García, M., et al. (2024). Pensamiento crítico y colaboración en el aprendizaje basado en problemas. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 21(2), 91–108. https://doi.org/10.6018/reifop.21.2.323371

Gardner, H. (1983). Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. Basic Books.

Gavilanes Capelo, R. M., & Tipán Barros, B. G. (2021). La educación ambiental como estrategia para enfrentar el cambio climático. Alteridad. Revista de Educación, 16(2), 213–226. https://doi.org/10.17163/alt.v16n2.2021.10

González, M., & Herrera, J. (2024). El protagonismo estudiantil en el aprendizaje basado en proyectos. ResearchGate. https://www.researchgate.net/publication/390005115

Granados López, H., & García Zuluaga, C. L. (2023). El modelo de aprendizaje experiencial como alternativa para mejorar el proceso de aprendizaje en el aula. Ánfora, 23(41), 37–54. https://www.redalyc.org/pdf/3578/357848839002.pdf

Gutiérrez Curipoma, J. L., et al. (2023). Percepción y conocimiento de metodologías activas para la enseñanza en la post pandemia. Revista Enseñanza en la Post Pandemia, 27(1), 181–200. https://www.researchgate.net/publication/370359253

Gutiérrez, J. L., et al. (2023). Las competencias del directivo en la gestión educativa del siglo XXI. Revista de Gestión Educativa, 16(2), 145–162. https://www.researchgate.net/publication/348602963

Hurtado Angamarca, M. M., Arequipa Sagñay, S. E., Torres Sánchez, M. C., & Paredes Vera, P. E. (2025). El Aprendizaje Basado en Proyectos (ABP) como enfoque pedagógico innovador: Una revisión bibliográfica. Polo del Conocimiento, 10(2), 2035–2055. https://doi.org/10.23857/pc.v10i2.9021

Kilpatrick, W. H. (1922). The Project Method: The Use of the Purposeful Act in the Educative Process. Teachers College, Columbia University.

Kolb, D. A. (1984). Experiential Learning: Experience as the Source of Learning and Development. Prentice Hall.

López, M., & Salazar, J. (2015). De la innovación educativa a la transformación social: Teoría y práctica. Intangible Capital, 11(3), 285–292. https://www.redalyc.org/pdf/549/54941394001.pdf

Martínez Salcedo, L. (2023). Interdisciplinariedad y ABP en la formación docente en ciencias naturales. Revista Iberoamericana de Educación, 91(1), 112–130.

Mendoza, A., & Torres, L. (2023). Enfoques educativos de la concepción de integración e inclusión. Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, 5(1), 115–124. https://www.redalyc.org/journal/5746/574660909008/html/

Monetti, E., & Molina, M. E. (2024). La planificación didáctica y su enseñanza en la formación docente: entramado de sentidos, representaciones y prácticas. Espacios en blanco. Serie indagaciones, 34, 259–271. https://doi.org/10.37177/UNICEN/EB34-387

Oliveira, S. de, Guimarães, O. M., & Ferreira, J. de L. (2023). As entrevistas semiestruturadas na pesquisa qualitativa em educação. Revista Linhas, 24(55), 210–236. https://doi.org/10.5965/1984723824552023210

Remorosa, M. M. R., Capili, S. R., Decir, E. G. B., Delacruz, J. B., Balase, M. M. H., & Escarlos, G. S. (2024). Vygotsky’s Social Development Theory: The Role of Social Interaction and Language in Cognitive Development. International Journal of All Research Writings, 10. https://www.researchgate.net/publication/386875249

Restrepo Gómez, D. (2023). Aprendizaje basado en proyectos en la universidad: Retos y oportunidades. Revista Colombiana de Educación, 85(2), 145–162.

Rivadeneira Sarmiento, T. C., Villagómez Samaniego, E. P., & Cabezas Reyes, A. T. (2025). Educación superior y sostenibilidad: Modelos pedagógicos para formar líderes sostenibles. Revista InveCom, 5(3). https://doi.org/10.5281/zenodo.14263104

Rivadeneira Sarmiento, T. C., Villagómez Samaniego, E. P., & Cabezas Reyes, A. T. (2025). Educación superior y sostenibilidad: modelos pedagógicos para formar líderes sostenibles. Revista InveCom, 5(3). https://doi.org/10.5281/zenodo.14263104

Sánchez Villacrés, A. M., Rivera Araujo, M. I., Peralta Escobar, M. N., Sánchez Villacrés, H. C., & Rizo García, E. D. C. (2025). Metodologías de alto impacto en el aula: Un enfoque constructivista. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 9(1), 7602–7615. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v9i1.16429

Sandoval-Muñoz, J., et al. (2023). Influencia de la motivación intrínseca y extrínseca en el proceso de enseñanza-aprendizaje: una revisión sistemática. ResearchGate. https://www.researchgate.net/publication/380585983

Savin-Baden, M., & Major, C. H. (2013). Qualitative research: The essential guide to theory and practice. Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003377986

Sotolongo Borges, M., & Quintero Azahares, M. (2024). [Referencia pendiente de validación directa en línea; se sugiere verificar en Redalyc o SciELO].

Tapia Herrera, D. V., Freire Castañeda, L. E., & Hallo Caiza, E. P. (2025). Aprendizaje basado en proyectos: Un enfoque educativo innovador para una enseñanza activa. Reincisol, 4(7), 320–341. https://doi.org/10.59282/reincisol.V4(7)320-341

Tobón, S. (2012). Proyectos formativos y desarrollo de competencias. Centro Universitario CIFE. https://www.researchgate.net/publication/314246215

Trujillo Sáez, F. (2023). Aprendizaje basado en proyectos: líneas de avance para una innovación centenaria. Textos: Didáctica de la Lengua y de la Literatura, (78), 42–48. https://www.researchgate.net/publication/320961737

Valdenegro-Fuentes, L. (2023). Modelos de formación del profesorado e identidad docente: una articulación necesaria. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 22(50), 215–234. https://www.redalyc.org/journal/2431/243176283012

Vygotsky, L. S. (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes (M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner, & E. Souberman, Eds. & Trans.). Harvard University Press.

Villanueva Morales, C., Ortega Sánchez, G., & Díaz Sepúlveda, L. (2022). Aprendizaje basado en proyectos: metodología para fortalecer tres habilidades transversales. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, 21(45), 433–445. https://www.redalyc.org/journal/2431/243170668022

Zambrano Briones, M. A., Hernández Díaz, A., & Mendoza Bravo, K. L. (2022). El aprendizaje basado en proyectos como estrategia didáctica. Revista Conrado, 18(84), 172–181. http://scielo.sld.cu/pdf/rc/v18n84/1990-8644-rc-18-84-172.pdf

Zapata Carreño, J. C., Cherre Antón, C. A., & Agurto Nole, C. R. (2025). Estrategias de involucramiento estudiantil para mejorar el aprendizaje significativo. Universidad, Ciencia y Tecnología, 29(especial). https://doi.org/10.47460/uct.v29ispecial.933

Publicado

2025-07-08

Como Citar

Cachay Reyes, L. F., Chang Saldaña, J. F., Salirrosas Navarro, L. S., & Ortiz Meza, W. (2025). Aprendizagem Baseada em Projetos: uma experiência inovadora na formação de alunos de Escolas de Negócios. Mestre E Sociedade, 22(2), 1442–1449. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6965

Edição

Seção

Artículos