Fundamentos teóricos da competência comunicativa no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa
Palavras-chave:
aprendizagem, competência comunicativa, ensino, estratégia, inglêsResumo
Introdução: Em determinados contextos educacionais, é dada baixa importância ao desenvolvimento da competência comunicativa, denotando deficiências na comunicação e na manifestação de habilidades comunicativas. Objetivo: Caracterizar os fundamentos teóricos da competência comunicativa no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa no sétimo ano do ensino fundamental. Materiais e Métodos: O estudo foi realizado sob uma abordagem qualitativa com orientação do método indutivo-dedutivo e análise-síntese. Foi realizado um processo de revisão bibliográfica de artigos científicos publicados entre 2020 e 2024, indexados em bases de dados relevantes como Redalyc, Latindex, Dialnet e Scielo. Resultados: Em relação à competência comunicativa, destacam-se conteúdos como definição e importância, elementos e dimensões; e estratégias de ensino com destaque para jogos. E, em relação ao processo de ensino-aprendizagem de inglês, são citadas generalidades, fatores de aprendizagem da língua inglesa, abordagens de ensino da língua inglesa e recursos de ensino da língua inglesa na era atual. Conclusões: Competência comunicativa é a capacidade de um indivíduo se comunicar de forma adequada e eficaz com um grupo específico de pessoas que compartilham a mesma língua, neste caso, o inglês. No processo de ensino-aprendizagem, é importante que os professores implementem estratégias de ensino, como jogos, pois eles desenvolvem a motivação e despertam o interesse pela aprendizagem ativa.
Referências
Alfonso, A. (2022). Y al fin, ¿en dónde nos deja el enfoque comunicativo? Revista Forma y Función, 35(1), 1-26. https://doi.org/10.15446/fyf.v35n1.86017
Bobarin, E. (2021). Desarrollo de la competencia comunicativa oral en inglés. Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 5(19), 723–732. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i19.232
Bosquez, G., Muyulema, J., Pacheco, J. y Usca, R. (2022). Aplicación móvil educativa para fortalecer el proceso de enseñanza- aprendizaje de la asignatura de inglés en tiempo de pandemia. Revista Alfa Publicaciones, 4(2.2), 39–55. https://doi.org/10.33262/ap.v4i2.2.21
Calderón, B. y Córdova, D. (2020). B-learning en la enseñanza del idioma inglés como segunda lengua: una revisión sistemática de la literatura. Revista Electrónica de Tecnología Educativa, Edutec (73), 105–121. https://doi.org/10.21556/edutec.2020.73.1745
Cleonares, A. y Gavilanez, S. (2019). Fortalecimiento de la competencia comunicativa del inglés mediante la propuesta didáctica “playing with verbs” en estudiantes de primer nivel de bachillerato. Revista Cognosis, 4(4), 15–26. https://doi.org/10.33936/cognosis.v4i4.2224
Cock, J. (2022). Estrategias didácticas que utilizan los docentes de inglés para el uso y disfrute del aprendizaje en el inglés. Revista Palobra “palabra que obra”, 22(1), 42-60. https://doi.org/10.32997/2346-2884-vol.22-num.1-2022-4094
Cota, C., Briones, V. y Valencia, L. (2020). El uso de objetos de aprendizaje multimodal y juegos interactivos en el aprendizaje de verbos modales en inglés. Revista Electrónica Científica de Investigación Educativa, Recie. 5(1), 237-254. https://doi.org/10.33010/recie.v5i1.1094
Cruz, M. y Herrera, L. (2022). Evaluación de la competencia comunicativa oral de estudiantes en inglés mediante una plataforma de videoconferencia. Revista Perfil: problemas en el desarrollo profesional docente, 24(1), 143–156. https://doi.org/10.15446/profile.v24n1.91282
Cuadros, E. y Ogosi, R. (2024). Competencias comunicativas en la educación. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, Horizontes, 8(32), 417–430. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v8i32.733
Doreen, F. (2020). La enseñanza del inglés, como idioma extranjero, desde una perspectiva sociolingüística en el aula. Revista Dilemas Contemporáneos, 7(3), 1-21. https://doi.org/10.46377/dilemas.v36i1.2323
García, E. (2024). Las plataformas digitales como recurso didáctico parar el aprendizaje del inglés en Educación Primaria. Revista Científica Multidisciplinar, Ciencia Latina 8(1), 3006-3022. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i1.9633
García, M. y Larreal, A. (2023). Gamificación como didáctica para el desarrollo de competencias comunicativas del idioma inglés: una reflexión teórica. Revista Dilemas Contemporáneos: Educación, Política y Valores, (21), 1-31. https://doi.org/10.46377/dilemas.v11iEspecial.3884
Gutiérrez, M., Vences, G., Malqui, R., Lazo, G., Picón, S. y Ninachoque, Y. (2023). Estrategias de dramatización y la competencia comunicativa del idioma inglés en los alumnos de un Colegio Público. Científica Multidisciplinar, Ciencia Latina Revista 7(4), 1342-1353. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i4.6960
Hernández, M. y Resabala, K. (2023). Juegos creativos para la participación en el proceso de aprendizaje del inglés en bachillerato. Revista Electrónica Formación y Calidad Educativa 11(1).73-88. https://refcale.uleam.edu.ec/index.php/refcale/article/view/3731
Herrera, C. y Villafuerte, C. (2023). Estrategias didácticas en la educación. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, Horizontes. 7(28), 758–772. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i28.552
Mancero, W. y Veloz, L. (2017). Algunas nociones acerca de las competencias en el idioma inglés. Revista Polo del Conocimiento, 2(6), 1278-1287. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/276
Mata, D. y García, M. (2022). Desarrollo de competencias comunicativas en la formación de profesionales de inglés. Revista Referencia Pedagógica, 10(2), 126-139.
Matos, L. y Maguiña, J. (2022). Competencias comunicativas en estudiantes de Educación Básica Regular del Perú. Polo del Conocimiento, 7(3), 891-909. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/3768
Moreira, P. y Venegas, L. V. (2020). Desarrollo de competencias comunicativas del idioma inglés. Revista Dominio de las Ciencias, 6(4), 1292–1303. https://doi.org/10.23857/dc.v6i4.1537
Mota, B. (2023). Competencias comunicativas en el desarrollo del lenguaje de los estudiantes con capacidades de aprendizajes. Revista Maestro y Sociedad, 20(2), 458-464. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6074
Navas, Y., Real, I., Pacheco, S. y Mayorga, A. (2015). Los procesos de enseñanza y aprendizaje del idioma inglés a través de los entornos virtuales de aprendizaje. Revista Ciencia Unemi, 8 (13), 47-55. https://ojs.unemi.edu.ec/index.php/cienciaunemi/article/view/82
Palacios, J. y Bravo, S. (2022). Materiales didácticos para la enseñanza del idioma inglés en los estudiantes de cuarto de educación básica de la unidad educativa libertad 2021. Revista Polo del Conocimiento, 7(5), 40-52. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/3943/html
Palencia, J. (2023). Propuesta didáctica activa para la enseñanza del idioma inglés en la básica secundaria de la institución educativa liceo Joaquín F Vélez del municipio de Magangué bolívar. Revista Científica Multidisciplinar, Ciencia Latina 7(3), 3892-3906. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v7i3.6447
Quevedo, S., Díaz, M. y La Rosa, O. (2021). Método auditivo visual para el aprendizaje del idioma inglés en los estudiantes de turismo. 3C TIC. Revista Cuadernos de desarrollo aplicados a las TIC, 10(1), 93-120. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7888167
Ravelo, X. (2018). La competencia comunicativa, premisa para la imagen social del maestro. Revista EduSol, 18 (62). https://www.redalyc.org/journal/4757/475756618017/html/
Rengifo, C. y Pazos, C. (2024). Competencias comunicacionales del idioma inglés en estudiantes de educación media técnica. Revista Postdoctuba, 5(2), 1-19. https://revistasuba.com/index.php/POSTDOCTUBA/article/view/628
Rivera, A. y Garza, N. (2022). El translenguaje como pedagogía para el desarrollo de la competencia comunicativa oral en inglés. Revista lengua y cultura, 4(7), 81-88. https://doi.org/10.29057/lc.v4i7.9643
Rivera, R., Castellano, A. y Loor, J. (2021). Método comunicativo en la enseñanza del Idioma Inglés en contextos no formales de aprendizaje para desarrollar la expresión oral en estudiantes de Básica Superior de la Escuela Ángel Héctor Cedeño. Polo del Conocimiento, 6(1), 414-444. https://polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/2151
Rivero, L., Tardo, Y. y Rey, P. (2020). La competencia conversacional en el proceso de enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras: referentes gnoseológicos y didácticos. Revista Conrado, 16(76), 287–294.
Romero, L., García D., Ávila, C. y Erazo J. (2020). Aprendizaje colaborativo para la motivación del aprendizaje de inglés. Revista Episteme Koinonia, 3(6), 273–290. https://doi.org/10.35381/e.k.v3i6.825
Ruiz, E., Rodríguez, L., Guano, D. y Rojas, M. (2019). Dificultades que predominan en el proceso de instrucción- aprendizaje de inglés como lengua extranjera. Revista Ciencia Digital, 3(4.2), 204-216. https://doi.org/10.33262/cienciadigital.v3i4.2.1025
Santana González, Y. (2025). La inteligencia artificial en la formación docente del estudiante de psicología en Cuba. En: de R.L. de C.V., Q. S. (2025). La formación docente. Miradas desde diversos contextos y prácticas. https://doi.org/10.29410/QTP.25.08
Sirlopú, E., Marrufo, D. y Ortega, M. (2023). Calidad de la competencia comunicativa del inglés en educación superior: revisión teórica. Revista Cuadernos de Investigación Educativa, 14(2), 1-23. https://doi.org/10.18861/cied.2023.14.2.3370
Torres, C. (2022). Juego de roles y el aprendizaje del idioma inglés en los estudiantes de primaria de una institución educativa limeña. [Tesis de Maestría, Universidad César Vallejo].
Torres, C. (2022). Propuesta de implementación de juegos virtuales como estrategia pedagógica para la adquisición de vocabulario en inglés. caso estudiantes del octavo año de la Unidad Educativa Santa Rosa. [Tesis de Maestría, Universidad Católica de Cuenca].
Torres, C. y Estrella, L. (2022). Retos y desafíos en el proceso de aprendizaje del inglés: reflexiones y perspectivas. Revista Scientific, 7(24), 255-271. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2022.7.24.13.255-271
Vanegas, M., Betancourtt, J. y Recalde, F. (2024). Metodologías y enfoques didácticos en la Enseñanza del Inglés como Lengua Extranjera en la Educación Ecuatoriana. Revista Científica Multidisciplinar, Ciencia Latina 8(1), 9541-9553. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i1.10272
Vila, P., Velasco, J. y Vila, P. (2023). Desarrollo de la competencia comunicativa en educación superior. Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 7(31), 2583–2596. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i31.686
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sandy Liceth García Delgado, Grey Zita Gean Zambrano Intriago

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente