Dinâmica de inclusão social de migrantes no centro comercial do cantão de La Libertad

Autores

  • Angie Carolina Vélez Castillo Universidad Estatal Península de Santa Elena, Ecuador
  • Rosa Petita Castillo Orrala Universidad Estatal Península de Santa Elena, Ecuador

Palavras-chave:

Inclusão social, migrantes, sociedade, migração, trabalho

Resumo

Introdução: Esta pesquisa aborda a inclusão social de migrantes no centro comercial do cantão de La Libertad, Equador, enfatizando a importância da migração e suas implicações sociais. São examinados os desafios enfrentados pelos migrantes em termos de sua inserção na comunidade local, tomando como base comparativa estudos realizados em outros países como Chile e Venezuela. Objetivo: Determinar os fatores que influenciam a inclusão social dos migrantes no centro comercial do cantão de La Libertad. Materiais e métodos: A pesquisa foi desenvolvida sob uma abordagem quantitativa, utilizando um censo de 25 migrantes no centro comercial de La Libertad. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas, baseadas na "Escala GENCAT", que mede a qualidade de vida dos migrantes por meio de oito dimensões. Resultados: Os resultados revelaram que a maioria dos migrantes vem da Venezuela e enfrenta problemas relacionados ao emprego e à integração social. Uma porcentagem significativa apresentou sintomas de ansiedade e depressão devido à insegurança no trabalho e à falta de estabilidade. Observou-se também que os migrantes participam em menor grau das atividades culturais e sociais locais. Discussão: Os resultados mostram que os migrantes em La Libertad, apesar de terem estudos acadêmicos, ocupam empregos informais e temporários. Isso afeta seu bem-estar emocional e social, refletindo uma falta de inclusão real na comunidade. Existem limitações no acesso aos serviços e direitos trabalhistas. Conclusão: É essencial melhorar as políticas de inclusão social dos migrantes, proporcionando acesso a empregos decentes e programas de apoio emocional e social para promover sua integração na comunidade local.

Referências

Arizabaleta Dominguez, S. L., & Ochoa Cubillos, A. F. (2016, diciembre 6). Hacia una educación superior inclusiva en Colombia. Scielo, 41-56. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-24942016000200005&lng=en&tln=en

Bajo, N. (2007). Conceptos y teorías sobre la inmigración. Anuario Jurídico y Económico Escurialense, 40, 817-840.

Banco Mundial. (2009). World Development Report. http://siteresources.worldbank.org/INTWDRS/Resources/477365

González Luna, F., & Gutiérrez Rico, D. (2015). Más allá de la inclusión educativa: Elementos para su desarrollo en una institución de educación superior (1ª ed.). Instituto Universitario Anglo Español.

Gómez, J. (2010). La migración internacional: teorías y enfoques, una mirada actual. Semestre Económico, 13(26), 81-99.

Herdoíza, M. (2015). Construyendo igualdad en la educación superior. Secretaría de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación - SENESCYT, Senescyt/Unesco.

Hernández-Sampieri, R., & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta (6ª ed.). McGraw-Hill/Interamericana Editores S.A. de C.V. http://observatorio.epacartagena.gov.co/wp-content/uploads/2017/08/metodologia-de-la-investigacion-sexta-edicion.compressed.pdf

Herrera Seda, C., Pérez Salas, C., & Echeita, G. (2016). Teorías implícitas y prácticas de enseñanza que promueven la inclusión educativa en la universidad. Instrumentos y Antecedentes para la Reflexión y Discusión, 9(5), 49-64. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062016000500006

Incheon. (2016). Educación 2030. Declaración de Incheon y marco de acción. Hacia una educación inclusiva y equitativa de calidad y un aprendizaje a lo largo de la vida para todos. UNESCO.

Camilo, J. (2020). Plan Nacional de igualdad y equidad de género. República Dominicana: PLANEG III.

Muñoz Loayza, B. A. (2018). Ventajas y desventajas del muestreo probabilístico y no probabilístico en investigaciones científicas. Repositorio Digital Utmach. http://repositorio.utmachala.edu.ec/bitstream/48000/12838/1/ECUACE-2018-CA-DE00859.pdf

Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD). (2020). Informe Anual.

Ripoll, S. (2028). Xenofobia y discriminación hacia refugiados y migrantes venezolanos en Ecuador y lecciones aprendidas para la promoción de la inclusión social. Social Science in Humanitarian Action, 22-23.

Rivero Pino, R. (2021). Desarrollo de capacidades de intervención profesional comunitaria, familiar y de género para la inclusión educativa. Santa Elena.

Rivero Pino, R. (2021). Instrumento para validación por especialistas de técnicas para la investigación "Desarrollo de Capacidades de Intervención Profesional Comunitaria, Familiar y de Género para la Inclusión Educativa Universitaria". Universidad Estatal Península de Santa Elena.

SENESCYT. (2015). Construyendo igualdad en la educación superior. Secretaría de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación.

Solís Sabanero, A. (2016). La perspectiva de género en la educación. Desarrollo profesional docente: reforma educativa, contenidos curriculares y procesos de evaluación, 97-107.

Torres-Ortiz, J. A., & Duarte, J. E. (2016, junio). Los procesos pedagógicos administrativos y los aspectos socioculturales de la inclusión educativa. Investigación, Desarrollo, Innovación, 6(179-190). https://doi.org/10.19053/20278306.4606

Unesco. (2020). América Latina y el Caribe: Inclusión y educación: todos y todas sin excepción. Informe de Seguimiento de la Educación en el Mundo 2020. París: Unesco.

Vásquez, S. J. (2026). Acceso y elección escolar de familias migrantes en Chile: No tuve problemas porque la escuela es abierta, porque acepta muchas nacionalidades. Calidad en la Educación, 7(8).

Publicado

2024-12-08

Como Citar

Vélez Castillo, A. C., & Castillo Orrala, R. P. (2024). Dinâmica de inclusão social de migrantes no centro comercial do cantão de La Libertad. Mestre E Sociedade, 21(4), 1866–1876. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6591

Edição

Seção

Artículos