Dinâmica de inclusão social de migrantes no centro comercial do cantão de La Libertad
Palavras-chave:
Inclusão social, migrantes, sociedade, migração, trabalhoResumo
Introdução: Esta pesquisa aborda a inclusão social de migrantes no centro comercial do cantão de La Libertad, Equador, enfatizando a importância da migração e suas implicações sociais. São examinados os desafios enfrentados pelos migrantes em termos de sua inserção na comunidade local, tomando como base comparativa estudos realizados em outros países como Chile e Venezuela. Objetivo: Determinar os fatores que influenciam a inclusão social dos migrantes no centro comercial do cantão de La Libertad. Materiais e métodos: A pesquisa foi desenvolvida sob uma abordagem quantitativa, utilizando um censo de 25 migrantes no centro comercial de La Libertad. Foram aplicados questionários com perguntas fechadas, baseadas na "Escala GENCAT", que mede a qualidade de vida dos migrantes por meio de oito dimensões. Resultados: Os resultados revelaram que a maioria dos migrantes vem da Venezuela e enfrenta problemas relacionados ao emprego e à integração social. Uma porcentagem significativa apresentou sintomas de ansiedade e depressão devido à insegurança no trabalho e à falta de estabilidade. Observou-se também que os migrantes participam em menor grau das atividades culturais e sociais locais. Discussão: Os resultados mostram que os migrantes em La Libertad, apesar de terem estudos acadêmicos, ocupam empregos informais e temporários. Isso afeta seu bem-estar emocional e social, refletindo uma falta de inclusão real na comunidade. Existem limitações no acesso aos serviços e direitos trabalhistas. Conclusão: É essencial melhorar as políticas de inclusão social dos migrantes, proporcionando acesso a empregos decentes e programas de apoio emocional e social para promover sua integração na comunidade local.
Referências
Arizabaleta Dominguez, S. L., & Ochoa Cubillos, A. F. (2016, diciembre 6). Hacia una educación superior inclusiva en Colombia. Scielo, 41-56. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0121-24942016000200005&lng=en&tln=en
Bajo, N. (2007). Conceptos y teorías sobre la inmigración. Anuario Jurídico y Económico Escurialense, 40, 817-840.
Banco Mundial. (2009). World Development Report. http://siteresources.worldbank.org/INTWDRS/Resources/477365
González Luna, F., & Gutiérrez Rico, D. (2015). Más allá de la inclusión educativa: Elementos para su desarrollo en una institución de educación superior (1ª ed.). Instituto Universitario Anglo Español.
Gómez, J. (2010). La migración internacional: teorías y enfoques, una mirada actual. Semestre Económico, 13(26), 81-99.
Herdoíza, M. (2015). Construyendo igualdad en la educación superior. Secretaría de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación - SENESCYT, Senescyt/Unesco.
Hernández-Sampieri, R., & Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta (6ª ed.). McGraw-Hill/Interamericana Editores S.A. de C.V. http://observatorio.epacartagena.gov.co/wp-content/uploads/2017/08/metodologia-de-la-investigacion-sexta-edicion.compressed.pdf
Herrera Seda, C., Pérez Salas, C., & Echeita, G. (2016). Teorías implícitas y prácticas de enseñanza que promueven la inclusión educativa en la universidad. Instrumentos y Antecedentes para la Reflexión y Discusión, 9(5), 49-64. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062016000500006
Incheon. (2016). Educación 2030. Declaración de Incheon y marco de acción. Hacia una educación inclusiva y equitativa de calidad y un aprendizaje a lo largo de la vida para todos. UNESCO.
Camilo, J. (2020). Plan Nacional de igualdad y equidad de género. República Dominicana: PLANEG III.
Muñoz Loayza, B. A. (2018). Ventajas y desventajas del muestreo probabilístico y no probabilístico en investigaciones científicas. Repositorio Digital Utmach. http://repositorio.utmachala.edu.ec/bitstream/48000/12838/1/ECUACE-2018-CA-DE00859.pdf
Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD). (2020). Informe Anual.
Ripoll, S. (2028). Xenofobia y discriminación hacia refugiados y migrantes venezolanos en Ecuador y lecciones aprendidas para la promoción de la inclusión social. Social Science in Humanitarian Action, 22-23.
Rivero Pino, R. (2021). Desarrollo de capacidades de intervención profesional comunitaria, familiar y de género para la inclusión educativa. Santa Elena.
Rivero Pino, R. (2021). Instrumento para validación por especialistas de técnicas para la investigación "Desarrollo de Capacidades de Intervención Profesional Comunitaria, Familiar y de Género para la Inclusión Educativa Universitaria". Universidad Estatal Península de Santa Elena.
SENESCYT. (2015). Construyendo igualdad en la educación superior. Secretaría de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación.
Solís Sabanero, A. (2016). La perspectiva de género en la educación. Desarrollo profesional docente: reforma educativa, contenidos curriculares y procesos de evaluación, 97-107.
Torres-Ortiz, J. A., & Duarte, J. E. (2016, junio). Los procesos pedagógicos administrativos y los aspectos socioculturales de la inclusión educativa. Investigación, Desarrollo, Innovación, 6(179-190). https://doi.org/10.19053/20278306.4606
Unesco. (2020). América Latina y el Caribe: Inclusión y educación: todos y todas sin excepción. Informe de Seguimiento de la Educación en el Mundo 2020. París: Unesco.
Vásquez, S. J. (2026). Acceso y elección escolar de familias migrantes en Chile: No tuve problemas porque la escuela es abierta, porque acepta muchas nacionalidades. Calidad en la Educación, 7(8).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angie Carolina Vélez Castillo, Rosa Petita Castillo Orrala
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.