Mathway like didactic resource in the development of the mathematical logical reasoning in students of high school

Autores

  • Karina Esmeralda Cortez Pazmiño Unidad Educativa Liceo Policial de la Ciudad de Quito, Ecuador
  • Sandra Patricia Quintana Puma Unidad Educativa Liceo Policial de la Ciudad de Quito, Ecuador
  • Wilmer Ortiz Aguilar Universidad Bolivariana del Ecuador, Ecuador
  • Félix Agustín Bravo Faytong Universidad Técnica de Babahoyo, Ecuador

Palavras-chave:

Mathway, Recurso didático, Raciocínio lógico matemático, Ensino de matemática

Resumo

Introdução: Atualmente, para o ensino de matemática é possível encontrar diversas ferramentas digitais que ajudam a melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos, ao oferecer feedback imediato e a visualização de conceitos matemáticos no processo, o que resulta em melhores resultados de aprendizagem; Porém, seu uso ainda é insuficiente. Portanto, este estudo aborda a utilização da ferramenta Mathway, uma aplicação para ensinar e aprender matemática, com o objetivo de analisar a incidência da ferramenta Mathway no fortalecimento do raciocínio lógico matemático em alunos do 3º bacharelado da Unidade Educacional do Liceo Polícia. Materiais e método: A abordagem da investigação é mista, com um desenho quase-experimental que envolve uma prova pedagógica de entrada e uma prova de saída, utilizando métodos de investigação teóricos e empíricos para descrever a informação bibliográfica recolhida e determinar o nível de conhecimento e utilização de Mathway pelos alunos, bem como o impacto no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. A amostra foi composta por 34 alunos selecionados de forma intencional não probabilística. Resultados: Mostram a percepção inicial do professor participante sobre o Mathway e o raciocínio lógico matemático, bem como os resultados da pesquisa diagnóstica e das provas pedagógicas de ingresso e saída dos alunos, mostrando uma melhora de 25% entre as provas. Discussão: O Mathway como recurso didático tem contribuído significativamente para o aumento de indicadores que avaliam o raciocínio lógico matemático, o que está de acordo com o disposto no Currículo Priorizado. Conclusão: A pesquisa confirma que a ferramenta Mathway tem potencial para contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos.

Referências

Acosta-Guarnizo, L. M., Valdivieso-González, L. G. y Muñoz-Potos, A. F. (2023). Estrategia pedagógica mediada por TIC para fortalecer la competencia de razonamiento matemático en estudiantes de sexto grado. Revista Científica, 47(2), 13-24. https://doi.org/10.14483/23448350.19756

Cruz, M. C. & Medina, R. (2017). Razonamiento lógico matemático con aulas virtuales iconográficas. In I CONGRESO ONLINE INTERNACIONAL SOBRE LA EDUCACIÓN EN EL SIGLO XXI (p. 17). https://www.eumed.net/libros-gratis/actas/2016/educacion/educacion.zip#page=25

Gibert-Delgado, R., Naranjo-Vaca, G. E., Siza-Moposita, S. F. &Gorina-Sánchez, A. (2024). Enseñanza de la Matemática: tendencias didácticas y tecnológicas desde la Educación 4.0. Maestro y Sociedad, 21(1), 1-12. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6335

Fundacion Areces. (4 de octubre de 2022). Debate-'La importancia de educar en Matemáticas en la era digital'. [Archivo de video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=RNP0Xw4glJY

García-Guerrero, K. G. & Moscoso-Bernal, S. A. (2021). Gamificación y enseñanza-aprendizaje del razonamiento lógico matemático en estudiantes de Educación General Básica. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 6(4), 219–239. https://doi.org/10.35381/r.k.v6i4.1499

Gibert Delgado, R. P., Naranjo Vaca, G. E., Siza Moposita, S. F. y Gorina Sánchez, A. (2023). Enseñanza de la Matemática: tendencias didácticas y tecnológicas desde la Educación 4.0. Maestro y Sociedad, 21(1), 1-12. https://maestroysociedad.uo.edu.cu

González Arango Rosa Amelia y Luis Carlos Jiménez Páez. (2019) Implementación de la herramienta pedagógica Mathway para el fortalecimiento del aprendizaje de las Matemáticas en los estudiantes del grado sexto de la Escuela Normal Superior de Leticia. [Proyecto para la Especialización en pedagogía para el desarrollo del aprendizaje autónomo]. https://repository.unad.edu.co/handle/10596/26884

González-Escorcia, M, Jiménez-Mercado, N y Rangel-Fontalvo, A. (2018). Tecnologías de la información y la comunicación como herramienta para enseñar matemáticas. Corporación Universidad de la Costa. http://hdl.handle.net/11323/2197

GutierrezBermudez, A. W. (2022). Metodología activa y el razonamiento lógico matemático de los estudiantes del primer semestre de una Universidad de Guayaquil, 2022. https://hdl.handle.net/20.500.12692/110928

IFEMA MADRID. (2023, 14 de marzo). ¿Qué son las TIC y TAC en la educación?. https://www.ifema.es/noticias/educacion/tecnologia-educacion-que-son-y-usos

Jara-Vaca, F., Benítez-Cevallos, L., Rodríguez-Heredia, S., & Villa-Escudero, I. (2021). Software para el diseño de recursos didácticos durante la post pandemia. Polo del Conocimiento, 6(1), 1034-1049. https://doi.org/10.23857/pc.v6i1.2204

Jiménez Daza, D. (2019). Herramientas digitales para la enseñanza de las matemáticas en la educación básica. Universidad Cooperativa de Colombia. https://hdl.handle.net/20.500.12494/11110

MINEDUC, Ministerio de Educación del Ecuador, (2016). Currículo EGB y BGU Matemática. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2016/03/MATE_COMPLETO.pdf

MINEDUC, Ministerio de Educación del Ecuador (2021a). Currículo priorizado con énfasis en competencias comunicacionales, matemáticas, digitales y socioemocionales. https://educacion.gob.ec/curriculo-priorizado/

MINEDUC, Ministerio de Educación del Ecuador (2021b). Instructivo para elaborar la planificación anual y la micro planificación del sistema nacional de Educación.https://educacion.gob.ec/planificacion-curricular/

Morales, A. F., Valencia, R. E. C., & Villegas, A. C. (2023). Uso de la tecnología en el aprendizaje de las ecuaciones diferenciales no homogéneas. Congreso Internacional de Educación Evaluación 2022: Debates de evaluación y currículo. Año 6, N°6 septiembre2022-agosto2023. https://centrodeinvestigacioneducativauatx.org/publicacion/pdf2022/A021.pdf

Muñoz Cóndor, M. M. (2022). Virtual classroomtools in the teaching of mathematics during the pandemic, a literary review. Conrado, 18(84), 310-315. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442022000100310&lng=es&tlng=en.

Ordoñez Pardo, J. C., CoraisacaQuituizaca, E. C., & Espinoza Freire, E. E. (2020). ¿Se emplean recursos didácticos en la enseñanza de matemáticas en la educación básica elemental? Un estudio de caso. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas 3(3), 48-55. https://remca.umet.edu.ec/index.php/REMCA/article/view/309/333

Ortiz Molina, S. L. (2023). Guía instructiva para el uso de RDD enfocados a la enseñanza de funciones cuadráticas [Master's tesis, Universidad del Azuay]. https://dspace.uazuay.edu.ec/handle/datos/12861

Rosero Rojas, J. A., Topa Chuquitarco, C. P., Mestanza Segura, P. A. y Ruiz Loor, L. V. (2023). El uso tecnológico para la enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas en los estudiantes de las unidades educativas. Maestro y Sociedad, 20(4), 1042-1050. https://maestroysociedad.uo.edu.cu

Sampieri, R. H. y Mendoza, C. T. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta.McGRAW-HILL INTERAMERICANA EDITORES, S.A. de C. V.

Sánchez Vaca, M. C. (2018). Desarrollo de un cuaderno digital interactivo como herramienta didáctica para la enseñanza de matemática de segundo año de Educación General Básica. [Bachelor'sthesis, Pontificia Universidad Católica del Ecuador]. https://repositorio.pucesa.edu.ec/handle/123456789/2405

Solórzano Criollo, L. R., Choez Calderón, C. J., Castillo Gámez, J. L., Castillo Montes, C. & Macías Lara, R. (2023). Rompiendo barreras en la enseñanza de las matemáticas: cómo las aplicaciones y tecnologías pueden mejorar el desempeño académico y la confianza del estudiante: Breakingdownbarriers in mathematicsteaching: howapplications and technologies can improveacademic performance and studentconfidence. Revista Científica Multidisciplinar G-Nerando, 4(1). https://revista.gnerando.org/revista/index.php/RCMG/article/view/100

Tapia-Vélez, J. et al. (2020). Aprendizaje basado en problemas como estrategia didáctica para el desarrollo del razonamiento lógico matemático. Revista Arbitrada Interdisciplinaria KOINONIA, (1). http://dx.doi.org/10.35381/r.k.v5i1.808

Vargas Rojas, W. (2021). La resolución de problemas y el desarrollo del pensamiento matemático Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 5(17), 230-251. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i17.169

Publicado

2024-08-15

Como Citar

Cortez Pazmiño, K. E., Quintana Puma, S. P., Ortiz Aguilar, W., & Bravo Faytong, F. A. (2024). Mathway like didactic resource in the development of the mathematical logical reasoning in students of high school. Mestre E Sociedade, 21(3), 1176–1187. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6484

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)