Mathway like didactic resource in the development of the mathematical logical reasoning in students of high school
Palavras-chave:
Mathway, Recurso didático, Raciocínio lógico matemático, Ensino de matemáticaResumo
Introdução: Atualmente, para o ensino de matemática é possível encontrar diversas ferramentas digitais que ajudam a melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos, ao oferecer feedback imediato e a visualização de conceitos matemáticos no processo, o que resulta em melhores resultados de aprendizagem; Porém, seu uso ainda é insuficiente. Portanto, este estudo aborda a utilização da ferramenta Mathway, uma aplicação para ensinar e aprender matemática, com o objetivo de analisar a incidência da ferramenta Mathway no fortalecimento do raciocínio lógico matemático em alunos do 3º bacharelado da Unidade Educacional do Liceo Polícia. Materiais e método: A abordagem da investigação é mista, com um desenho quase-experimental que envolve uma prova pedagógica de entrada e uma prova de saída, utilizando métodos de investigação teóricos e empíricos para descrever a informação bibliográfica recolhida e determinar o nível de conhecimento e utilização de Mathway pelos alunos, bem como o impacto no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. A amostra foi composta por 34 alunos selecionados de forma intencional não probabilística. Resultados: Mostram a percepção inicial do professor participante sobre o Mathway e o raciocínio lógico matemático, bem como os resultados da pesquisa diagnóstica e das provas pedagógicas de ingresso e saída dos alunos, mostrando uma melhora de 25% entre as provas. Discussão: O Mathway como recurso didático tem contribuído significativamente para o aumento de indicadores que avaliam o raciocínio lógico matemático, o que está de acordo com o disposto no Currículo Priorizado. Conclusão: A pesquisa confirma que a ferramenta Mathway tem potencial para contribuir com o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático dos alunos.
Referências
Acosta-Guarnizo, L. M., Valdivieso-González, L. G. y Muñoz-Potos, A. F. (2023). Estrategia pedagógica mediada por TIC para fortalecer la competencia de razonamiento matemático en estudiantes de sexto grado. Revista Científica, 47(2), 13-24. https://doi.org/10.14483/23448350.19756
Cruz, M. C. & Medina, R. (2017). Razonamiento lógico matemático con aulas virtuales iconográficas. In I CONGRESO ONLINE INTERNACIONAL SOBRE LA EDUCACIÓN EN EL SIGLO XXI (p. 17). https://www.eumed.net/libros-gratis/actas/2016/educacion/educacion.zip#page=25
Gibert-Delgado, R., Naranjo-Vaca, G. E., Siza-Moposita, S. F. &Gorina-Sánchez, A. (2024). Enseñanza de la Matemática: tendencias didácticas y tecnológicas desde la Educación 4.0. Maestro y Sociedad, 21(1), 1-12. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6335
Fundacion Areces. (4 de octubre de 2022). Debate-'La importancia de educar en Matemáticas en la era digital'. [Archivo de video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=RNP0Xw4glJY
García-Guerrero, K. G. & Moscoso-Bernal, S. A. (2021). Gamificación y enseñanza-aprendizaje del razonamiento lógico matemático en estudiantes de Educación General Básica. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 6(4), 219–239. https://doi.org/10.35381/r.k.v6i4.1499
Gibert Delgado, R. P., Naranjo Vaca, G. E., Siza Moposita, S. F. y Gorina Sánchez, A. (2023). Enseñanza de la Matemática: tendencias didácticas y tecnológicas desde la Educación 4.0. Maestro y Sociedad, 21(1), 1-12. https://maestroysociedad.uo.edu.cu
González Arango Rosa Amelia y Luis Carlos Jiménez Páez. (2019) Implementación de la herramienta pedagógica Mathway para el fortalecimiento del aprendizaje de las Matemáticas en los estudiantes del grado sexto de la Escuela Normal Superior de Leticia. [Proyecto para la Especialización en pedagogía para el desarrollo del aprendizaje autónomo]. https://repository.unad.edu.co/handle/10596/26884
González-Escorcia, M, Jiménez-Mercado, N y Rangel-Fontalvo, A. (2018). Tecnologías de la información y la comunicación como herramienta para enseñar matemáticas. Corporación Universidad de la Costa. http://hdl.handle.net/11323/2197
GutierrezBermudez, A. W. (2022). Metodología activa y el razonamiento lógico matemático de los estudiantes del primer semestre de una Universidad de Guayaquil, 2022. https://hdl.handle.net/20.500.12692/110928
IFEMA MADRID. (2023, 14 de marzo). ¿Qué son las TIC y TAC en la educación?. https://www.ifema.es/noticias/educacion/tecnologia-educacion-que-son-y-usos
Jara-Vaca, F., Benítez-Cevallos, L., Rodríguez-Heredia, S., & Villa-Escudero, I. (2021). Software para el diseño de recursos didácticos durante la post pandemia. Polo del Conocimiento, 6(1), 1034-1049. https://doi.org/10.23857/pc.v6i1.2204
Jiménez Daza, D. (2019). Herramientas digitales para la enseñanza de las matemáticas en la educación básica. Universidad Cooperativa de Colombia. https://hdl.handle.net/20.500.12494/11110
MINEDUC, Ministerio de Educación del Ecuador, (2016). Currículo EGB y BGU Matemática. https://educacion.gob.ec/wp-content/uploads/downloads/2016/03/MATE_COMPLETO.pdf
MINEDUC, Ministerio de Educación del Ecuador (2021a). Currículo priorizado con énfasis en competencias comunicacionales, matemáticas, digitales y socioemocionales. https://educacion.gob.ec/curriculo-priorizado/
MINEDUC, Ministerio de Educación del Ecuador (2021b). Instructivo para elaborar la planificación anual y la micro planificación del sistema nacional de Educación.https://educacion.gob.ec/planificacion-curricular/
Morales, A. F., Valencia, R. E. C., & Villegas, A. C. (2023). Uso de la tecnología en el aprendizaje de las ecuaciones diferenciales no homogéneas. Congreso Internacional de Educación Evaluación 2022: Debates de evaluación y currículo. Año 6, N°6 septiembre2022-agosto2023. https://centrodeinvestigacioneducativauatx.org/publicacion/pdf2022/A021.pdf
Muñoz Cóndor, M. M. (2022). Virtual classroomtools in the teaching of mathematics during the pandemic, a literary review. Conrado, 18(84), 310-315. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442022000100310&lng=es&tlng=en.
Ordoñez Pardo, J. C., CoraisacaQuituizaca, E. C., & Espinoza Freire, E. E. (2020). ¿Se emplean recursos didácticos en la enseñanza de matemáticas en la educación básica elemental? Un estudio de caso. Revista Metropolitana de Ciencias Aplicadas 3(3), 48-55. https://remca.umet.edu.ec/index.php/REMCA/article/view/309/333
Ortiz Molina, S. L. (2023). Guía instructiva para el uso de RDD enfocados a la enseñanza de funciones cuadráticas [Master's tesis, Universidad del Azuay]. https://dspace.uazuay.edu.ec/handle/datos/12861
Rosero Rojas, J. A., Topa Chuquitarco, C. P., Mestanza Segura, P. A. y Ruiz Loor, L. V. (2023). El uso tecnológico para la enseñanza-aprendizaje de las Matemáticas en los estudiantes de las unidades educativas. Maestro y Sociedad, 20(4), 1042-1050. https://maestroysociedad.uo.edu.cu
Sampieri, R. H. y Mendoza, C. T. (2018). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta.McGRAW-HILL INTERAMERICANA EDITORES, S.A. de C. V.
Sánchez Vaca, M. C. (2018). Desarrollo de un cuaderno digital interactivo como herramienta didáctica para la enseñanza de matemática de segundo año de Educación General Básica. [Bachelor'sthesis, Pontificia Universidad Católica del Ecuador]. https://repositorio.pucesa.edu.ec/handle/123456789/2405
Solórzano Criollo, L. R., Choez Calderón, C. J., Castillo Gámez, J. L., Castillo Montes, C. & Macías Lara, R. (2023). Rompiendo barreras en la enseñanza de las matemáticas: cómo las aplicaciones y tecnologías pueden mejorar el desempeño académico y la confianza del estudiante: Breakingdownbarriers in mathematicsteaching: howapplications and technologies can improveacademic performance and studentconfidence. Revista Científica Multidisciplinar G-Nerando, 4(1). https://revista.gnerando.org/revista/index.php/RCMG/article/view/100
Tapia-Vélez, J. et al. (2020). Aprendizaje basado en problemas como estrategia didáctica para el desarrollo del razonamiento lógico matemático. Revista Arbitrada Interdisciplinaria KOINONIA, (1). http://dx.doi.org/10.35381/r.k.v5i1.808
Vargas Rojas, W. (2021). La resolución de problemas y el desarrollo del pensamiento matemático Horizontes. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 5(17), 230-251. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i17.169
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Karina Esmeralda Cortez Pazmiño, Sandra Patricia Quintana Puma, Wilmer Ortiz Aguilar, Félix Agustín Bravo Faytong

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente