Estratégia didática para o desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas em crianças de 4 anos

Autores

  • Paula Maribel Pachay Pérez Universidad Técnica de Manabí, Ecuador
  • Claudia Alexandra Suasti López Universidad Técnica de Manabí, Ecuador

Palavras-chave:

Estratégia de ensino; crianças; desenvolvimento; matemática lógica; recursos

Resumo

Introdução: O desenvolvimento integral é deliberativo no desenvolvimento infantil, portanto, fortalecer as próprias competências das crianças é papel fundamental dos profissionais que influenciam a educação infantil. A pesquisa responde ao problema de abordar o desenvolvimento de habilidades matemáticas em crianças. Objetivo: Desenhar uma estratégia de ensino para o desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas em crianças de 4 anos. Materiais e Métodos: A pesquisa foi não experimental, utilizando abordagem mista, com utilização de métodos teóricos: analítico-sintético e indutivo-dedutivo, os métodos empíricos utilizados foram observação, levantamento e critérios especializados, o método matemático para representar a porcentagem dos resultados, a população foi de 25 alunos de 4 anos e 5 professores de educação inicial correspondentes à Unidade Educacional Riobamba localizada na cidade de Manta-Equador. Resultados: demonstraram que os participantes do estudo possuem pouco desenvolvimento em habilidades como noções de tempo e medida, sequência numérica, relações de correspondência, classificação de objetos e reprodução de padrões. Conclusões: Propõe-se uma estratégia didática para apoiar o tratamento do problema. Esta pesquisa fornece à sociedade uma estratégia que lhe permite contribuir para o desenvolvimento das crianças pré-escolares.

Referências

Alcívar-López, Y. I., & Navarrete-Pita, Y. (2023). Estrategia metodológica para el fortalecimiento de las competencias digitales docentes. Revista Estudios del Desarrollo Social: Cuba y América Latina, 11(1), 1-21. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S2308-01322023000100005&script=sci_arttext&tlng=pt

Alejandro, G., & Bryan, W. (2024). La estrategia de gamificación en una niña con dificultades de aprendizaje en las matemáticas [Master's thesis, Universidad Estatal Península de Santa Elena]. Repositorio de UPSE. https://repositorio.upse.edu.ec/handle/46000/10949

Barcia Muentes, A. N., Morales Lucas, D. B., Cedeño Barcia, L. A., Cevallos Macías, J. L., & Fernández Quiroz, M. C. (2019). Diseño de una propuesta metodológica para perfeccionar el razonamiento lógico-matemático en los estudiantes. Revista de Ciencias Humanísticas y Sociales (ReHuSo), 4(3), 14-31. http://scielo.senescyt.gob.ec/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2550-65872019000300014

Bonifacio, E. N. C., Zuta, P. M., González, Y. S., & Rivas, P. de la C. R. (2024). Interactive Experiential Model for the Development of Digital Teaching Competence in Regular Basic Education. Revista Conhecimento Online, 1. https://doi.org/10.25112/rco.v1.3507

Bustamante, S. (2015). Desarrollo lógico matemático. Aprendizajes Matemáticos Infantiles. https://acortar.link/IeWocn

Cañarejo Loachamin, M. A. (2023). Estrategias metodológicas virtuales para el desarrollo de destrezas en el ámbito de relaciones lógico-matemáticas en los niños y niñas de 4 a 5 años del centro de educación inicial “Gabriela Mistral”, cantón Pedro Moncayo, provincia de Pichincha, año lectivo 2021-2022 [Master's thesis, Universidad Técnica del Norte]. http://repositorio.utn.edu.ec/handle/123456789/15182

Celi Rojas, S. Z., Sánchez, V. C., Quilca Terán, M. S., & Paladines Benítez, M. D. C. (2021). Estrategias didácticas para el desarrollo del pensamiento lógico matemático en niños de educación inicial. Horizontes Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 5(19), 826-842. https://acortar.link/8cg8iU

Coronel Mamani, Y. R. (2020). Estrategias didácticas para el desarrollo del pensamiento matemático en aulas de 3 a 5 años de una institución educativa inicial pública del distrito de San Martín de Porres, 2019. https://renati.sunedu.gob.pe/handle/sunedu/2792440

Criollo Masaquiza, C. M. (2023). Estrategias metodológicas para el desarrollo del pensamiento lógico matemático en niños de cinco años [Master's thesis, Pontificia Universidad Católica del Ecuador]. https://repositorio.pucesa.edu.ec/handle/123456789/4382

Currículo de Educación Inicial (2014). Ministerio de educación de Ecuador https://acortar.link/3j7qkP

Espinoza Cevallos, C. E., Reyes Cedeño, C. C., & Rivas Cun, H. I. (2019). El aprestamiento a la matemática en educación preescolar. Conrado, 15(66), 193-203. https://acortar.link/rZgCnx

López, T. (2018) Estrategias para favorecer el desarrollo lógico matemático en niños del II Ciclo de Educación Inicial. Perú. Library. https://1library.co/document/z31o91dy- estrategias-favorecer-desarrollo-logico-matematico-ninos-educacion inicial.html

Medina Hidalgo, M. I. (2018). Estrategias metodológicas para el desarrollo del pensamiento lógico-matemático. Didasc@lia: Didáctica y educación, 9(1), 125-132. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6595073

Montenegro, V. (2015). Las Relaciones Lógico Matemáticas en el desarrollo del pensamiento en niños del nivel inicial del Centro de Educación Básica “Mercedes Moreno Irigoyen”, Parroquia José Luis Tamayo, Cantón Salinas, Provincia de Santa Elena, Año Lectivo 2014-2015. [Bachelor thesis, Universidad Estatal Península de Santa Elena]. Repositorio UPSE. https://repositorio.upse.edu.ec/bitstream/46000/2314/1/UPSE-TEP-2015-0006.pdf

Pinzón, N. N. L., & Sepúlveda, M. I. M. (2017). Estrategia metodológica para el desarrollo del pensamiento lógico matemático en niños y niñas de cinco años en aulas regulares y de inclusión (Methodological strategy for the development of logical mathematical thinking). Inclusión y Desarrollo, 4(1), 35-45. https://revistas.uniminuto.edu/index.php/IYD/article/view/1347

Santana González, Y., Torres Rodríguez, O., y Torres Estrada, N. L. (2023). Siete aspectos claves para elevar la calidad de las universidades. Negonotas Docentes, (22), 39-49. https://doi.org/10.52143/2346-1357.885

Mendoza, A. D. R., & García-Murillo, G. R. (2023). Estrategia metodológica para el desarrollo de las relaciones lógico-matemáticas en el nivel de inicial. Revista Científica Arbitrada de Investigación en Comunicación, Marketing y Empresa REICOMUNICAR. 6(11 Ed. esp.), 235-263. https://reicomunicar.org/index.php/reicomunicar/article/view/129

Publicado

2024-07-07

Como Citar

Pachay Pérez, P. M., & Suasti López, C. A. (2024). Estratégia didática para o desenvolvimento de habilidades lógico-matemáticas em crianças de 4 anos. Mestre E Sociedade, 21(3), 966–975. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6464

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)