Inovação no Serviço e Fidelidade do Consumidor em Restaurantes
Palavras-chave:
Inovação no serviço, lealdade do consumidor, restaurantesResumo
Introdução: Em um cenário gastronômico cada vez mais competitivo, a inovação no serviço apresenta-se como uma estratégia essencial para a diferenciação e fidelização de clientes. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a influência da inovação no serviço sobre a lealdade do consumidor em restaurantes de Portoviejo. Para isso, aplicou-se uma abordagem quantitativa, com desenho não experimental, transversal e de alcance correlacional-causal, entrevistando 200 clientes com instrumentos validados por Alfa de Cronbach (0,969). Os resultados evidenciam que a digitalização de processos, a personalização do atendimento, a interação digital, as inovações tecnológicas e organizacionais influenciam positivamente a lealdade atitudinal e comportamental. Identificou-se ainda uma correlação significativa entre inovação e fidelidade (r = 0,641; p = 0,000), confirmando que os restaurantes mais inovadores geram maior confiança, satisfação e valor percebido. Assim, conclui-se que a inovação integral constitui um motor estratégico para fortalecer a competitividade e assegurar a sustentabilidade de longo prazo dos restaurantes no mercado local.
Referências
Arias, Alcívar, D., y Delgado, S. (2021). Estudio del comportamiento del consumidor de comida rápida durante la pandemia COVID-19 en la ciudad de Portoviejo. [Tesis de Grado, Universidad San Gregorio de Portoviejo]. Repositorio institucional. http://repositorio.sangregorio.edu.ec/handle/123456789/2197?mode=full
Apaza, E., Cazorla, S., Condori, C., & Quispe, E. (2022). La Correlación de Pearson o de Spearman en caracteres físicoy y textiles de la fibra de alpacas. Revista de Investigaciones Veterinarias del Perú, 33(3), e22908. https://doi.org/10.15381/rivep.v33i3.22908
Baso, E., y Matthews, R. (2024). Marketing social para minimizar daños ambientales, utilizando las 4P. Entrelíneas: Revista científica indexada de la Universidad Euroamericana, 3(2), e030201, 3–3. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9967045
Beltrán, A., Álvarez, M., Rincón, I., y Chaparro, J. (2023). Capacidades dinámicas como determinantes de la capacidad de innovación en Colombia. Revista de Ciencias Sociales, 29(2), 255–276. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8920550
Carranza, W. D., Ávila, R. N., Ballesteros, E. Y., y Carranza, E. J. (2022). La innovación y su importancia en el posicionamiento de los restaurantes en la ciudad de Quevedo. Centro Sur, 4(3). https://centrosureditorial.com/index.php/revista/article/view/252
Castillo, M., y Cruz, J. (2022). La innovación en el sector turístico: una aproximación a los servicios y la cocreación de experiencias (Tourist Sector Innovation: An Approach to the Services and the Co-Creation of Experiences). Turismo y Sociedad, 30. https://ssrn.com/abstract=4011117
Chiriboga, D., y Cáceres, S., (2024). Fidelización de clientes en establecimientos de alimentos y bebidas en la ciudad de Guaranda. Reincisol, 3(6), pp. 3762-3782. https://doi.org/10.59282/reincisol.V3(6)3762- 3782
Dubuc, A. (2022). Marketing sensorial como estrategia persuasiva para la fidelización del cliente en el sector de servicios. Revista Arbitrada Interdisciplinaria Koinonía, 7(13), 60–78. https://doi.org/10.35381/r.k.v7i13.1642
Esparza, I., Clark, Y., y Sánchez, M. (2022). Capacidades dinámicas e innovación origen de la competitividad en empresas de servicios turísticos en México. Revista de ciencias sociales, 28(6), 395-411. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8598065.
Giesecke, P. (2020). Elaboración y pertinencia de la matriz de consistencia cualitativa para las investigaciones en ciencias sociales. Desde el Sur, 12(2), 397–417. https://doi.org/10.21142/des-1202-2020-0023
Gómez, M., Nieto, E., Moscón, E., y Lascano, N. (2023). Actividades de innovación en el sector alimentos y bebidas de Ecuador: un modelo probabilístico. Contaduría y Administración 69 (4), 278-301. http://dx.doi.org/10.22201/fca.24488410e.2024.5000
Guerrón, L. D., Cueva Estrada, J., y Sumba Nacipucha, N. (2024). Marketing de experiencias y su relación con la decisión de compra de los consumidores sector gastronómico. Economía Y Negocios, 15(2). https://doi.org/10.29019/eyn.v15i2.1300
Huamán, J. (2022). Epistemología de las investigaciones cuantitativas y cualitativas. Horizonte de la Ciencia, 12(23). https://doi.org/10.26490/uncp.horizonteciencia.2022.23.1462
Kammerer, M., y Murgas, B. (2024). La innovación tecnológica desde un enfoque de dinámica de sistema. Región Científica, 3(1), 2024217. https://doi.org/10.58763/rc2024217
Loor, J., y Vélez, E. (2022). Gestión de la calidad del servicio en los restaurantes de cuatro tenedores, estudio de caso Portoviejo. 593 Digital Publisher CEIT, 7(4-2), 382-393. https://doi.org/10.33386/593dp.2022.4-2.1296
López, J. J., y Ramos, Y. (2023). Análisis de la calidad de servicio en un restaurante manabita. Revista Científica Arbitrada De Investigación En Comunicación, Marketing Y Empresa REICOMUNICAR, 6(12 Ed. esp.), 32-43. https://reicomunicar.org/index.php/reicomunicar/article/view/164
López-Párraga, J. J., & Ramos-Alfonso, Y. (2023). Análisis de la calidad de servicio en un restaurante manabita. Revista Científica Arbitrada De Investigación En Comunicación, Marketing Y Empresa REICOMUNICAR, 6(12 Ed. esp.), 32–43. https://reicomunicar.org/index.php/reicomunicar/article/view/164
Lozano, F., y González, E. (2024). Innovación Educativa Integrando las TIC en la Educación Superior. Ciencia Latina: Revista Multidisciplinar, 8(1), 5886-5901. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9430281
Luzuriaga, H. A., Espinosa, C. A., Haro, A. F., & Ortiz, H. D. (2023). Histograma y distribución normal: Shapiro-Wilk y Kolmogorov Smirnov aplicado en SPSS. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, 4(4), 596–607. https://doi.org/10.56712/latam.v4i4.1242
Muñoz, H., Menassa, I., Rojas, L., y Espinosa, M. (2024). La innovación en el sector servicios y su relación compleja con la supervivencia empresarial. Región Científica, 3(1), 2024214. https://doi.org/10.58763/rc2024214
Nuñez, E. C., y Miranda, J. (2020). El marketing digital como un elemento de apoyo estratégico a las organizaciones. Cuadernos Latinoamericanos De Administración, 16(30). https://doi.org/10.18270/cuaderlam.v16i30.2915
Pérez, A. (2022). Innovaciones de Marketing en atención al Manual de Oslo en la industria manufacturera. Revista Saberes APUDEP, 5(1). https://revistas.up.ac.pa/index.php/saberes_apudep/article/view/2567
Ramírez, I., Ramírez, J., Molina, C., Vergara, L., y Santamaria, M. (2022). Estrategias facilitadoras e innovación social: aproximaciones, teorías, aportes y reflexiones. Revista de Ciencias Humanas y Sociales, (99), 290–312. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8968177
Ramos, D., y Jiménez, J. (2024). La innovación desde las tecnologías emergentes para la competitividad empresarial. Gestión y Desarrollo Libre, 9(17). https://doi.org/10.18041/2539-3669/gestionlibre.17.2024.11052
Roco, A., Sergio, O., & Maureira, C. (2024). Alpha de cronbach y su intervalo de confianza. Nutrición Hospitalaria, 41(1), 270–271. https://dx.doi.org/10.20960/nh.04961
Rogel, P., Ramírez, D., y Sánchez, I. (2022). Marketing Online: propuesta de valor y su efecto sobre la lealtad del consumidor. Revista Scientific, 7(24), 198–218. https://doi.org/10.29394/Scientific.issn.2542-2987.2022.7.24.10.198-218
Sagaró del Campo, N., & Zamora, L. (2019). Métodos actuales para asegurar la validez de los estudios de causalidad en Medicina. Gaceta Médica Espirituana, 21(2), 146–160. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1608-89212019000200146
Salgado, N. (2023). Uso de la inteligencia artificial en la personalización de la experiencia del usuario en plataformas digitales. Polo del Conocimiento, 8(6). https://www.polodelconocimiento.com/ojs/index.php/es/article/view/5738
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Esteban Moisés Intriago Menéndez, María Gabriela Montesdeoca Calderón

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente