Desenvolvendo competências profissionais jurídicas no primeiro ano: uma perspectiva da Teoria Geral do Estado

Autores

  • Beatriz Robert Díaz Universidad de Oriente, Santiago de Cuba, Cuba

Palavras-chave:

Habilidades, alunos, ferramentas, métodos, ensino-aprendizagem

Resumo

Introdução: Defender o uso de métodos inovadores de ensino-aprendizagem e avaliação é uma alternativa que permite aos alunos, a partir das informações que recebem de seus professores, realizar diferentes ações dependendo das características individuais que os distinguem. Isso permitirá uma avaliação mais objetiva do desempenho educacional e das realizações dos futuros profissionais. Levando essas ideias em consideração, trabalhamos com base na troca de informações sobre a importância de uma seleção adequada de métodos de ensino no ensino superior com base em classificações contemporâneas que garantem o dinamismo do processo de formação dos profissionais. Materiais e métodos: Portanto, os métodos de Análise-Síntese e Revisão de Literatura foram utilizados nesta pesquisa; e a técnica de observação foi utilizada para delimitar as variáveis ​​a serem avaliadas. Resultados: A pesquisa apresentada revela e distingue o desenvolvimento de habilidades profissionais universitárias no contexto cubano contemporâneo, especialmente na Faculdade de Direito da Universidade de Oriente. Discussão: Portanto, propomos usar uma abordagem para diferentes tipos de aulas, começando com o curso de Teoria Geral do Estado, a fim de criar novas habilidades e aprimorar as existentes em alunos do primeiro ano de Direito. Essas habilidades constituem um precedente nos desafios a serem impostos para o aprimoramento do sistema de ensino-aprendizagem. Conclusões: Reconhecemos que a aquisição insuficiente dessas ferramentas pelos alunos impossibilita a integração adequada dos conteúdos das disciplinas, especialmente na disciplina de Teoria Geral do Estado. Detectamos manifestações nos alunos que constituem um precedente para os desafios a serem impostos para o aprimoramento do sistema de ensino-aprendizagem.

Referências

Blanco, R. (2012). La equidad y la inclusión social: uno de los desafíos de la educación y la escuela hoy. Curso de inclusión educativa. Programa de formación continua del magisterio fiscal. Quito: Ministerio de Educación de Ecuador.Horrutinier Silva, P. (2006). La Universidad Cubana: el modelo de formación. Editorial Félix Varela, La Habana, Cuba. Ministerio de Educación Superior (2011). Seminario nacional de preparación del curso 2011-2012. MES; La Habana, Cuba.Tünnermann C, (2010). Tendencias de la Educación Superior. Santo Domingo: Búho.

Alcoba González, J. (2013) La clasificación de los métodos de enseñanza de Educación Superior. Disponible en: https://doi.org/10.18172/con.657.

Alonso Falcón, R; Rodríguez Martínez, K; Fariñas Acosta, L (2023). ¿Qué debe saber sobre el curso académico 2023 en la Educación Superior Cubana? Portal Cuba.cu. Disponible en: http://cuba.cu/educacion/2023-02-24/que-debe-saber-sobre-el-curso-academico-2023-en-la-educacion-superior-cubana.

Álvarez Sintes R. (2017) Plan de estudio de medicina: ¿nueva generación? RevHabanCiencMéd. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php.

Artola Pimentel, M de L; Tarifa Lozano, L; Finalé de la cruz, L. (2019). Planes de estudio en la educación superior cubana: una mirada desde la educación continua. Universidad y Sociedad, Vol. 11 no. 2, Cienfuegos, Cuba. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php.

Cueto Marín, R. N; Piñera Concepción Y. de la C; Bonilla Vichot, I (2020) Competencias, habilidades y desempeño, Apuntes y reflexiones para un debate en la formación pedagógica cubana. Mendive, Vol. 18 no. 3, Revista de Educación. Pinar del Río, Cuba. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php.

Gual Ramos, J. F; Fernández Escanaverino, E. M; Román Cao, E. (2021). El trabajo independiente en la formación del Licenciado en Derecho. Mendive. Vol. 19 no. 3, Revista de Educación. Santi Spíritus, Cuba. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php.

Horruttiner Silva, P. (2006), Una nueva generación de currículos en la educación superior cubana Revista de la Educación Superior, vol. XXXV (2), núm. 138, abril-junio, ISSN: 0185-2760 editor@anuies.mx Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior México. Revista de la Educación Superior Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.

Horruitiner Silva P. (2007) El proceso de formación. Sus características. Capítulo II del libro La universidad cubana: el modelo de formación. Revista Pedagogía Universitaria, pp. 13-48. Disponible en: http://cvi.mes.edu.cu/peduniv/index.php/peduniv/article/view/416/407.

Rodríguez N, Fernández Vaz A. (2016). Contenidos de la enseñanza: conceptualizaciones, crítica epistemológica, propuestas de intervención. Didaskomai, pp.44-56. Disponible en: http://didaskomai.fhuce.edu.uy/index.php/didaskomai/article/view/22/17.

Ministerio de Educación Superior, (2007).Resolución No. 210-2007. “Reglamento para el trabajo docente y metodológico en la educación superior”. La Habana, República de Cuba.

Ministerio de Educación Superior, Centro Rector: Universidad de la Habana (2018) Plan de estudios "E" para la carrera de Derecho. La Habana, República de Cuba.

Ministerio de Educación Superior, (2022).Resolución No. 47-2022. “Reglamento organizativo del proceso docente y de dirección del trabajo docente y metodológico para las carreras universitarias”. La Habana, República de Cuba.

Publicado

2025-10-16

Como Citar

Robert Díaz, B. (2025). Desenvolvendo competências profissionais jurídicas no primeiro ano: uma perspectiva da Teoria Geral do Estado. Mestre E Sociedade, 22(3), 2751–2762. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7190

Edição

Seção

Artículos