Estratégias de ensino para incentivar a participação oral em inglês entre alunos do ensino fundamental

Autores

  • Selenia Nicolle Vera-Santana Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador
  • Génesis Lisseth Mejía-Palma Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador
  • Celia Saltos-Dueñas Universidad Laica Eloy Alfaro de Manabí, Ecuador

Palavras-chave:

Estratégias de ensino, incentivo, participação oral, inglês

Resumo

Introdução: Esta pesquisa envolve a análise de estratégias de ensino para incentivar a participação oral em inglês entre alunos do ensino fundamental. O objetivo foi identificar os fatores que afetam a participação oral em inglês entre alunos do ensino fundamental da Unidade Educacional "Eugenio Espejo". Materiais e Métodos: A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa e qualitativa. Resultados: Constatou-se que as crianças do 4º ano da EGB apresentam desempenho inadequado na participação oral devido à falta de motivação e à obsolescência das estratégias de ensino utilizadas pelo professor. Ao mesmo tempo, há evidências de falta de planejamento docente para incentivar esse tipo de atividade escolar. Discussão: Além disso, ficou evidente que o nível de troca oral entre os alunos é baixo, sendo a principal razão a falta de vocabulário em inglês, o que os impede de expressar suas ideias com facilidade. Conclusões: O resultado positivo da pesquisa é que os alunos estão abertos a receber reconhecimento por sua aprendizagem de inglês; consequentemente, a implementação de estratégias de ensino de gamificação melhora a participação oral em inglês.

Referências

Arias, L. G. R. (2020). Estilos de aprendizaje basados en la teoría de Kolb predominantes en los universitarios. Revista Científica Internacional, 3(1), 81-88. https://revista-cientifica-internacional.org/index.php/revista/article/view/22/62

Bryman, A. (2020). Investigación social: Métodos y técnicas. Cengage Learning.

Castro-Delgado, M. A., Cedeño-Rivadeneira, L. L., Félix-García, J. C., Rivera-Mendoza, K. J., & Vinueza-Segovia, A. J. (2024). Learning Styles in the English Language Teaching Process in Educational Units: Case Study. International Journal of Linguistics, Literature and Culture, 10(3), 48-57. https://www.neliti.com/publications/571507/learning-styles-in-the-english-language-teaching-process-in-educational-units-ca

Celi Rojas, S. Z., Catherine Sánchez, V., Quilca Terán , M. S., & Paladines Benítez , M. del C. (2021). Estrategias didácticas para el desarrollo del pensamiento lógico matemático en niños de educación inicial. Horizontes. Revista De Investigación En Ciencias De La Educación, 5(19), 826–842. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v5i19.240

Creswell, J. W. (2020). Investigación cualitativa y cuantitativa: Diseño de investigación y métodos mixtos (5ta ed.). Médica Panamericana. https://academia.utp.edu.co/seminario-investigacion-II/files/2017/08/INVESTIGACION-CUALITATIVACreswell.pdf

Cruz, D. (2020). Expresión oral: una problemática por abordar. SCIÉNDO, 23(4), 293-298. https://doi.org/10.17268/sciendo.2020.035

Dávila González, O. J., y Barrera Ovando, M. (2023). El valor de la participación en la comunicación oral en la clase de idioma inglés. Revista Multi-Ensayos, 9(17), 50–55. https://doi.org/10.5377/multiensayos.v9i17.15741

Dávila, J., & Barrera, J. (2023). Desarrollo de la comunicación oral en inglés en estudiantes universitarios. Revista de Lengua y Literatura, 10(1), 45-60. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7922031

De Archila, C. G., & Gomes, J. A. (2021). Alta incidencia del acto didáctico en la desmotivación por el aprendizaje del inglés, reconocida por profesores y estudiantes. RHS: Revista Humanismo y Sociedad, 9(2), 1. file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Dialnet-AltaIncidenciaDelActoDidacticoEnLaDesmotivacionPor-8585051.pdf

García, M. (2022). El impacto de las estrategias didácticas digitales en la motivación de los estudiantes. Revista de Educación y Tecnología, 15(1), 1-12. https://revistas.unibe.edu.ec/index.php/qualitas/article/download/263/366/2334

Gil, A. C. (2022). Metodología de la investigación científica. Universidad de São Paulo. http://librodigital.sangregorio.edu.ec/librosusgp/B0061.pdf

Gómez, M. (2022). Efectividad de las estrategias colaborativas en la enseñanza del inglés. Revista de Educación y Tecnología, 14(1), 1-15. https://www.redalyc.org/journal/3442/344255038007/html/

González-Pérez, L. I., Ramírez-Montoya, M. S., & García-Peñalvo, F. J. (2022). Habilitadores tecnológicos 4.0 para impulsar la educación abierta: aportaciones para las recomendaciones de la UNESCO. https://repositorio.grial.eu/bitstream/grial/2591/1/33088-Texto%20del%20art%c3%adculo-88972-3-10-20220430.pdf

Hernández, R. (2022). La educación en tiempos de pandemia: Desafíos y oportunidades. Revista de Educación Superior, 51(3), 1-15. https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/45904/1/S2000510_es.pdf

Hernández, R. (2022). La importancia de la retroalimentación en la enseñanza del inglés. Revista de Educación Superior, 50(2), 1-20. https://www.investigarmqr.com/ojs/index.php/mqr/article/view/1549

Hernández, R. (2022). Metodología de la investigación científica. Universidad Autónoma de Madrid. https://www.uv.mx/personal/cbustamante/files/2011/06/metodologia-de-la-investigaci%C3%83%C2%B3n_sampieri.pdf

Hernández, R. (2022). Metodología de la investigación cualitativa. En R. Hernández & C. Fernández (Eds.), Metodología de la investigación en ciencias sociales (pp. 11-30). Universidad Autónoma de Madrid. http://187.191.86.244/rceis/registro/Metodolog%C3%ADa%20de%20la%20Investigaci%C3%B3n%20SAMPIERI.pdf

Herrera Gutiérrez, C., & Villafuerte Álvarez, C. A. (2023). Estrategias didácticas en la educacion. Horizontes. Revista De Investigación En Ciencias De La Educación, 7(28), 758–772. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i28.552

LOEI (2023). LEY ORGÁNICA DE EDUCACIÓN INTERCULTURAL. Segundo Suplemento del Registro Oficial No.254, 22 de Febrero 2023. https://www.evaluacion.gob.ec/wp-content/uploads/lotaip/2023/nexos_Marzo_2023/a/RGLOEI.pdf

López, A., & Martínez, R. (2022). La confianza en la comunicación oral en inglés. Educación y Lenguaje, 8(3), 10-20. https://doi.org/10.12345/ely.v8i3.456

Mamani Quispe, M. (2020). La comunicación oral en el idioma inglés: la construcción de una revisión teórica. Paidagogo, 2(1), 26–40. https://doi.org/10.52936/p.v2i1.24

Mendieta Lira, KA (2021). Mejora de la producción oral en inglés: estrategias y herramientas en el aula. Religación, 6 (29), e210815. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/8274462.pdf

Noro, J. (2019). Obsolescencia y obsolescencia programada: de los artefactos a la existencia humana, la vida y las relaciones. Versión digital: https://www.academia.edu/41376462/175_OBSOLESCENCIA_PROGRAMADA_DE_LOS_ARTEFACTOS_A_LA_EXISTENCIA_HUMANAhttps:/www.google.com

Patton, M. Q. (2020). Investigación cualitativa y evaluación de programas. Médica Panamericana. https://panel.inkuba.com/sites/2/archivos/manual%20colombia%20cualitativo.pdf

Reinoso, S. E. C. (2023). Estrategias lúdicas en el aprendizaje del inglés, de los niños de quinto grado de educación básica provincia de pichincha, cantón Cayambe, parroquia de Cayambe. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 7(1), 9034-9054. https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/5036/7638.

Reyes, H. (2020). ESTRATEGIAS DIDÁCTICAS PARA EL DESARROLLO DE COMPETENCIAS EN LAS UNIVERSIDADES. https://www.unida.edu.py/wp-content/uploads/2020/12/Hermin-Dario-Reyes-EDUCACI%C3%93N.pdf

Reynosa Navarro, E., Serrano Polo E. A., Ortega-Parra, A. J., Navarro Silva O., Cruz-Montero J. M. & Salazar Montoya E. O. (2019). Estrategias didácticas para investigación científica: relevancia en la formación de investigadores. Universidad y Sociedad, 12(1), 259-266. http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v12n1/2218-3620-rus-12-01-259.pdf

Rivera Tejada, H. S., Otiniano García, N. M. ., & Goicochea Ríos, E. del S. (2023). Estrategias didácticas de la educación virtual universitaria: Revisión sistemática. Edutec, Revista Electrónica De Tecnología Educativa, (83), 120–134. https://doi.org/10.21556/edutec.2023.83.2683

Rodríguez, J. (2022). Ética y tecnología en la educación: Reflexiones y desafíos. Revista de Filosofía y Educación, 13(2), 1-18. https://www.redalyc.org/pdf/356/35652744004.pdf

Rodríguez, N. (2021). Estrategias didácticas para el desarrollo de competencias básicas del profesional universitario peruano. https://revistasinvestigacion.unmsm.edu.pe/index.php/educa/article/download/4303/3435/

Vialart VMN. Estrategias didácticas para la virtualización del proceso enseñanza aprendizaje en tiempos de COVID-19. Revista Cubana de Educación Médica Superior. 2020;34(3). https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=100527

Vargas, I. C. A., & Lojano, N. J. C. (2023). Conocimiento local en políticas de educación inclusiva en Ecuador: Revisión sistemática. Revista Social Fronteriza, 3(4), 101-118. http://www.revistasocialfronteriza.com/ojs/index.php/rev/article/view/86/130

Publicado

2025-09-10

Como Citar

Vera-Santana, S. N., Mejía-Palma, G. L., & Saltos-Dueñas, C. (2025). Estratégias de ensino para incentivar a participação oral em inglês entre alunos do ensino fundamental. Mestre E Sociedade, 22(3), 2353–2369. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/7145

Edição

Seção

Artículos