Realidade aumentada para potencializar o ensino de ciências naturais para pessoas com escolaridade incompleta em realidade virtual
Palavras-chave:
Professores, Estratégia de Formação, Ensino-Aprendizagem, Realidade Aumentada, Sistema EducativoResumo
Introdução: A utilização da realidade aumentada no ensino das Ciências Naturais procura cultivar e fortalecer a linguagem científica com uma abordagem prática e interativa. Objectivo: Desenvolver um plano de formação na utilização da Realidade Aumentada para potenciar o ensino das Ciências Naturais (CCNN) nos alunos do PCEI do oitavo ano do Ensino Básico Geral Intensivo (EGBI) da Escola Virtual Rafael Galeth. Materiais e Métodos: Esta investigação utiliza a abordagem mista, que combina dados quantitativos e qualitativos. Do ponto de vista operacional, constitui uma investigação aplicada, que se centrou na formação de 12 professores do oitavo ano do Ensino Básico Geral Intensivo (EGBI) da Escola Virtual Rafael Galeth. Foi realizado um diagnóstico antes e depois da implementação da estratégia. Resultados: Os resultados do diagnóstico revelaram deficiências na utilização da RA, falta de formação dos professores e pouco acesso à informação sobre a sua utilização nesta modalidade de ensino. Após a implementação da estratégia, os professores ficaram mais bem capacitados para aplicar o uso da RA nas suas aulas. Conclusões: A utilização da estratégia de formação em RA demonstra que os professores podem incorporar estas ferramentas educativas no processo educativo, desenvolvendo competências e potencial educativo que promovam a motivação e a aprendizagem significativa entre os seus alunos nesta fase de desenvolvimento.
Referências
Aguirre, M. B. U., Sánchez, A. D. P., Sánchez, D. G. P., Silva, S. A. J., & Silva, R. G. J. (2023). Realidad aumentada en el aprendizaje de ciencias naturales. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplina , 7(4), 2280-2301. https://ciencialatina.org/index.php/cienciala/article/view/7046
Alcívar, W. B. S., & Giler, C. F. M. (2024). La andragogía en el fortalecimiento del proceso de enseñanza de personas con escolaridad inconclusa. Maestro y Sociedad, 209-218.
Baque, P. G. C., & García, C. E. M. J. D. d. l. C. (2020). Estrategias pedagógicas innovadoras en entornos virtuales de aprendizaje. Dominio de las Ciencias, 6(3), 56-77.
Becerra, L. J. E. C. e. I. (2020). Tecnologías de la información y las Comunicaciones en la era de la cuarta revolución industrial: Tendencias Tecnológicas y desafíos en la educación en Ingeniería. 14(28), 76-81.
Bertran Martínez, A., Hernández Fernández, A., & Seinfeld Tarafa, S. (2022). Merge cube y la realidad aumentada: una propuesta didáctica para la enseñanza de tecnología y digitalización en primer curso de educación secundaria obligatoria. VI Congreso Internacional sobre Innovación Pedagógica y Praxis Educativa. AFOE.
Calderón, F. J. T. D. (2021). Fundamentos Teoricos De Educación 4.0 Para La Excelencia Academica En El Ambito De La Cuarta Revolucion Industrial. https://www.espacio.digital.upel.edu.ve/index.php/TD/article/view/223
Choi-Lundberg, D. L., Butler-Henderson, K., Harman, K., & Crawford, J. (2023). A systematic review of digital innovations in technology-enhanced learning designs in higher education [Article]. Australasian Journal of Educational Technology, 39(3), 133-162. https://doi.org/10.14742/ajet.7615
Collaguazo, L. R. Q., Paula, G. G. E., Collaguazo, M. d. R. Q., & Paula, W. S. E. (2024). Realidad aumentada con Unity y Vuforia para mejorar la experiencia educativa. (E73), 442-458.
Cruz M. y Martínez M.C. (2019). Origen y desarrollo de un índice de competencia experta: el coeficiente K. Revista Latinoamericana de Metodología de la Investigación Social, (16) 8, 40-56.
De los Angeles, Urbina-López, M., Endara-Estévez, M. G., Toapanta-Mendoza, A. P., Guaras-Pinango, M. P., & Quinchiguango-Jitala, J. L. (2024). El Uso de Realidad Aumentada en la Enseñanza de Ciencias Naturales en Educación Básica. Revista Científica Retos de la Ciencia, 1(4), 224-238. https://doi.org/10.53877/rc.8.19e.202409.18
Escobar, Pérez, J y Cuervo, Martínez, Á. (2008). Validez de contenido y juicio de expertos: una aproximación a su utilización. Avances en Medición, 6(1), 27-36. http://www.humanas.unal.edu.co/psicometria/files/7113/8574/5708/Articulo3_Juicio_de_expertos_27-36.pdf
Espinosa, M. P. P. (2022). Formar para el emprendimiento digital: construyendo los ciudadanos del siglo XXI. RiiTE Revista interuniversitaria de investigación en Tecnología Educativa, 1-19.
Granda, R. A. V., Rodríguez, I. M. B., & Palacios, G. P. J. (2023). El Constructivismo en entornos virtuales y su aplicación en los estudiantes. https://repositorio.redrele.org/bitstream/24251239/134/1/ART_2_-_PROPUESTAS_EDUCATIVAS_V5_N9.pdf
Fracchia, C., Alonso de Armiño, A., & Martins, A. (2015). Realidad Aumentada aplicada a la enseñanza de Ciencias Naturales. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, (16), 7-15.
Hernández, Sampieri, R., & Mendoza, C. (2020). Metodología de la investigación: las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. Editorial Mcgraw-hill.
Hernández-Suárez, C. A., Gamboa-Suárez, A. A., & Prada-Núñez, R. J. F. u. (2024). Percepciones sobre el aprendizaje social y la operatividad de un entorno virtual: un análisis en estudiantes de una Facultad de Educación. Formación universitaria , 17(1), 129-138.
Huda, A., Azhar, N., Almasri, A., Wulansari, R. E., Mubai, A., Sakti, R. H., . . . Hartanto, S. (2021). Augmented Reality Technology as a Complement on Graphic Design to Face Revolution Industry 4.0 Learning and Competence: The Development and Validity [Article]. International Journal of Interactive Mobile Technologies, 15(5), 116-126. https://doi.org/10.3991/ijim.v15i05.20905
Khalid, T., Yaqoob, H., Syed, F. A., & Kazmi, S. M. R. (2024). Assessing availability and trainees’ perceptions of simulation and augmented reality in prosthodontics postgraduate education in Pakistan: a cross-sectional study [Article]. BMC Medical Education, 24(1), Article 1541. https://doi.org/10.1186/s12909-024-06542-4
Laguna H. E., M. J. I. (2022). Realidad Aumentada En La Educación: Una Alternativa Moderna De Enseñanza. Iyarakuaa, 3(6).
Moreno-Correa, S. M. J. S. (2020). La innovación educativa en los tiempos del Coronavirus. 6(1), 14-26.
Muñiz, V. G. (2020). Merge Cube, la realidad aumentada al servicio de las ciencias sociales. Iber: Didáctica de las ciencias sociales, geografía e historia, (98), 80-82.
Paltan, M., Jacqueline, E., Carangui, G., & Fernanda, M. (2024). Estrategia pedagógica basada en la realidad aumentada para mejorar el proceso de enseñanza-aprendizaje en el área de Ciencias Naturales de un estudiante con Trastorno del Espectro Autista de la Unidad Educativa Especial Manuela Espejo Universidad Nacional de Educación. (Bachelor's thesis, Universidad Nacional de Educación). http://201.159.222.12/handle/56000/3392
Piedra Martínez, A. B. (2025). Impacto de la educación para obtener el título de bachiller en personas con escolaridad inconclusa. Revista Propuesta Educativa, 5(9), 28-37.
Porlán, R., Delord, G., Hamed, S., & Rivero, A. J. F. u. (2020). El cambio de las concepciones y emociones sobre la enseñanza a través de ciclos de mejora en el aula: un estudio con profesores universitarios de ciencias. 13(4), 183-200.
Rangel Guerrero, M. A. (2020). Diseño de un prototipo sobre realidad aumentada para la visualización de información del sistema de horarios de clase de la Universidad de Pamplona. [Trabajo de Grado Pregrado, Universidad de Pamplona]. Repositorio Hulago Universidad de Pamplona. http://repositoriodspace.unipamplona.edu.co/jspui/handle/20.500.12744/5664
Rojas-Valencia, O. A., Pazmiño-Ortega, G. J., & Encalada-Yugci, N. G. J. S. A. (2022). La Educación Virtual y sus desafíos. Saberes Andantes, 4(Especial), 142-158.
Ruiz-Ortega, D., Ricoy-Cano, A. J., García-Domingo, M., & Fuente-Robles, Y. M. D. L. (2024). Learning through simulation: A systematic literature review of the use of virtual reality and augmented reality in social work education [Article]. International Social Work, 67(4), 1059-1074. https://doi.org/10.1177/00208728231208002
Sánchez Ortega, P. L. (2023). Realidad inclusiva, realidad virtual y realidad aumentada para todos. https://riubu.ubu.es/bitstream/handle/10259/7854/Realidad_inclusiva_RA_y_RV_para_todos.pdf?sequence=1
Santana-González Y. (2024). La inteligencia artificial, potencialidad o limitante en el estudio de la Enfermería en Cuba. Revista Cubana de Enfermería, 40, e6571. https://revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/6571
Torrico, C. M., Saldaño, V., & Martin, A. J. I. C. T. U. (2022). Integrando herramientas en una aplicación turística para el aprendizaje de realidad aumentada y geolocalización. Informe Científico Técnico UNPA, 14(3), 142-169.
Vázquez, C. M. P. (2023). Realidad aumentada como potencializador de nuevos productos editoriales. http://www.riaa.uaem.mx/xmlui/handle/20.500.12055/3181
Yaucan Caco, M. D. (2022). Uso de la Realidad Aumentada en el aprendizaje híbrido de las Ciencias Naturales en octavo año de Educación General Básica Riobamba. (Bachelor's thesis, Riobamba).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mileidy Trujillo-Trujillo, Johana del Carmen Parreño-Sánchez, Dayron Rumbaut-Rangel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente