Alternativa de educação ambiental na Reserva Ecológica Siboney-Juticí, Santiago de Cuba
Palavras-chave:
educação ambiental, conteúdo, valores, abordagem ecossistêmicaResumo
Introdução: O plano de gestão da Reserva Ecológica Siboney-Juticí reconhece o desmatamento, a extração de flora e fauna e as espécies invasoras como as principais ameaças à biodiversidade; e a incidência de fortes furacões como uma ameaça natural. Esta pesquisa visa fortalecer a formação profissional e o desenvolvimento de métodos de ação voltados à conservação da biodiversidade entre alunos do ensino médio, abordando conteúdos relacionados ao seu uso e conservação a partir de uma série de deficiências detectadas por meio de um diagnóstico. Materiais e métodos: Esta pesquisa se baseia nos fundamentos teóricos e metodológicos do Processo Ensino-Aprendizagem de Biologia, bem como na utilização da categoria conteúdo como campo de ação, do qual se deriva o objetivo: o desenvolvimento de um programa de círculo de interesse para contribuir para o aumento do domínio de conteúdos sobre biodiversidade e sua conservação entre alunos do oitavo ano do Ensino Médio José Martí, na cidade de Siboney. Resultados: A avaliação inicial realizada com alunos e professores do oitavo ano revelou deficiências na cobertura da biodiversidade e sua conservação no PEA de Biologia 2 para este ano. Isso inclui dificuldades em identificar a perda de biodiversidade como um problema ambiental, bem como em definir o próprio conceito e sua importância para o desenvolvimento e a manutenção da comunidade. Discussão: A abordagem contextualizada da biodiversidade e sua conservação proporcionou aos alunos a oportunidade de se identificarem com o ambiente em que vivem, observando e compreendendo a importância dos processos que ocorrem nos ecossistemas e sua fragilidade. Conclusões: A implementação do programa contribuiu para o aumento do conhecimento dos alunos sobre a biodiversidade e sua conservação, o que se evidencia em suas ações em relação à diversidade biológica local, nacional e global, e ao meio ambiente em geral, demonstrando sua eficácia.
Referências
Abad, M. A, Salmerón, A. Álvarez, L. O. González, A., Silot, M., Sánchez, M., Fagilde, M. C., Tamayo, J. A., Campos, A., Fornaris, E. (2018). Plan de Manejo Reserva Ecológica Siboney-Juticí, 2019-2024.
Abreu B., R. y Sarduy, D. (2002). Las actividades extradocentes en función del desarrollo de la apreciación artística de los estudiantes. Revista Pedagogía y Sociedad, 3(6).
Castellanos, D. (2002). Plataforma teórico-metodológica del proceso de enseñanza-aprendizaje desarrollador. Centro de Estudios, Instituto Superior Pedagógico “Enrique José Varona”.
Clavel, H. I. (2017). La formación de la identidad ecológica en los estudiantes de la carrera licenciatura en educación. Biología-geografía. [Tesis de Doctor. Universidad de Ciencias Pedagógica Frank País García].
Contreras, L. y Pentón, F. (2005). La estrategia de educación ambiental, un resultado de la integración en la provincia de Sancti Spiritus. [CD Pedagogía Internacional].
Ferrer V., M. y Sánchez, M. A. (1989). ¿Cómo se organiza un círculo de interés? Revista Educación, (75).
García Medina, F. (1995). La educación ambiental expresada en valores. [Ponencia. Taller regional de educación ambiental].
García, Y. (2006). La educación ambiental una vía para la protección y conservación del patrimonio cultural en el centro histórico urbano de Sancti Spiritus. [CD Memoria del II Simposio Internacional “Sociedad, Turismo y Desarrollo Humano”].
González, M., García, G. y Maida, F. (2003). Educación Ambiental para Comunidades Costeras. Save the Children.
Hernández, M. (2006). El estudio de microambiente y sus potencialidades para el desarrollo de la educación ambiental. [CD: Evento Provincial Pedagogía 2007].
Hernández, M. (2005). La escuela y su localidad como medio para la educación ambiental del escolar primario: Actividades que lo propician. [CD Pedagogía Internacional].
Jiménez, D. O. (2001). Acciones con enfoque interdisciplinario para la Educación Ambiental de los escolares de Secundaria Básica. [Informe de Tesis de Maestría. ISP Silverio Blanco].
Medina, D. E. y Chacón, D. J. (2023). PROGRAMA de BIOLOGÍA 1. Editorial Pueblo y Educación.
Medina, D. E., Hernández, A. L., Martínez, L. E., Chacón, D. J., Jardinot, L. R., Núñez, I. y Castro, M. A. (2023). Orientaciones Metodológicas. BIOLOGÍA 3. Editorial Pueblo y Educación.
Medina, D. E. (2023). PROGRAMA de BIOLOGÍA 3. Editorial Pueblo y Educación.
Medina, D. E., Milian, M., Chacón, D. J. y Álvarez, H. I. (2023). PROGRAMA de BIOLOGÍA 2. Los animales y su conservación. Editorial Pueblo y Educación.
Medina, D. E., Milian, M., Chacón, D. J., Álvarez, H. I. y Juanes, I., (2023). Orientaciones Metodológicas. BIOLOGÍA 2. Los animales y su conservación. Editorial Pueblo y Educación.
Medina Santana, D. E., Milian Mosquera, M., Chacón Rodríguez, D. J., Álvarez Cortés, H. I., Juanes Caballero, I., Castillo Fleites, Y., Jardinot, L. R (2023). Orientaciones Metodológicas. BIOLOGÍA 1. Editorial Pueblo y Educación.
Mendéz, O. (2008). Círculo de Interés como actividad extradocente para contribuir al desarrollo de la educación ambiental en los alumnos de 9. Grado. [Tesis de Máster].
Pentón, F. (2007). Educación ambiental escolar en la provincia Sancti Spiritus: realidades y retos. [CD Evento Pedagogía Internacional].
Pentόn, F. (2006). Caracterización de la percepción ambiental escolar y el grado de preparación del docente para el desarrollo de la educación ambiental en escuelas seleccionadas en la cuenca del río Zaza. [Informe científico. ISP: Silverio Blanco].
Pentόn, F. (2005). Educación ambiental en la cuenca hidrográfica Zaza. [CD: Memorias del Coloquio Internacional José Martí: “Por una cultura de la naturaleza”].
Santos, I. (2002). Estrategia de formación continuada en Educación Ambiental para docentes. [Tesis de Doctor. ISP: Félix Varela].
Silvestre, M., Zilberstein, T.J. (2002). Hacia una didáctica desarrolladora. (s.e.).
Sotolongo, P. L. (2002). Los retos de los cambios cualitativos en el saber contemporáneo y el marxismo. Instituto de Filosofía. https://www.nodo50.org/cubasigloXXI/pensamiento/sotolongo7_311003.pdf
Supervia, P. (2007). La estrategia de integración de educación ambiental y para la salud, en el municipio de Fomento. [Evento Pedagogía Internacional].
Valdés, O. y Octavio, J. (2006). La educación ambiental para las niñas y niños de las cuencas hidrográficas de Cuba. Ministerio de Educación de Cuba.
Vygotski, L. D. (1960). El desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Editorial Academia de Ciencias Pedagógicas de RSFSR.
Zilberstein, T. J. (1999). Didáctica Integradora de las Ciencias VS Didáctica Tradicional. Instituto Pedagógico Latinoamericano y caribeño (IPLAC).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tahilin LaO Barrientos, Flabio César Copello Ortega, Yessica Yanina Blanco Espinaco, Héctor Ihosvani Álvarez Cortés

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente