Sistema de atividades para o desenvolvimento da lateralidade em crianças de 4 anos
Palavras-chave:
aprendizagem; cérebro; desenvolvimento psicomotor; habilidades; sistema de atividadesResumo
Introdução: Os primeiros anos de educação são essenciais para que as crianças desenvolvam competências e habilidades, por isso os professores devem dispor dos recursos necessários para que isso seja possível. O objetivo foi elaborar um sistema de atividades para o desenvolvimento da lateralidade em crianças de 4 anos. Materiais e métodos: Foram considerados diversos métodos de pesquisa científica, como métodos teóricos, empíricos e matemáticos ou estatísticos, que permitiram uma compreensão mais aprofundada do problema e a tabulação dos resultados obtidos a partir do diagnóstico. Resultados: O principal resultado foi a elaboração de um sistema de atividades com estrutura, e os resultados da validação realizada demonstram que podem ser colocados em prática. Discussão: Foi diagnosticado que crianças nessas idades não possuem boa lateralidade e que é importante desenvolvê-la em tempo hábil. Os problemas inicialmente detectados foram diagnosticados por meio da observação, o que permitiu o correto planejamento das atividades, o que contribui significativamente para o desenvolvimento da lateralidade em crianças pequenas. Conclusões: Pode-se concluir que as atividades são uma alternativa viável para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
Referências
Batista Nuñez, Y. (2023). Sistema de actividades en la plataforma Moodle para desarrollar la comprensión lectora del idioma inglés. Mendive. Revista de Educación, 21(4),1-15. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962023000400014&lng=es&tlng=es
Betancourt González, J. C., Sánchez Córdova, B., Arias Moreno, E. R., Barroso Padrón, E., & Hinostroza Carriel, E. R. (2020). Patrón de lateralidad en jugadores masculinos de baloncesto, reservas escolares y juveniles de La Habana. PODIUM, 15(3), 449–459. https://podium.upr.edu.cu/index.php/podium/article/view/959
Bone Lajones, I. L., Nieve Arroyo, O. S., Tapia Coloma, D. A, Cedeño Alejandro, F. A. & Guadalupe Sánchez, K. W. (2023). La lateralidad y movimientos ambidiestros en niños de 3 a 6 años. Código Científico Revista de Investigación, 4(E2), 1150-1164. https://doi.org/10.55813/gaea/ccri/v4/nE2/215
Buela Corrales, L. (2018). Sistema de ejercicios para el aprendizaje de la Armonía. Varona, (60), 6-14. http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/303
Chávez, J. A., y Pérez, L. (2015). Fundamentos de pedagogía general. Parte I. Texto para la carrera Pedagogía Psicología. La Habana: Ed. Pueblo y Educación.
Chicaiza Jácome, C. A. (2021). Entrenamiento de lateralidad en los fundamentos técnicos y ofensivos de jugadores de fútbol Sub-12. Validación teórica. PODIUM. 16(1), 114-124. http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S1996-24522021000100114&script=sci_arttext
Duarte Hernández, F.J., & Pérez Mendoza, N.B. (2020). Identificar la lateralidad en niños de 2 a 5 años del instituto de recreación y deportes de Tunja (IRDET) aplicando el test de Harris. Revista Digital: Actividad Física y Deporte. 6(2):118-144. https://revistas.udca.edu.co/index.php/rdafd/article/view/1572
Esteves, Z. I., Toala Santana, V. N., Poveda Gurumendi, E. E., & Quiñonez, M. (2018). La importancia de la educación motriz en el proceso de enseñanza de la lecto –escritura en niños y niñas del nivel preprimaria y de primero. INNOVA Research Journal, 3(7), 155–167. https://doi.org/10.33890/innova.v3.n7.2018.896
Martínez Hernández, L.R., Barrera Cabrera, I. (2021). Sistema de actividades extraclases para contribuir al proceso de Orientación Profesional Pedagógica en el preuniversitario. Mendive. Revista de Educación, 19(1), 227-245 http://mendive.upr.edu.cu/index.php/MendiveUPR/article/view/2125
Mendoza Yañez, M. (2022). Sistema de actividades para el desarrollo de la inteligencia emocional en educandos del nivel preescolar. Joven Educador, (40), 4 - 15. http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rJEdu/article/view/1499
Merino Orozco, A. (2016). Fundamentos sobre la Orientación Profesional actual en la construcción de proyectos académico-profesionales. Revista Mexicana de Orientación Educativa, 13(31), 37-41. https://remo.ws/remo-31/
Meza Montes, J. K., Navarrete Pita, Y., & Zambrano Acosta, J. M. (2023). Sistema de actividades para contrarrestar el estado emocional de los estudiantes de tercero bachillerato debido al COVID-19. Estudios Del Desarrollo Social: Cuba Y América Latina, 11(2), 20–35. https://revistas.uh.cu/revflacso/article/view/4397
Oña Chango, A. G. (2023). Evaluación de la Lateralidad en los niños de Educación Inicial de la Unidad Educativa "Rosa Zárate" como base para la aplicación de la lúdica como estrategia pedagógica. [Tesis de maestría, Universidad Técnica de Cotopaxi]. http://repositorio.utc.edu.ec/handle/27000/10439
Pérez Castillo, D. F. (2024). Los juegos tradicionales en el desarrollo de la lateralidad en niños de 4 a 5 años de edad del centro de educación inicial “Teresa León de Noboa” de la ciudad de Guaranda, provincia Bolívar, período 2023–2024 [Tesis de grado, Universidad Técnica de Bolívar]. https://dspace.ueb.edu.ec/handle/123456789/7085
Prado Rosales, J. J., Gonzalez Escalante, Y., & Prado Lemus, E. (2017). Un enfoque teórico práctico contemporáneo de la lateralidad en edades, tempranas y escolares. OLIMPIA, 14(45), 113-127. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6210525
Pucuji Tapia, E. P. & Toapanta Alomoto, Y. L. (2024, marzo). La lateralidad mediante actividades lúdicas en niños de Educación Inicial [Tesis de grado, Universidad Técnica de Cotopaxi]. http://repositorio.utc.edu.ec/handle/27000/12183
Rosero Jama, S. A. (2022). El desarrollo de la lateralidad en el aprendizaje de los niños de edad inicial. Reincisol, 1(2), 1-19. https://doi.org/10.5281/zenodo.6814709
Sabino, C. (1986). Cómo hacer una tesis (2ª ed.). Caracas: Panapo.
Vigotski, L. S. (1987). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores.La Habana: Ed. Científico Técnica.
Yuniela Comendador González y Jorge Luis Hidalgo Ortega (2019): “Sistema de actividades para el desarrollo de un estilo de educación familiar cooperativo”, Revista Caribeña de Ciencias Sociales (marzo 2019). https://www.eumed.net/rev/caribe/2019/03/educacion-familiar-cooperativo.html//hdl.handle.net/20.500.11763/caribe1903educacion-familiar-cooperativo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcela Patricia Delgado García, Yulexy Navarrete Pita

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente