Jogo didático para a disciplina de matemática do nono ano do ensino básico superior
Palavras-chave:
Jogos didáticos, Estratégias de ensino, Lúdico e MatemáticaResumo
Introdução: Este estudo aborda o problema da utilização de atividades didáticas no ensino de matemática em alunos do nono ano do Ensino Básico Superior no Equador, uma vez que há um baixo desempenho acadêmico nessa disciplina, sendo isso evidenciado pelos resultados de testes internacionais como o PISA e ERCE. Objetivo: A pesquisa, realizada na Unidade Educacional Carlos Pomerio Zambrano em Chone, Manabí, explora o uso de jogos didáticos como estratégia para melhorar o ensino e a aprendizagem da matemática. Materiais e métodos: Utilizando uma abordagem mista, descritiva e propositiva, o estudo coletou dados de 70 alunos e 3 professores por meio de pesquisas, observações e entrevistas. Resultados: um percentual significativo de alunos apresenta dificuldades com operações matemáticas básicas e demonstra interesse em aprender por meio de jogos educativos. Por outro lado, os professores, embora reconheçam os benefícios da brincadeira, tendem a utilizar métodos tradicionais de ensino. Conclusões: Apesar da disposição dos alunos para métodos lúdicos, existe uma lacuna na implementação destas estratégias pelos professores, possivelmente devido à formação insuficiente na utilização de técnicas lúdicas no ensino da matemática. Sugere-se a necessidade de capacitar professores em metodologias de ensino-aprendizagem que incorporem estratégias lúdicas para melhorar a construção do conhecimento matemático nos alunos.
Referências
Agrasar, M., & Chara, S. (2004). Juegos en Matemáticas (1ra ed.). (N. Sosa, Ed.) Buenos Aires: Ministro de Educación, Ciencia y Tecnología de la Nación. http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL001219.pdf
Arriaga, M. (2015). El diagnóstico educativo, una importante herramienta para elevar la calidad de la educación en manos de los docentes. Atenas, 3(31), 63-74. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=478047207007
Arteaga, M. (2013). Problemática del aprendizaje de la matemática de los estudiantes del octavo y noveno año de educación básica del Colegio Nacional la Tingue del Cantón Olmedo Provincia de Loja. [Tesis, Universidad Central del Ecuador]. https://acortar.link/sms6ak
Bravo, S., & Díaz, A. (2020). Metodología para implementar la actividad lúdica en clases de Matemática en la secundaria básica cubana. EduSol, 20(73), 127-137. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1729-80912020000400127
Castellanos, R., Morocho, N., Morocho, L., & Heras, W. (2022). Enseñanza de la matemática a través del diseño universal para el aprendizaje en noveno año de educación general básica. Ecuador. Revista PUCE(113), 95-120. https://www.revistapuce.edu.ec/index.php/revpuce/article/view/404
Chacha, X. (2022). El juego como estrategia didáctica para el desarrollo del pensamiento lógico matemático en los niños de la escuela de educación básica carlos antonio mata coronel de la ciudad de Azogues. [Tesis magister, Universidad Politecnica Salesiana]. https://dspace.ups.edu.ec/bitstream/123456789/22670/1/UPS-CT009813.pdf
Coloma, M., Labanda, M., Michay, G., & Espinosa, W. (2020). Las Tics como herramienta metodológica en matemática. Revista Espacios, 41(11), 7. https://revistaespacios.com/a20v41n11/a20v41n11p07.pdf
Farias, D., & Rojas, F. (2010). Estrategias lúdicas para la enseñanza de la matemática en estudiantes que inician estudios superiores. Paradígma, 31(2), 53-64. https://ve.scielo.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1011-22512010000200005
Gamboa, R., & Moreira, T. (2017). Actitudes y creencias hacia las matemáticas: un estudio comparativo entre estudiantes y profesores. Actualidades Investigativas en Educación, 17(1). https://doi.org/10.15517/aie.v17i1.27473
Gómez, M. y Mireles, A. (2019). Cálculo mental como estrategia para el aprendizaje de los contenidos matemáticos en la educación primaria. Revista de Ciencias de la Educación, 3(10), 8-19. https://www.ecorfan.org/republicofperu/research_journals/Revista_de_Ciencias_de_la_Educacion/vol3num10/Revista_Ciencias_de_la_Educaci%C3%B3n_V3_N10_2.pdf
Herra, J. (2014). Enseñanza en Matemática. Vida Científica Boletín Científico De La Escuela Preparatoria, 2(4). https://repository.uaeh.edu.mx/revistas/index.php/prepa4/article/view/1906
Ladino, D., Bejarano, B., Santana, L., Martínez, O., & Cabrera, D. (2018). Diseño de aprendizaje a partir de las posibilidades de las ecologías de aprendizaje en educación superior. Revista Virtual Universidad Católica del Norte, (53), 35-52. https://www.redalyc.org/journal/1942/194259584004/html/
Moreano, G., Asmad, U., Cruz, G., & Cuglievan, G. (2018). Concepciones sobre la enseñanza de matemática en docentes de primaria de escuelas estatales. Revista de psicología, 6(2), 299-334. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0254-92472008000200005#:~:text=Como%20es%20conocido%2C%20la%20ense%C3%B1anza,ense%C3%B1ado%20sin%20discusi%C3%B3n%20ni%20cr%C3%ADtica
Santana-González, Y. (2024). La inteligencia artificial, potencialidad o limitante en el estudio de la Enfermería en Cuba. Revista Cubana de Enfermería, 40, e6571. https://revenfermeria.sld.cu/index.php/enf/article/view/6571
Sepúlveda, A., Díaz, D., & Minte, A. (2019). Deficiente rendimiento en matemática: análisis desde la perspectiva de los alumnos de Educación Básica chilena. Revista Espacios, 40(23). https://www.revistaespacios.com/a19v40n23/19402327.html
Valero, N., & González, J. (2020). Análisis comparativo entre la enseñanza tradicional. Edma 0-6: Educación Matemática en la Infancia, 9(1), 40-61. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7591905
Zayas, R., Escalona, M., & Cedeño, R. (2022). La enseñanza-aprendizaje de los conceptos de la Matemática Superior. Estrategia para su perfeccionamiento. Luz, 21(3), 99-112. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1814-151X2022000300099
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 María Cecibel Santana Cedeño, María Angélica Henríquez-Coronel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.