Trabalho metodológico científico no Ensino Superior Médico Dra. Yusimy Barrios López 1, https://orcid.org/0000-0003-0117-9543

Autores

  • Yusimy Barrios López Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba, Cuba
  • Celia Teresa Ledo Rollo Universidad de Oriente, Cuba
  • Clemente Couso Seoane Universidad de Ciencias Médicas de Santiago de Cuba, Cuba

Palavras-chave:

Trabalho Metodológico Trabalho Metodológico de Ensino. Trabalho Metodológico Científico

Resumo

Introdução: O trabalho metodológico científico dinamiza os resultados da eficiência acadêmica universitária. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como objetivo sistematizar os fundamentos teóricos que sustentam o trabalho metodológico científico no Ensino Superior Médico. Materiais e métodos: Os métodos de análise-síntese e revisão documental perpassaram todo o processo da pesquisa. Resultados: Confirma-se que os fundamentos teóricos que sustentam as formas de trabalho metodológico no Ensino Superior têm sido abordados mundialmente e em Cuba, mas insuficientes em relação ao trabalho metodológico científico, sendo necessária uma estratégia de gestão da formação que sirva de guia ao. professor para o desenvolvimento de trabalhos metodológicos científicos nos níveis organizacionais do processo de ensino. Discussão: Considera-se fundamental que as indicações metodológicas do curso e de cada um dos programas desenvolvidos enfatizem a necessidade de desenvolver o carácter sistémico e interdisciplinar do trabalho metodológico, com ajuste aos níveis de integração do curso, considerando os participantes em a sua preparação nesta vertente constitui um dos desafios mais complexos a enfrentar, sendo necessário ajustar o trabalho metodológico nas suas duas dimensões docente e científica para a carreira de Medicina aos níveis de sistematicidade da mesma (disciplina/disciplina, ano letivo e carreira). Conclusões: É necessária uma estratégia de gestão da formação que oriente o professor no desenvolvimento do trabalho metodológico científico para que a investigação educacional seja dinamizada com a introdução dos resultados obtidos na prática docente, em resposta ao problema identificado.

Referências

Botero, M. (2018). Lo que llamamos liderazgo: consideraciones críticas de lo que ocurre en diversas organizaciones. Perspectivas Psicológicas, 3(4), 134-144. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pp/v3-4/v3-4a15.pdf

Becerra, F. Á., Andrade, L., Orbe, L. y Díaz Gásperi, I. (2018). Sistema de gestión de la calidad para el proceso de investigación. Universidad de Otavalo, Ecuador, 19(1), 1-32.

Caicedo-Monserrate, L y Petita Morán-Rodríguez, S.(2018) Estrategia para el trabajo científico metodológico, una necesidad operativa en la universidad técnica de Babahoyo. OLIMPIA, 15(47).

Chavez González, y Benavides Martínez, B. (2011). Los profesores universitarios entre la exi-gencia profesional y el compromiso ético social. sinectica, 37. http//www.scielo.org.mx/scielopid=S1665-109X2011000200003&script=sc

Etienne, C. F. (2018). Cuba hacia la Salud Universal. RevPanam Salud Pública, 42:e64. https://doi.org/10.26633/RPSP. 2018.64

Fariñas Barrios, E. y Pérez Cano, R.(2019) Trabajo metodológico en el centro universitario municipal de Jagüey Grande, Cuba: particularidades y experiencias. Revista de la escuela de ciencias de la educación, 15(14), 41-50.

Fonseca Arias, B., Robert Hechavarria, R. y Martinez Sanchez,N. B. (2017). El trabajo metodológico colectivo una experiencia desde la dirección de formación profesional. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index/php

Gamboa, J. G. (2018). El trabajo científico metodológico: una herramienta lógica. Revista Electrónica Científico Pedagógica, (3).

García González, M. C., Varela de Moya, H. S., y Espíndola Artola, A. (2019). Las formas del trabajo docente metodológico en el contexto actual de la educación superior. Rev Hum Med, 19(3), Epub 09-Dic-2019. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1727-81202019000300607

Guerra Bretaña, R. M., Ramos Azcuy, F. J., y Jaya Escobar, A. I.(2019). El trabajo metodológico y la escritura científica en el desarrollo de la carrera docente. https://www.eumed.net/rev/atlante/2019/01/escritura-cientifica-docente.html//hdl.handle.net/20.500.11763/atlante1901escritura-cientifica-docente

Mena Silva, A., Lopez Calichs, E. y Silva Rojas, L. (2020). Una nueva mirada sistema para el trabajo metodológico en disciplinas complejas. https://mendive.upr.edu.cu

Mesa Carpio, N., Salvador Jiménez, R., García Martínez, M.y Rodríguez Ramos, R. (2004). El trabajo metodológico: Evolución y perspectivas. Varela, 4(6). http://revistavarela.uclv.edu.cu/articulos/rv0605.pdf

Ministerio de Educación Superior. (2022). Resolución ministerial 47/2022. Trabajo metodológico. Reglamento de Trabajo Docente y Metodológico de la Educación Superior. MES.

Molina-García, F., Macías-Loor, P. y GentryJone, M. Á. (2019). Papel del trabajo metodoló-gico de la Educación Superior en Latinoamérica. Pol. Con., 4(12), 234-253.

Morales Ojeda, R. et al. (2018). Transformaciones en el sistema de salud en Cuba y Estrategias Actuales para su consolidación y sostenibilidad. http://1026633/RPSP.2018.25

Salas, P. S. y Salas, M. A. (2017). Modelo formativo del médico cubano. Bases teóricas y metodológicas. Ed. Ciencias Médicas.

Tapia Claro, I., Estrada Mancebo, M., Rivero, O. y Moreno Toiran, G. (2022). Trabajo metodológico en los colectivos de años academicos un enfoque por procesos. Revista Universidad y Sociedad, 14(2), 132-141.

Vela Valdés, J. (2015). Regulaciones e importancia del trabajo metodológico en la Educación Médica Superior. Educ Med Super, 29(4). http://www.ems.sld.cu/index.php/ems/article/view/781/292

Velis Martínez, E. D. (2015). Eficiencia del trabajo científico metodológico, ¿quimera o realidad? EDUMECENTRO, 7(4), 1-8.

Publicado

2024-06-30

Como Citar

Barrios López, Y., Ledo Rollo, C. T., & Couso Seoane, C. (2024). Trabalho metodológico científico no Ensino Superior Médico Dra. Yusimy Barrios López 1, https://orcid.org/0000-0003-0117-9543. Mestre E Sociedade, 21(3), 921–929. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6459

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)