Desenho de itinerários gamificados com níveis adaptativos para o desenvolvimento de competências genéricas em cursos universitários
Palavras-chave:
gamificação, níveis adaptativos, competências genéricas, percursos de aprendizagem, ensino superiorResumo
Introdução: Este artigo apresenta uma revisão sistemática baseada no modelo PRISMA sobre o desenho e implementação de percursos gamificados com níveis adaptativos, visando o desenvolvimento de competências genéricas no ensino superior. Materiais e métodos: Trinta e dois estudos relevantes publicados entre 2020 e 2025 foram identificados para caracterizar as abordagens teóricas, metodológicas e empíricas que sustentam a aplicação de estratégias de gamificação progressiva. Resultados: Os achados demonstram um impacto positivo no desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, pensamento crítico, comunicação eficaz e aprendizagem independente. Discussão: Boas práticas no uso de plataformas digitais, mecânicas de jogos e feedback contínuo são destacadas, embora limitações metodológicas e lacunas de pesquisa também sejam reconhecidas. Conclusões: Conclui-se que percursos gamificados com níveis adaptativos potencializam a motivação intrínseca e a aprendizagem personalizada, promovendo uma formação transcurricular mais significativa.
Referências
Aguilar, A., & Gómez, M. (2015). Competencias genéricas en carreras de ingeniería. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 17(2). https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/4843853.pdf
Baldrich, K., Pérez García, C., Domínguez Oller, J. C., & Sánchez Fortún, J. M. de A. (2024). Gamified experiences in educational academic contexts: A systematic review. Qualitative Research in Education, 13(3), 221–242. https://doi.org/10.17583/qre.13552
Baños, R., & Pérez, C. (2014). Reflexiones en torno a las competencias genéricas. Revista Educación Superior, 43(1). https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-69242014000100004
Barrera-Corominas, A., Gairín Sallán, J., & Grau Vidal, R. (2022). Competencias genéricas en la universidad: impacto y evaluación. Revista de Educación, 706, 45-67. https://www.redalyc.org/journal/706/70666127012/html/
Botella Nicolás, M., & Ramos Ramos, R. (2019). La gamificación como estrategia didáctica para mejorar la motivación y el rendimiento académico de los estudiantes en Educación Básica Media. Política y Cultura, 85, 875-894.
Camacho Sánchez, R., Manzano León, A., Rodríguez Ferrer, J. M., Serna, J., & Lavega Burgués, P. (2023). Game based learning and gamification in physical education: A systematic review. Education Sciences, 13(2), 183. https://doi.org/10.3390/educsci13020183
Cavalcanti, M., Filatro, A., & Presada, J. (2018). Formación en gamificación para tutores a distancia: aproximación teórica. Revista de Educación a Distancia.
Chamorro Atalaya, O., Morales Romero, G., Trinidad Loli, N., Caycho Salas, B., & Rocca Carvajal, Y. (2023). Gamification in engineering education during COVID-19: A systematic review on design considerations and success factors in its implementation. International Journal of Learning, Teaching and Educational Research, 22(6), 1–20. CC BY NC ND 4.0.
Criteria. (2024). Diferencia entre gamificación y aprendizaje basado en juegos. https://www.criteria.es/factoria-de-contenidos/sabes-diferenciar-entre-gamificacion-y-aprendizaje-basado-en-juego/
Deterding, S., Dixon, D., Khaled, R., & Nacke, L. (2011). From game design elements to gamefulness: Defining “gamification”. Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments.
Educativa. (2025). Gamificación: el aprendizaje divertido. https://www.educativa.com/blog-articulos/gamificacion-el-aprendizaje-divertido/
Fonseca, C. A. P. (s. f.). El uso de la gamificación en la educación inclusiva superior en estudiantes con NEE.
Fundación Khan Academy y SAP. (2018). Comparativa entre métodos tradicionales y gamificación en la formación. Psico-Smart. https://psico-smart.com/articulos/articulo-comparativa-entre-metodos-tradicionales-y-gamificacion-en-la-formacion-de-empleados-174714
Gironella, F. (2023). Gamification pedagogy: A motivational approach to student-centric course design in higher education. Journal of University Teaching & Learning Practice, 20(3). https://doi.org/10.53761/1.20.3.04
González, J., & Wagenaar, R. (2003). Análisis y evaluación de las competencias genéricas en la universidad. Revista de Educación, (329), 123-144. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-07052018000200009
González-Monteagudo, J., & Fernández-Esquinas, M. (s. f.). Competencias genéricas en la universidad. https://www.lmi-cat.net/sites/default/files/11_Competencias genericas.pdf
López Núñez, H., Guevara, C., Bassante Núñez, V., & Viera Pérez, D. (2023). Analysis of gamification in b learning in university higher education: A systematic review of the literature. Journal of Higher Education Theory and Practice, 23(19). https://doi.org/10.33423/jhetp.v23i19.6674
Manzano León, A., Camacho Lazarraga, P., Guerrero, M. A., Guerrero Puerta, L., Aguilar Parra, J. M., Trigueros, R., & Alias, A. (2021). Between level up and game over: A systematic literature review of gamification in education. Sustainability, 13(4), 2247. https://doi.org/10.3390/su13042247
Martínez, M., & Redondo, J. (s. f.). Evaluación de competencias genéricas en la universidad. Estudio en un entorno b-learning. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7442969.pdf
Moldez, A., Hernández, R., & Cruz, S. (2024). Exploring the impact of adaptive gamified assessments on higher education language courses. Educational Technology Research and Development, 72, 455–474. https://doi.org/10.1007/s11423-024-10234-2
Montenegro Rueda, M., Fernández Cerero, J., Mena Guacas, A. F., & Reyes Rebollo, M. M. (2023). Impact of gamified teaching on university student learning. Education Sciences, 13(5), 470. https://doi.org/10.3390/educsci13050470
Murillo Zamorano, L. R., López Sánchez, J. Á., Godoy Caballero, A. L., & Bueno Muñoz, C. (2021). Gamification and active learning in higher education: Is it possible to match digital society, academia and students' interests? International Journal of Educational Technology in Higher Education, 18, 15. https://doi.org/10.1186/s41239-021-00249-y
Navarro-Espinosa, J., Pulgarín-Arias, L., & Eppmann, R. (2018). Instrumento para la evaluación de conocimientos, actitudes y prácticas sobre gamificación en docentes. https://epsir.net/index.php/epsir/article/download/1341/1238/8396
Núñez-Peñalver, A., & Rodríguez-Muñoz, L. J. (2024). Competencias genéricas para la formación de profesionales de educación superior. EDUCERE, 28(3), 488-502. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-29552024000300488&lang=es
Peñafiel Rodriguez, W. N. (2021). El enfoque complejo de las estrategias de gamificación en la educación superior. Revista EDUSER.
Pelizzari, F. (2023). Gamification in higher education: A systematic literature review. Italian Journal of Educational Technology, 31(3), 21-43. https://doi.org/10.17471/2499-4324/1335
Pitthan, F., & De Witte, K. (2025). Game over or continue? How gamification can improve completion rate in adaptive learning. Education and Information Technologies, 30(3), 2757-2786. https://doi.org/10.1007/s10639-024-12928-0
Prieto Andreu, J. M. (2020). Una revisión sistemática sobre gamificación, motivación y aprendizaje en universitarios. T.E.R.I. – Temas de Educación, Revista de Investigación, 32(1), 73-99.
Roldán Ciudad, E., Perfecto Avalos, Y., & Hidalgo Bastida, A. (2025). Gamifying the curriculum: A strategy for enhancing student engagement, active and collaborative learning, and satisfaction. En INTED2025 Proceedings. https://doi.org/10.21125/inted.2025.0670
Sierra Alonso, A., et al. (2024). Competencias genéricas de los profesionales universitarios. Revista Cubana de Educación Superior, 35(1). http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2310-340X2024000100002
Tuning América Latina. (2007). Informe sobre competencias genéricas. http://portal.amelica.org/ameli/journal/248/2481629002/html/
Universidad Vasco de Hidalgo. (2020). Gamificación en aulas universitarias. https://bdigital.uvhm.edu.mx/wp-content/uploads/2020/06/gamificacion-aulas-universitarias.pdf
Vorecol. (2024, agosto 28). ¿Cuáles son las métricas más efectivas para medir el impacto de la gamificación en el desarrollo de habilidades? https://vorecol.com/es/articulos/articulo-cuales-son-las-metricas-mas-efectivas-para-medir-el-impacto-de-la-gamificacion-en-el-desarrollo-de-habilidades-60921
Yechkalo, Y. V., Tkachuk, V. V., Shurupova, K. A., Zinchenko, V. M., & Puhach, A. V. (2024). Gamification in higher education: methodology. In Proceedings of the 6th International Workshop on Augmented Reality in Education (pp. 96–106). CEUR-WS.org. https://ceur-ws.org/Vol-3844/paper13.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Evelin Roxana Alvarado Pazmiño, Miguel Andrés Franco Bayas, Elizabeth De Mora Litardo, Jesus Del Rocio Alvarado Bravo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente