Evolução da educação ambiental no Jardim Botânico Nacional de Cuba

Autores

  • Julio Ismael Martínez Betancourt Centro Nacional para la Producción de Animales de Laboratorio, BioCubaFarma, Cuba
  • Rafael Bosque Suárez Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, Cuba
  • Amparo Osorio Abad Universidad de Ciencias Pedagógicas Enrique José Varona, Cuba

Palavras-chave:

jardins botânicos, educação, periodização, projetos ambientais

Resumo

Introdução: Em seu desenvolvimento histórico, o processo e o desenvolvimento da educação ambiental no Jardim Botânico Nacional de Cuba passaram por diferentes etapas, cada uma com características próprias que a diferenciam das demais. Materiais e métodos: O método histórico-lógico, a análise-síntese, a análise documental e a observação participante serviram de base teórico-metodológica para a pesquisa realizada. O objetivo deste artigo é revelar os principais resultados relacionados a esta temática nos diferentes momentos em que ocorreu o processo educativo dirigido ao público visitante e às comunidades locais desta instituição, bem como a caracterização e principais realizações nos mesmos. Resultados: As etapas são: 1. Fundação e desenvolvimento construtivo (1968-1983); 2. Abertura pública e primeiros passos (1984-1989); 3. Realização de Festivais da Floresta e criação da Comissão Científico-Metodológica (1990-2005); 4. Criação da Subdiretoria de Educação Ambiental e Recreação (2006-2019); e 5. Nova gestão geral e organograma (2019-2024). Discussão: As sequências de etapas permitiram atingir os resultados obtidos, que vão desde os organizacionais e estruturais, passando pela conscientização, atuação, transmissão de conhecimento e formação em valores para os visitantes e comunidades, fomentando o respeito e o cuidado neles. por natureza. Conclusões: A quarta etapa é a mais esplendorosa, caracterizada pela diversidade de ações educativas realizadas pelos educadores ambientais e pela participação ativa dos visitantes nas mesmas.

Referências

Nacional del Poder Popular (ANPP). (2023). Ley 150 del sistema de los recursos naturales y el medio ambiente. Gaceta Oficial de la República de Cuba, GOC-2022-625-O58, No. IX-129. https://www.gacetaoficial.gob.cu/es/58-22/

Díaz, M.A. (1992). Proyecto de Educación Ambiental en el Jardín Botánico Nacional de Cuba. Cultivating Green Awareness. https://www.bgci.org/files/Worldwide/Education-Edu_congress_proceedings/2/

Falcón, B. & C.M. Pérez. (2021). Notas acerca de los jardines botánicos: definiciones y alcance. Revista del Jar. Bot. Nac. Univ. Habana, 42, pp. 255-257.

Grupo de Especialistas de Plantas Cubana (GEPC). (2024). Estrategia Cubana para la Conservación de las plantas 2023-2030. Bissea 18 (NE 1): 1-15.

Hernández, N. (2016). La Red Nacional de Jardines Botánicos de Cuba. Bissea 10 (número especial 1).

Inter Press Service en Cuba (IPS). (2023). Taller estrecha lazos entre jardines botánicos de Cuba y el Caribe. https://www.ipscuba.net/medio-ambiente/taller/

Leiva, A.T. & Rivero. E. (1998). Estrategia de Educación Ambiental de la Red Nacional de Jardines Botánicos. JBN (documento de trabajo).

Martínez, J.I. (2002). Proyecto Comunidad Alerta: una alternativa para la sustentabilidad. Tesis de Maestría. Universidad de La Habana.

Martínez, J.I. & Díaz, C. (2008). Historia de una tradición. La fiesta del árbol. La Habana: Energía y tú, No. 41: 29-31.

Martínez, J.I. & Álvarez, R. (2012). Lineamientos para la Educación Ambiental de la Red Nacional de Jardines Botánicos de Cuba. JBN (documento de trabajo).

Martínez, J.I. (2023). La educación ambiental desde los jardines botánicos: una necesidad social actual. Orbita Científica, No. 122 (29) enero-marzo. https://revistas.ucpejv.edu.cu/

Martínez, J.I. (2023a). Proyectos comunitarios del Jardín Botánico Nacional como contribución al desarrollo local en Cuba. Ecucba, Año 10 (20), pp. 72-75. https://dot.org/10.32870/ecucba.vi20.298/308

Martínez, J.I. & Reinoso, J. (2023). Proyecto Ambiental Comunitario Salvemos a la Petate, Las Pozas, municipio Bahía Honda, Artemisa. Eco Solar No. 83. https://ecosolar.cubaenergia.cu/index.php/ecosolar/issue/new/

Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente (CITMA). (1997). Estrategia Nacional de Educación Ambiental. La Habana: Centro de Información, Divulgación y Educación Ambiental (CIDEA).

Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente (CITMA). (2023). Programa Nacional de Educación Ambiental para el Desarrollo Sostenible 2023-2030. La Habana: CITMA.

Morales, A. (2022). Escuela Nacional de Horticultura y Paisajismo: una propuesta del Jardín Botánico Nacional en apoyo a la Agenda 2030. https://www.congresouniversidad.cu/event/xiii-taller/

Organización de Naciones Unidas para la Ciencia y la Educación (UNESCO). (1977). Intergovernmental Conference on Environmental Education. Tbilisi, USSR, 14-26 October 1977: final report. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/

Organización de Naciones Unidas para la Ciencia y la Educación (UNESCO). (1987). Conferencia internacional sobre Educación Ambiental. Moscú. https://sites.google.com/site/historiaeducacionambiental/1987/

Real Academia Española (RAE). (2023). Diccionario de la lengua española. https://dle.rae.es/etapa?m=form

Ríos, C. (2004). Programas Nacionales de Educación Ambiental para los diferentes grupos meta que asisten a los jardines botánicos. JBN (documento de trabajo).

Rodríguez, T.E. (2020). El sentido educativo de los espacios no convencionales de educación (ENCE) tipo jardines botánicos: un estudio de caso. Tesis en opción al título de Doctora en Educación, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/4723/

Sanz, L. (2019). Celebrarán en La Habana Taller Nacional de Educación ambiental. http://www.cuba.cu/medio-ambiente/2019-03-11/

Willison, J. (2006). Educación ambiental en jardines botánicos. Lineamientos para el desarrollo de estrategias individuales. https://www.bgci.org>uploads

Publicado

2025-02-11

Como Citar

Martínez Betancourt, J. I., Bosque Suárez, R., & Osorio Abad, A. (2025). Evolução da educação ambiental no Jardim Botânico Nacional de Cuba. Mestre E Sociedade, 21(4), 2523–2532. Recuperado de https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6715

Edição

Seção

Artículos