Estratégia de ensino de gamificação mediada pelo Educaplay para o ensino da multiplicação na quarta série do Ensino Fundamental I
Palavras-chave:
Educaplay, gamificação multiplicação, educação básicaResumo
Introdução: No ensino da multiplicação no quarto ano persistem dificuldades associadas ao uso de métodos tradicionais que não facilitam seu aprendizado, por isso este estudo propõe uma estratégia de gamificação mediada pelo Educaplay para atender as dificuldades diagnosticadas. Materiais e Métodos: com uma abordagem mista foram realizadas quatro fases: diagnóstico por meio de avaliação pré-teste em três turmas, entrevistas com seis professores e análise documental; design da estratégia por modelagem; implementação de três atividades gamificadas monitoradas com seis indicadores; e avaliação comparativa de avaliações diagnóstica e formativa junto a entrevistas com cinco especialistas. Resultados: no pré-teste, mais de 50% dos estudantes não alcançavam o nível de aprendizado requerido, enquanto após a aplicação da estratégia, 65,2% dominou a multiplicação e nenhum aluno ficou abaixo dos níveis esperados, evidenciando um avanço substancial. Discussão: os especialistas avaliaram a estratégia como necessária para a solução das dificuldades diagnosticadas e os resultados de sua utilização. Conclusões: a estratégia organizada em fases e ações oferece um caminho claro para gamificar a multiplicação na Educação Geral Básica; a intervenção demonstrou efetividade, e recomenda-se fortalecer a capacitação docente em gamificação e explorar a integração de outras ferramentas digitais.
Referências
Alulema-Alulema, L. I., Moreta-Rivera, L. M., Ortiz-Aguilar, W. y Hernández-Hechavarría, C. M. (2025). Estrategia para el perfeccionamiento de actividades de refuerzo y ampliación del conocimiento matemático en el cuarto grado de la Educación General Básica. Maestro y Sociedad, 22(1), 452-465. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/download/6808/8284/24145
Alzaga, A. (2020) EducaPlay: ¿Y si todo fuese un juego? Observatorio de tecnología educativa nº 37. Ministerio de Educación y Formación Profesional. España https://intef.es/wp-content/uploads/2020/12/EducaPlay.pdf
Apolinario-Parrales, M.R., Zamora-Vinces, M.J., Ortiz-Aguilar, W. y Hernández-Hechavarría, C.M. (2023). Estrategia para el mejoramiento de la solución de problemas matemáticos por estudiantes de cuarto grado de la Escuela Nuestra Señora de Fátima. Maestro y Sociedad, 21(1), 22-28. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6337
Campuzano Castro, D.J., Vargas Mata, K.C., Ortiz Aguilar, W. y Hernández Hechavarría, C.M. (2025). Estrategia para el perfeccionamiento de la utilización del GeoGebra en el cuarto grado de la Unidad Educativa “20 de Septiembre”. Maestro y Sociedad, 22(2), 1139-1147. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/view/6907/8619
Cunuhay-Chusin, E.M. (2025). La gamificación en la enseñanza-aprendizaje de la multiplicación con los estudiantes de cuarto grado de educación general básica de la unidad educativa “Juan José Flores” de la parroquia Chugchilán del cantón Sigchos. Informe final del Trabajo de Titulación previo a la obtención del título de Licenciado en Ciencias de Educación Básica. Facultad de Ciencias Humanas y de la Educación. Carrera de Educación Básica. Universidad Técnica de Ambato. https://repositorio.uta.edu.ec/items/3da5edfa-72d3-4feb-b95b-1f28cf3cd278
Guano-Castro, O.M., Guachamboza-García, E.M., Ortiz-Aguilar, W. y Hernández-Hechavarría, C.M. (2023). Gamificación de la matemática en quinto grado de la Educación General Básica en una Unidad Educativa de Ecuador. Maestro y Sociedad, Número Especial, 314-326. https://maestroysociedad.uo.edu.cu/index.php/MyS/article/download/6332/6894/21497 Maguiña Huerta, L.L., y Padilla Caballero, J.E. A. (2025). Innovaciones tecnológicas en el aprendizaje de matemáticas en educación básica: Revisión sistemática. Revista InveCom, 5(3). https://doi.org/10.5281/zenodo.14271210
Muñoz Balvera, D. B., Valarezo Villagrán, D.V. y Ortiz Aguilar, W. (2024) Estrategia didáctica basada en recursos digitales para el aprendizaje de la multiplicación en estudiantes de la educación general básica. Sinergia Académica, 7(5). https://sinergiaacademica.com/index.php/sa/article/download/269/540/1075
Navarrete-Navarrete, J. M., y Gallegos-Macías, M. (2021). Estrategias didácticas interactivas para el aprendizaje significativo de la multiplicación. REVISTA CIENTÍFICA MULTIDISCIPLINARIA ARBITRADA YACHASUN, 5(9), 43–53. https://editorialibkn.com/index.php/Yachasun/article/view/150
Soza Herrera, J.J. (2025). Estrategias de gamificación en la educación primaria: impacto en el desarrollo de competencias matemáticas y de comunicación. EDUCAR, 61(1), 245–261. https://educar.uab.cat/article/view/v61-n1-soza
Toainga Toainga, G.M., Godoy González, D.M., Vázquez Álvarez, A. y Hernández Hechavarría, C.M. (2025). Enseñanza - aprendizaje de las operaciones matemáticas básicas con asistencia de Math Cilenia en cuarto año de Educación General Básica. Sinergia Académica, 8(3), 141-161. https://sinergiaacademica.com/index.php/sa/article/view/562/1179
Zambrano-Canacue, E.D. (2025). La Gamificación gamificación Mediada por “Educaplay” como herramienta tecnológica para el fortalecimiento de la lectura crítica en niños de 9 a 11 años del grado cuarto de la institución educativa La Merced, Sede Nuestra Señora del Rosario del Agrado, Huila. Facultad de Ciencias Sociales y Educación, Maestría en Recursos Digitales Aplicados a la Educación, Universidad de Cartagena https://repositorio.unicartagena.edu.co/entities/publication/a429f9a7-d9df-4121-92b5-b856d7a0af56
Zuña Macancela, N.B.., García Jimbo, J.A., y Zuña Macancela, E.R. (2025). Impacto de la gamificación tecnológica en el aprendizaje activo mediante juegos digitales en entornos educativos. Reincisol., 4(8), 999–1018. https://doi.org/10.59282/reincisol.V4(8)999-1018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Martha Cecilia Fiallos Masabanda, Jessica Jesenia Rodríguez Noboa, Arián Vázquez Álvarez, Carlos Manuel Hernández Hechavarría

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente