Ferramentas interativas para melhorar a compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental II
Palavras-chave:
aprendizagem dinâmica, compreensão leitora, educação, ferramentas interativas, motivação do aluno, tecnologia educacionalçResumo
Introdução: Este estudo aborda o problema dos baixos níveis de compreensão de leitura em alunos do ensino fundamental II e seu impacto no desempenho acadêmico. O objetivo geral é comparar a eficácia de ferramentas interativas versus a metodologia tradicional na melhoria da compreensão de leitura em alunos do ensino fundamental II. Materiais e métodos: A pesquisa foi conduzida com 120 alunos entre 11 e 14 anos, equilibrando gênero e diversidade socioeconômica, na Unidade Educacional La Providencia. O delineamento foi quase experimental, comparando um grupo experimental, que utilizou ferramentas interativas, com um grupo controle, que seguiu métodos tradicionais. Pré-testes e pós-testes foram conduzidos para comparar as habilidades de leitura entre os grupos experimental e controle após a intervenção. Resultados: Os resultados revelaram melhorias significativas no grupo experimental em competências-chave, como identificação de ideias principais, análise crítica, interpretação de gráficos e vocabulário avançado. Os alunos do grupo experimental mostraram um aumento de 35% na compreensão geral e outras habilidades específicas, em contraste com resultados mais modestos no grupo controle. Discussão: Essas descobertas destacam a eficácia das ferramentas interativas na promoção de uma aprendizagem dinâmica e inclusiva que se adapta às necessidades individuais dos alunos. Conclusões: Os resultados demonstram a importância da integração dessas tecnologias no currículo escolar, dado seu impacto positivo na motivação e no engajamento ativo dos alunos. Recomenda-se a capacitação de professores para seu uso e a realização de pesquisas adicionais para explorar sua aplicabilidade em outros contextos educacionais e áreas de aprendizagem.
Referências
Alarcón, A. (2023). Proceso de enseñanza-aprendizaje mediante el e-learning en la educación superior en el contexto de COVID-19. Universidad Nacional Mayor de San Marcos. https://cybertesis.unmsm.edu.pe/handle/20.500.12672/19298
Alderson, J. C. (2000). Assessing reading. Cambridge University Press.
Balcázar, P., Medina, O., & García, M. (2024). Métodos de Enseñanza- Aprendizaje de Argumentación Jurídica en la Formación de Abogados. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, 8(1), 11748-11773. https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v8i1.10496
Barroso, M., Ardini, C., & Corzo, L. (2020). Herramientas digitales de comunicación en contexto COVID 19. El impacto en la relación estudiantes- instituciones educativas en Argentina. ComHumanitas: revista científica de comunicación, 11(2). https://doi.org/10.31207/rch.v11i2.251
Caballero Lancheros, O. P., & Castro Gonzales, S. A. (2022). Fortalecimiento de la comprensión lectora mediante la gamificación utilizando la herramienta Educaplay y la plataforma Classroom para los estudiantes de grado 5. [Trabajo de grado, Universidad de Cartagena]. https://hdl.handle.net/11227/16557
Díaz, C. (2022). El TDAH desde una Lectura Interdisciplinar. https://bibliotecadigital.udea.edu.co/handle/10495/31909
Diaz, C., Reyes, M., & Bustamante, K. (2020). Planificación educativa como herramienta fundamental para una educación con calidad. 25.
Gago, R. (2021). La comprensión lectora y su incidencia en el rendimiento escolar en los niños de 6o grado. [Tesis de Licenciatura. Pontificia Universidad Católica Argentina]. https://repositorio.uca.edu.ar/handle/123456789/12342
González, M. (2019). La enseñanza de habilidades de pensamiento y de la comprensión lectora en estudiantes de bajo rendimiento escolar. Areté: Revista Digital del Doctorado en Educación de la Universidad Central de Venezuela, 5(9), 145-167. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7049137
Guamán, V., & Espinoza, E. (2022). Aprendizaje basado en problemas para el proceso de enseñanza-aprendizaje. Revista Universidad y Sociedad, 14(2), 124-131. http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2218- 36202022000200124&lng=es&nrm=iso&tlng=en
Ibarra, C. (2020). Comprensión lectora y rendimiento escolar. Revista Redipe, 9(1). https://doi.org/10.36260/rbr.v9i1.900
López, N., Rossetti, S., Rojas, I., & Coronado, M. (2021). Herramientas digitales en tiempos de covid-19: Percepción de docentes de educación superior en México. RIDE, 12(23). https://doi.org/10.23913/ride.v12i23.1108
Lucas, K., Briones, V., & Bravo, K. (2022). El aula invertida para fomentar el aprendizaje significativo en la asignatura Emprendimiento y Gestión. Mikarimin, 8(3). https://revista.uniandes.edu.ec/ojs/index.php/mikarimin/article/view/2892
Martínez, R., & Huamaní, C. (2021). Plataformas educativas: Herramientas digitales de mediación de aprendizajes en educación. HAMUT’AY, 8(3). https://doi.org/10.21503/hamu.v8i3.2347
Mero, J. (2021). Herramientas digitales educativas y el aprendizaje significativo en los estudiantes. Dominio de las Ciencias, 7(Extra 1), 712-724. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8385914
Otero-, F., & Lobo, M. (2021). Propuesta globalizadora desde la acción motriz: La interdisciplinariedad entre la Educación Física y la Educación Musical en el primer ciclo de primaria. Lecturas: Educación física y deportes, 84, 15. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1153767
Ovando, R. (2020). Guía didáctica de lectura comprensiva. Horizontes, 4(16), 605-612. http://www.scielo.org.bo/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S2616- 79642020000400020&lng=es&nrm=iso&tlng=es
Talavera, F. (2020). Fundamentos Metodológicos de la Investigación: El Génesis del Nuevo Conocimiento. Revista Scientific, 5(16), 99-119. https://www.redalyc.org/journal/5636/563662985006/html/
Valencia, I., Aramburo, R., & Valencia, Y. (2016). Mejoramiento de lectura y escritura en niños de grado tercero en la institución educativa Esther Etelvina Aramburu. https://repository.libertadores.edu.co/handle/11371/780
Vélez, K. (2021). Aprendizaje de lengua y literatura mediante rúbricas de evaluación. Sociedad & Tecnología, 4(2), Article 2. https://doi.org/10.51247/st.v4i2.103
Yamaura, L., & Haydu, V. (2021). Enseñanza de lectura en niños con dislexia y con riesgo de dislexia. CES Psicología, 14(2), Article 2. https://doi.org/10.21615/cesp.5375
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andrea Anabell Ramón Peñaranda, Carmen Lilibeth García Vásquez, Mariela Alexandra Tapia León, Milton Rafael Mariduena Arroyave

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta revista proporciona un acceso abierto inmediato a su contenido, basado en el principio de que ofrecer al público un acceso libre a las investigaciones ayuda a un mayor intercambio global de conocimiento. Cada autor es responsable del contenido de cada uno de sus artículos. Los artículos pueden ser inéditos o estar disponibles previamente en servidores de preprints reconocidos por la revista. Sin embargo, no se permite la duplicación de la publicación o traducción de un artículo ya publicado en otra revista o como capítulo de un libro.
This journal provides immediate open access to its content, based on the principle that providing the public with free access to research supports a greater global exchange of knowledge. Each author is responsible for the content of each of their articles. Articles may be previously unpublished or available on preprint servers recognized by the journal. However, duplication of publication or translation of an article already published in another journal or as a book chapter is not permitted.
Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que oferecer ao público acesso gratuito à pesquisa contribui para um maior intercâmbio global de conhecimento. Cada autor é responsável pelo conteúdo de cada um de seus artigos. Os artigos poderão ser inéditos ou estar previamente disponíveis em servidores de preprints reconhecidos pela revista. No entanto, não é permitida a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro.






















Universidad de Oriente